sexta-feira, maio 22, 2015

O Islão, Remédio contra a Islamofobia

O jihadismo é um perigo, sobretudo para o mundo muçulmano, porque oferece uma ideia destrutiva do Islão 17/04/2015 - Autor: Ángel Álvarez Hernández - Fonte: Webislam - Tradução de: M. Yiossuf Adamgy.

Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Santiago Agrelo, arcebispo de Tanger, declarou ao diário La Voz de Galicia, que se sentia mais respei-tado em Marrocos que na Península e que o perigo para a Europa não é o Islão, são os europeus, que perderam a alegria de o ser.

Segundo Santiago Agrelo, o jihadismo é um perigo, sobretudo para o mundo muçulmano porque oferece uma ideia destrutiva do Islão, e não é assim.

Sahih Muslim, recolhe um hadith, segundo o qual o Profeta Muhammad (p.e.c.e.), disse que "não entrará no Paraíso quem for malvado com o seu vizinho".

Os grandes meios de comunicação de massas, desconhecem a sincera espiritualidade que guia o muçulmano e que não é outra senão fazer a vontade de Deus (ár. Allah). Disse o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) que a Fé é uma confissão com a língua, uma verificação com o coração e um acto com os membros.

Abû Sa´id Ibn Abi´l-Khayr, ensinou-nos que o véu entre Deus e o seu servo não é nem a terra nem o céu, nem o Trono nem o Escabelo, mas o seu ego e as suas ilusões, e que só quando os afastamos de nós, podemos alcançar Deus.

O Profeta (p.e.c.e.), disse que "Deus não criou nada mais excelente que a inteligência, nem nada mais perfeito nem mais formoso; os benefícios que Deus concede devem-se a ela, a compre-ensão procede dela, e a ira de Deus golpeia a pessoa que a despreza".

E também disse o Profeta (p.e.c.e.), que “quem quer que siga um caminho na busca do conhecimento, Deus facilitar-lhe-á o seu caminho para o Paraíso”.

Ainda assim muitos dos grandes meios de comunicação continuam dando uma imagem desfigurada do Islão, como se fosse uma religião ancorada na Idade Média, ou como se fosse patrimônio exclusivo de extremistas e exaltados, algo que se contradiz com o hadith recolhido por Sahih Muslim, que diz que, segundo Abdallah Ibn Mas’ud (r.a.), o Profeta (s.a.w.), disse “pereçam os extremistas (três vezes).”

O rosto desfigurado que se oferece do Islão não é a sua verdadeira imagem, mas uma imagem interes-sada e cercada do mesmo, desenhada por quem quer criar, em nome do seu egoísmo e dos seus inte-resses, um Islão à sua medida, para tentar manipular os muçulmanos, para os converter em fanáticos ou aterrorizar o mundo para justificar as suas guerras e os seus interesses. Isso não é Islão. Bayazid dizia, que "os mais afastados de Deus entre os devotos são aqueles que mais falam d’Ele".

Frente àqueles que não param de falar mal do Islão, há que recordar que o Profeta (p.e.c.e.) disse que "quem crê em Deus e no Último Dia que fale o bem ou que se cale…".

Frente aos malvados, que carecem de alma e de coração, que jamais se comoverão com o pranto de um menino ou o sofrimento de uma anciã, o Sagrado Alcorão, diz-nos com uma voz forte: "E não colaboreis no mal e na inimizade!" (Alcorão, 5:2).

O Sagrado Alcorão diz que "Só serão incriminados aqueles que injustamente vituperarem e oprimirem os humanos, na terra; esses sofrerão um doloroso castigo". (42:42).

O Profeta (p.e.c.e.) disse que "quem quiser afastar-se do Fogo e entrar no Jardim, que venha o dia da sua morte com fé sincera em Deus e no Último Dia. E que atue com a gente da mesma forma que tivesse gostado que se comportassem com ele, seja de palavra ou de obra."

O Islão é, portanto, uma luz que ilumina a humanidade no seu caminho, que lhe dá esperança e vida. O Islão não é um conjunto de fanáticos terroristas financiados e treinados por obscuros interesses. A melhor cura frente à islamofobia é a apresentação do Islão tal e como é, com a sua sensibilidade e o seu esplendor, com a sua formosura e a sua verdade.

O Sagrado Alcorão ensina-nos que não é igual agir bem e agir mal: “Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Muhammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!” (Alcorão, 41:34). Que “...quem matar uma pessoa que não tenha morto ninguém nem corrompido na terra, é como se tivesse matado toda a Humanidade. E que quem salve uma vida, é como se tivesse salvado as vidas de toda a Humanidade". (Alcorão, 5:32).

Os muçulmanos são segundo o Alcorão, aqueles “que dão esmola tanto na prosperidade como na adversidade, reprimem a ira, perdoam as pessoas, e Deus ama quem faz o bem…” (Alcorão, 3:134).

Quando pela enésima vez tenhamos que ouvir que o Islão é uma religião problemática, devemos recordar o que nos diz o Islão:

Que não te entristeça o que te digam! O poder pertence, na sua totalidade a Deus. Ele é Quem tudo ouve, Quem tudo sabe”. (Alcorão, 10:65).

Quem não pretender continuar a receber estas reflexões, por favor dê essa indicação e retirarei o respectivo endereço desta lista.

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 22/05/2015

Nenhum comentário: