sexta-feira, fevereiro 13, 2015

EXCETO ALLAH, TUDO É UMA ILUSÃO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)

Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)JUMA MUBARAK


Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) relatou que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalamo) disse: “O verso poético mais autêntico que já foi dito por um poeta é: “Na verdade tudo, excepto Allah, é uma ilusão (transitório - de curta duração)”. Bhukari 76:496. SubhanaAllah!.


Louvada seja Allah, o Clemente e Misericordioso. A Única Divindade, o Criador de tudo o que existe. A Deus pertence tudo o que existe nos céus e na terra. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas, que se sacrificaram para nos deixarem a mensagem de Deus, o Misericordioso e Perdoador. As Bênçãos e a Paz de Allah estejam com o Profeta Muhammad, sua família e seus companheiros. A Paz e Misericórdia de Deus estejam com todos os crentes. 

Na nossa condição de humanos, com a nossa limitada capacidade de compreensão, quando somos afligidos por uma doença grave ou a morte de algum ente querido, é quando nos apercebemos de que o homem tem um “prazo de validade limitado”: nasce, vive e morre. Mas com a capacidade de esquecer, passados uns dias ou mesmos umas horas, voltamos de novo a pensar, de que somos eternos. Quando contemplamos as maravilhas que nos rodeiam, concedidas pelo Criador de todas as coisas, ficamos admirados com toda a beleza, mas não nos lembramos de que um dia, quando o Criador quiser, tudo acabará.

Tudo é transitório, é uma ilusão para os nossos olhos. “Tudo o que existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo”. Cur’ane 55:26-27.

Ó homem, porque amealhas o que não te faz falta, espezinhando o teu próximo? Para a tua morada eterna, pensas que levarás os teus bens e os fatos que vestes pomposamente para os outros te invejarem? Tudo o que tens é uma ilusão, esfumar-se-á no dia em que deres o último suspiro. Quando fores enterrado, não levarás nada para a tua sepultura e nem a tua família quererá fazer-te companhia. Por uma questão de pudor, os teus amigos e familiares cobrirão a tua nudez com um simples pano branco. Então não ponderas? O teu Criador irá reunir todas as tuas partículas que entretanto se espalharam pelo mundo, pela força das águas e dos ventos. Mesmo que tenhas morrido afogado e servido de banquete para os seres marinhos, com a Misericórdia do teu Senhor, serás ressuscitado tal como vieste ao mundo e de mãos vazias. “Porventura, Deus não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75:40. Da ilusão desta vida terrena, passarás à realidade da vida eterna. SubhanaAllah!.

Ó filhos de todos nós, os vossos pais vos criaram com dificuldades, apesar das crises que abalam este mundo. Preocuparam-se de acordo com as suas posses, para vos darem uma educação religiosa exemplar. Até vos deram a oportunidade de um dia se tornarem operários, doutores ou engenheiros. Quando atingem aquilo que consideram de “maioridade e de pensar sozinhos”, não só se esquecem dos direitos dos pais, como também os desprezam, como se fossem lixo. Como intimidação, ameaçam os pais, de que um dia os colocarão num lar de terceira idade. Quando nasceram, por acaso eles vos colocaram num orfanato? Para onde caminham ó filhos de todos nós? Não vêm o precipício mesmo à vossa frente? A fama e o mundo vos cegaram? O que alcançaram foi graças aos vossos pais e mesmo assim tudo não passa duma ilusão e tudo acabará. As preocupações e as  lágrimas dos vossos progenitores, serão o combustível que um dia vos irá “aquecer”. Aunzo Bilahi – Refugio-me em Deus. 

Ó tu a quem Deus deu tanta riqueza que seria um meio de ajudares os desfavorecidos! Porque gastas e consomes também o que pertence aos pobres? Porque contas tanto o teu dinheiro e nem te preocupas em gastares a favor dos teus familiares? Esqueceste do que te ensinaram acerca da importância do vínculo familiar e do Sadaka? Esqueceste também do zakat, um pilar do islâo? Tudo o que tens, nada te pertence e tudo não passa duma ilusão. A tua riqueza é um verdadeiro teste que Deus te faz experimentar. No momento em que partires deste mundo, a tua fortuna será alvo de rapina e tudo se esfumará num instante. Pensas que és eterno? Eras pó e serás pó. “KULÚ NAFSIN ZAÁIKATUL MAUTI…. – Toda a alma provará o sabor da morte e Vos provaremos com o mal e com o bem e a Nós retornareis”. Cur’ane 21:35.

A doença, a perda dos nossos entes queridos e a pobreza, também não são eternos. O sofrimento, o sentimento de tristeza, um dia tudo terminará. Mas enquanto nos fazem companhia, não vale a pena revoltarmo-nos contra tudo e todos, inclusive contra o Criador de todas as coisas. Com a paz, a tranquilidade e a paciência, devemos procurar encontrar soluções para os nossos problemas, pensando sempre que nada é eterno. Existem soluções para tudo, mesmo para a morte; qual? é realizar um funeral decente e pedir misericórdia para o falecido. Mesmo que nos consideremos pobres, devemos pensar, de que existem outros numa situação ainda mais dramática. O mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) incentivava todos os seus companheiros (Radiyalahu an-huma), apesar da maioria ser pobre, a ajudar os mais desfavorecidos, como forma de fomentarem a amizade e a misericórdia. São conhecidas as palavras do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) quando incentivou Abhu Dharr (Radiyalahu an-hu), que era dos mais pobres, mas muito generoso: “Ó Abu Dharr: “Quando preparares algum caldo (sopa, caril),lembre-se dos membros da família do seu vizinho, adicione água e ofereça uma parte como presente, com cortesia”. Musslim 32:6358. SubhanaAllah!. Na realidade, Muhammad (Salalahu Aleihu Wassalam) foi o Profeta da Misericórdia.

Tudo o que temos e o que não temos, é um teste para o qual devemos suportar com paciência, porque um dia tudo acabará. Tudo o que existe neste mundo é uma ilusão, com excepção de Allah, o Eterno e para Ele será o nosso regresso. “Inna Lilahi Wa Inna Ileihi Rájiuna – Viemos de Deus e para Ele retornaremos”. Cur’ane 2:156.

Sim é verdade, excepto Allah, tudo não passa duma ilusão. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do
Universo!”. 10.10.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
12/01/2015

Nenhum comentário: