sexta-feira, junho 06, 2014

AS VIRTUDES DE SHA’BAN, o mês de MUHAMMAD (s.a.w. = p.e.c.e.)

É um mês que se situa entre Rajab e Ramadan e que é negligenciado por muitas pessoas. É um mês em que a conta do ser humano se apresenta diante de Deus, e eu desejo que as minhas ações sejam apresentadas estando em jejum».

Costuma-se dizer que o mês de Sha'ban é o Mensageiro e Embaixador do mês de Ramadan. 

Neste mês, Allah (Deus Uno) envia presentes ao Seu servo. 

Comecemos por ver o significado das CINCO letras que formam a palavra Sha'ban, pois esta palavra, na escrita árabe, se soletra com cinco letras: shin, ‘ain, ba’, alif e nun. 

SHIN representa sharaf (a nobreza); 

AIN representa ‘uluww (a sublimidade); 

BA’ representa birr (a devoção); 

ALIF representa ulfa (privacidade harmoniosa); e 

NUN representa nur (a luz radiante). 

Estes são, pois, os presentes de Allah a Seu servo, neste mês. É um mês em que os tesouros são exibidos e abertos, em que as bênçãos são enviadas, em que as faltas são perdoadas, os pecados expia-dos; e é o mês em que se multiplicam as bênçãos sobre o Profeta Muhammad (p.e.c.e.), considerado o melhor dos seres humanos. 

Este é o mês das bênçãos sobre o Profeta eleito, pois Allah diz, textualmente, no Nobre Alcorão: 

Inna ‘llaha wa mala’ikata-hu yussalluna ‘ala ‘n-Nabiyy ya ayyuha ‘lladhina amanu sallu ‘alai-hi wa sallimu taçlima. 

«Na verdade, Allah e os Seus anjos abençoam o Profeta; ó crentes, abençoai-o e saudai-o, reverente-mente». (33:56). 

A bênção de Allah é misericórdia; a dos anjos é mediação e pedido de perdão; e a dos crentes é súplicas e agradecimentos. 

Segundo Mujahid (que Allah esteja satisfeito com ele), disse: 

«A bênção de Allah é prosperidade e virtude; a dos anjos, ajuda e sustento; e a dos crentes, a submis-são e respeito». 

Ibn Ata disse: 

«A bênção de Allah sobre o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) é ligação; a dos anjos é o atencioso cuidado; e a dos crentes em segui-lo com amor». 

Ainda há quem disse: 

«A bênção de Allah sobre o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) é engrandecê-lo com respeito; a bênção dos anjos sobre o Profeta (p.e.c.e.) é a realização de seu favor atencioso; a bênção da sua comunidade, isto é da sua hummah sobre o Profeta (p.e.c.e.) é a súplica para a intercessão». 

Como o próprio Profeta Muhammad (p.e.c.e.) disse: 

«Quando alguém pronuncia uma só bênção sobre mim, Allah o abençoa dez vezes». 

Por isso, longe de sermos negligentes durante este mês, cada crente, cada momin, consciente, deve aplicar--se a si mesmo e preparar-se para a chegada do mês sagrado de Ramadan, utilizando os dias que ainda faltam para limpar os seus pecados e arrepender-se do que tenha feito no passado. Deve suplicar a Allah neste mês de Sha’ban. Deve-se pedir a Allah S. T. através do dono deste mês, Muhammad (s.a.w.), até que a corrup-ção do nosso coração esteja corrigido e a doença esteja curada. 

Isto deve ser feito sem demora e sem retardá-lo para amanhã, porque os dias só são três: 

ONTEM, que é uma data passada (ajal); 

HOJE, que é o momento para a ação (‘amal); e 

AMANHÃ, que é uma expectativa de esperança (amal). 

Por conseguinte, o ontem é um aviso; o hoje é uma oportunidade; e o amanhã é um risco. 

Da mesma forma, os meses são três: RAJAB, que já passou e não se sabe se voltaremos a ver; RAMA-DAN, que esperamos chegar no futuro que talvez nem todos possamos ver; e no meio, SHA’BAN, que é hoje uma oportunidade para realizarmos as nossas devoções e adorações. 

O último Profeta de Allah, Muhammad (p.e.c.e.), uma vez, deu o seguinte conselho a uma pessoa: 

«Aproveita estas cinco coisas antes de esperar as outras cinco: a juventude antes da velhice; a saúde antes da doença; a riqueza antes da pobreza; o des-canso antes das ocupações; e a vida antes da mor-te». 

A terminar, louvado seja Allah, o Senhor dos mundos, e a paz e bênçãos estejam com o Seu último Mensa-geiro, com a sua família, com os seus companheiros e com os seus seguidores até ao Último Dia.■ 

Obrigado, boas leituras. Wassalam. M. Yiossuf Adamgy - 07/06/2014.

Nenhum comentário: