quinta-feira, outubro 23, 2014

ZAKAT, SADAKA E O TRABALHO - 1ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as - Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK 

Ibn Umar (Radiyalahu an-hu) narrou que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O Islam está baseado em cinco (princípios): 
1) Testemunhar que ninguém deve ser adorado, senão Allah e que Muhammad é o mensageiro de Deus; 
2) Praticar as orações duma forma perfeita; 
3) Pagar o Zakat (a caridade obrigatória); 
4) Efetuar o Haj; e
5)  Observar o jejum prescrito para o mês de Ramadan”. Bukhari 2:7.

 “Não maltrates o órfão; e não repudies o mendigo”. Cur’ane 93:9 e 10. 

Todos os louvores para Allah, o Único, o Criador de tudo o que existe. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas, que se sacrificaram para nos deixarem a mensagem de Deus, o Misericordioso e Perdoador. As Bênçãos e a Paz de Deus estejam, com o Profeta Muhammad, sua família e seus companheiros. A Paz e Misericórdia de Deus estejam com todos os crentes. 

Zakat significa literalmente “crescimento”, “aumento” ou “alimento”. A palavra e a prática do Zakat carregam o sentido da purificação. Assim, quem dá o Zakat, aumentou a sua provisão, alimentou um necessitado e purificou a sua riqueza. “Bem-aventurado aquele que se purificou”. Cur’ane 87:14. O Zakat ajuda a purificar a alma da avareza, tão próprio do ser humano. Abranda a luxúria, o egoísmo e a ganância de juntar mais e mais, sem olhar para os necessitados. O Zakat é um ato de adoração a Deus. É um dos cinco pilares do islão. É uma contribuição entregue pelos que têm posses, para acudir às necessidades dos que nada têm para se alimentarem ou para resolverem os seus assuntos mais prementes. 

Allah Subhana Wataala ordena a prática do Zakat, para a proteção e solidariedade social dos necessitados. O Zakat permite ajudar as comunidades pobres para iniciarem pequenos negócios ou para adquirirem mais conhecimentos, a fim de serem auto suficientes e saírem da pobreza. 

O Sustentador, o Criador, ordenou ao Seu último Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), através do seguinte versículo, para colectar junto dos ricos, o Zakat para distribuição aos mais necessitados: “Recebe de seus bens, uma caridade que os purifique e os santifique, roga por eles, porque a tua prece será um consolo; na verdade, Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo”. Cur’ane 9:103.

O Islam está assente em cinco pilares: o exemplo de quem não purifica a riqueza, é como estar abrigado numa tenda com um dos pilares danificado, que pode ser derrubada pela intempérie. O islam para além de ser uma religião é também um código de vida para os muçulmanos. É um bem precioso que deve ser partilhado entre os muçulmanos e não só, de modo que todos possam viver em harmonia e na Paz de Deus. É também o exemplo da riqueza, que deve ser repartida através do Zakat(contribuição obrigatória) e através do Sadaka (contribuição facultativa). Abu Mussa al Ach’ari (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O crente é para os outros crentes, como um edifício onde as suas diferentes partes se reforçam reciprocamente”. Conforme o Profeta falava, ele entrelaçava com força os dedos de ambas as mãos”. Bukhari e Muslim. 

É um princípio de irmandade, porque cada muçulmano deve preocupar-se com o bem-estar espiritual e físico dos seus irmãos. Os muçulmanos são como um corpo, quando um membro se encontra doente, todo o corpo se ressente.

Assim, todos devem ajudar-se mutuamente. O crente necessitado encontrará numa sociedade justa, os conselhos e o suporte financeiro necessários para que possa olhar para o futuro com ânimo e esperança. E isso também será um incentivo para a procura de meios alternativos para inverter a sua situação precária. Por estes e outros motivos, o nosso Senhor, Criador e Protetor instituiu o Zakat, pilar fundamental para tornar as sociedades mais justas e equilibradas. 

A melhor caridade é aquela que é efetuada à própria família, aos vizinhos necessitados e aos que se encontram em situação de desespero. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No dia da Prestação de Contas, algumas pessoas serão agarradas / retidas pelos seus vizinhos e dirão: “Senhor meu, esta pessoa fechou-me a porta e recusou-me a bondade humana”. E disse ainda o Profeta: “O homem que encheu a sua barriga enquanto o seu vizinho se encontra com fome, não é um (bom) crente”. In Bukhari, Al-Adab al-Mufrad.

Um exemplo que acontece quando se organizam casamentos, é quando se convidam os mais ricos, deixando as possíveis vagas para os que são mais pobres, isto porque as suas presenças podem manchar o esplendor da cerimônia e do banquete. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Lassam) disse: “A pior comida é a do banquete do casamento, no qual só os ricos são convidados e os pobres não o são”. Bukahri 66:106

In Sha Allah, Se Deus quiser, o tema continuará no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.14:41. 

Cumprimentos 

Abdul Rehman Mangá 

23/10/2014

Nenhum comentário: