sexta-feira, setembro 26, 2014

OS DEZ PRIMEIROS DIAS DO MÊS DE DHUL HIJJAH

Centro Islâmico de Brasília-DF -  Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, estamos entrando nos dez primeiros dias do Mês de Dhul Hijjah, o 12º mês do calendário lunar islâmico. E da graça de Allah(SWT), que estabeleceu épocas para a obediência durante as quais muito se faz de beneficio, e que os aproxima de seu Senhor. Esse mês que é o mês do HAJJ(da perigrinação), e no qual ficamos no Monte de Arafah, louvando, recordando o nome de Allah(Louvado Seja) lendo o Alcorão Sagrado e Súplicando-O. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-FAJR vers 2 : « E pelas dez noites ! » referindo-se as 10 noite do mês Dhul Hijjah. Também disse Allah no Alcorão Sagrado na Surat AL-HAJJ vers 28 : « ...Mencionar em dias determinados, o nome de Allah,.... »

Como sabemos o mês de Dhul Hijjah é o mês da perigrinação o HAJJ, um dos pilares do Islam que é um dia no qual devemos recordar de Allah(SWT), deixando de lado as coisas mundanas, materiais, e sim recordar e lembrar de Allah(SWT) e dizermos : « Eis-me aqui Senhor. »,

O dia de Arafah e nono dia do mês Dhul Hijjah esse é o melhor dia em que nasce o sol. No Hadith Kudisi disse Allah(SWT): « Não há um dia melhor que o dia de Arafah, Allah(SWT) desce ao primeiro céu, vangloriando o povo da terra com os do céu. E diz vê meus servos vieram de todas as partes aleatoreamente para o sacrifício, pedindo a Minha Misericordia e os afastar do Meu castigo. »

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-MAI’DA vers 3 : « É –vos proibido o animal encontrado morto e o sangue e carne de porco e o que é imolado com a invocação de outro nome que o de Allah ;... »

No dia de Arafah todos os servos se unem de todas as parte do mundo indepedente da cor, raça, lingua todos com o mesmo proposito indepedente de ser rico ou pobre , branço ou negro, pois todos somos iguais perante Allah(SWT) e todos em louvor a Ele. Assim meus irmãos muçulmanos o Dia de Arafah é o HAJJ disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « O HAJJ é Arafah, o HAJJ é Arafah »

Os peregrinos se reunem nesse dia no Monte da Misericordia, para louvor, súplicas e recordar de Allah(O Todo Poderoso), nesse Dia o nosso amado Profeta Muhammad (SAAW) fez um sermão no Monte de Arafah, e esclareceu a nossa religião proibindo a mantaça, o roubo, e que respeitassemos a honra, e proibindo o juros, e defendendo os direitos das mulheres. Os que não se encontram na perigrinação devem jejuar esse dia, súplicar a Allah(SWT) recordar de Seu nome, louva-Lo, ler o Alcorão Sagrado, orar e pedir perdão de nossos pecados. Pois quem jejuar o Dia de Arafah Allah(SWT) expia o pecado do ano anterior e do ano seguinte.

Devemos nos preparar para EID ADHA (Festa do Sacrifício), e uma das melhores ação nesse dia é o sacrifício do animal em nome de Allah(SWT), é um ato de adoração, uma forma de se aproximar de Allah(SWT). que deve ser feita no período de comemoração do EID ADHA (festa do sacrificio), só podendo ser feita após a oração do EID, não sendo aceita antes da oração esse sacrificio.

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-KAWTHAR vers 2 : «Então, ora a teu Senhor e imola as oferendas »

Meus irmãos muçulmanos o sacrifício é uma SUNNA verdadeira. E é aconselhado que se sacrifíque um animal por família, ou pelos moradores da mesma casa. Então para cada residência de um muçulmano é recomendado o sacrifício de um animal.

E quando a pessoa que realizar o sacrifício, deve ter condição financeira para tal, e não afete suas despesas famíliares, caso não tenha dinheiro para tal não é obrigado, e não podendo cortar as unhas e o cabelo durante os dez dias do mês Dhul Hijjah, isso para se assemelhar aos que estão fazendo a perigrinação, e que tenha condições físicas e espiritual e consiência sã para faze-lo, caso não tenha condição para realizar o sacrifício pode nomear outra pessoa capaz desde que ele testemunhe o sacrifício do animal. Pois a primeira gota de sangue que desce do animal, Allah(SWT) perdoará os pecados de cada pessoa que testemunha esse ato. Abu Huraira(R.A) relatou que o Profeta Muhammad(SAAW) disse : « Quem tem capacidade financeira para fazer o sacrifício, mesmo assim não faz, esse que fique longe e não se aproxime do nosso local de oração. » Também disse Anas(RA) relatou que : « O Mensageiro de Allah(SAAW) sacrificou com suas próprias mãos, dois carneiros saudável com chifres e com manchas pretas, recitando o nome de Allah e glorificando-O dizendo «BISMI ILLAH. ALLAH AKABAR ». Ele colocou seu pé em seus lados ao sacrificar. »

O animal sacrificado deve ser saudável e sem defeitos, se for camelo que tenha no mínimo cinco anos, vaca dois anos, cabrito um ano, ovelha seis meses, os animais deficientes, como cego ou zarolho. deformados e aleijados ou muito magro, não são permitidos para o sacrifício. É permitido à pessoa que faz o sacrifício comer a carne ou oferecer a quem desejar pobre ou rico ; no entanto, é recomendável dividir a carne em três partes iguais sendo uma para o seu uso, outra para os familiares, vizinhos, amigos e a terceira parte para os pobres. Porém o melhor é doa-lo todo, para se aproximar mais de Allah(SWT). Muitos muçulmanos sacrificam os animais para se mostrarem para outras pessoas mas Allah(SWT) Que Allah(SWT) aceite nosso HAJJ e o nosso esforço, e tenha insha Allah nos escrito dentre os salvos do fogo do inferno e dentre o Povo do Paraíso.

Ó Allah conceda gloria ao Islam e aos muçulmanos, proteja a unidade de sua religião, destrua os inimigos do Islam. Ó Allah conceda a vitória a sua religião e do seu Livro e a Sunna do Profeta Muhammad (SAAW) Ó Allah conceda piedade a nossas almas. Ó Allah cure aqueles que estão doentes. Ó Allah abençoe as almas daqueles que já morreram. Ó Allah nos pedimos que nos perdoe e tenha misericórdia de nós. Ó Allah nos faz pacientes tanto na dificuldade como na facilidade da vida. Ò Allah socorra nossos irmãos muçulmanos em todo mundo. Que a Paz e as bênçãos estejam com nosso amado Profeta Muhammad sua família, companheiros . 

E Todo o Louvor a Allah, O Senhor do Universo!

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

 (SAAW) SALA ALLAHU ALEIRI WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

AS=ALEIRI SALAM ( QUE A PAZ ESTEJA COM ELE)

 HAJJ= PERIGRINAÇÃO A CAABA EM MEKKAH ARABIA SAUDITA, PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA, O 5 PILAR DO ISLAM.

 EID ADHA= FESTA DO SACRIFÍCIO. SERÁ REALIZADA A ORAÇÃO DIA 15/10/2013 AS 8 :30H DA MANHÃ. DE TERÇA-FEIRA.

HADITH KUDISI= DITO DIRETO POR ALLAH AO MENSAGEIRO E RELATADO PELO PROFETA..

DIA DE ARAFAH= UM DIA ANTES DO EID ADHAH SERÁ O DIA DE ARAFAT ACONSELHA-SE JEJUAR NESTE DIA 14/10/2013.

INSHA ALLAH= SE DEUS QUISER

 BISMI ILLAH= EM NOME DE ALLAH

 ALLAH AKBAR= DEUS É MAIOR

 SUNNA= EXEMPLO E DITOS DO NOSSO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

 DHUL HIJJAH= DECIMO SEGUNDO MÊS DO CALENDÁRIO LUNAR MUÇULMANO

 HADITH=DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

 Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre precisa para destacar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

Nenhum comentário: