quinta-feira, setembro 11, 2014

ATIRAR 7 PEDRINHAS AO SHEITAN – JAMARAT - HAJ

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

LABBAIKA, ALLAHUMMA LABBAIK…
O apedrejamento do sheitan (diabo) (Rami al-Jamarát) é uma das obrigações do Haj. 

Este ritual teve origem no Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Profeta Abraão, que a Paz de Deus esteja com ele, quando Deus, mais uma vez, testou a sua fé. O Profeta já muito velho,depois de Deus lhe ter concedido um filho (Ismail Aleihi Salam), através de um sonho recebe uma ordem de Deus para o sacrificar. Quando colocou a questão ao filho, este que já estava habituado a cumprir com as ordens de Deus, anuiu dizendo: “Ó meu pai, faz o que te foi ordenado! Se Allah quiser, encontrar-me-ás de entre os pacientes.” Cur’ane 37 Vers.102. Quando se dirigia para efectuar o sacrifício, apareceu-lhe o diabo na forma duma grande pedra (obstáculo), tentando-o impedir de cumprir com as ordens Divinas. O  Profeta atirou 7 pedrinhas no diabo, que se afundou. Por mais duas vezes, o diabo o tentou aparecendo sobre a forma duma barreira e por mais duas vezes o Profeta atirou de cada vez, mais 7 pedrinhas. Vencido este teste, Deus fez chegar um carneiro que foi sacrificado. Deus satisfeito com o Profeta, anunciou-lhe a vinda do segundo filho, Ishaque (Aleihi Salam). Lembrando este acontecimento, milhões de muçulmanos, que se encontram a cumprir com o Haj e outros muitos milhões que se encontram nos seus países, sacrificam animais para consumo próprio, para oferecerem aos vizinhos e familiares e para distribuição aos pobres.

Na tarde do dia 9 de Dhul al-Hijja, os peregrinos vão estar em Arafah. Segundo os Hadices, o Dia de Arafah é o melhor dia para Allah. Os peregrinos estarão a maior parte do tempo com as mãos levantadas, pedindo perdão e orientação para as suas vidas futuras. Em nenhum outro dia Allah livra tantas almas do inferno como os livra no Dia de Arafaf (Muslim). É o dia em que o sheitan se sente humilhado, pela Misericórdia demonstrada por Allah Subhana Wataala, ao perdoar os pecados dos hajis. Aliviados dos pecados, os peregrinos dirigem-se para Muzdalifa, onde vão passar a noite.
 
Em Muzdalifa, ainda na noite de 9 de Dhul al-Hijja, os peregrinos para além de se ocuparem com as orações e da recordação de Deus, procurarão as munições - pedrinhas necessárias para o “combate” que vão travar, a partir do dia seguinte. Vão necessitar de 49 “munições”. 7 serão utilizadas no dia 10 e o alvo será só o grande sheitan (diabo). Para os dois dias a seguir, dias 11 e 12 de Dhul al-Hijja, necessitarão de mais pedrinhas. Para cada um dos 3 pilares (jamarats) e para cada um dos dois dias, colectarão 42 munições (7 pedrinhas vezes 3 pilares, vezes dois dias, igual a 42). Se passarem a noite em Mina no dia 13 de Dhul al-Hijja (facultativo), necessitarão de mais 21 pedrinhas. Para que os peregrinos possam repudiar o diabo como o fez o Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), foram colocados em Miná, perto de Maka, três pilares em pedra, representando simbolicamente o sheitane (diabo): um
grande (Jamaratul-Aqabah), um médio (Jamaratul-Wusstá) e um pequeno (JamaratulÚla).

Os peregrinos ao saírem de Arafat, depois de cumprirem rigorosamente com os preceitos de haj, terão os seus pecados perdoados. Mas limpos de pecados, porque devem ir repudiar o sheitan? É para nos lembrarmos da passagem de Ibrahim e de Ismail (Aleihi Salam) e porque o sheitan continuará a perseguir-nos depois de regressarmos às nossas casas. Ele tentará arruinar a nossa felicidade espiritual e lançar-nos na desobediência.

Assim, atiramos as pedrinhas com a intenção de repudiarmos às más tentações, limpando o  nosso coração e aumentando a nossa fé, de modo a estarmos mais perto do Criador.

No dia seguinte, dia 10 de Dhul al-Hijja (dia do Idul Adhá), em Miná, os peregrinos iniciam este ritual, apedrejando o maior dos 3 jamarats, que está mais próximo de Maka. Satisfeitos  por terem cumprido com esta tarefa, os peregrinos irão efectuar o sacrifício, lembrando o sacrifício efectuado pelo Profeta Ibrahim. Depois de rapar e ou reduzir o cabelo, os peregrinos irão efectuar o Tawáfu-Ziyárat. Em cada um dos dois dias seguintes (11 e 12) , apedrejarão os 3 jamarats, começando pelo pequeno sheitane, seguido do médio e terminando no grande, recitando ao atirar cada pedrinha: “Bissmilláh Allahú Akbar – Em nome de Deus, Deus é o Maior”. Ao “bater” os sheitanes pequenos e médios, deve-se fazer duá. Depois de “bater” o maior, não se faz qualquer duá, o peregrino deve retirar-se de imediato, ignorando-o. Para aqueles que pretenderem ficar mais um dia em Miná (dia 13 facultativo), terão 21 pedrinhas extras para o “combate”. No dia em que o peregrino deixar a cidade de Maka, deverá efectuar o Tawaful Widá (Tawaf de despedida).

Há alguns anos atrás, o acesso aos locais onde se encontram colocados os pilares representando o diabo, eram apertados para o grande número de peregrinos, que ia aumentando de ano para ano. Eram milhões de peregrinos a confluírem todos para o mesmo lugar, que se tornava ainda mais apertado quando se aproximavam dos pilares.

Devido a esta situação, os peregrinos já iam stressados e receosos, para cumprirem com o ritual. Aliado à falta de paciência de alguns ao quererem “descarregar” tudo que lhes ia na alma, acabavam por atingir outros peregrinos que se encontram do lado oposto dos pilares.

Outras vezes, com a confusão de quererem sair do lugar, acabavam por pisar outros, provocando acidentes graves e mortes por asfixia. Para obviar estas situações, nos últimos anos foram construídas pontes com acessos mais alargados, aumentados os diâmetros dos locais onde se encontram os pilares. Os peregrinos têm acesso aos pilares por cima ou por baixo. Graças a Allah, a tarefa dos peregrinos está agora muito mais facilitada para cumprirem o ritual com maior segurança.

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. Enquanto tiveres saúde e condições físicas e financeiras, responda ao teu Senhor, dizendo: LABBAIKA, ALLAHUMMA LABBAIK; LABBAIKA LÁ CHARIKA LAKA LABBAIK, INNAL HAM’DA WANNI’IMATA LAKA WAL MULK, LÁ CHARIKA LAK – Eis-me aqui ao Teu serviço, ó Allah, eis-m e aqui. Aqui estou eu ó Tu que não tens nenhum parceiro, eis-me aqui. Na verdade a Ti pertencem o louvor e o favor, assim
como o reino. Tu não tens nenhum parceiro.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
11/09/2014

Nenhum comentário: