terça-feira, junho 24, 2014

Sugestões Para antes do Ramadan!

Os dias passam e vemos como, pouco a pouco, as folhas do calendário se vão acabando, anunciando-nos a chegada de um dos hóspedes mais amados e esperados de cada ano, o qual ocupa o lugar mais privilegiado de todos os meses nos corações de todos os muçulmanos ao longo e sob o planeta. Como não há--de ser assim se estamos a falar do Ramadão!

Não há dúvida de que a preocupação dos servos sinceros e verdadeiros de Deus (ár. Allah) se incrementa, cada vez mais, ao sentir a proximidade da sua chegada, pois não querem desperdiçar nem um só instante da noite nem do dia para alcançar todas as dádivas que este hóspede traz com ele.

Em seguida, expõe-se uma série de sugestões a ter em conta antes que chegue o Ramadão, que creio serem de grande benefício; pois não há assunto que seja pensado, planeado e a que se dedique todo o esforço por levar a cabo com sinceridade, sem que o resultado seja bom e os frutos da sua acção os melhores. Estas são então as recomendações que temos para que este Ramadan seja mais frutífero que os anteriores com a graça de Allah:

• Ter ao alcance uma cópia do Alcorão, com explicação das palavras e significados e se possível, que contenha um breve resumo sobre as razões e condições pelas e nas quais se revelaram certos versículos. (Em português, a tradução dos significados do Alcorão é como uma espécie de exégesis, pelo que o que faria falta seria anotar as dúvidas que surjam enquanto lemos, para consultar os especialistas na matéria.)

Escutar as lições que foram gravadas e que têm relação directa com os assuntos próprios do jejum e as obras de bem no Ramadão. (Pomos à disposição alguns Cds a respeito.)

Assistir às aulas ou palestras que há nas mesquitas, especialmente as que nos ensinam a tirar maior proveito deste mês sagrado.

Leitura da biografia dos Sahabah, que Allah esteja satisfeito com todos eles, de seus discípulos e todos os demais piedosos que marcaram um rito na execução de obras de bem, durante o Ramadan, para que os imite-mos e tentemos desfrutar de um jejum como nunca.

Dedicar a maior quantidade de dias do mês de Xa’ban (o mês anterior ao Ramadão) para que o nosso corpo se acostume ao jejum e à adoração. ‘A’ishah, que Allah esteja satisfeito com ela, disse: “Nunca vi o Mensageiro de Allah, sallallahu ‘alaihi wa sallam, jejuar um mês completo excepto no Ramadão; e nunca o vi jejuar mais dias num mês como em Xa’ban”. [Bukhari].

• Planificar muito bem as actividades que nos ajudem ao crescimento espiritual, como a leitura de livros com temas beneficiosos – como os de Tafsir (exégesis do Alcorão), Hadith, Sirah (biografia do Profeta s.a.w.) – e todo aquele conhecimento islâmico e/ou geral.

Dedicar muito tempo à leitura do Alcorão, pois, ao fim e ao cabo, este é o seu mês.

• Assistir à Mesquita e permanecer nela o maior tempo possível.

• Dedicar um espaço especial na casa onde se possa estar a sós para fazer orações voluntárias, recitar o Alcorão e fazer súplicas e invocações a Allah.

• Não esquecer a família, pelo que se deve envolver todos os membros que a compõem no plano que se propôs para o Ramadan. Portanto, deve-se dedicar tem-pos e espaços nos quais todos compartilham a oração, recitação do Alcorão, súplicas e invocações a Allah. Realizar actividades, como competências de recitação e memorização do Alcorão e dos Ahadith.

• Diminuir o tempo que se passa vendo televisão ou navegando na Internet, claro, supondo que o que se vê é o que Allah e Seu Profeta, sallallahu ‘alaihi wa sallam, permitiram; pois sendo o contrário, estar-se-ia come-tendo um gravíssimo pecado e expondo-se tontamente a um perigo muito grande.

• Distribuir as tarefas domésticas entre todos os mem-bros, para que as responsabilidades não caiam somente sobre uma pessoa, e assim não possa ela dedicar-se à adoração e à recordação de Allah.

• Estabelecer tempos de espairecimento para todos, nos quais se tenha em conta a diversão das crianças e maiores, e onde se realizem visitas aos familiares e amigos.

• Recordar que as compras no Ramadan não devem ser exageradas. Recomenda-se adquirir os produtos de longa duração, antes que inicie o mês, para que as saídas ao mercado sejam mínimas.

Sem lugar a dúvida, há muitas coisas que talvez não tenha mencionado aqui, mas o que procurava, principal-mente, era assinalar a importância que tem preparar-se para receber este mês cheio de bênçãos para todos. 

Obrigado, boas leituras. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 19/06/2014.

Nenhum comentário: