segunda-feira, maio 12, 2014

Shaykh Muhammad Nazim Adil, líder espiritual do sufismo contemporâneo, falece aos 92 anos de idade

Fontes: Agencias; http://oumma.com; Cyprus Mail
O erudito muçulmano turco-cipriota, Shaykh Mu-hammad Nazim Adil al-Qubrusi al-Haqqani, faleceu no passado dia 7 de Maio de 2014, depois de ter sido hospitalizado, há algumas semanas, devido a uma insuficiência pulmonar e renal. 

O falecido mestre espiritual estava a receber trata-mento no Hospital Yakın Doğu, no Chipre Turco, desde 17 de Abril, pelos médicos pessoais do Pri-meiro-ministro turco, por ordem deste último, mas a sua situação se agravou nos últimos três dias. 

O guia espiritual, conhecido como al-Qubrusi (o Cipriota) em árabe, era chefe de uma das mais importantes ramificações da Ordem Sufi Naqshbandi, a Haqqani. 

Shaykh Muhammad Nazim era uma figura proe-minente do Sufismo contemporâneo. O Imame Shakir Alemdar, o vice grão Mufti de Chipre, elogiou o mestre cipriota ao considerá-lo como um dos grandes sábios muçulmanos do mundo e um líder espiritual dos seguidores do Sufismo, que tem suas origens nas raízes do próprio Islão, há mais de 1500 anos. 

Descendente pelo lado de seu pai de Sheikh Abd al Qadir al-Jilani (fundador da Irmandade Qadiriyya) e pelo lado da mãe de Mawlana Jalal Ud Din Rumi (fundador da Irmandade dos dervixes rodopiantes), este líder e o grande Mufti de Chipre tinham iniciado um amplo movimento global espiritual, que conquis-tou inúmeros convertidos na Europa e nos Estados Unidos. 

Shaykh Nazim conta com muitos seguidores na Turquia, mas também na Europa e, especialmente, na Grã-Bretanha e na Alemanha. Nascido em Larnaca, na costa sul de Chipre, o Shaykh Nazim falava grego fluentemente. Era discípulo de Sheikh Abdullah Deghestani, estabelecido em Damasco, que por sua vez, tinha muitos seguidores no Médio Oriente. 

Shaykh Nazim tornou-se uma personalidade influen-te ao longo da década de 1950 e 1960, na Turquia, conhecida pela sua então oposição activa à proibição do adhaan (chamada para a oração). 

Também era conhecido por manter uma estreita relação com o antigo presidente Turgut Öza (legislatura 1989-1993). 

Muitos altos funcionários do governo, entre eles o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e o ministro de Saúde Mehmet Müezzinoğlu, visitaram o Shaykh Muhammad Nazim durante a sua convalescença, a fim de o transmitir votos de sua rápida recuperação. 

Hoje, no entanto, juntaram-se com os seus fami-liares, com os seguidores da Tariqa Naqshabandi e, em geral, com os muçulmanos de todo o mundo no velório de despedida. 

Todos os seus seguidores evocaram, com emoção, a "Baraka" que emanava dele. 

A redação de Al Furqán apresenta sinceras condo-lências e pede a Allah que o acolha em Sua infinita glória..

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuh.

Nenhum comentário: