sábado, maio 03, 2014

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIGIENE, PURIFICAÇÃO E A SAÚDE

Centro Islâmico de Brasília-DF

Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Assunto : PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIGIENE, PURIFICAÇÃO E A SAÚDE

Todo Louvor a Allah, O Senhor do Universo !

Em nome de Allah. O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah(SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, 

Que Allah(SWT), abençõe e dê paz ao Profeta (SAAS), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos nosso assunto desta Sexta-feira trata-se a respeito dos princípios básicos da higiene, purificação e a saúde ; o ser humano durante a sua vida deve sempre buscar as melhores coisas na vida, tanto material quanto espiritual, que o futuro com ALLAH(SWT) está ligado com as conquista que ele adquiriu durante sua vida. Hadith Profeta Muhammad(SAAW) disse : « O crente que for firme na higiene parecerão como pessoas de rostos e membros brilhantes, será enviado da mesma forma no Dia do Juízo Final. » Foi dada uma atenção especial no Islam para higiene, purificação e a saúde pois faz parte do princípio básico de todo muçulmano, não somente a purificação do corpo ou das vestimentas e sim da pureza dos bens material a pureza da alma e do coração. Essa pureza é necessária para prática das 5(cinco) Orações diarias que devemos realizar o WUDU(ablução) da melhor forma possível e usarmos a melhores vestimentas. Pois disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « A higiene pessoal é a metade da Fé. » Disse ALLAH(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL MAIDA vers 6 : « Ó crentes, sempre que vos dispuserdes a obsrvar a oração, lavai o rosto, as mãos e os antebraços até aos cotovelos ; esfregai a cabeça, com as mãos molhadas, e lavai os pés, até aos tornozelos. » A purificação no Islam se aplica em diversas ocasiões, dentre as quais na Oração(SALAT) que devemos realizar ablução(WUDU), a purificação contra as impurezas, sujeiras, micróbios através do uso da água. Instituiu as regras do banho competo(GHUSUL) após a mestruação ou contato sexual, e também o banho completo(GHUSUL) nas Sexta-feira é obrigatório. 

Da mesma forma o Islam anseia a limpeza e higiene de seus lares, das mesquitas, das ruas, do ambiente de trabalho, etc., existem várias etiqueta de higiene e limpeza dentre elas de realizar a ablução antes e depois de comer, pois isso aumenta as bênçãos, principalmente lavar as mãos e a boca. Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « As benças da comida estão na ablução. » E como higiene usar o SIWAAK(galho natural com fibras) para limpeza dos dentes, para manter um bom hálito e uma boa saúde bocal, pois muitos se descuidam da higiene bocal e SIWAAK, nos ajuda com essa higiene limpando entre os dentes e fortalecendo as gengivas. Disse o Profeta Muhamad(SAAW) : « Usar o siwaak , de fato, purifica a boca é agradável ao Senhor. Cada vez que Jibril veio para mim, ele ordenou-me a empregar o siwaak ao ponto que eu temia que ele se tornaria obrigatório para minha nação e para mim.»

O muçulmano deve evitar de comer coisas com mau cheiro, como o alho e a cebola e coisas similares quanto se dirigem a mesquita. 0 Profeta Muhammad(que ALLAH o abençoe e lhe dê a paz) disse : « quem comer alho ou cebola que se afaste de nós, ou que se afaste das mesquitas e permaneça em sua casa. » 

Disse ALLAH(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL ARAF vers 31 : « Ó filho de Adão ! Tomai vossos ornamentos, em cada mesquita. E comei e bebei, e não vos entregueis a excessos. Por certo, Ele não ama os entregues a excessos. »

 Existem várias referências para os cuidados com a saúde e a higiene e a purificação, tanto do corpo quanto da alma, a fim que seja preservado a polidez, a civilidade e a cortesia da índole humana, protegendo o corpo contra tudo que causa o mal, seja pela falta de anseio e higiene, seja pelo comportamento, para se sentir bem consigo mesmo. O Islam nos ensinou antes da ciência da importância da higiene e cuidados pessoais para mantermos nossa saúde com a higiene. O Profeta Muhammad(SAAW), sempre chamava a atenção das pessoas que andavam desarrumadas e desleixadas, ele abominava a imundice, pois a sujeira deforma a beleza do ser humano e provoca nele o desinteresse pela vida, assim preferindo sempre as pessoas que sabem se cuidar da sua higiene, aparência e saúde . Certa vez foi perguntado sobre o significado da conversa sobre Ata Ibn Yasar disse que um homem veio ao Profeta saudando-o : que a paz esteja com ele com a barba e o cabelo desgrenhado, respodeu o Profeta : a paz esteja com você após ele arrumar a sua aparência, pois a aprarência dele parecerá como a cabeça de um demônio. Tem um hadith que o Profeta Muhammad(SAAW) disse : « ALLAH é Bondoso e aprecia a bondade, É limpo e aprecia a higiene, É Generoso e aprecia a prioridade ! Sejas, portanto asseiados e mantenhais limpos os vossos adros e não vos assemelhais aos judeus. » Há outro HADITH que o Profeta(SAAW) ordenou a seus companheiros, dizendo : « Limpem vossas casas, pois os judeus não limpam as suas casas. » Como retirar as sujeiras no interior da casa mantendo um ambiente limpo. 

Outro assunto que foi dada uma atenção é a remoção de coisas prejudicam o caminho das pessoas é considerado um dos atos pelos quais ALLAH(SWT) perdoou um de Seus servos e o introduziu no Paraíso e comparando a um ato de oração. A remoção de obstáculos das ruas é considerada uma das melhores obras. Todo muçulmano deve se dedicar o máximo possível para ter as ações de higiene, limpeza e zelar pela saúde, pois essas ações ALLAH(Louvado Seja) nos orientou e nos ensinou para sermos uma nação limpa e dedicar nosso tempo as nossas orações no tempo certo, realizar o Jejum,dar o Zakat e nos afastar do mal e das más ações, e mantermos puros tanto de corpo e alma.

Ó Allah conceda gloria ao Islam e aos muçulmanos, proteja a unidade de sua religião, destrua os inimigos do Islam. Ó Allah conceda a vitória a sua religião e de seu Livro e a Sunna do Profeta Muhammad (SAAW). Ó Allah conceda segurança em nossas terras e lares. Ó Allah conceda piedade a nossas almas. Ó Allah cure aqueles que estão doentes. Ó Allah abençoe as almas daqueles que já morreram. Ó Allah nós guie para fazer boas obras e justiça e abandonar as maldades e amar os necessitados. Ó Allah nos pedimos que nos perdoe e tenha misericórdia de nós. “Nosso Senhor! Conceda-nos, na vida terrena, benefício, e, na Derradeira Vida benefício; e guarda-nos do castigo do Fogo.” Que a Paz e as bênção estejam com nosso amado Profeta Muhammad sua família, companheiros. E Todo o Louvor a Allah, O Senhor do Universo!

(SWT) = SUBAHANA WA TAALA = (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAS) = SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A) = RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

(AS)= ALEIREM SALAM= QUE A PAZ ESTEJA COM ELE

ALLAH= DEUS

HADITH= DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

HADITH SHARIF= DITOS FEITOS PARA O PROFETA DIRETO DE ALLAH(SWT)

SUNNA= CONJUNTO DE PALAVRAS E OBRAS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

SIWAAK= GALHO DE COM FIBRAS UTILIZADO PARA HIGIENE BOCAL

GHUSUL= BANHO COMPLETO PARA SE PURIFICAR, APOS MESTRUAÇÃO, RELAÇÃO SEXUAL,E AOS DIAS DE SEXTA-FEIRA

WUDU= ABULUÇÃO, PRINCIPIOS BÁSICOS PARA SE LAVAR PARA FICAR PERANTE ALLAH, FEITO ANTES DE CADA ORAÇÃO.(OBRIGATÓRIO)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto, a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. Que Allah (SWT) nós perdoe..

Nenhum comentário: