quinta-feira, janeiro 23, 2014

O Amor e a Beleza no Islão

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

O Amor

Linguisticamente, o amor significa o afecto, e é o antónimo de ódio. O amor, o carinho, o afecto, todos têm o mesmo significado.

Em árabe, que é uma língua muito rica em palavras sinônimas, encontrei 11 sinônimos da palavra "amor" e talvez existam mais. Entre eles: Al Hubb (o amor), Al Mawadda (o afecto), Al ‘Ishq (que significa paixão muito forte), Al Hayâm (que é um amor que chega à loucura), As Sabâba (que é a ternura da paixão), Ash Shawq (que é a inclinação para uma pessoa determinada ou para algo concreto por amor), Al Hawâ (que é um amor que domina o coração), Ash Shahwa (que é o amor misturado com desejo), Al Wajd (que é amor muito forte), Al Gharâm (que é um amor que domina a pes-soa, e a paixão que tortura), At-tîm (é chegar à loucura de tanto amor, quer dizer, quando alguém se encontra completamente dominado pelo amor).

O amor, com os seus diferentes tipos, tem vários objetivos. Existe o amor que busca a satisfação e o desejo. Este tipo de amor é temporal e, além disso, carece de um valor positivo.

Outro tipo de amor é o que tende para a satisfação espiritual e sentimental, como o amor do sufismo, que é um tipo muito especial que ocupa os corações de um reduzido número de pessoas.

O tipo de amor ou de afeto que se pretende tratar neste livro é o que tem uma função social e humana. Um dos objetivos deste amor é conseguir um tipo de felicidade comum entre os indivíduos, as famílias e os grupos, assim como atingir a estabilidade e a paz social.

Trata-se de um amor permitido pela religião, pela moral e pelos costumes. Acho que as duas palavras (amor e afeto) são as mais profundas em exprimir as características do amor positivo e permitido. As outras palavras utilizadas para descrever um estado exagerado de amor, e que se repetem amiúde nos poemas e romances, vão além dos objetivos permitidos e, além disso, implicam resultados negativos e prejudiciais para as relações humanas.

O amor pode ser definido como: aquela relação bela, íntima e especial que nasce entre um ser humano e o seu amado, quer seja uma pessoa, quer seja outra coisa. É essa relação especial, cheia de amor e afeto entre o servo e o Seu Criador, como foi expresso no Alcorão:

«… Saibam que Deus os suplantará por outras pessoas, às quais amará, as quais O amarão …». (Alcorão, 5:54).

«Dize: Se verdadeiramente amais a Deus, segui- -me; Deus vos amará e perdoará as vossas faltas. E Deus é Perdoador, Misericordioso». (Alcorão, 3:31).

«E implorai o perdão a vosso Senhor e voltai-vos para Ele, arrependidos, porque na verdade o meu Senhor é Misericordioso, Afectuoso». (Alcorão, 11-:90).

«Ele é o que origina (a criação) e logo a reproduz. E Ele é Perdoador, Afectuoso». (Alcorão, 85:13-14).

«Quanto aos crentes que praticarem o bem, o Todo Misericordioso conceder-lhes-á amor perene». (Alco-rão, 19: 96).

A palavra "amor" é mencionada no Alcorão mais de 80 vezes, em diferentes formas e significados. Todos os versículos que incluem a palavra "amor", sejam positivos ou negativos, asseguram a grandeza do valor do amor em estabelecer as relações, nas suas diferentes formas e círculos.■

A Beleza

A beleza (Al Jamâl), linguisticamente, significa a formosura percebida nos ditos, nos atos e no comportamento...

Diz-se um homem Jamîl (bonito) e Jumâl, que significa ‘de muita beleza’.

Diz-se uma mulher Jamîla (bonita) e Jumâla (muito bela). Diz o poeta:

E bela é como lua cheia ao sair,

Toda a criação embarga de beleza;

E a cortesia ou mujâmala significa o bom trato com os outros.

Porém, a beleza da que estamos a falar é uma série de princípios, cores, imagens, formas, vozes e cheiros nos quais se manifestam cantos de beleza e de esplendor, e que originam dentro de nós ou na nossa mente um sentido de prazer e de sossego.

A palavra "beleza" (Jâmal) figura no Alcorão numa descrição geral do gado. Allah, Enaltecido Seja, diz: "E os rebanhos, Ele os criou para vós. Neles tendes calor e proveitos, e deles comeis. E tendes neles beleza, quando, ao anoitecer os fazeis voltar aos apriscos, e, quando, ao amanhecer, os levais para pastar". (Alcorão, 16: 5 e 6).

Noutros versículos, a palavra "beleza" descreve um comportamento ou um ato digno, como no seguinte:

Allah, Enaltecido Seja, diz: "E chegaram, com falso sangue sobre a sua (de José) túnica. Ele disse: "Não! As vossas almas vos aliciaram a algo de mal. Então (não me cabe senão) uma bela paciência! E Allah me será o Auxiliador, acerca do que alegais". (Alcorão, 12:18). Mais à frente, na mesma Sura, lê-se: "(Jacob) disse: ‘Mas as vossas almas vos aliciaram a algo de mal. Então (não me cabe senão) uma bela paciência. Talvez Allah mos devolva todos. Na verda-de, Ele é o Omnisciente, o Sábio". (Alcorão, 18:83).

Entre os versículos Alcorânicos que sublinham um lado da beleza, figura: "Libertai-as, com bela liberdade" (Alcorão, 33:28), e: "E tem paciência quanto ao que dizem e afasta-te deles com belo afastamento". (Alcorão, 73:10).

Os filósofos, intelectuais e ulemás da nossa Ummah (Comunidade Islâmica) exprimiram o seu interesse pela beleza, fizeram correr muita tinta sobre este tema. O imame Abû Hâmed Al Ghazzâlî foi um dos precursores que investigaram sobre a beleza. Al Ghazzâlî disse: “Tudo o que existe divide-se em belo e feio [...]. Se todos os componentes da beleza estão presentes em algo, isto significa que é imensamente belo. Se só possuir alguns componentes, a sua beleza depende dos componentes que possuir. O bom cavalo é o que reuniu todas as boas condições para o ser quanto à forma, cor e velocidade. A bela escritura é a que reúne as condições de letras bem escritas e organizadas. Cada coisa tem o seu próprio carácter de perfeição que pode ser o contrário para outra. O ser humano não se considera belo ao submetê-lo às condições do bom cavalo. A bela voz não se julga em função das condições de beleza da escritura. A perfeição da louça não depende da beleza da roupa, etc. Sei que a beleza se encontra também nas coisas abstratas. Podem-se dizer belas virtudes, boa ciência, boa biografia. Estas características não se percebem através dos cinco sentidos, mas pela luz da profunda consciência". (In "A beleza tal como a vêm os filósofos e intelectuais" de Sayyed Seddîq ‘Abdelfattâh).

A beleza percebe-se mediante uns círculos existentes no universo, nas mentes, nos animais e nas coisas.

Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy - (12/01/2014 - alfurqan2011@gmail.com)

Um comentário:

Regina disse...

Tenho aprendido coisas maravilhosas, com as leituras que faço aqui.
Esse Blog, já faz parte da minha vida.
Obrigada!
Regina Nudi