segunda-feira, julho 01, 2013

Eis que o mês de Ramadão se aproxima: o Mês de Jejum na Tradição Islâmica e não só ...

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

«Ó crentes! Foi-vos prescrito o jejum da mesma forma como foi ordenado aos vossos antepas-sados, para que possais afastar a tentação». — Alcorão, 2:183.

«Ó gente! Na verdade, veio para vós o mês de Deus com Bênçãos, Misericórdia e Perdão. Este é um mês que, perante Deus, é o melhor dos meses, os seus dias são os melhores dias e as suas horas as melhores das horas». — Profeta Muhammad (s.a.w.).

Em 9 de Julho, os mais de 1,6 bilhões de muçulmanos em todo o mundo iniciarão a prática de jejum do Ramadão, o nono mês do calendário lunar islâmico.

É bom lembrar que não é meramente um mês durante o qual se receitou que nos abstemos de comer ou beber durante uma série de horas por dia. O Ramadão é um mês especial por vários motivos; foi o mês em que os primeiros versículos do nobre Alcorão foram revelados ao Mensageiro de Deus (paz e bênçãos de Deus estejam com ele), na solidão da caverna de Hira. Da mesma forma, Deus diz que este foi o mês em que o Alcorão - a palavra transcendente de Deus preservada desde a eternidade no «Lawh Mahfuz» (A Tábua Preservada) - foi revelado, em sua forma terrena, como uma Orientação para toda a humanidade até a eternidade (Alcorão: 85:22).

Na Jurisprudência Islâmica, o jejum do mês do Ramadão é um mandamento obrigatório realizado desde a madrugada (cerca de uma hora e meia antes do sol) (s.a.w.), Hazrat Ali Abu Talib (r.a.):

"Ó meu Deus, a honra de ser Teu servo é suficiente para mim, e orgulho-me de que Tu sejas o meu Senhor. Tu és como eu quero, faz de mim como Tu queres!"

“Wa salamu aleikum wa ráhmatullahi wa barakatuh”. E a paz de Deus esteja convosco... "

Quem não pretender continuar a receber estas reflexões, por favor dê essa indicação e retirarei o respectivo endereço desta lista.

SUGESTÕES DE UMA BOA LEITURA O QUE SIGNIFICA O RAMADÃO? Por: M. Yiossuf Adamgy Livro com 90 PÁGINAS Formato: 20 X 14 cm . — Preço: 9 € (c/Iva) Sinopse - As Bênçãos do Ramadão - O Ramadão Convida os Muçulmanos - O Ramadão é Ansiosamente Esperado - Viver na Submissão de Allah - Preparativos para o Ramadão - À Volta do Sagrado Alcorão - O Significado do Jejum em Perspectiva Comparativa - Quem deve Jejuar - Sexta-Feira de Despedida - A Noite do Poder (Lailatul-Qadre) - O Dia do Critério - Itikaaf - Sermão de Despedida do Ramadão - Sadacat-ul-Fitre - Eid-ul-Fitre (Festa/Fim do Ramadão)■ Poderá adquirir estas obras na Mesquita de Lisboa (às Sextas-Feiras), ou telefonando para 96 545 96 46, ou pedindo por e-mail: alfurqan00@hotmail.com
Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

Nenhum comentário: