segunda-feira, julho 08, 2013

A Lua nova marca o início do mês do Ramadão e do jejum

Prezados Irmãos,
Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

O mês de jejum do Ramadão chama centenas de milhões de muçulmanos em todo o mundo, muçulmanos que estão atentos para o surgimento da lua nova do céu e informações astronômicas de fontes religiosas. A notícia do início do Ramadão, o período de jejum, mantém todos os crentes em estado entre a alegria e a ansiedade.

Enquanto alguns países já anunciaram a data de início do Ramadão, de acordo com cálculos astronômicos, outros estão esperando para a observação da lua, de modo a fazer o anúncio oficial.

Portanto, o início do novo mês lunar, que poderá acontecer entre hoje e amanhã terça-feira, todos estão preparados física, mental, psicológica e espiritualmente para enfrentar semanas de jejum.

O mês de Ramadão é um mês de graça e bênção. Antes da chegada deste mês abençoado, pedimos a Deus, o Altíssimo, que derrame suas bênçãos e perdão sobre todos os muçulmanos, que se preparam para enfrentar o desafio do jejum, que é feito como um sinal de devoção total, submissão e amor do Senhor dos mundos. Neste Abençoado mês, Allah abençoa as nossas casas e as nossas mesquitas e aqueles que vão à oração, especialmente aqueles que viajam para a Caaba. Durante o Ramadão, a misericórdia de Deus, o Altíssimo, cai sobre nós como a chuva que cai de nuvens em épocas de secas. 

A virtude do Ramadão pode ser comparada com a caridade, que é de dois tipos. O primeiro tipo é quando um dá caridade a alguém a quem encontra na rua ou no caminho. O segundo tipo é o equivalente de quem visita a outro com a intenção de oferecer a sua caridade. O Ramadão corresponde com este tipo de caridade, em que Deus, o Altíssimo, faz descer as suas bênçãos sobre a “ummah” do Abençoado Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele).

É durante este período, em que, mesmo com pouco esforço, os crentes podem obter grandes recompensas espirituais, não importa onde eles estejam, seja no recinto das mesquitas, ou em sua própria casa. Deus, Todo-Poderoso, é o criador de todas as coisas. Ele criou o ano, mês, dia e hora. Da mesma forma, Deus, o Altíssimo, elevou o status do Profeta (paz esteja com ele) em toda a criação e o status da Caaba em relação a todos os outros lugares de culto; Ele superou o mês de Ramadão em relação a todos os outros meses. Isso corresponde completamente a vontade de Deus e é uma manifestação de Seu Poder e da Sua Divina Vontade.

Deus, o Altíssimo, escolheu revelar a Sua última Mensagem, o Alcorão, neste mês abençoado, ao último dos Seus enviados e o mais querido, Muhammad (que a paz esteja com ele). 

O Jejum durante o mês de Ramadão é uma obrigação e uma oportunidade para o crente e realiza-se exclusivamente para Allah, o Altíssimo. Num “Hadith Qudssi”, Allah diz: "todas as obras do filho de Adão são para ele, menos o jejum, que é para Mim e Eu o recompenso". (Muslim). 

A Al Furqán deseja a todos um feliz e bendito mês de Ramadão correspondente ao ano 2013 /1434. 

Ramadan Mubarak! 

Wassalam.■

Nenhum comentário: