quinta-feira, março 14, 2013

Seria mesmo o Islam uma religião de homens intolerantes?



A foto trata de um pai na Arabia Saudita que perdoou o assassino de seu filho e o livrou da pena de morte, em contrapartida, o assassino deverá memorizar o Alcorão Sagrado.

"... (aqueles) que reprimem sua raiva e perdoam (todos) os homens - porque Allah ama aqueles que praticam o bem." (Alcorão 3:134)

O verdadeiro muçulmano, cuja alma está plena de sua religião, não abriga rancores; se ele reprimir sua raiva, logo se segue o perdão e ele estará entre aqueles que praticam o bem.

A raiva é um sentimento difícil de reprimir porque é uma carga muito pesada no coração. Mas, quando perdoamos o outro este peso é retirado, libertando-nos, aliviando-nos e trazendo paz de espírito. Estes são os sentimentos de ihsaan (perfeição) que o muçulmano sente quando perdoa seu irmão.

O verdadeiro muçulmano é indulgente com seu irmão por causa de Allah. Ele espera alcançar a honra a que o Profeta (saw) se referiu no hadice:

"Allah só aumentará Seu servo em dignidade e honra. Ninguém se humilha senão por causa de Allah e Ele elevará sua posição." (Muslim)

É uma grande honra de Allah, que combinada com as características do muçulmano tolerante e indulgente, faz com que ele se torne um daqueles que pratica o bem e que Allah estima e um daqueles que são dignos e que as pessoas estimam.

O ressentimento não tem lugar no coração do muçulmano sensível que compreende verdadeiramente sua religião. Ele percebe o valor do perdão e a pureza do coração e a importância que têm quando ele busca o perdão de Allah, conforme o Profeta (saw) explicou:

"Três são os pecados que aquele que morrer livre deles será perdoado por qualquer coisa, se for da vontade de Allah: associar parceiros a Allah, praticar a magia ou feitiçaria e ter ressentimento por seu irmão." (Relatado por al-Bukhari em Adab al-Mufrad).

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

Nenhum comentário: