domingo, novembro 11, 2012

Perdão e Conselho um direito de todos os muçulmanos

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado Seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençoe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

No Islam, o arrependimento consiste em reconhecer o pecado cometido, solicitar sinceramente o perdão a Allah(SWT), e afastar-se definitivamente do pecado. Pois Allah(SWT) é Perdoador.

Todas as pessoas devem se arrepender, pois o Profeta Muhammad(SAAW) disse: “Ó humanos, arrependei-vos perante Allah, e implorai o Seu perdão, pois eu me arrependo perante Ele cem vezes ao dia.” Isto por que praticar um ato ilícito pode levar a pessoa à descrença. Portanto cometer ou persistir no pecado pode tornar o crente descrente".

O conselho faz parte das bases do Islam. Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-ASR vers 1 ao 3 "Pela era, que o homem está na perdição, salvo os crentes, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam, uns aos outros, a paciência!"

Narra-se que Hassan e Hussein passaram por um homem idoso que estava se abluindo de forma errônea. Eles combinaram aconselhar o homem e ensiná-lo como praticar corretamente a ablução. Eles se colocaram ao lado dele e lhe disseram: "Tio, veja quem de nós dois sabe se abluir melhor. Quando cada um deles praticou a ablução, o homem percebeu que eles praticavam a ablução de forma correta. Assim, ele descobriu que ele não o fazia corretamente. Ele os agradeceu pelo que lhe darem conselho sem constrangimento.


O Profeta (SAAW) disse: “A religião constitui conselho sincero.” Então lhe perguntamos: “A quem?” Disse: “A Deus, a Seu Livro, a Seu Mensageiro, aos líderes muçulmanos, e aos muçulmanos em geral.” Não se deve guardar o conselho: O muçulmano sabe que o conselho é um dos direitos que ele deve dar aos irmãos muçulmanos. O muçulmano é o espelho do irmão, aconselha-o, mostra-lhe os seus defeitos, e não guarda nada dele. Que o conselho seja em segredo: O muçulmano não revela os defeitos do irmão nem o constrange. Foi dito que o conselho público é denuncia."

Quando o Profeta (SAAW) desejava aconselhar alguém presente na reunião, dizia: "Que pensam pessoas que fazem tal coisa? Que pensa alguém de vocês que faz tal coisa?" Foi dito que o conselho é pesado. Portanto não o transformem do peso de uma montanha, nem o enviem como polemica. As verdades são amargas. Portanto, cooperem em torná-las suaves".

As boas maneiras do aconselhado: Aceitar o conselho com boa vontade, sem aborrecimento, ou pesar ou orgulho. Foi dito: Aceite o conselho de qualquer forma e o dá da melhor forma.

Não se deve persistir no erro: O retornar ao certo é uma virtude e o apegar-se ao inútil é vício. O muçulmano evita ser daqueles a respeito dos quais Allah(SWT) Louvado Seja no Alcorão Sagrado na Surat AL-BACARA vers 206: "Quando lhe é dito que tema a Allah, apossa-se dele a soberba, induzindo-o ao pecado. Mas o inferno ser-lhe-á suficiente castigo. Que funesta morada!"

Nenhum comentário: