quinta-feira, novembro 22, 2012

10 OU MAIS RECOMPENSAS E UM SÓ CASTIGO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK 

“Quem tiver praticado o bem, receberá recompensas, DEZ VEZES mais pelo mesmo; quem tiver cometido um pecado, receberá um castigo equivalente. Nem um nem outro, serão tratados injustamente”. Cur’ane 6:160 A Misericórdia de Deus é imensa. Quem intencionar praticar uma boa acção e não a praticar, será escrito para ele, uma boa acção. Se acabar por praticar a boa acção, serão registadas 10 BOAS OBRAS, que podem ser 700 ou ainda multiplicadas.

Deus é Generoso. Quem praticou uma má acção, será registado somente um pecado. Se Deus assim o entender, poderá apagar este registo e só os merecedores do castigo é que serão castigados. Se ele não praticar a má acção que tinha em mente, então será registada uma boa acção, porque ele deixou de praticar essa má acção, por temer a Deus. Mas se ele deixou de praticar essa má acção porque a sua atenção se desviou para outras tarefas, ou se esqueceu, Deus não mandará registar nem uma boa nem uma má acção. No entanto se essa intenção de praticar o mal, não foi concretizada por preguiça ou por falta de meios para a praticar e que o coração mantém a intenção, então será registada uma má acção. “…Temos castigado, acaso, alguém, além do ingrato?” Cur’ane 34:17. Deus é Conhecedor de tudo e é Equitativo na Sua justiça.

Deus promete o perdão a todos os crentes que se arrependem e que não O associem a ninguém. Se os pecadores se apresentarem arrependidos a Deus, mesmo com pecados que eles próprios consideram imperdoáveis, Deus, com a sua infinita Misericórdia, os perdoará. “Todos os filhos de Adão são pecadores. Mas o melhor dos pecadores, é aquele que se arrepende e pede perdão”. Tirmidi.

São inúmeros os exemplos da multiplicação das recompensas, pela prática das boas acções. Abu Said (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Na verdade, quem jejua por um dia para a satisfação de Deus, o Criador irá manter longe, o rosto do fogo (do inferno), o equivalente a uma distância percorrida por um viajante, de SETENTA ANOS. Bukhari. Porque o Ramadan, é um mês de sacrifícios, onde o crente alia o jejum às diversas actividades religiosas, a recompensa de Deus nesse mês é incontável. Uma oração obrigatória efectuada nesse mês, é recompensada como se tivesse efectuado 70 ORAÇÔES obrigatórias fora do Ramadan. Porque Deus é conhecedor da fraqueza do ser humano, concedeu-nos anualmente a noite de Lailatul Qadr, a Noite do Poder, melhor do que MIL MESES. Quem passar essa noite, fazendo as orações e preces, com a intenção de obter o perdão de Deus, serão todos os seus pecados perdoados.

No dia de Juma, o crente que fizer a sua ablução e dirigir-se à Mesquita para fazer a oração e escuta com toda a atenção o khutbá (sermão), Deus lhe perdoará as faltas até o próximo dia de Juma e mais 3 dias. Muslim. As recompensas pela realização de orações em congregação, são também multiplicadas. São superiores a 25 OU 27 VEZES em relação às orações praticadas individualmente. Bukhari. 

Para facilitar a estadia do crente na sua sepultura, depois ser levantado e responder às perguntas dos dois anjos, Deus manda expandir a sua sepultura em mais de SETENTA VEZES e enche-o com verduras, até ao dia da Ressurreição. Muslim.

A compaixão, a misericórdia e a cordialidade, devem também ser incentivadas e multiplicadas entre os crentes. Abdullah Ibn Umar referiu que um homem veio ter com o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) e perguntou: “Ó apóstolo de Deus! Quantas vezes devo perdoar o empregado? O Profeta não respondeu. Voltou o homem a perguntar e novamente o Profeta manteve-se em silêncio. Quando ele perguntou pela terceira vez, o Profeta respondeu: “Perdoa-lhe SETENTA VEZES ao dia!”. Muslim.

“...Nenhuma alma receberá outra recompensa que não for a merecida; e nenhum pecador arcará em culpas alheias…”. Cur’ane 6:164. Nenhuma pessoa será prejudicada, carregando o fardo alheio. Cada um responderá pelos seus pecados e ninguém será defraudado. O bem para quem praticou o bem e o mal para quem se desviou da verdade. “Quem praticar o bem, será em benefício próprio; quem praticar o mal, o fará em seu detrimento. Logo retornareis ao Vosso Senhor”.Cur’ane 45:15. 

Esta será a justiça de Deus, que ocorrerá no Dia da Ressurreição. Não nos devemos mortificar, praticando actos fora das nossas possibilidades físicas.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) desaprovou a atitude exagerada duma mulher que passava as noites envolvida em orações e aconselhou: “As boas acções devem ser efectuadas de acordo com as nossas capacidades. Deus não se cansa de dar recompensas até você ficar cansado de fazer boas acções.” Bukhari. O Profeta aconselhou aos seus companheiros de que o mais amado por Deus, são as obras feitas regularmente ao longo da vida, mesmo que sejam consideradas poucas.

“Na realidade, Allah e os Seus anjos, derramam bênçãos sobre o Profeta: Ó vós que credes, pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação”. Cur’ane 23:56. Quando cumprirmos com esta exortação do nosso Criador, também somos beneficiados com a multiplicação das recompensas, segundo o relato de Abdullah b. Amr b. al-As: “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quando ouvirem o muazin (chamamento para a oração), repitam o que ele diz e invoquem uma bênção para mim. Quem invocar uma bênção para mim, receberá de Allah, DEZ BÊNÇÂOS. Depois peçam a Allah al-wasila para mim, que é o grau mais elevado do paraíso, somente destinado a um dos servos de Deus e eu espero que possa ser eu. Quem solicitar al-wasila para mim, terá a garantia da minha intercessão”. Muslim.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

“Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. “E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. 

Um bom dia de Juma -Cumprimentos -Abdul Rehman Mangá -22/11/2012

Nenhum comentário: