quinta-feira, outubro 25, 2012

A CRENÇA EM MUHAMMAD COMO MENSAGEIRO DE ALLAH

Todos os louvores são para Allah e que a paz e as bênçãos estejam com seu servo e Mensageiro Muhammad e com seus familiares e Companheiros.

Muitos artigos tem sido publicados sobre o significado do testemunho de fé “Ash-hadu al-Laa ilaaha illallah Muhammadar Rasoolullah” [Eu testemunho que todo louvor é devido a Allah e que Muhammad é o Mensageiro de Allah]. Gostaríamos de explicar com maiores detalhes a segunda parte deste testemunho de fé, na esperança de colaborarmos para uma maior compreensão dos irmãos e irmãs. A declaração que Muhammad é o Mensageiro de Allah tem muitas implicações, algumas das quais estão expostas a seguir:
Muhammad foi enviado para toda a Humanidade.

A primeira implicação do testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Allah é a crença que Allah enviou o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) para todos os seres humanos de djins até o Dia do julgamento. Allah afirma no Alcorão, na Surah 7 , al-‘Araaf, Aayah [versículo]151 : “Diga (para eles , oh Muhammad): Oh Humanidade! Eu sou o Mensageiro de Allah para todos vocês, (o Mensageiro) dAquele a quem pertence o domínio dos céus e da terra. Não existe deus além Dele. Ele dá a vida, e dá a morte. Acredite, pois, em Allah, e no Seu Mensageiro (Muhammad), o Profeta que não pode ler ou escrever, que acredita em Allah e em Suas Palavras (o Alcorão), e siga-o pra que assim sejas guiado.”

O Profeta (sallallahu ‘alaihi wa sallam) disse: “E os Profetas anteriores foram enviados apenas aos seus povos, enquanto eu fui enviado para toda a Humanidade. [Al-Bukhaari e Muslim]
A finalidade dos Profetas

A segunda implicação do testemunho é crer que o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) é o último profeta enviado à Humanidade. Allah afirma no Alcorão, na Surah 33, Al-Ahzab, Aayah 40, “Muhammad não é o pai de nenhum de seus homens, mas ele é o Mensageiro de Allah e o Selo dos Profetas.”

O Profeta (sallallahu ‘alaihi wa sallam) disse: “E a linhagem dos profetas está encerrada comigo” [Muslim] E: “Antes da Última Hora haverá grandes mentirosos, portanto tenham cuidado com eles.” [Muslim]

As provas acima são suficientes para refutar quaisquer grupos heréticos que seguem qualquer proclamado “profeta” ou “mensageiro” depois do Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam), como alguns grupos contemporâneos: a Nação do Islã que acredita que Elijah Muhammad (já falecido) foi o Mensageiro de Allah; os Qadianis e Ahmadiyyahs que afirmam que Ghulam Ahmed (já falecido) era o profeta; os assim chamados “Submissos” ou seguidores de Rashad Khalifah (assassinado) que o proclamavam profeta.
Duas Revelações

A terceira implicação do testemunho que “Muhammad é o Mensageiro de Allah” é crer que Allah enviou duas revelações com o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam): o Alcorão e a Sunnah. Allah diz: “Allah foi muito bondoso com os crentes ao enviar-lhes um mensageiro dentre eles, para recitar-lhes Seus sinais, e purificar-lhes, e ensinar-lhes a escritura (o Alcorão) e a sabedoria (a Sunnah), e antes disso eles estavam em erro manifesto.” [Soorah 3, Al-Na’aam, Aayah164]

O Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) disse: “Eu em verdade recebi o Alcorão e junto algo que se parece com ele.” [Abu Dawood]

O Mensageiro tem direitos

A quarta implicação do testemunho é que existem direitos devidos ao Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) e que devem ser observados. Dentre eles temos: crer em tudo que o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) disse; obedecer ao Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) naquilo que ele nos ordenou e evitar o que ele nos proibiu ou desencorajou; adorar a Allah de acordo com a shari’ah (lei) do Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) e não segundo caprichos e inovações; a julgar segundo a shari’ah (lei) do Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) e não segundo outras leis; a amar o Profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) mais que aos seus parentes, às suas crianças, à humanidade, mesmo mais que a si mesmo.

Allah, O Altíssimo afirma: “Diga [a eles, oh Muhammad]: Se vocês amam a Allah, me sigam, e Allah os amará, e perdoará seus pecados. Allah é Aquele que perdoa, o Todo-Misericordioso. Diga: Obedeça a Allah e ao Mensageiro. Mas se eles voltarem-lhe as costas, Allah não ama aos incrédulos (kaafireen).” [Soorah Aali’Imraan Aayatain 31-32] [Aayatain, plural de Aayah, significa “versículos”]

“E deixe que aqueles que se opõe aos seus (Muhammad) comandos fiquem atentos, pois uma tribulação pode atingi-los (que pode leva-los à incredulidade) ou um castigo doloroso ser-lhes infligido.” [Soorah An-Noor Ayyah 63]

“Vocês têm em verdade um bom exemplo no Mensageiro de Allah (Muhammad) para aqueles que têm esperança em Allah e no Último Dia, e relembram sempre a Allah.” [Soorah Al-Ahzaab, Aayah21]

“Não cabe a nenhum crente, homem ou mulher, que quando Allah e Seu Mensageiro tenham decretado sobre um assunto, terem uma escolha sobre esse assunto. E quem quer que desobedeça Allah e seu Mensageiro, ele se perde em erro manifesto.” [Soorah Al-Ahzaab, Aayah 36]

“Mas não, por seu Senhor (Rabb), eles não têm nenhuma fé até que façam de você o juiz em todas as disputas entre eles, e não encontrem em suas almas qualquer resistência contra suas decisões, mas aceitem-nas inteiramente, em submissão.” [Soorah An-Nisaa, Aayah 65]

O Profeta (sallallahu ‘alaihi wa sallam) disse: “Todo o meu povo entrará no Al-Jannah (Ojardim), exceto os que recusaram. (E ao ser perguntado sobre quem são os que recusam, ele respondeu) Aquele que me obedece adentrará Al-Jannah, aquele que me desobedece é quem recusa.” [Al-Bukhaari] 

“Se alguém introduz em nossa conduta algo que não lhe pertence (originalmente), tal coisa é rejeitada.” [Al-Bukhaari e Muslim]

“Nenhum de vós crê até que eu lhe seja mais querido que seu pai, seu filho, que toda a humanidade.” [Al-Bukhaari e Muslim]

“Há três qualidades que aquele que as possuir experimentará a doçura da fé: aquele para quem Allah e Seu Mensageiro são mais queridos do que tudo mais; aquele que ama a um ser humano somente por amor a Deus; e aquele que tem tanta repulsa por retornar à incredulidade depois de ser resgatado por Allah, quanto por ser designado para o Inferno.” [Al-Bukhaari e Muslim]

Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) foi um homem, e não divino

A quinta implicação do testemunho “Muhammad é o Mensageiro de Allah” é crer que Muhammad (sallallahu ‘alaihi wa sallam) foi apenas um homem mandado para nós por Allah para ser obedecido e não para ser adorado. Allah diz: “Diga-lhes (Oh Muhammad) ‘Eu sou apenas um homem como você; foi-me revelado que seu Deus (ilaah) é o Deus Único; então deixe que aquele que espera encontrar-se com seu Rabb (Senhor) faça o que é correto e não associe nada à adoração ao seu Rabb’.” [Soorah Al-Kahf Aayah 111]

O Profeta (sallallahu ‘alaihi wa sallam) disse: “Não me louvem excessivamente como os cristãos fazem com o filho de Maria. Eu sou Seu servo, portanto digam ‘servo e mensageiro de Allah’” [Al-Bukhaari e Muslim]

Que cada e todo aquele que proclama a religião do Islã atente para as provas de sua fé e para os aspectos essenciais de seu testemunho. Isso é especialmente importante nesses tempos em que qualquer um pode proclamar qualquer coisa e conseguir apoio, não importa quão excêntrico e sem fundamentos seja, se baseando em provas não autênticas ou fora de contexto. Nós agradecemos a Allah por preservar Sua religião para aqueles que buscam conhecer a verdade e nós pedimos que Ele nos oriente e mantenha na Senda Reta, Ameen.


Nenhum comentário: