quinta-feira, fevereiro 16, 2012

A FALTA DE SEGURANÇA


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad
Fonte: Almadina - 13.02.2012

Não há dúvidas que o Mundo conheceu nos últimos tempos um assinalável e espantoso progresso, mas simultaneamente conheceu igualmente grandes recuos, caracterizados pela barbárie sob várias formas, a que se assiste um pouco por todo o lado.

Com o formidável progresso que o Mundo conheceu, supunha-se que a vida das pessoas conheceria substanciais melhorias em termos de qualidade e segurança, mas pelo contrário, vive-se mais amedrontado do que na época pré-história.

Tomemos por exemplo, apenas a situação da segurança no Mundo. Não obstante existirem vários meios e instrumentos, não há segurança onde quer que seja. Ao amanhecer ou ao anoitecer, quando ligamos o televisor, sintonizamos uma estação radiofónica, ou  folhearmos algum jornal, só ouvimos ou lemos notícias tristes de assaltos, assassinatos, estupros, sequestros, etc. As pessoas vivem numa situação constante de medo um do outro. Caminham pelas ruas, praças e locais públicos, tensas, com medo, e traumatizadas, imaginando que a qualquer momento ou em qualquer lugar lhes pode acontecer algo indesejável, que pode acabar com as suas vidas. E todo este temor, todo este receio, não é nem descabido nem imaginário, mas sim real, pois tudo isto está a acontecer ao nosso redor e à luz do dia, nas praças, ruas, nas nossas casas, etc. Muitas vezes as pessoas são tolhidas quando, sentindo-se à vontade, se dirigem ao bazar para fazerem as suas compras, ou vão tomar uma refeição num restaurante, ou simplesmente caminham, e tornam-se vítimas desse tipo de acções indesejáveis, afectando sobremaneira a segurança em que vivem.

O Mundo precisa de segurança e tranquilidade nesse ambiente violento em que se vive aliás, essa é a necessidade urgente dos nossos tempos, pois as pessoas têm até certo ponto, todas as outras condições que lhes permitem ir vivendo a sua vida tranquilamente. Por exemplo, há carros pequenos, médios e grandes, para todos os bolsos. Há autocarros, comboios e aviões para transportar pessoas à distâncias curtas médias ou longas. Há vestuário de variados tipos, baratos e caros. Há uma grande variedade de comidas, de restaurantes, de quiosques, de take-aways, de habitações pequenas médias e grandes, etc.

Para além de tudo isso, existem muitos meios modernos para se ganhar o sustento, e para o progresso material. Hoje há computadores, internet, telefones celulares, etc., e há mais instrumentos recreativos e de diversão, que no passado não havia, nem uma décima parte aliás, num passado não muito distante, nem se podia imaginar tudo isso. Contudo, se alguma coisa nos falta, é a segurança e a paz.

Apesar de tanta riqueza no Mundo, as pessoas vivem amedrontadas, o que certamente revela a sua maior frustração. 

Os governos por esse Mundo fora já fizeram várias tentativas, tendo gasto milhões de dólares para pôr um fim à situação de insegurança e aos atos de terror, mas quer parecer que não tiveram o êxito desejado, pois mantém-se o clima de insegurança. Não diminuiu nem um pouco aliás, até parece que pouco a pouco está-se enraizando, o que indica que todas as medidas e estratégias que foram adoptadas para acabar com a insegurança, falharam. Portanto, é necessário pensar e adoptar outras medidas que permitam estabelecer a segurança, e aplicar métodos que possam proporcionar a tão desejada paz e tranquilidade às pessoas, pois quando um método não resulta, é necessário que se adopte outro.

Se se aplicassem algumas das medidas que a religião prescreve, de certo que tal traria resultados positivos, erradicando a violência, a criminalidade e a insegurança no Mundo.

A história testemunha, que enquanto os ensinamentos do Profeta foram aplicados, até mesmo os que a dureza e rudeza dos seus corações era maio, não resistiram, e os seus corações amoleceram, dando lugar ao amor e à compaixão ao invés do ódio e da vingança.

Quando o Profeta Muhammad S.A.W. recebeu a Revelação, o Mundo todo estava afogado nas trevas da ignorância, os conflitos e as guerras proliferavam por todo o lado. Os seus autores eram tão obstinados, que não conseguiam viver sem encetar acções insidiosas, apenas para seu gáudio. Mas com o esforço do Profeta e com os seus ensinamentos, ensinou às pessoas como viver em paz e segurança. Reconciliou todos os grupos hostis tornando-se amigos uns dos outros, como se nunca tivessem divergido entre eles.

Pessoalmente, o Profeta quando saiu vitorioso sobre os que o perseguiram e conspiraram para o matar, torturaram e massacraram os seus discípulos na tentativa de dificultar e impedir a sua missão, não só se absteve de se vingar deles, como até perdoou a todos eles.

Para erradicar o crime, ele deu boas orientações, proibiu as pessoas de se enganarem umas às outras, de mentir, de faltar com as suas promessas, de matar e assaltar. Ensinou-nos a sermos verdadeiros, amorosos, justos e a estabelecermos a igualdade. Proibiu-nos terminantemente a prática do adultério, a imoralidade e o açambarcamento, ensinando-nos o bom comportamento. E era por isso que em presença do modelo e exemplo que a figura do Profeta lhes apresentava, se arrependiam dos crimes e pecados que cometiam, e tornavam-se virtuosas.

Mesmo hoje, se as pessoas aplicarem esses nobres ensinamentos, poderão viver num Mundo bastante seguro, e a criminalidade poderá acabar.

Se todos os ricos pagassem 2,5% (dois e meio por cento) da sua riqueza como Zakát (taxa obrigatória devida aos pobres), tal teria ajudado muito na pacificação social e na eliminação do ódio e rancor entre ricos e pobres, o que concorre para a criminalidade na sociedade.

A segurança tem prioridade para o Homem, acima de todas as outras necessidades, e até mesmo acima da alimentação. Isto é igualmente aplicável aos animais.

Certa vez coloquei alguma comida para pássaros, e fiquei por perto, meio escondido, a ver se eles viriam comer ou não. Primeiro veio um pássaro, mas quando se apercebeu que eu estava por perto, comunicou aos outros, e assim nenhum de entre eles se aproximou da comida.

Por isso, a segurança é um grande favor da parte do Criador.

E Deus enumerou a segurança na lista dos seus favores para com a Humanidade, quando diz no Al-Qur’án, Cap. 106, Vers. 3 – 4: “Que adorem pois, o Senhor desta casa (Kaãba); Que os alimentou contra a fome e lhes deu segurança contra o medo”.

É devido à importância da segurança, que hoeje surgem tantas empresas que se dedicam à esta atividade, amealhando muito dinheiro neste tipo de negócio. Mas diga-se, a bem da verdade, a segurança é dever do Estado, pois este é que deve proporcionar e garantir a segurança da vida, dos bens e da honra de cada cidadão.

"Em fim, o homem já provou sua incapacidade de manter a segurança dos seus semelhantes, que tal deixar que Allah SW faça isso para você?  Ele é o maior dos Vigilantes! Abra o seu coração e conduza sua vida guiada pelo Alcorão!

Que a paz, as Bênçãos e a Misericórdia de Allah estejam convosco, hoje e sempre, Amin!". ( Hajj Hamzah Abdullah Islam- o menor dos servos de Allah)

Nenhum comentário: