quinta-feira, janeiro 19, 2012

O QUIÁMAT – A RESSURREIÇÂO PRIMEIRA PARTE

“Pelo Dia da Ressurreição!”…. “Porventura, Ele não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75: 1 e 40.

“Perguntam-te da hora, quando chegará e ocorrerá? Porém, tu (Muhammad) não tens conhecimento dela; Só o teu Senhor sabe quando ocorrerá; Tu és somente admoestador de quem a teme”. 79:42,43,44,4. “Perguntam (zombando): Quando será o dia da ressurreição?” 75:6. “O dia em que ocorrerá o estremecer; Sucederá o segundo sopro; Os corações nesse dia estarão agitados”. 79:6,78.

Da terra (pó), Deus criou o nosso pai Adam (Aleihi Salam) – Adão, que a Paz de Deus esteja com ele. “Recorda-te quando o teu Senhor disse aos anjos: Criarei um homem de argila, de barro moldável”. Cur’ane 15:28. Esse pó deu origem ao corpo com todos os órgãos necessários para a vida. A gota que consideramos repugnante quando toca a nossa roupa ou a nossa pele, é indispensável para dar origem à vida humana, um corpo, uma máquina completa, com todos os seus órgãos perfeitamente distribuídos e com funções próprias.

O homem não é um simples animal. Deus deu ao animal o prazer, mas não a racionalidade. Deus deu ao homem a inteligência e o livre arbítrio, para distinguir o bem e o mal e para se sentir responsável pelos seus atos. Mas alguns homens preferem percorrer o caminho mais fácil, para atingirem os seus objetivos, nem que tenham de passar por cima dos seus semelhantes. O próprio animal considera-se superior em relação ao homem, quando o vê praticar barbaridades. “Porém, o homem quer continuar a cometer pecados.” Cur’ane 75:5.
A alma do ser humano repreende-o pelo mal praticado. Mas o homem, apesar dessa chamada de consciência, continuará a praticar o mal. Será no Dia da Ressurreição e perante o Criador, que a alma o repreenderá pela sua negligência. “E pela alma que reprova a si mesma”. Cur’ane 75:2.

Todo o ser humano, por mais negligente e pecador que seja, está em constante “diálogo” com a sua consciência. Um homem pode roubar, mesmo que não seja punido por isso, a sua consciência lhe “sussurra” que cometeu um ato reprovável. É a própria natureza da existência do ser humano.

Uns ouvem a “voz” da razão e se emendam. Outros preferem ignorá-la. Os pecadores continuam seguindo os seus caprichos e não se culpam a eles mesmos. Será que o homem foi colocado na terra como um animal, sem qualquer responsabilidade, sem poder de escolha, sem autoridade, sem direitos e obrigações e sem a obrigação de prestar contas? Sentir-se-á dono e senhor de tudo?. Ser-lhe-á dito no Dia do Juízo Final: “Prova o sofrimento, já que tu és o poderoso, o honorável”. Cur’ane 44:49. 
As almas também repreenderão os mais crentes, por terem perdido oportunidades de “amealharem” mais boas acções. E Deus jura pelo tempo: “Pelo tempo! Na verdade, o ser humano está em perdição. Salvo os crentes e os que praticam o bem e se recomendam mutuamente na verdade e na paciência. Surat Al-Asr (o tempo).

Não é possível a existência duma só vida, a terrena, e tudo terminar com a morte. Será que aquele que violou os direitos do seu semelhante e da natureza, que semeou a corrupção e a injustiça, morre sem mais nada acontecer? E aquele que sempre se pautou por uma vida decente e cumpridor da Lei de Deus e que durante toda a sua vida lutou pela causa da verdade e da justiça, sofrendo privações por causa disso, será que não terá direito de ser recompensado? Hazrat Abdullah Bin Umar referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A morte é uma prenda para o crente”. Hakim e Baihaqui. A vida depois da morte é assim necessária para que cada alma receba o que semeou na terra. No Dia do Julgamento Final, Deus perguntará aos descrentes: “Pensais, porventura, que vos criamos por diversão (sem qualquer propósito) e que jamais retornareis a Nós?”. Cur’ane 23:115. Será que foi por acaso que nasceram crianças masculinas e femininas, dando assim continuidade à vida, quando só podiam nascer meninas ou só rapazes, terminando assim com a humanidade? Nada acontece por acaso! 

Todos nós somos responsáveis pelas nossas próprias ações. Mas a responsabilidade individual, não termina com as nossos próprios atos, mas continua devido à influencia que os mesmos possam provocar. Aquele que pratica o mal e transmite esse comportamento aos seus sucessores, irá responder pelos seus pecados e pelos pecados dos seus descendentes. “Quanto a estes que cometem uma obscenidade, dizem: cometemo-la, porque encontramos nossos pais fazendo isso…” Cur’ane 7:28. Aquele que pratica o bem e assim transmite a virtude à sua geração, terá também sua quota parte na recompensa. “Aquele que recomendar e apoiar uma boa causa, terá uma porção nas suas bênçãos, e aquele que apoiar uma má causa, irá responder pela sua parte. E Deus vê todas as coisas”. Cur’ane 4:85.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quando um homem morre, as suas ações chegam ao fim, com excepção de três atos: a caridade contínua (por exemplo um poço, uma escola, que as pessoas continuam a beneficiar), o conhecimento que transmitiu, o qual as pessoas continuarão a beneficiar e um filho piedoso que rezará para ele”. Muslim. 

“Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

In Sha Allah, continua no próximo Juma.

Um bom dia de Juma

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

19/01/2012

2 comentários:

Pedro disse...

Neste inicio de de ano, nos vemos muito na Tv as previsões astrologicas para este ano. Eu vi uma dessas reportagens...sendo que o mesmo dia me deparei com o seguinte:

O Profeta- as bênçãos e paz de Allah o cubra- disse: “quem deslocar-se ao adivinho (apenas por curiosidade), terá as suas orações rejeitadas durante quarenta dias.”
Eu quera saber se quanos nos erramos mas sem saber que o ato é errado o erro continua?

Aproveito para lhe pedir que dê uma olhada na seguinte reportagem http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/01/120119_afeganistao_meninas_dg.shtml
Me diga oque você achou da mesma.

Luiz Carlos da Silva - Hajj Hamzah Abdullah disse...

Meu Irmão Pedro, espero com a ajuda de Allah SW e de meus irmãos sábio muçulmanos tirar sua dúvida.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu,
Meu Caro Irmão Hamza Abdullah,

Meus sinceros votos de que o meu irmão esteja bem de saúde, com o iman (fé) sempre fortalecido. O Iman é como o nosso corpo, necessita de alimentos. Fortificando o Iman, teremos um corpo são, In Sha Allah.
Segundo o versículo 2:286, da ultima parte do surat Al-Baqarah: ".....Não nos condenes se esquecermos ou errarmos...", se foi por falta de conhecimento de que não podíamos consultar um advinho, nada mais do que pedir pedir perdão a Deus e nós O encontraremos Indulgente e Perdoador, desde que não voltassemos a cair na mesma tentação. Mesmo que repetíssemos o mesmo erro e voltarmos a pedir perdão, com sinceridade, porque Deus é Perdoador. Recordam-se daquele homem que matou 100 homens, que morava entre os mais pecadores? arrependido depois do alerta da sua consciencia, procurou um sábio que lhe aconselhou a procurar uma localidade onde viviam pessoas piedosas e de bem. Durante o trajecto, morreu e com o beneplàcito de Deus, o anjo do paraíso resgatou a sua alma ao anjo do inferno. "Minha Clemência abrange tudo". 7:156
Recorrer aos advinhos, é o mesmo que os igualar a Deus e isso é um grande pecado. Deus considerou o "Shirk" como um grande pecado. Só Deus é conhecedor do futuro.

Acerca do artigo referente às meninas no Afeganistão, os procedimentos referidos, são contrários aos ensinamentos do nosso Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Qualquer criança, seja ela menina ou menino, é sempre bem vinda. Os constragimentos vividos pelas famílias Afegãs, são assuntos culturais que chocam com o Isslam. Existem muitos outros procedimentos culturais nos países muçulmanos, que não têm nada a ver com o Islão. Mas felizmente, o Ilm, o conhecimento religioso está a aumentar entre as pessoas e muitas tradições estão a ser deixadas.O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: "Quem sustentar 3 filhas ou mesmo número de irmãs, educando-as e for compassivo com elas, até Allah torna-las auto-suficientes, Allah garante e torna o paraiso obrigatório para ele". Um homem perguntou ao Profeta se o mesmo se aplicava para duas irmãs e ele respondeu afirmativamente e o mesmo também se aplica a uma só filha.
Suráqa Bin Malik referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou: "Não queres que eu te indique a caridade mais virtuosa? É o dinheiro gasto na tua filha (devolvida devido ao divórcio ou morte do marido), não tendo outro sustentador fora do pai". Relato de Ibn Mája.
E Allah Sabe melhor.
Assalamu Aleikom e continue seus estudos a sabedoria nos garante o Paraíso Inshallah