segunda-feira, novembro 28, 2011

A Retidão e a Firmeza


Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Allah, o Senhor do Universo. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único sem parceiros. Presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, Seu escolhido e querido dentre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como aos seus familiares, seus companheiros e aos que seguirem a sua orientação até o Dia do Juízo Final. Amém.

Prezados irmãos:

Allah, Ta’ála, disse: “Em verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Allah, e se firmam, os anjos descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos entristeçais; outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido!” (41:30).

Os teólogos muçulmanos abordaram o significado da retidão e da firmeza e a sua importância. O Imam Hassan Al Basri disse: “Firmaram-se na determinação de Allah, obedecendo-O e se negaram desobedecê-Lo.” O Fadhil Ibn Aiyadh (RA) disse: “É abster-se do Mundo efêmero, e o desejo pela eterna Vida Futura.” O Imam Ibn Al Qayim (RA) a resumiu da seguinte forma: “A retidão é uma palavra abrangente quanto a todos os preceitos da religião. É o firmar-se entre as Mãos de Allah, sincera, verídica e lealmente. A retidão está ligada às afirmações, aos atos, às situações e às intenções. A retidão para Allah, por Allah e sob a ordem de Allah.

O Imam Al Qurtubi (RA) disse: “Firmar-se, ou seja, equilibram-se na obediência a Allah, com crença, palavra e ato, e persistem nisso.”

O Imam Ibn Taimiya (RA) disse: “A maior honra é apegar-se à retidão.”

Devido à importância da retidão e de firmeza quanto aos preceitos de Allah e à Sua obediência, o crente pede a Allah, diariamente, em suas orações, dezessete vezes, para firmá-lo na Senda Reta. Allah, Ta’ála, diz, na Surata Al Fátiha: “Guia-nos à senda reta, à senda dos que agraciaste, não à dos abominados, nem à dos extraviados.”

Allah, exaltado seja, ordenou ao Seu Profeta e à sua comunidade a se firmarem na retidão. Ele disse em Seu Livro Sagrado: “Sê firme, pois, tal qual te foi ordenado, juntamente com os arrependidos, e não vos extravieis, porque Ele bem vê tudo quanto fazeis.” (11:112).

Não devemos estranhar que o Profeta (S): “A Surata Hud e suas vizinhas embranquiçaram-me os cabelos.” Por que ele disse isso? Porque ela contém a ordem de se firmar na retidão, e isso exige do ser humano uma luta renhida contra si mesmo e contra o demônio. A esse respeito, narra-se que um homem foi ter com o Rassulullah (S) e lhe pediu: “Ó Rassulullah, diga-me algo do Islam que não preciso perguntar a ninguém mais.” Ele lhe disse: “Diz: creio em Allah, e se firme nisso.”

A retidão e a firmeza significam a proteção ao testemunho de que não há outra divindade além de Alllah e que Mohammad é o Rassulullah, e agir para isso, convocar para isso até morrer e ser ressuscitado. O Rassulullah (S) disse: “Se as últimas palavras da pessoa forem: Não há outra divindade além de Alllah, ingressará no Paraíso.

A retidão significa permanecer firme na prática das cinco orações em seus devidos tempos. Que a oração ser mais querida para a pessoa do que o mundo e o que ele possui. O Rassulullah (S) costumava dizer: “Faça-nos descansar com ela (A oração), ó Bilal.” O atendimento aos mandamentos de Allah e o afastamento das Suas proibições fornecem ao servo a felicidade neste mundo. Isso concretiza o que o versículo sagrado diz a respeito dos anjos “os anjos da misericórdia”, na hora da morte, anunciando aos firmes na retidão para não temerem pelo seu futuro nem pelo que os espera após a morte. Dirão para não se entristecerem pelo que deixaram no mundo, porque estarão com allah e por Allah. Os anjos irão anunciar-lhes devido às palavras firmes no túmulo, ao responderem aos dois anjos: “Allah é o meu Senhor, o Islam é a minha religião, Mohammad é o meu Profeta.” Assim, irão anunciar-lhes o Paraíso, a Última morada.

Pedimos a Allah que nos torne dos que seguem a retidão e se firmam nisso, elevando o estandarte do Islam em todo lugar.

Que Allah os abençoe a todos e nos proteja de todo o mal.

-- 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: