terça-feira, março 15, 2011

As Conseqüências Negativas da Raiva

Em nome de Allah o Clemente e Misericordioso!

Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Joanna de Ângelis aponta o desenvolvimento moral e psicológico do indivíduo como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.

A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expressão da irritabilidade e agressão humana. Outros nomes como fúria, ira, cólera, ódio, crueldade, etc. aplicam-se à distintas formas ou modulações desse sentimento que enquanto expressão do instinto de agressão é extensível aos demais vertebrados

Diferentes origens :A raiva pode ter diversas origens, tais como:

O desejo de vingança: Quando alguém foi de alguma forma insultado, ou prejudicado por outra pessoa, e sente o desejo que ela sinta o mesmo que está sentindo.

A inveja: Uma pessoa pode sentir raiva de outra pelo fato desta ter algo que aquela gostaria para si, no entanto, como não possui recursos próprios para adquirir estes objetos de desejos, e pela sua imaturidade moral, passa a sentir raiva de quem os têm.

O ego: Uma pessoa pode sentir raiva de uma outra pelo fato desta ter afrontado ou ridicularizado o seu ego. A raiva, neste caso, é uma tentativa de proteção ao impor-se uma postura agressiva diante da afronta.

O instinto de superioridade: Uma pessoa que no seu íntimo tem a falsa percepção de superioridade em relação aos demais, quando se vê em uma situação em que não é compreendida ou aceita como gostaria que o fosse, utiliza-se da raiva como mecanismo de evasão dos seus instintos violentos, afligindo a todos que encontram-se ao seu lado.

A família: Pode ocorrer quando os pais não dão a devida atenção aos filhos, desinteressando-se pelos problemas que venham a afligir a prole. Inconscientemente o indivíduo começa a ressentir-se, o que ao longo dos anos pode gerar raiva acumulada.

O trânsito: Segundo Joanna de Ângelis (2005), é bem comum acidentes automobilísticos devido a "raiva malcontida" de motoristas que não se conformam em serem ultrapassados por outros carros, e ao invés de facilitar a ultrapassagem terminam expondo o outro automóvel a perigos que podem resultar em um acidente.

Conseqüências
Estilização de um rosto expressando raiva, muito usado em quadrinhos e na Internet.A raiva é como uma doença que vai corroendo de dentro para fora, e que causa diversos prejuízos físicos, mentais e espirituais para o próprio enfermo e para as pessoas que a este acompanham.

Como conseqüências da raiva podemos ter:

A violência verbal.

A violência física.

O Ódio, que consiste numa ênfase de raiva, que geralmente dura mais tempo e acompanha um desejo contínuo de mal a alguém.

O comportamento agressivo, que se dá quando o indivíduo assume uma postura contínua de mau humor e raiva, pode ter sua origem em pequenas frustrações que no decorrer da vida se acumulam, e que não foram superadas através de diálogos compreensivos e do perdão ao próximo e a si mesmo.

O perdão consiste em desistir de qualquer ressentimento quando se é, de alguma forma, prejudicado. Por isso existe quem considera o ato de perdoar como uma possível "cura" para a Raiva.

No corpo humano a raiva gera problemas no sistema nervoso central, disfunção das glândulas de secreção endócrina, distúrbios no aparelho digestivo e desequilíbrio psicológico.

Sendo a Religião Islâmica um código de vida completo não poderia se furtar a esse assunto. Vários sábios emitem sua opinão a respeito, e , todos são unânimes, de que quando a intelegência humana é aplicada devidamente o .da raiva é soprepujado. Vamos ver o que nos diz esse Imam (líder de uma comunidade islâmica) a respeito

O papel da inteligência na comunicação humana

Allah, Exaltado seja, confirma a necessidade do estabelecimento de relações entre os indivíduos, comunidades e nações, apesar de sua diversidade. Além disso, devemos basear essas relações na racionalidade, no diálogo, bem como na prática, na intelectualidade, espiritualidade e na comunicação, longe de qualquer forma de tensão e agitação que só iria complicar ainda mais as questões, assim, Allah eliminou as tensões do fanatismo, separação e desacordo para com a sociedade.

O Islam se esforça para evitar a raiva, tanto quanto possível, e tenta contê-la, pois se isso não ocorrer, passam a destacar os resultados diversos da raiva e as repercussões por ela causadas, especialmente quando se transforma em raiva descontrolada, tendo em mente que a raiva resulta na queda do valor mais importante do homem, o intelecto, pois é narrado que o mensageiro de Allah (saas) disse: "O intelecto distingue o homem", e é narrado que o Imam Ali (as) disse: “O intelecto é o mensageiro da verdade”, é o meio para alcançar o paraíso.

A raiva e a loucura
Várias tradições descrevem a raiva como um caso de insanidade temporária. O Imam Ali (as), disse: "Proteja-se contra a raiva, pois o seu início é a loucura e seu fim é o remorso." O Imam Ali (as) disse: "Aquele que é capaz de fazer o certo é aquele que evita a raiva", e é narrado que o Imam Assadeq (as) disse: "Aquele que não controla sua raiva não controla sua mente."

Portanto, a raiva abre as portas do mal amplamente, como o Imam Assadeq (as) disse: "A raiva é a chave para todo o mal". Além disso, a raiva divulga todos os defeitos ocultos, como o Imam Ali (as) disse: "A raiva é o pior inimigo, que revela falhas, e aproxima-se do mal e distancia do bem." Um poeta também disse: “Para saber os profundos segredos do seu amigo, deixe-o com raiva Pois existem duas maneiras de divulgar segredos: a embriaguez e a raiva."

A raiva é um mal
A raiva provoca vários efeitos negativos, incluindo o de arruinar a vida do homem, da sociedade e da nação, pois é narrado que o Imam Ali (as) disse: "A raiva é um mal, quando desencadeado, ela irá destruí-lo", e o Imam Assadeq (as) disse: "Em verdade, a raiva é uma faísca acessa por satanás no coração humano." Mesmo aquele que goza de sabedoria e tolerância perderia sua posição uma vez que a raiva o dominasse, pois o Imam Assadeq (as) disse: "A ira aniquila o coração do sábio."

Para provar isso, não é necessário fazer estatísticas extensas, pois é suficiente visitar os tribunais e analisar as razões por trás dos casos de divórcio, visitar as prisões para descobrir as causas dos problemas de assassinatos e agressões, e observar o que acontece entre os vizinhos e entre as pessoas nas ruas. Vamos descobrir que a raiva tem um papel significativo em toda essa confusão e nos problemas que controlam a nossa realidade.

Eliminar as causas da raiva
Na verdade, há uma grande necessidade de eliminar todas as causas que podem levar a estados de raiva e agitação, sabendo que tais estados podem se impor sobre a realidade do homem, como um resultado da atmosfera circundante, seja na política, segurança, economia, ou mesmo na saúde. O homem necessita de uma forte vontade que o leve para longe dos estados de agitação e de raiva, o que lhe permite analisar o melhor caminho para enfrentar essa realidade.

As tradições enfatizam que é importante o homem possuir a capacidade de reter a sua ira se uma determinada situação irritá-lo, o que significa que ele não deve deixar sua ira definir as suas palavras e comportamento com os outros, por conseguinte, as tradições consideram que o homem forte é aquele que controla sua raiva. Certa vez, o mensageiro de Allah (saas) passou por um grupo de pessoas envolvidas em uma competição de levantamento de uma pedra pesada. Ele perguntou-lhes sobre ela, e eles responderam que queriam saber quem era o melhor.

O mensageiro de Allah (saas) disse: "Devo dizer-lhe quem é o mais forte?! É aquele que se contenta, e que não vai deixar o seu prazer conduzi-lo ao pecado. E aquele que mesmo irritado não deixará de ser justo”. E foi narrado que o Imam Baqir (as) disse: "Aquele que reprime sua raiva, mesmo depois de ter poder (de retaliação), Allah encherá seu coração com fé e o salvará do terror do Juízo Final". Nós concluímos que o ato de não retaliar é um dos significados do temor a Allah, pois é narrado que o Imam Ali (as) disse: "Quem teme a Allah não irá desencadear sua ira".

Sublime moral
O Imam Ali Bin Al-Hussein (as) demonstrou espiritualidade, quando um homem veio até ele e lhe disse que alguém tinha dito coisas impróprias sobre ele e tinha o amaldiçoado, ouvindo isso o Imam disse: "Vamos resolver isso." Em sua trajetória, o Imam recitava o seguinte verso: "E aqueles que reprimem a (sua) a raiva e perdoam, Allah está com ele, porque Allah ama os benfeitores." Quando o Imam (as) se aproximou, o homem ficou com medo, porém, o Imam o tranqüilizou e disse: "Se o que você disse é verdade, então eu peço a Allah que me perdoe, mas se não for, então Allah poderá perdoá-lo." O homem disse: "O que eu disse não é verdade, por isso peço a Allah que me perdoe". Este homem passou a ser uma das pessoas mais leais ao Imam Sajjad.

Devemos assumir o controle e não deixar a raiva penetrar em nossas mentes e vidas. Além disso, não devemos permitir que aqueles que visam incitar conflito político e religioso entre nós tenham sucesso, pois eles iriam explorar o estado de tensão e ansiedade nas nossas sociedades, e tentar elevar o nível dessas tensões em todos (os individuais e os sociais).

Nós só conseguiremos enfrentar tal realidade se recorrermos à força de vontade, e tratando-se mutuamente sobre o fundamento do direito e da paciência, e frustrando as tentativas de incitar dissensões, apesar das tensões e, desse modo garantir e preservar os seus direitos e fazer florescer a sua vida. E só então, nossa mente seria capaz de pensar corretamente e com clareza e a fé iria controlar a nossa realidade e toda situação, e nós seríamos capazes de agir em virtude de um plano, através do qual nós seríamos capazes de saber mover, o que garante o nosso sucesso neste mundo e no outro.

Assalamu Aleikom war matulahi wa baraketu

 Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Raiva_(sentimento)- Alcorão e Sunnah

Nenhum comentário: