sábado, fevereiro 27, 2010

Rabi´i al awal, MES DO NASCIMENTO DO PROFETA MUHAMMAD SAAS

Toda pessoa é interrogada em seu túmulo. São feitas três perguntas, se as respostas forem satisfatórias, será salvo, e se não forem será condenado, uma dessas perguntas é: Quem é o seu profeta? Poderão responder corretamente a esta pergunta apenas as pessoas a quem Allah conceder cumprir as condições deste testemunho ao longo de suas vidas e a quem Allah firmar e inspirar em seu túmulo de maneira a colher o benefício deste testemunho na Derradeira Vida, no dia em que não beneficiarão bens nem filhos. E estas condições são:

1- A obediência ao Profeta Muhammad (saas) no que ele ordenou: A obediência ao Profeta (saas) é uma ordem de Allah, exaltado seja, no Alcorão: “Quem obedece ao Mensageiro obedece a Allah” (4:80). Também disse: “Dize: se verdadeiramente amei a Alah segui-me! E Allah vos amará” (3.31). A absoluta entrada no Paraíso está relacionada à absoluta obediência ao Profeta (saas), porque ele disse: “Toda a minha nação entrará Paraíso, exceto quem se recusar”. Perguntaram-lhe: “Ó Mensageiro de Allah, quem haveria de se recusar?”. Respondeu: “Quem me obedecer entrará no Paraíso e quem me desobedecer estará se recusando” (Al Bukhari). Quem ama o Profeta (saas), segue os seus ensinamentos, porque a obediência é fruto do amor, e quem alegar que ama o profeta sem seguir os seus ensinamentos e obedecê-lo é mentiroso em sua alegação.

2- Acreditar no que ele informou: Quem negar algo que foi certificado como parte da mensagem do Profeta (saas) por desejo ou capricho, estará desmentindo a Allah e ao Seu Mensageiro, porque Allah informou que o Seu Mensageiro (saas) não erra nem mente porque tem a guia e a revelação de Allah: “E não fala por capricho. É, tão somente, uma revelação revelada” (53:3-4)

3- Abandonar o que ele proibiu: começando com o pecado mais grave, a idolatria (shirk), passando pelos pecados maiores e os destrutivos, terminando com os pecados menores e as ações detestáveis (makruhat). De acordo com o amor ao Profeta (saas), a fé do muçulmano cresce, e se a sua fé cresce Allah o faz gostar dos atos piedosos, e o faz detestar a incredulidade, a desobediência e o pecado.

4- Não adorar a Allah senão da maneira que Ele estabeleceu através de Seu Profeta (saas): A regra geral nos atos de adoração é a atenção, pois não é permitido adorar a Allah senão da maneira que o Profeta (saas) transmitiu, porque ele disse: “Quem fazer uma ação que não está estabelecida será recusado” (Musslim). Importante: Saiba que o amor ao Profeta (saas) é obrigatória, e não basta apenas amar a ele, mas é imprescindível que ele seja mais querido a ti do que tudo, eu tenho que amá-lo mais do que amo a mim mesmo. E quem gosta de algo ou alguém dá prioridade a ele e age de acordo com suas palavras. Portanto, quem é verdadeiro em seu amor ao Profeta (saas) tem sinais aparentes representados no seguir da sua tradição (sunnah) em suas palavras e ações, obedecendo as suas ordens e abandonando o que ele proibiu, comportando- se de acordo com a sua moral na adversidade e na facilidade, na atividade e na fraqueza. O obedecer e seguir o Profeta (saas) é o fruto do amor por ele e sem o obedecer e o seguir este amor não é verdadeiro.

E o amor pelo Profeta (saas) tem vários sinais, dos quais podemos citar: Lembrar do Profeta freqüentemente e pedir a Allah que a paz e as bênçãos d´Ele estejam com o Profeta, pois quem ama alguém se recorda dele freqüentemente. E dentre estes sinais: Desejar encontrar-se com ele, pois todo amado sente saudades de quem ama. Também: Honrá-lo e respeitá-lo quando for lembrado o seu nome. Disse Isaac: “Os companheiros do Profeta (saas), cada vez que se recordavam dele permaneciam humildes, suas peles se arrepiavam e choravam”.

Também: Detestar que o detesta, ter inimizade contra quem é seu inimigo, evitar quem contraria a sua sunnah e inova na religião entre os inovadores e os hipócritas. Também: Amar a quem ama o Profeta (saas), sua família, suas esposas, seus companheiros, os Muhajirin (imigrantes) e os Anssar (auxiliadores), detestar quem os detesta e declara o ódio contra eles e os insulta. Também: Seguir o seu nobre comportamento e educação, pois sua moral e comportamento eram os mais sublimes. Disse A’ishah (ra): “Seu comportamento era o Alcorão”, ou seja, ele agia exatamente de acordo com as ordens dirigidas a ele no Alcorão.

Quanto às qualidades do Profeta (saas): Ele era o mais valente, principalmente nas lutas, era o mais generoso, e era mais exímio na generosidade no Ramadhan, era o ser humano mais sincero no conselho para a humanidade, o mais tolerante, jamais se vingava para a sua pessoa, mas era o mais exigente e restrito na ordem de Allah, o mais humilde com reverência, o que tinha mais vergonha, o melhor homem no trato com sua família, o ser humano mais misericordioso para com os seus semelhantes... entre muitas outras qualidades.

Rogamos a Allah que nos oriente a seguir o exemplo de Seu mensageiro.

Fonte: Centro Islâmico de Foz do Iguaçu

Nenhum comentário: