segunda-feira, abril 12, 2010

O GOVERNANTE JUSTO

Em tempos que se preparam uma eleição importante no país vale a pena discorrer sobre o "Governante Justo". E se você muçulmano ou não, quiser um exemplo de um governante justo, não precisa fazer pesquisas nós lhes apresentamos o mais justo de todos. O Profeta Muhammade SAASW! Vejam na Khutubh proferida no Masjid de Cuiabá no dia 09/04/2010 durante o Salat Jumua ( Oração de Sexta-Feira).

O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro.

Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

Ademais! Queridos irmãos e irmãs no Islam, o mensageiro de Deus (s) nos relatou sete tipos de pessoas dos quais estarão sob a sombra do Trono do Misericordioso no Dia do Juízo Final; quando o sol estiver muito próximo de suas cabeças. Esta narrativa está presente nos dois livros de Bukhari e Muslim. Disse o Mensageiro de Deus (s): “Sete indivíduos serão aqueles que estarão à sombra de Deus no Dia do Juízo Final, quando não haverá outra sombra a além da d’Ele. São: O governante justo; o jovem que passou sua juventude adorando e servindo à Deus, o Senhor da Honra e da Gloria; aquele que tiver o coração permanentemente ligado a mesquita; duas pessoas que se amam por amor a Deus; se juntam para aprazer a Deus e se separam para aprazê-lo; aquele que for incitado a cometer um pecado por uma bela mulher e não aceitar, dizendo: temo a Deus; aquele que faz caridade em segredo, sem se mostrar, de tal forma que sua mão esquerda não sabe o que a direita dá; e aquele que se lembra de Deus com tanta solicitude, que seus olhos se enchem de lágrimas.”

Hoje, o assunto a ser abordado é o governante justo. E temos no Mensageiro de Deus o melhor exemplo de justiça. Ele foi dentre todas as criaturas de Deus o mais justo com seus familiares, com seus companheiros e com seu povo.

Aicha ® relatou acerca da ocasião de um roubo praticado por uma mulher da tribo de Makhzum, que por isso foi condenada. Os coraixitas se encontravam muito preocupados com a questão, e se perguntavam: Quem será que poderá interceder por ela junto ao Mensageiro de Deus (s)? Alguém disse: Ninguém poderá interceder a não ser Usama Bin Zaid, pois ele é o mais querido do Profeta (s). Assim foi que Usama intercedeu por aquela mulher junto ao Mensageiro de Deus (s), que disse: “Acaso pretendes interceder ante uma sentença prescrita por Deus?” Então ele (s) se levantou e admoestou as pessoas, nestes termos: “O que levou os povos anteriores a vós à perdição e destruição foi o fato de que deixavam livre o nobre que roubava, ao passo que condenavam o fraco que roubava. Juro por Deus que se Fátima, a própria filha de Mohammad, tivesse roubado, ter-lhe-ia cortado a mão!”

E certa vez, quando o Profeta Mohammad (s) estava com seus companheiros disse-lhes: Aquele que se sentiu injustiçado por mim que venha reivindicar a justiça nesta vida antes da outra. Então um dos companheiros se levantou e disse: Eu fui injustiçado. Perguntou o Profeta (s): Qual foi a injustiça que pratiquei contra você? Respondeu: Bateste-me na minha barriga com o Miswak. Então o Profeta se levantou e pediu ao companheiro para se aproximar e bater com o Miswak. O companheiro disse: Minha barriga estava exposta. O Mensageiro expos sua barriga para que o companheiro batesse, mas para a surpresa de todos, o companheiro ao invés de bater ele beijou a barriga do Profeta (s). Então o Profeta lhe perguntou: Por que você fez isto?

Respondeu: Eu ouvi sua narrativa em que disseste: “Aquele que sua pele tocar a minha pele não será tocado pelo fogo no Dia do Juízo Final, por isso quis que minha pele tocasse a sua.

AbuLLAH Bin Amr Bin al’As ® , relatou que o Mensageiro de Deus (s) disse: “Os justos se encontraram perante Deus, sobre estratos de Luz. São os imparciais em suas sentenças, e em suas famílias, bem como nas responsabilidades a que foram incumbidos.”

E Auf Ibn Málek ® relatou ter ouvido o Mensageiro de Deus (s) dizer: “Os melhores dentre vós, governantes, são aqueles que são amados pelo povo, e que o ama em troca. Imploram a Deus por ele, e ele implora a Deus por eles, em troca. E os piores dentre vós, governadores, são aqueles que detestam o povo, e são detestados pelo povo. Maldizem-no e são malditos em troca.” Perguntamos-lhe (continuou Málek): Ó Mensageiro de Deus, poderíamos nós, sublevar-nos contra eles?” Disse: “Não, desde que mantenham a celebração das orações.”

Maquel Ibn Yasser ® relatou que ouvira o Mensageiro de Deus (s) dizer: “Quando Deus nomeia alguém auteridade sobre um povo e ele o trai, Deus lhe proibirá a entrada no Paraíso.”

E Aisha ® relatou: “Tenho ouvido, nesta minha casa, O Mensageiro de Deus (s) dizer: “Senhor, sê intransigente com aquele que, ao adquirir um cargo de autoridade, na minha nação, for intransigente para com ela. E sê benevolente com aquele que, ao adquirir um cargo de autoridade, na minha nação, for benevolente para com ela.”

O mensageiro de Kissra, rei da Pérsia, veio até Madina para ver a Omar, o governante dos muçulmanos, veio ver sua situação e sua nação, pois era temido e respeitado por todos no mundo. Imaginava encontrar um castelo, seguranças, serventes, etc., porém, quando veio não encontrou nada disso. Perguntou à população: "Onde posso encontrar o rei de vocês?", "Não temos rei, temos um amir", responderam. E disseram que está pela cidade. Procurou-o até que o encontrou dormindo na areia do deserto debaixo do sol, com o suor a escorrer de seu corpo. Parou espantado e pensou consigo mesmo: "Este é o homem respeitado e temido por todos os reis, e que não tomam decisão sem fazer conta da sua presença!?". Depois concluiu inteligentemente: "Mas Omar, você governou, promoveu justiça, e assim teve segurança e, pode dormir". Concluiu que a justiça resultou na segurança e tranqüilidade da nação que tinha no governante justo a confiança e o respeito. Assim eles nos ensinaram a justiça que tanto o mundo procura atualmente e que está ocultada nas páginas da história islâmica da qual até mesmo nós muçulmanos não temos grande conhecimento.

Outro exemplo de justiça sincera que começou com a justiça no conhecimento e adoração a Deus e depois na observação das leis de Deus e resultou num governo e comunidade justos... Omar, tinha no seu governo Amr ibn al Ass como seu representante e governante no Egito. O filho de Amr agrediu um egípcio e este, logo enviou uma carta para o Emir, Omar. Quando a recebeu, logo ordenou que Amr viesse com seu filho até Madina. Encontraram-se em Madina Amr, seu filho, o egípcio e Omar e, o agressor confessou perante Omar ter agredido aquele homem. Omar, imediatamente, deu um chicote para o egípcio para que o agredisse como havia sido agredido. Após ter descontado sob a ordem do Emir dos crentes, Omar disse-lhe: Agora, bata nas costas de Amr. O homem disse: "Ó Emir dos crentes, já agredi quem me agrediu". Então, Omar concluiu: "Por Allah, se você o tivesse feito, não te impediria, pois ele só te agrediu por causa do poder de seu pai (Amr)"Depois se dirigiu a Amr e disse: "Ó Amr, desde quando vocês escravizam as pessoas sendo que suas mães deram a luz a eles livres!?".

Foi este mesmo Omar quem certo dia disse: "Se uma besta se perder no Iraque temo que Allah me interrogue no dia do juízo: por que não arrumastes o caminho para ela". Vejam só queridos irmãos e irmãs eles temiam até mesmo a injustiça com os animais, como não poderiam governar com justiça e ser exemplos eternos de vida individual, social e política.

Assim ensinaram a justiça ampla e duradoura do Islam aos muçulmanos até o fim dos tempos.

Que Allah nos conceda um líder justo, um governante imparcial, um homem benevolente, que ame a nação islâmica e que seja amado por ela. Amin! Ua Salamu Alaikum.

--
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: