sexta-feira, dezembro 18, 2009

A INJUSTIÇA‏

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados.

Diz ALLAH O ALTÍSSIMO na surat ANNISSÁ 40:

“Deus não frustará ninguém, nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo; por outra, multiplicará toda a boa ação e concederá de Sua parte, uma magnífica recompensa..”

E testemunho que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus. Disse O Profeta Mohammad (saaws):

“Sejam temerosos quanto à injustiça; pois em verdade a injustiça será a escuridão no dia do Juízo final.” Relatado por Muslim.

Caros irmãos, o assunto abordado hoje é a injustiça. Faz-se necessário definir a injustiça e classificá-la para que possamos entender seu significado do ponto de vista de nossa religião. A injustiça ou opressão significa transpassar os limites definidos e imposto por ALLAH, louvado seja, e rejeitar as orientações das tradições do Seu Mensageiro (saaws).

E ao transpassar esses limites o individuo pode ser injusto com ele mesmo, com terceiros e com seu Criador. Ser injusto com nós mesmo é uns dos piores tipos de injustiça, pois se transpomos os nossos limites desrespeitamos os direitos alheios.
A esse respeito disse o Mensageiro de ALLAH (saaws): “Quem é injusto com as pessoas é notável que é injusto; porém quem é injusto com si mesmo é mais injusto ainda.”
ALLAH, O JUSTÍSSIMO, nos impõe em Seu Livro Sagrado Leis que aperfeiçoam o caráter humano em todas as formas de relacionamento (seja ela individuo com seu Criador ou individuo com individuo) e assim nos protege contra a injustiça.

ALLAH prescreveu a Oração, o Jejum, a Caridade a Peregrinação e nos proibiu a pratica de tudo que é considerado ilícito, como mentir, roubar, prestar falso testemunho, ser negligente nas obrigações religiosas etc.

A maior injustiça que alguém possa cometer contra si mesmo é associar algo ou alguém à ALLAH. Diz ALLAH O SAPIENTÍSSIMO na surat Lucman 13:

“Recorda-te de quando Lucman disse ao seu filho, exortando-o: Ó filho meu, não atribuas parceiros a Deus, porque a idolatria é grave iniqüidade.”

Caros irmãos praticar a religião com ostentação, para que digam que fulano é religioso, é uma forma associação, portanto devemos ser sinceros em nossas praticas religiosas para agradar única e exclusivamente a ALLAH.

Abu huraira (raa) relatou: “O mensageiro de Deus (saaws) disse: ALLAH não observará vossos corpos ou vossas aparências, mas sim os vossos corações e as vossas obras.”

E ALLAH louvado seja proibiu o ser humano de ser injusto com outro ser humano mesmo que ele não seja muçulmano. Diz ALLAH num relato sagrado:

”Ó servos Meus! Eu proibi a injustiça para Mim e a fiz proibida entre vós, portanto, não sejam injustos com os outros. Ó servos Meus! Todos vocês encontram-se desviados exceto aqueles quem Eu guiar, portanto busquem a diretriz em Mim que Eu vos guiarei.

Ó servos Meus! Todos vocês encontram-se famintos exceto aqueles quem Eu alimentar, portanto busquem o alimento em Mim que Eu vos alimentarei. Ò servos Meus! Todos vocês encontram-se despidos exceto quem Eu o vestir, portanto busquem as vestes em Mim que Eu vos vestirei. Ò servos Meus! Todos vocês cometem pecados durante o dia e durante a noite; e Eu perdôo todos os pecados, portanto busquem o perdão em Mim que Eu vos perdoarei. Ò servos Meus! Todos vocês são incapazes de Me causar algum mal ou Me proporcionar algum beneficio. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos fossem como o mais religioso dos corações dentre vós; isso, não aumentaria em nada o Meu reino. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos fossem como o mais perverso e nocivo dos corações dentre vós, isso não diminuiria em nada o Meu reino. Ó servos Meus! Se desde o primeiro dentre vos até o ultimo dentre vos, e todos humanos juntos e todos os espíritos juntos ficassem no mesmo local e Me pedissem, e se Eu agraciar cada um deles todos os seus anseios e desejos. Então isso não reduziria o que Eu possuo, exceto a mesma porção de água que é retirada do mar com o mergulho de uma agulha. Ó servos Meus, isto é nada mais que seus atos que Eu relato para vocês e depois Eu os recompenso de acordo com vossas ações.

Portanto, aquele que achar melhor louvar ALLAH ;que o faça, e aquele que achar algo
melhor que isto; pois que não culpe ninguém a não ser a si mesmo.Mohammad (saaws) disse: “ Aquele que tiver praticado uma injustiça contra a honra de seu irmão ou qualquer outra coisa, deve pedir seu perdão hoje antes que venha o dia em que não tenha um dinar ou um dirham.”

E disse também no seu ultimo sermão de sexta-feira:
“Os vossos sangue, os vossos dinheiro, e vossas honra é tão sagrado para vos quanto este dia neste mês e neste pais.”
Numa outra narrativa O Profeta Mohammad advertiu as pessoas a não cometer injustiça de forma coletiva e disse:

Em verdade, ALLAH adia a punição do injusto, mas quando o pega não o absolve, e em seguida leu o seguinte versículo da surat HUD:

“E assim é o extermínio (vindo do teu Senhor), que extermina as cidades por suas iniqüidades. O Seu extermínio é terrível, severíssimo.”

Caros irmãos a injustiça tem como conseqüência um castigo doloroso para o individuo e para sociedade.
ALLAH louvado seja jurou dizendo: “Juro pela Minha majestade que vingarei do injusto, cedo ou tarde seja, e me vingarei daqueles que viram um injustiçado; e mesmo podendo, não o protegeram”.

Caros irmãos de fé devemos ser temerosos quanto à prece de um injustiçado, pois entre a sua prece e ALLAH não á obstáculo algum.

O Mensageiro de ALLAH (saaws): recomendou a Muadhz bin Jabal antes de se dirigir ao Yamen para governá-la:

“Seja temente quanto a prece do injustiçado, pois entre ela e ALLAH não existe obstáculo algum.”

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah (SW) do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah! (Louvado Seja Allah (SW).

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH Ua Baraketuhu.
Contribuição do Irmão Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: