quarta-feira, agosto 26, 2009

OS FRUTOS DA FÉ

Louvado seja Allah. Nós O louvamos muito, em gratidão e bênção, pelas suas inúmeras dádivas e benevolências. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, o Absoluto, Que não gerou ou foi gerado e não há ninguém igual a Ele. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, o escolhido e o mais amado entre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

IRMÃOS MUÇULMANOS

A crença em Allah, Ta’ála, é a maior dádiva que Allah concedeu ao servo. A fé move o ser humano para a prática do bem e o afasta da prática do mal, incentiva-o com a promessa do Paraíso e o adverte quanto aos desejos. A fé é que incentiva a pessoa a pensar constantemente na Outra Vida e agir para obtê-la.

Allah, Ta’ála, disse em Seu Livro Sagrado: “Porém, Allah vos inspirou o amor pela fé, e adornou com ela vossos corações e vos fez repudiar a incredulidade, a impiedade e a rebeldia. Tais são os sensatos.” (49:7).

Quando o amor é completo dentro do coração do servo pela fé, ele se lança na prática do bem e se afasta da maldade. Ibn Umáma (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Quem amar por Allah, odiar, dar, e privar por Allah, completará a sua fé.” (Compilado por Abu Daoud e verificado por Al Albáni).

Há uma verdade de que não há um coração que crê em Allah que não possui o bem. Porém, a fé aumenta e diminui. Há corações que desejam a Allah, porém, não conseguem se livrar do amor ao mundo e seus atrativos.

Os nobres companheiros do Profeta (S) conseguiram o equilíbrio difícil: “Eram adoradores durante a noite, guerreiros durante o dia.” Eles vincularam seus corações à Outra Vida, ao amor a Allah, desejando o Paraíso e o temendo o Inferno.

Ibn Mass’ud (R) disse aos seus companheiros: “Vocês jejuam e praticam mais do que os companheiros do Rassulullah (S), mas eles foram melhores do que vocês.” Perguntaram: “Em que?” Ele respondeu: “Eles desprezavam mais ao mundo e gostavam mais da Outra Vida.”

A reforma dos corações com a fé deve ser o objetivo de todo crente, homem e mulher, devido às palavras do Rassulullah (S): “Sabei que há no corpo humano um pedaço de carne; quando este está saudável, todo o corpo fica saudável, e quando está doente, todo o corpo fica doente. É o coração.” (Hadice compilado por Bukhári e Musslim).

O Rassulullah (S) também disse: “Deus não Se incomoda com os vossos corpos nem com as vossas imagens, mas sim, com os vossos corações e as vossas ações.” (Hadice compilado por Bukhári e Musslim).

A consolidação da fé nos corações impulsiona o ser humano a abandonar os pecados e almejar a obediência, impulsiona-o a desprezar o mundo e se ligar à Outra Vida. Isso é demonstrado pela atitude do Profeta (S) que começou a sua missão com os seus nobres companheiros educando-os na fé. É o que devemos fazer com os nossos filhos e nossos jovens.

Aicha (R) relatou: “A primeira coisa revelada do Alcorão foi o texto que falava do Paraíso e do Inferno. Quando as pessoas ingressaram no Islam, foram revelados os versículos a respeito do lícito e do ilícito. Se esses tivessem sido revelados antes, não teriam deixado a fornicação. Teriam dito: Não abandonamos nunca a fornicação. Se no início tivesse sido revelado para não ingerirem bebidas inebriantes, teriam dito: Nunca vamos deixar de consumir bebidas inebriantes. Foram revelados ao Profeta (S), enquanto eu era criança: “E a Hora (do Juízo) é uma promessa, e ela será mais grave e mais amarga.” (54:46). A Surata Al Bacará e An Nissá só foram reveladas quando eu já era a sua esposa, em Madina.” (Bukhári).

Esse hadice demonstra que Allah começou com a educação dos companheiros do Rassulullah (S) na fé, citando a Outra Vida, o Paraíso e o Inferno. Quando a fé se consolidou, foram revelados os versículos quanto às leis, em Madina Munauwara.

Isso demonstra, também, a necessidade do desenvolvimento da fé nos corações e a começarmos com ela, se desejarmos reformar a nossa comunidade islâmica. Devemos vincular os nossos corações a Allah, Ta’ála, aumentando o amor a fé a Ele em nossos corações.

Os povos anteriores ao Islam confirmaram esse significado com as narrativas a respeito de Moisés e Jesus (AS). O mais importante dos conselhos: “A amar a Deus com o coração, com a mente e com a intenção. Essa é a verdadeira crença de Abraão que é a base da lei da Tora, do Evangelho e do Alcorão.

A pessoa sente o fruto da fé quando ama a Allah com todo o coração. Allah, Ta’ála, diz: “Os crentes só amam fervorosamente a Allah.” (2:165).

Os primeiros frutos da fé é a pessoa cobiçar o que Allah nos oferece. Toda vez que o amor a Allah é maior, a esperança n’Ele se torna maior, pois Allah não castiga quem O ama. Allah, Ta’ála, disse a respeito dos judeus quando disseram: “Somos os filhos de Allah e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados?” (5:18), Ou seja, se vocês fossem prediletos de Allah não os castigaria por seus pecados.

O Rassulullah (S) disse: “Por Allah, Ele não introduz quem O ama no Inferno.”

Sufian Al Sauri costumava dizer: “Não gostaria que fosse julgado por meu pai, pois Allah é melhor para mim do que meu pai.”

Abdullah Ibn Mubárak disse: “Fui ter com Sufian Al Sauri na noite de Arafa quando ele estava de joelhos com os olhos cheios de lágrimas. Ao vê-lo daquele jeito, chorei. Ele olhou para mim e perguntou: “O que você tem?” Respondi: “Quem está em pior situação?” Respondeu: Quem pensa que Allah não irá perdoá-lo.”

Um beduíno adoeceu. Foi-lhe dito: “Você vai morrer.” Ele perguntou: “Para aonde vou?” Disseram: “Para Allah.” Ele disse: “Como posso odiar em ir para Quem só vejo o bem n’Ele?”

Portanto, o nosso amor a Allah e o amor d’Ele a nós é o fundamento de todo o bem. Allah, Ta´’ála, a respeito dos crentes: Eles O amam e Ele os ama.”

Caros irmãos muçulmanos: A fé, a fé. Aumentem a sua fé nos corações, principalmente nesses dias.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.
Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).


"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24
Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

Nenhum comentário: