sábado, setembro 20, 2008

A NOITE DO DECRETO (LAIL AL QADR)

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-RAHIM - Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

Na Noite do Decreto (Lail Al Qadr), começou a revelação do Alcorão. Quando o Profeta Muhammad (SAAS), aos quarenta (40) anos de idade, na Caverna de “Heraá” recebeu por intermédio do Anjo Gibril (Gabriel) (AS).a primeira revelação, (que foi a Surata al alaq 96).

A Surata Al Qadr – 97, explicou a importância da Noite do Decreto, ou seja, a noite em que se iniciou a revelação da derradeira mensagem Divina para toda a humanidade, e não apenas para um povo, como havia ocorrido anteriormente:

1. Por certo, fizemo-lo descer, na noite do Decreto.
2. E o que te faz inteirar-te do que é à noite do Decreto?
3. À noite do Decreto é melhor que mil meses.
4. Nela, descem os anjos e o Espírito, (Anjo Gabriel), com a permissão do Seu Senhor, encarregados de toda ordem.
5. Paz é Ela, até o nascer da aurora.

Durante o Ramadan, que entre outras coisas é o mês da misericórdia, do perdão e do livramento, o homem pode se livrar do fogo eterno da geena. Nas noites 21, 23, 25, 27 e 29 deve-se rezar muito e pedir a Allah, o Altíssimo, que sua Misericórdia se estenda sobre a nação de Mohammad (sua Ummah) e toda a humanidade.
O significado de Al Aqdr é explicável da seguinte maneira:

Al Qadr é um substantivo derivado de qadara, magnificar, e refere-se à Magnífica noite da revelação. Esta palavra nomeia a sura onde se magnífica o alcorão e a noite em que ele desceu ao primeiro céu, a qual corresponde à 27ª noite do mês de Ramadan, a partir de quando o Alcorão começou a ser revelado a Mohamad (SAAS). Esta noite é tão preciosa que vale mais que mil meses; desde então, descem todos os anos, e com a permissão de Deus, anjos acompanhados de Gabriel, todos encarregados de dar determinações que dizem respeito à humanidade (nascimento, morte, prosperidade, adversidade, etc), que devem acontecer desde esta data até a mesma data do ano seguinte. Durante toda esta noite não há animosidade alguma, e a paz reina sobre a terra.”

Os companheiros do Profeta (SAAS) na necessidade de saber exatamente em que dia do mês de Ramadã ocorre a Noite do Decreto indagaram ao Profeta (SAAS) a esse respeito. Respondendo-lhes, que procurassem nas noites impares dos últimos dez dias do mês de Ramadã, sem, contudo frisar uma data específica. Contudo entenderam tratar-se dos dias, 21, 23,25,27 e 29. O Profeta (SAAS) ainda deu uma outra dica ao grupo de companheiros ao revelar que a Lail Al Qadr (Noite do Decreto) ocorreu quando na noite em que prostaram em cima da terra molhada pela chuva. Nesse momento, o companheiro lembrou-se que foi à noite de 27 de Ramadã.

Irmãos, hoje se inicia as 10 últimas noites do sagrado mês de Ramadan, o momento mais importante do mês, pois uma dessas noites é a Laylatul Qadr (noite do decreto), a mais abençoada das noites, na qual Allah (swt) nos agraciou com suas orientações através da revelação do Al Qur’an. É a noite da salvação do fogo do inferno, nela descem os anjos, ela é mais benéfica do que 1000 meses, é paz até o romper da aurora! È difícil para nossa razão, acostumada às praticidades da vida moderna e aos ensinamentos incompletos da ciência, compreender o verdadeiro significado dessa noite, é um momento de fortalecimento da fé e aprimoramento das nossas atitudes. Não sabemos ao certo qual das noites é a Laylatul Qadr, isso não nos foi revelado, não passa de especulação aqueles que decretam seu dia exato. O que devemos fazer é aumentar nossa devoção a Allah (swt) em todas as 10 últimas noites e purificar nossos pensamentos.

Por isso, na noite de 27 do mês de Ramadã, os muçulmanos juntam-se nas Mesquitas para recitarem o Alcorão. Fazem Mussabaka, provas alcorânicas, e os que sabem mais, se apresentam como candidatos, sendo grande a quantidade de jovens que mostram um profundo conhecimento do Livro Sagrado. E assim varam-se à noite até o Salat Sobh, (oração da madrugada).
NÃO VAMOS DESPERDIÇAR ESTA CHANCE, IRMÃO! QUE A PAZ ESTEJA CONTIGO. Ameen

Assalamum Aleikum War Matulahi ua baraketu!(A paz, as Bênçãos e a Misericórdia de Allah estejam convosco

Hajj Hamza Abdullah Islam – O menor dos servos de Allah!

2 comentários:

Cláudio Silva Menezes disse...

E que Allah possa premiá-lo por mais esta boa e útil iniciativa. O livre-arbítrio (um castigo, quando definido para escolher entre o bem e o mal) se revela um presente divinal pela possibilidaodos de ser-mos melhores e apenas sempre melhores. Inshalá! Seja o caminho do bem e o acerto de nossas ações os testemunhos a serem perseguidos. Neste Ramadã deixo meu amor fraternal por todos os que amam todas as criaturas e criações de Deus. Salam

zcngy111 disse...

Zarina
Salam...
Parabéns pela publicação...Me esclareceu mto. Obrigada e Allah te abençõe. Ramadan Mubarak