sábado, agosto 23, 2008

A Viagem Noturna (Isrá) e Ascensão (Mi’raj) - 17- Surata Al-Isrã-

Em Nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso.

A Viagem Noturna (Isrá) e Ascensão (Mi’raj) - 2

Louvado seja Allah. Nós O louvamos, glorificado e exaltado seja pelas suas inúmeras dádivas e benevolências.. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, o Absoluto, Que não gerou ou foi gerado e não há ninguém igual a Ele. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Irmãos muçulmanos:

Vamos falar, hoje, a respeito da segunda parte do episódio da Isrá e Mi’raj, ou seja a da ascensão do Profeta (S) de Jerusalém para os altos céus para ver os grandes sinais de seu Senhor. Allah, Ta’ála, disse: “Em verdade, presenciou os maiores sinais do seu Senhor”.(53:18).

De acordo com as tradições fidedignas, o Profeta (S) viu no céu terreno o pai da humanidade, Adão, e que viu à direita de Adão as almas dos felizes e à esquerda as almas dos infelizes. Nisso há um aviso para nós, crentes, para agirmos, nos empenharmos em nossa adoração para fazermos parte dos felizes, e sermos dos habitantes do Paraíso.

No segundo céu, o Profeta (S) encontrou-se com João, filho de Zakariya e com Jesus (AS). Jesus é o símbolo da paz, da purificação. A crença nele é obrigação na nossa religião islâmica. Jesus (AS) e João confirmaram a missão do Profeta (S) como demonstração de que a religião dos profetas é uma só, ou seja, a submissão à vontade de Allah, Único, sem parceiros. Que todos os profetas são irmãos para transmitirem a mesma mensagem a respeito do Senhor do Universo.

Então, o Profeta (S) ascendeu ao terceiro céu onde se encontrou com José (AS), símbolo da castidade, do afastamento dos desejos e da verdadeira soberania. Allah, Ta’ála, disse: “Ó Senhor meu, já me agraciaste com a soberania e me ensinaste a interpretação das histórias! Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no Outro. Faze com que eu morra muçulmano, e me junta aos virtuosos!” (12:101).

Os teólogos explicam que a soberania, aqui, significa de quem domina os seus desejos, utilizando-a para a prática do bem, evitando a prática do mal.

No quarto céu encontrou-se com o Profeta Idris (Isaías) (AS), símbolo da convocação para o monoteísmo e que confirmou o comissionamento do Profeta Mohammad.

No quinto céu encontrou-se com o profeta Aarão (AS) símbolo da fraternidade sincera. Foi ele que ajudou o seu irmão, Moisés, na convocação para Allah. Isso nos informa como deve ser a irmandade por Allah e a convocação para a religião de Allah. No sexto céu o Profeta Mohammad (S) encontra-se com Moisés (AS), símbolo da sinceridade e da paciência. Ele foi paciente quanto às injúrias dos israelitas até transmitir a mensagem de Allah. Moisés chorou quando o Profeta Mohammad (S) o deixou. Quando foi perguntado por que havia chorado, respondeu: “Choro porque um jovem foi enviado depois de mim, cujos seguidores ingressarão no Paraíso mais do que meus seguidores”.Isso é um auspício para a comunidade islâmica que será a maior dos habitantes do Paraíso.

No sétimo céu o Profeta (S) encontrou-se com o Patriarca Abraão (AS), símbolo do monoteísmo puro. O Profeta Abraão (AS) enviou uma mensagem direta para os muçulmanos para glorificarem e louvarem muito a Allah, o Senhor do Universo, porque isso é constitui na semente do Paraíso. O Profeta Abraão (AS) que construiu a Caaba estava encostado na Casa celestial como prêmio pelo que fez na terra. A casa celestial é igual a Caaba na terra, ao redor da qual 70 mil anjos circungiram diariamente, e não voltam até o Dia da Ressurreição.

Irmãos muçulmanos, durante a Ascensão do Rassulullah (S) a oração foi estabelecida. Isso lhe dá a importância e a necessidade devida para a purificação das almas. Quando você ora com concentração total na sua oração, você ascende com o seu espírito para os céus, ficando merecedor da misericórdia e das dádivas de Allah. O seu espírito renasce e por intermédio das orações consegue obter a satisfação de Allah, abençoado e exaltado seja.

É da piedade de Allah para com a comunidade islâmica ter estabelecido as cinco orações diárias, em vez de cinqüenta. Allah, Ta’ála, disse que são cinco em número e equivalem a cinqüenta na recompensa.

Irmãos muçulmanos:

- Tiramos a seguinte lição do que foi dito, que devemos ser assíduos nas nossas orações, porque nelas reside a nossa salvação.

- Empenharmo-nos na transmissão da nossa religião, primeiro a nós mesmos e depois aos nossos familiares, então para a sociedade em que vivemos.

- O Paraíso foi a nossa primeira morada e a ele retornaremos, se Allah quiser. Isso exige que nos empenhemos para obtê-lo.

- Os profetas (AS) são irmãos que transmitiram uma só Mensagem, ou seja, a adoração somente a Allah, sem parceiros..

Peço a Allah que nos cumule com as suas graças com a segurança, com a fé, com a paz. Que Allah abençoe a todos

Wassalamu Alikom warahmatullahi wabarakátoh.

Mesquita de Guarulhos
Sermão da Sexta-feira, 6 de Cha’ban, 1429 – 08/08/2008
Proferido pelo Cheikh Khaled Rezk Taky Eldin
Tradução e adaptação: Professor Samir El Hayek

Nenhum comentário: