sexta-feira, setembro 09, 2011

(IN)TOLERÂNCIA RELIGIOSA


Por: Sheikh Aminuddin Muhammad

A mensagem integral que o Islam transmite é de que a vida mundana é um teste, sendo nossa a escolha entre o Paraíso, se preferirmos seguir o caminho do bem, ou o Inferno, caso enveredarmos pelo mal.

Os mensageiros Divinos foram enviados para advertir os povos acerca dessas opções e para elucidá-los sobre as suas consequências. De modo algum foram enviados para forçar às pessoas a trilharem pelo caminho reto.

Semelhantemente, os crentes têm a mesma responsabilidade de transmitir a mensagem Divina para a humanidade tal como a receberam, e não estão habilitados a alterá-la de forma a torná-la mais atrativa ou obrigar quem quer que seja a aceitá-la.

Além disso, os resultados na vida após a morte (Ákhira) dependerão da fé que cada um possui
nesta vida terrena, pois todas as boas ações são insignificantes na ausência de uma fé correta, e isto é uma questão ligada ao íntimo de cada pessoa, não podendo jamais ser forçada ou imposta.

Talvez muitos dos que seguem outras religiões não estão habituados a este fato e nem partilham esta idéia, pois acham que para se proporcionar harmonia numa sociedade, deve-se banir uma certa religião ou as suas práticas religiosas em locais públicos.

Hoje, à medida que muitos países reivindicam ser mais civilizados, a intolerância religiosa também vai crescendo, particularmente contra o Islam. Por exemplo, ao não reconhecerem o casamento, o divórcio e o sistema de direito à herança islâmicos, ao impedirem a construção de minaretes, ao proibirem o chamamento para o Salát (Azhán), ao banirem o lenço ou o véu, tais fanáticos, radicais e intolerantes vão tentando convencer que são os campeões e defensores dos direitos da mulher e da tolerância.

Na media, a informação é difundida de várias formas através de falsos pretextos, somente com o intuito de se propagar e tentar justificar a contínua intolerância contra o Islam e seus preceitos.

Para os crentes muçulmanos, a tolerância religiosa é uma obrigação e nada tem haver com atitudes políticas. Todos devemos nos opor a qualquer tipo de intolerância, mesmo a que é promovida com uma aparência tolerante.

É tarefa de todo governo servir o seu povo e as leis devem ser criadas com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos, tendo em conta a sua cultura, religião, hábitos e tradições, sendo por esse mesmo motivo que o Parlamento vai abolindo, alterando ou criando leis que se ajustem à realidade contemporânea do respectivo povo.

No caso concreto de Moçambique, um país ainda jovem e com gravíssimas dificuldades que necessitam urgentemente de solução, afetando áreas relacionadas à sociedade, economia, saúde, educação, pobreza absoluta, moral, entre muitas outras, não se entende como é que algo que não constitui problema começa-se a tratá-lo como se fosse um enorme problema ou obstáculo.

Numa das edições recentes do jornal “Notícias”, consta num artigo que «alunas das nossas escolas se prostituem com professores para conseguirem transitar de classe». O ambiente escolar é bastante deplorável, pois se caracteriza pela proliferação de estupefacientes, bebidas alcoólicas, tabaco e outros males de efeitos perniciosos.

Será que essas desgraças não constituem um problema grave ao ponto de merecer a nossa especial atenção, já que não são novos, pois se sabem que datam de há vários anos?

Que futuro se espera das alunas menores que engravidam tanto de professores como dos colegas?

Neste cenário de promiscuidade quase generalizada, se aparecer uma aluna que, de sua livre vontade e seguindo preceitos por si preferidos, queira proteger a si própria do assédio sexual por parte de estranhos, vestindo-se decentemente e usando um véu como segurança pessoal, essa mesma aluna merece ser condenada ou elogiada?

Será que ao condenar o véu pretende-se dizer que vestir modestamente não é uma boa opção?

O que dizer daquelas que se apresentam seminuas nas escolas e exibem os seus corpos de forma despudorada? Depois lamentamos que a Sida está  dizimando a população jovem!

Toda ação tem a sua consequência, cada pessoa deve é definir que rumo pretende tomar.

As sociedades atuais têm sido edificadas tendo como objetivo dar prazer aos homens; por exemplo, os estilistas homens concebem e desenham roupas para mulher, para o prazer do seu próprio gênero.

A mulher tem todo o direito de recusar quando alguém lhe diz para tirar a roupa, pois os que assim o fazem tentam dar a impressão de que ela se torna insignificante ou inútil caso se abstenha de revelar a sua sensualidade.

A melhor via para um país como Moçambique, multi-étnico,  multi-cultural e multi-religioso é o respeito mútuo e tolerância para com a etnia, cultura e religião de cada cidadão; não deve haver qualquer tipo de imposição por parte de quem quer que seja sobre quem for. Assim, por um lado se evitará o descontentamento, e por outro perpetuar-se-á a paz, segurança e bem estar, pois os moçambicanos já são livres e a era do fascismo, ditadura e colonialismo já terminou há cerca de quatro décadas.

ALLAH criou a todos diferentes, até mesmo na capacidade de raciocínio, pois esta varia de pessoa para pessoa. Portanto, se somos diferentes até mesmo na forma de pensar, como então não o seremos na maneira de ser? É isso que proporciona o desenvolvimento no Mundo.

Imagine se desde sempre todos fossem iguais na forma como pensam ou atuam; será que o Mundo seria tal como é hoje? Ou estaria mais pobre e menos desenvolvido?

São as diferenças que enriquecem a Terra; deve-se é saber viver e conviver com elas de modo a alcançar conjuntamente o sucesso. Quer parecer que estamos a perder essa capacidade.

Convivência ou coexistência não significa necessariamente que a pessoa se dissolva ou perca a sua religião, cultura ou personalidade, pois a existência de duas ou mais partes é inerente a estes fatores. Significa que essas partes distintas se respeitem umas às outras.

Se todos tornarem-se numa única parte, então não haverá espaço para tais fatores, já que não fará sentido nem terá aplicação na vida real.

Portanto, não se pode impor uma forma de ser a alguém e depois chamá-la de “convivência” ou “coexistência”.

Vamos todos unir esforços para combater melhor os verdadeiros males da sociedade, tais como drogas, prostituição, adultério, imoralidade, etc.

E vamos promover a liberdade religiosa, a tolerância cultural, a modéstia, a castidade e a virtude, pois dessa forma sairemos todos vencedores.

Uma sociedade ou cultura que deseja sobreviver não pode declarar como irrelevante a dimensão espiritual da pessoa humana. O Islam defende a modéstia, os valores morais e a aplicação de padrões éticos para qualquer pessoa, cultura, local ou tempo.

Proibir o Hijáb é um atentado à democracia, ao laicismo, aos direitos humanos e à tolerância religiosa. Impedir uma rapariga de atender as aulas e estudar num país do terceiro mundo, onde o analfabetismo é muito mais elevado, é considerado crime e um equívoco.

Senhores leitores e caríssimos irmãos muçulmanos, este artigo retirado da Nova Edição da Sautul Isslam‏ 30ª edição, REVISTA ISLÂMICA C.P. 1999 - Maputo – Moçambique - info@sautulisslam.com - www.sautulisslam.com, foi escrito para registrar uma situação vivida naquele país. Mas, poderia servir para todos os países do mundo, que praticam qualquer tipo de intolerância religiosa.  Rogamos a Allah SW que ilumine a todos os governantes dando-lhes pelo menos parte do conhecimento transmitido a Abraão, Moisés, Iça (Jesus) e Mohammad (SAAS).

Assalamu aleikom war matulahi wa baraketu!

ORIGEM DA CAABA - PRIMEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) -JUMA MUBARAK
 TEMA DA SEMANA: IBRAHIM, OS SEUS DESCENDENTES (AS) E A ORIGEM DA CAABA - PRIMEIRA PARTE

O mês de Ramadan já passou. Brevemente estaremos no mês de Dhul Hijja. A partir deste Juma e até terminar os dias de Haj, In Sha Allah, passarei a enviar mensagens relacionados com este importante pilar do Islão. A primeira mensagem é referente ao Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Abraão (que a Paz de Deus esteja com ele), os seus descendentes e a edificação da Caaba. Por ser extensa, a referida mensagem será dividida em três partes.

O trabalho centrou-se nos últimos versículos, bastantes elucidativos, do primeiro juz do Cur’ane (Alif Lam Mim). Ibrahim (Aleihi Salam), não foi Judeu nem Cristão. Obediente a Deus, foi um verdadeiro hanif (adorou e transmitiu a mensagem do Deus Único). Através dos seus filhos Ismael e Isaac (Aleihi Salam), formaram-se três ramificações importantes no contexto religioso do mundo; Judeus, Cristãos e Muçulmanos. Ibrahim (Aleihi Salam) é o tronco comum destas 3 religiões.

E lembrai-vos quando Abraão foi posto à prova pelo Seu Senhor com certos mandamentos, que ele cumpriu e então Allah disse-lhe: “Designar-te-ei Imame (chefe) dos “povos.” E Abraão apelou: “E (concedei essa graça) também aos meus descendentes.” O Senhor respondeu: “A minha promessa não alcançará os iníquos”. Cur’ane 2:124.

Deus testou-o com taharat –( pureza). Cinco referentes ao corpo e cinco à cabeça, nomeadamente, cortar o bigode, enxaguar a boca, utilização do Missak, aparar as unhas, raspar os pêlos púbicos, a circuncisão e a lavagem depois de efetuar as necessidades naturais.

Uma referência semelhante é feita pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), que disse:

De entre as coisas relacionadas com o fitra (instinto natural) humano, constam: bochechar com água, usar água para limpar as narinas, aparar o bigode, limpar os dentes, cortar as unhas, remover os pêlos axilares e púbicos e a circuncisão”. Ahmade.

(Outra passagem refere que Deus testou Ibrahim Aleihi Salam) para;

1)-Abandonar o seu povo descrente;
2)- Disputar com nimrod – rei da Babilónia, acerca de Deus;
3)- Sendo paciente quando ele foi atirado para o fogo, embora sabendo da situação traumática que estava a ser sujeito. Ibn Abaas (Radiyalahu an-hu) referiu: A última declaração de Abraão, quando ele foi atirado ao fogo, foram as palavras referidas no Cur’ane, 3:173 Deus é suficiente para Nós e Ele é o ótimo Guardião”. Bukhari 60:87. Depois veio a ajuda de Deus: “Porém ordenamos: ó fogo sê frescor e poupa Abraão.” Cur’ane 21:69;
4)- Saindo da sua terra natal quando Deus lhe ordenou para tal;
5)- Paciência com as exigências monetárias e materiais dos hóspedes enviados por Deus; e
6)- E ordem de Deus para sacrificar o seu filho Ismael. Depois de passar por estas provas, Ibrahim (Aleihi Salam), foi nomeado “Líder de toda a humanidade”. Pediu a Deus para também fazer de líderes, a sua descendência. Deus aceitou, mas advertiu de que na sua descendência, haverá pessoas injustas entre os seus “filhos” e que esses não vão beneficiar da promessa de Deus.

 “E o agraciamos (a Ibrahim) com Isaac e Jacob e designamos, para a sua prole, a profecia e o Livro; concedemos-lhe a sua recompensa neste mundo, e no outro contarse- á entre os virtuosos.” Cur’ane 29:27.

“E quando fizemos da Casa um lugar de assembleia e um asilo para os povos, (dissemos): “Tomai a estância de Abraão como um local de oração. “E ordenamos a Abraão e a Ismael (dizendo-lhes): “Purificai a Minha Casa para aqueles que andam à sua roda, para os que nela meditam e para os que se curvam e se prostram (aí em adoração).” Cur’ane 2:125.

“E lembrai-vos quando Abraão disse: “Meu Senhor, faz com que esta cidade seja de Paz e agracia com seus frutos os seus habitantes que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final…” Cur’ane 2:126.

A Casa de Deus será visitada para a oração, como um lugar de passagem. As pessoas regressarão às suas casas e de seguida visitarão o local novamente sem quaisquer apreensões, por ser um lugar livre de inimigos e de conflitos armados. Durante a época pré-islâmica, as pessoas eram alvo de ataques e sequestros. As pessoas que estavam ao redor da Caaba, encontravam-se protegidas e seguras. Ibrahim (Aleihi Salam) pediu a Deus: Senhor Nosso, escuta a minha súplica”. Cur’ane 14:40 . Deus honrou a Sua Casa, tornando-a segura.

Todas as pessoas se encontram ansiosas para realizar visitas repetidas à Caaba. A exortação para que a Casa seja purificada, refere-se não só à limpeza, mas também à proibição de utilização de dinheiros provenientes de atividades ilícitas na conservação e reconstrução da Caaba. A purificação também abrange a intenção de afastar dela, qualquer adoração falsa, para que nenhuma outra divindade seja mencionada a não ser o Deus Único. Mais tarde, os Coraishs, na era pré- islâmica, colocaram figuras de 300 ídolos, aos quais também passaram a adorar. Após a entrada em Maka de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), com o seu cajado, destruiu todos os ídolos, voltando a purificar a Casa de Deus.

Por isso, as Mesquitas - as Casas de Deus são locais limpos e isentos de quaisquer figuras de santos, profetas ou de ídolos.

Ibrahim (Aleihi Salam) pediu a Deus para conceder o sustento somente para os que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final. No entanto, Deus também revelou que irá fornecer sustento também aos incrédulos.

 Tanto a estes como àqueles, agraciamos com as dádivas do teu Senhor, porque as dádivas do teu Senhor jamais foram negadas a alguém”. Cur’ane 17:20. Porém, Deus refere: “Diz” aqueles que forjam mentiras acerca de Deus, não prosperarão. Terão o seu gozo neste mundo, então seu regresso será a Nós. Depois lhe infligiremos severo castigo, por sua incredulidade”. Cur’ane 10:69:70.

Incentivo a todos os meus familiares e restantes irmãos e irmãs de fé, que ainda não
cumpriram com o 5º. Pilar do Islão, para se apressarem no cumprimento desta obrigação. Se reúnem as condições necessárias, façam a intenção e criem dentro de vós esta preocupação. Se não reúnem as referidas condições, façam também a intenção: quem sabe se Allah Subhana Wataala não nos reserva uma surpresa?

Sabemos o que se passou ontem, mas o futuro só é do conhecimento do nosso
Criador e Sustentador.

Um Bom Dia de Juma
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
08/09/2011- Maputo - Moçambique - África

quinta-feira, setembro 08, 2011

A L M A D I N A - A CAUSA DOS MALES SOCIAIS


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad (05.09.2011)


Os males na nossa sociedade tem-se avolumado de tal maneira, que quase atingem foros de pandemia, o que causa preocupação a qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.

Há algumas tentativas no sentido de se  identificarem as eventuais causas dos males que afectam a sociedade, apresentando-se agendas que têm em vista encontrar soluções. Contudo, poucos se lembram de fazer constar nas suas agendas, a componente da imoralidade traduzida na nudez, na pouca vergonha, na linguagem obscena, e noutros males sociais em que as pessoas se encontram afogadas, e nem mencionam as suas reformas e a edificação da personalidade.

A nudez e outras formas de imoralidade são males que não só concorrem para o desvio sexual, mas que por sua vez também causam muitos outros males sociais. Assim como a ferrugem corrói o ferro e o munchém corrói a madeira, a nudez e a imoralidade também destroem a moral e os valores da sociedade enfim, aquilo que de melhor um povo pode ter.

Hoje em dia os políticos e os governantes falam muito da corrupção econômica, mas nunca  falam da corrupção na vertente de valores morais.

Diariamente, meninas, muitas delas ainda menores, são sexualmente violentadas, enquanto muitas outras são sequestradas para irem alimentar redes de prostituição, com promessas de um alegado futuro melhor. Tudo isso é resultado da propagação da tese da imoralidade, bem como de imagens provocatórias de alguns meios de comunicação social.

Muitos dos nossos meios de comunicação, tanto os impressos como os electrônicos, promovem a nudez, a imoralidade e a pedofilia, no lugar de promoverem a moral, o pudor, e os bons modos. Com muita pena notamos como eles exibem em programas televisivos e em novelas, a nudez, o corpo e os contornos físicos da mulher, o que causa um impacto bastante negativo nas mentes das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

Infelizmente, hoje quem promove a nudez, a pouca vergonha, a imoralidade e outros atos satânicos, enfim, tudo o que a religião considera ilícito, é visto como moderado e liberal, enquanto que, os que defendem o contrário, são considerados retrógrados e ultrapassados.

O Al-Qur’án ordena-nos que baixemos os nossos olhares, isto é, proíbe o adultério dos olhos. Mas não é apenas o Al-Qur’án, pois a Bíblia também proíbe que fecundemos a nossa líbido através dos olhos dirigidos à mulher alheia. Jesus Cristo (Aleihi Salam) proíbe que olhemos com luxúria para o corpo de uma mulher que não a nossa. Mas infelizmente, tudo isso nos é dado ver por algumas pessoas que se auto-intitulam crentes em Jesus, através dos meios de comunicação social que eles mesmos controlam, tanto aqui, no nosso País, como também em muitos outros países por esse mundo fora. Que crentes são esses que promovem eventos públicos de concursos de beleza das mulheres?
Nesses eventos, em que se exibe o corpo e a nudez de mulheres, com que intenção os homens presentes olham para as mulheres expostas? Não se estará assim a contrariar a ordem de Jesus? Ou ser crente significa apenas transportar no peito um crucifixo e um livro Sagrado em punho?

Essas imagens não se confinam aos devaneios sexuais de quem as contempla, pois muitas vezes elas fertilizam planos de violação e raptos, o que aliás nos é dado ler e ouvir diariamente nos meios de comunicação, deixando um impacto destrutivo nas nossas sociedades, nas mentes dos nossos adolescentes e jovens, e até mesmo nas das grandes personalidades como foi por exemplo o caso do então presidente dos E.U.A., Bill Clinton que se envolveu com a sua secretária, Mónica Lewinsky, e também o alegado caso do então Director Geral do F.M.I., Dominique Strausskhan, com uma camareira de um hotel de Nova York.

Mas estes são apenas os casos  reportados, pois muitos outros não o são.

A situação é deveras grave, pelo que não devemos encará-la de ânimo leve. Tudo isso é uma tentativa de mudar a nossa cultura, aliás, é uma tentativa satânica de poluir a nossa sociedade, dando-lhe vários nomes atrativos. Contudo, nós consideramos isso um atentado, uma forma de terrorismo cultural que deve ser urgentemente travada.

Infelizmente, ao invés de se estancarem esses males, há gente que tenta fazer o contrário, travando os valores morais, o decoro, o uso de vestuário sóbrio, o lenço na cabeça e o véu.

De salientar que a mulher ocupa uma posição altamente honorável na nossa sociedade. Ela é mãe, é irmã, é filha, mas alguns meios de comunicação pretendem apresentá-la como um simples objeto de prazer sexual.

De facto, é uma grande humilhação destituir a mulher do respeito e honra com que Deus a dotou, e apresentá-la como um mero objecto de publicidade.

A mulher tem uma grande mão, e desempenha um papel importantíssimo no progresso dos povos, na edificação das sociedades e na educação das novas gerações, pois o seu colo constitui a primeira escola se ela for apresentada na forma de mãe, irmã, filha e esposa fiel.

Consta que Napoleão (Governante Frances) disse, uma ocasião: “Apresentem-me boas mães que eu vos apresentarei melhor povo”!

Em contraposição, alguns dos nossos meios de comunicação tentam nos dizer: “Apresentem-nos mulheres bonitas que nós vos apresentaremos bons entretenimentos”.

Para que uma sociedade seja boa, é necessário que cada membro dessa sociedade seja bom, tal como um edifício, que para ser forte, é necessário que cada bloco, cada tijolo que edifica esse imóvel, seja forte.

Para a sociedade ficar boa, temos que, de entre muitos males sociais, extirpar a imoralidade, pois esta é a mãe de todos os outros males.
A nossa sociedade enferma, para além da imoralidade, da falta de respeito pelos pais, pelos mais velhos. Aliás os pais sacrificaram tanto em nosso benefício, mas hoje até são maltratados e abandonados, de tal forma que já nem sequer se reconhece o seu mérito.

A inversão deste cenário cabe a cada um de nós, pelo que devemos todos fazer algo para melhorar esta situação na nossa sociedade.

Para isso dispensamos os falsos moralistas, e as pessoas que agem na calada da noite. Lembrem-se Allah SW ama mais os infiéis do que os hipócritas.

Assalamu Aleikum war matulahi wa baraketu.



sábado, agosto 27, 2011

Sunnah a ser observada no dia de Eid AL FITR

1 ) Fazer ghusl antes de sair para a oração.

Foi narrado em um hadith saheeh em al-Muwatta' e em outros lugares que 'Umar ibn ‘Abd-Allah costumava fazer o ghusl no dia de Eid al-Fitr antes de sair para o local de oração na parte da manhã. Al-Muwatta’ 428.

Al-Nawawi (que Allah tenha misericórdia dele) disse que os muçulmanos unanimemente concordaram que é mustahabb (recomendável) fazer ghusl para a oração do Eid.

O motivo pelo qual é mustahabb é o mesmo para que se faça ghusl antes do Jumu'ah e outras reuniões públicas. No dia de Eid, a razão é ainda mais forte.

2) Comer antes de sair para orar no Eid al-Fitr e depois da oração de Eid al-Adha.

Faz parte da etiqueta não sair para rezar no Eid al-Fitr, até que se tenha comido algumas tâmaras, por causa do hadith narrado por al-Bukhari de Anas ibn Malik, que disse que o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja sobre ele) não costumava sair na manhã de Eid al-Fitr, até que ele tivesse comido algumas tâmaras ... as quais ele comia em número ímpar. Al-Bukhari, 953.

É mustahabb comer antes de se dirigir à oração para, assim, enfatizar o fato de que é proibido jejuar neste dia e demonstrar que o jejum acabou.

Ibn Hajar (que Allah tenha misericórdia dele) sugeriu que a razão para isso foi afastar a possibilidade de se adicionar mais dias ao jejum, e para que nos apressemos em obedecer ao comando de Allah. Al-Fath, 2 / 446

Quem não possuir tâmaras pode quebrar o jejum com tudo o que é permitido.

Mas no Eid al-Adha é mustahabb não comer nada até que se retorne da oração, para que, com isso, a pessoa coma da udhiyah que ofereceu em sacrifício. Se ela não vai oferecer um sacrifício, não há nada de errado em comer antes da oração.

3) Fazer o Takbir no dia de Eid.

Esta é um dos maiores Sunnahs no dia do Eid, porque Allah diz (interpretação do significado):

“[...] Mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.” (2:185)

Foi narrado al-Waleed ibn Muslim disse: “Eu perguntei al-Awzaa’i e Maalik ibn Anas sobre pronunciar o Takbir em voz alta nos dois Eids. Eles disseram: ‘Sim, ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar costumava pronunciá-lo em voz alta no dia do Eid al-Fitr, até que o Imam saisse (para conduzir as orações).’”

Foi narrado em um relato saheeh que ‘Abd al-Rahmaan al-Sulami disse: “Eles enfatizavam mais no dia do Eid al-Fitr do que o dia de al-Adha.”

Wakee’ disse que isto se refere ao Takbir (Vide Irwa’ al-Ghaleel, 3/122/).
Al-Daaraqutni e outros narraram que, na manhã de Eid al-Fitr e do Eid al-Adha, ibn ‘Umar se esforçava muito na recitação do Takbir até chegar no local de oração, então ele recitava o Takbir até que o Imam saísse.

Ibn Abi Shaybah narrou com um isnaad saheeh (cadeia de transmissão verídica) que al-Zuhri, disse: “O povo costumava recitar o Takbir no dia de Eid quando saíam de suas casas até chegarem ao local de oração, e até que o Imam saísse. Quando o Imam saia eles ficavam em silêncio, e quando ele dizia Takbir eles também diziam (Ver Irwa’ al-Ghaleel, 1/121)”.

Recitar o Takbir ao sair da própria casa para se dirigir ao local de oração e até que o Imam saia (para conduzir a oração) foi algo bem conhecido entre os Salaf (primeiras gerações). Este (ato) tem sido narrado por um grande número de estudiosos como Ibn Abi Shaybah, ‘Abd a l-Razzaaq e al-Firyaabi em Ahkaam al-Eidayn a partir de um grupo de Salaf. Por exemplo, Naafi’ ibn Jubayr costumava recitar o Takbir e ficou surpreso que as pessoas não o faziam, e ele disse: "Por que vocês não recitam o Takbir?"

Ibn al-Zuhri Shihaab (que Allah tenha misericórdia dele) costumava dizer: "O povo costumava recitar o Takbir a partir do momento em que eles saíam de suas casas até o Imam chegasse (até o local da oração)."

O período para Takbir no Eid al-Fitr começa a partir da noite anterior ao Eid e se estende até que o Imam chegue para conduzir a oração do Eid.

No caso do Eid al-Adha, o Takbir começa no primeiro dia de Dhu'l-Hijjah e dura até o entardecer do último dos dias de Tashreeq.
Descrição do Takbir:

Foi narrado no Musannaf de ibn Abi Shaybah com um isnaad saheeh de Ibn Mas'ood (que Allah esteja satisfeito com ele) que ele costumava recitar o Takbir durante os dias de Tashreeq:
Allaahu akbar, Allaahu akbar, laa ilaaha ill-Allaah, wa Allaahu akbar, Allaah akbar, wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, Allah é o Maior, e para Allah é o louvor).

Também foi narrado em outro lugar por Ibn Abi Shaybah com isnaad saheeh, mas com a frase "Allaahu akbar", repetida três vezes.

Al-Mahaamili narrou com um isnaad saheeh também de Ibn Mas'ood:
"Allaahu akbaru kabeera, Allaahu akbaru kabeera, Allaahu akbar wa ajallu, Allaahu akbar wa Lillaah il-hamd (Allah é o Maior, de fato, Allah é o Maior, de fato, Allah é o Maior e o Mais Glorificado, Allah é o Maior e para Allah é o louvor).” (Vide al-Irwa’, 3/126.)

4) Ofertar parabéns.
A etiqueta de Eid também inclui as felicitações e bons votos trocados por pessoas, não importa as palavras, tais como dizer um ao outro “Taqabbala Allah wa minna minkum (Que Allah aceite [as boas ações] de nós e de você)” ou “Eid Mubaarak” e outras expressões admissíveis de congratulações.

Foi narrado que Jubayr ibn Nufayr disse: “Quando os companheiros do Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) reuniam-se no dia do Eid, diziam uns aos outros: ‘Que Allah aceite (as boas ações) de nós e de você. ’”

‘Ibn Hajar disse que a sua isnaad é hasan. Al-Fath, 2 / 446.

Desejar felicitações foi algo bem conhecido entre os Sahaabah, e os estudiosos como Imam Ahmad e outros permitiram. Há evidências que sugerem que é desejável oferecer parabéns e votos de felicidades em ocasiões especiais, e que os Sahaabah felicitavam-se quando coisas boas aconteciam, como quando Allah aceitou o arrependimento de um homem. Eles dirigiram até ele e felicitaram-no por isso, e assim por diante.

Sem dúvida oferecer felicitações, está entre as características mais nobres dos muçulmanos.

O mínimo que pode ser dito a respeito deste assunto é que você deve, ao menos, retornar os cumprimentos daqueles que o parabenizarem pelo Eid, e permanecer em silêncio se os outros se calarem, como o Imam Ahmad (que Allah tenha misericórdia dele) disse: “Se alguém felicita você, responda, caso contrário, não a inicie (a felicitação)”.

5) Adornar-se, por ocasião do Eid.

Foi narrado que ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) disse que 'Umar trouxe um manto brocado¹ que estava à venda no mercado e trouxe-o para o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele), e disse: “Ó Mensageiro de Allah, compre este e adornar-se com ele para o Eid e para receber as delegações.” O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) lhe disse: “Por certo, este é o adorno de quem não tem um quinhão (de piedade ou de recompensa na outra vida)...” Narrado por al-Bukhari, 948.

O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) concordou com a idéia de 'Umar para adornar-se no o Eid, mas o repudiou por escolher tal manto, pois era feito de seda.

Foi narrado que Jaabir (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) tinha um manto que ele usava nos dois Eids e às sextas-feiras.” Saheeh Ibn Khuzaymah, 1756,

Al-Bayhaqi narrou com um isnaad saheeh que Ibn 'Umar costumava usar suas melhores roupas no Eid.

Assim, um homem deve vestir a melhor roupa que ele tem ao sair para o Eid.

Em relação às mulheres, elas devem evitar adornarem-se excessivamente quando saem para o Eid, pois, elas são proibidas de mostrarem seus adornos para homens não mahram. Também é haram para uma mulher sair perfumada ou expor os homens à tentação, pois, eles só vão sair com a finalidade de adoração.

6) Ir para oração por um caminho e voltar por outro.

Foi narrado que Jaabir ibn 'Abd Allah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “No dia do Eid, o Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava variar sua rota”. Narrado por al-Bukhari, 986.

Foi dito que a razão para isso é o fato de que as duas rotas iriam testemunhar no Dia da Ressurreição, pois, a Terra também virá falar no Dia da Ressurreição e dizer o que foi feito nela de bom e de ruim.

E também foi dito que era a fim de manifestar os símbolos do Islã em ambas as rotas, ou manifestar a lembrança de Allah (dhikr), ou para irritar os hipócritas e os judeus, e para assustá-los com um grande número de pessoas que estavam com ele (o profeta). E foi dito que era para atender às necessidades do povo, para responder às suas dúvidas, ensiná-los, dar o exemplo e fazer caridade aos necessitados, ou para visitar os parentes e manter os laços de parentesco.

E Allah sabe melhor.

Islam Q&A.

1- Estofo entretecido de seda e fios de ouro ou prata, com desenho em relevo, usado por vezes em encadernações requintadas.

Nota extra:

Mulheres em período menstrual podem participar do Eid?

R: Sim, é Sunnah que as mulheres em período menstrual participem das comemorações.

Em al-Saheehayn e em outros lugares é narrado que Umm ‘Atiyah(que Allah esteja satisfeito com ela) disse: "Nós fomos ordenadas - em referência ao Profeta (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) – a convocar as adolescentes e as mulheres em reclusão para as orações do Eid, e ele ordenou que as mulheres menstruadas evitassem o local de oração dos muçulmanos. Narrado por al-Bukhari, 1/93; Muslim, 890. De acordo com outro relatório: “Fomos ordenadas a convocar as meninas adolescentes e aquelas em reclusão.”

De acordo com um relato narrado por al-Tirmidhi: “O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam com ele) costumava convocar as virgens, adolescentes, mulheres em reclusão e as mulheres menstruadas para os dois Eids, mas as mulheres menstruadas deviam manter-se longe do local de oração e testemunho da reunião dos muçulmanos. Um delas disse: ‘Ó Mensageiro de Allah, e se ela não tiver um jilbaab?’ Ele disse: ‘Então sua irmã (de fé) deve lhe emprestar um de seus.

Fonte:(tradução: www.amulhernoislam.com)

quinta-feira, agosto 25, 2011

O FINAL DO MÊS DE RAMADAN - JUMA MUBARAK

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim  (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) 

 1) Obrigação do pagamento do FITRA 

O Sadacatul Fitre (contribuição destinada aos carenciados para passarem com alguma dignidade o Ide-Fitre - festa do final do Ramadan), é obrigatório para os muçulmanos financeiramente capazes. O responsável pelo agregado familiar, deve pagar pelos seus dependentes (filhos, esposa e outros a seu cargo). O valor deve ser entregue antes da oração de Idul Fitr, de modo a facilitar que os necessitados possam também preparar-se para os festejos do Ide. Se a contribuição for entregue depois, deixa de constituir o Sadacatul Fitre e passa a ser um simples sadacah.

Lembre-se que as ações praticadas durante o mês de Ramadan estão penduradas entre o céu e a terra e só serão elevadas depois do cumprimento desta obrigação. O Sadacatul Fitre é também um meio purificador dos nossos jejuns.

Para além de cumprir com aquela obrigação, dentro das possibilidades, contribua generosamente para que uma ou mais famílias possam ter na mesa do almoço, um pouco daquilo que vai ter na sua casa.

2) Eid Mubarak – IDUL FITR EID MUBARAK

Hambani, Hambani iyá Ramadan (Língua local Moçambicana) (Adeus, Adeus, ó Ramadan). Tu virás outra vez para o ano, mas nós não sabemos se te vamos encontrar!

Após um mês inteiro de sacrifício, a jejuar e a incrementar as orações , Deus, o Altíssimo, concedeu-nos o Idul Fitr, (festa religiosa em comemoração do final do mês de Ramadan). É um dia de alegria, comemorado pelos muçulmanos, começando por dirigirem-se à Mesquita para a oração. Nesse dia, Deus pergunta aos anjos: “Qual deve ser a recompensa daqueles servidores que cumpriram o serviço deles devidamente?” Os anjos respondem: “Ó nosso Senhor e Mestre!, na verdade eles devem receber toda a recompensa por completo. Aí Allah diz. “Eu testemunho-vos, ó anjos, por eles terem jejuado para Mim durante o mês de Ramadan e por terem ficado em pé nas orações nas noites, Eu lhes garanti como recompensa a Minha satisfação e lhes garanti o perdão”.

ALLÁHU AKBAR - ALLÁHU AKBAR. LÁILAHA IL – LALLÁHU, WALLÁHU AKBAR. ALLÁHU AKBAR. WALIL – LÁHIL – HAMD. (Allah é o Maior. Allah é o Maior. Não há outra divindade exceto Allah e Allah é o Maior, Allah é o Maior e todos os louvores pertencem só a Allah).

Segundo Anas Bin Malik (Radiyalahu an-hu), no dia de Idul Fitr, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), não saía de casa sem comer algumas tâmaras. Anas acrescentou, que as tâmaras consumidas eram de número impar.- Bukhari.

Nas orações de Idul-Fitr e de Idul-Adhá, não há azan nem ikhamah (chamamento para a oração). Não há também qualquer oração facultativa entre as orações de Fajr e dos Ides. Primeiro realiza-se a oração e depois o Khutbá (ao contrario da oração de Juma).

Não é permitido jejuar nos dias de Ide – Bukhari.

Segundo o referido no Bukahri, o crente que pretenda dirigir-se para efectuar a oração de Ide, deve ir por um caminho e regressar noutro. Outra recomendação do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), é o de vestir a melhor roupa e de utilizar o melhor perfume.

Nesse dia festivo, os crentes cumprimentam-se, pedindo a Deus que aceite todos os atos de adoração praticados durante o mês de Ramadan. Utilizando uma recomendação feita há mais de 1.400 anos, distribuam prendas entre vocês. De pais para filhos de filhos para pais, entre vizinhos e amigos, vamos comemorar este Ide que se aproxima, aumentando a nossa amizade e harmonia. É isso também o que o Islam nos ensina – a paz e a irmandade entre as pessoas. As prendas devem ser úteis e não necessariamente dispendiosas. Também é uma prenda o cumprimento, um abraço efusivo entre amigos, um sorriso, um telefonema para os familiares e amigos que se encontram distantes. Segundo o nosso Profeta Muhammad (Salalahu Alei Wassalamo), dar prendas, aumenta e fomenta a amizade entre os muçulmanos.

Segundo Aisha (Radiyalahu an-há), o Profeta (Salalahu Aleihu Wassalam) aceitava prendas e em retribuição, também dava prendas. - Bukhari.

3 - SHAWWAL – os 6 dias de jejuns facultativos.

De acordo com o relato de Abu Ayyub al-Ansari (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Todo aquele que jejuou durante o mês de Ramadan e de seguida observou 6 dias de jejum de Shawwal, é como tivesse jejuado todos os dias. – Livro 6 – Hadice 2614.

Não é obrigatório, mas é recomendável fazer os 6 dias de jejum. Dependerá da disponibilidade, saúde e entusiasmo de cada um. De preferência, os 6 dias devem ser seguidos. No caso de impossibilidade, podem ser observados alternados ou não, mas durante o mês de Shawwal.

Votos de um Idul Fitre muito feliz, com saúde, na companhia das vossas famílias e dos amigos. Que Allah nosso Senhor, aceite o nosso jejum e nos perdoe.

O mês de jejum, é quando o muçulmano quer. Aproveite a oportunidade para ganhar “embalagem” e continuar a incrementar a solidariedade. Distribua também sorrisos.

Façam o favor de ter um bom dia de Juma.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá
25/08/2011 - Maputo - Moçambique - África


“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH  Ua  Baketuhu.

quarta-feira, agosto 24, 2011

O comportamento com os irmãos muçulmanos

O muçulmano deve cumprir as suas obrigações para com seus irmãos muçulmanos, considerando esses deveres uma devoção a Deus, uma vez que foi Ele quem estabeleceu tais obrigações e entre as atitudes que o muçulmano terá que cumprir em relação aos seus irmãos são:

1- cumprimentá-lo pela saudação da paz e com as mãos, e a resposta deverá ser igual ou melhor, sendo que a ordem será da seguinte forma como disse profeta (SAS): “cumprimente quem está na sua montaria ao pedestre, ao pedestre ao sentado, e os que estão em pouco número aos que estão em número maior, o cumprimento se estende àqueles que você conhece e àqueles que você não conhece, sendo muçulmanos ou não muçulmanos”.
 

2- fazer súplicas a ele quando espirrar e fazer louvores a Deus, dizendo: “Deus tenha misericórdia de ti- e quem espirrou diz: – que Deus me perdoe e te perdoe, ou: que Deus lhes guie e acerte todos os seus passos.”

3- visitá-lo se este ficar doente e suplicar a Deus para que proporcione a sua cura.

4- que acompanhe seu funeral.

5- fazer cumprir seu juramento, se não implicar no pecado.

6- dar-lhe conselho quando for solicitado.

7- que deseje ao seu irmão o que deseja para si mesmo, disse o profeta (SAS): “não é crente aquele que não deseja para seu irmão o que deseja para si mesmo, e completou, o exemplo dos crentes no seu carinho, piedade e compaixão como se fosse um só corpo, se um órgão adoecer o restante do corpo fica febril e passa a noite em claro”.

8- deve apoiá-lo e não decepcioná-lo se ele estiver sendo injustiçado e se ele está praticando injustiça deve impedi-lo, disse o profeta (SAS): “o muçulmano é o irmão do muçulmano, não deve injustiça-lo, decepcioná-lo e nem desprezá-lo”.

9- não deverá causar nenhum dano a ele, disse o Profeta (SAS): “tudo o que um muçulmano tem é vedado a outro muçulmano, sua vida, seus bens, sua dignidade e honra” e disse também: “não é permitido ao muçulmano aterrorizar outro muçulmano” e completou “não é permitido ao muçulmano olhar de um modo que prejudique seu irmão” e disse “o verdadeiro muçulmano é aquele que os outros muçulmanos são salvos de sua língua e de suas mãos”.

10- que seja humilde para com seus irmãos, não arrogante e não deve fazê-lo levantar para se sentar em seu lugar.

11- não deve abandoná-lo porque o Profeta (SAS) disse: “não é permitido ao muçulmano abandonar seu irmão acima de três dias, e quando ambos se encontram o melhor entre ambos é aquele que começa cumprimentando o outro”.

12- não deve falar mal dele na sua ausência, desprezá-lo, apontar seus defeitos ou debochar dele, também não deve apelidá-lo de modo pejorativo, nem fazer intriga contra ele, disse o profeta(SAS): “não existe um sujeito pior que aquele que despreza seu irmão muçulmano” e completou “não entrará no paraíso aquele que faz intrigas”, disse também: “a maledicência apaga os méritos como o fogo se alastra no capim seco”.

13- não deve insultá-lo vivo ou morto, disse o Profeta (SAS): “se um homem alegar que o outro é incrédulo ou transgressor e este não o é, o mesmo será taxado de estes dois atributos” disse também: “um dos maiores pecado é que o homem insulte seus próprios pais disseram (seus companheiros) alguém ousa insultar seu próprios pais? Respondeu: sim, ele insulta o pai do outro, o outro responde insultando seu próprio pai e mãe”.

14- não deverá ter inveja, má suspeita, ódio ou espiar seu irmão, disse o profeta(SAS): “não se invejem, não se odeiem, não se espiem, e não divirjam e sejam servos de Deus irmãos”.

15- não deverá enganá-lo, disse o Profeta (SAS): “quem nos engana não faz parte de nós”.

16- não deverá traí- lo, mentir para ele, nem protelar no pagamento das dividas para ele, disse o profeta(SAS): “quatro características, quem as tiver é considerado um puro hipócrita e quem tiver uma delas terá uma característica da hipocrisia até deixá-la, são elas: quanto lhe confiado algo, trai; quando fala, mente; quando promete, não cumpre; e quando diverge, transgride os limites”.

17- deverá ter bom comportamento para com ele, fazer bem a ele e não causar danos, encontrá-lo com expressão facial aberta, aceite suas boas obras e perdoe suas falhas, não deverá sobrecarregá-lo.

18- respeitá-lo se for maior de idade e tratá-lo com piedade se for menor, disse o Profeta (SAS): “não faz parte da nossa nação quem não respeita os nossos idosos e não tem piedade dos nossos menores”.

19- deverá ser justo e equitativo com ele, mesmo que seja contra si próprio.

20- deverá perdoar as suas falhas e não espalhar seus segredos, não deve permitir que falem mal dele em sua presença.

21- que ajude-o quando necessitar e interceda para que ele possa resolver seus problemas, disse o profeta(SAS): “quem alivia uma aflição das aflições desta vida a um crente, Deus aliviará uma aflição no dia do julgamento, e quem facilita as coisas para quem esta com dificuldades Deus facilitará para ele nesta vida e na outra; e quem não espalha os segredos alheios de um muçulmano, Deus não o escandalizará nesta vida nem na outra; e Deus esta no auxilio de seu servo enquanto este esta no auxilio de seus irmãos”.


22- devera dar proteção e auxilio quando solicitado, recompensá-lo pelos favores e fazer suplicas a Deus por ele.
Considerações finais :É importante dizer que esses comportamentos são válidos para irmãos muçulmanos e não muçulmanos.
Fonte: Shekh Abdu Osman

terça-feira, agosto 23, 2011

Lailatu Al-Qadr (Noite de Decreto - A Noite Abençoada)


Louvado seja Allah, Senhor do Universo.O Louvamos, Imploramos a Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações . Aquele que Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá guiar. Testemunho que não há divindade digna de adoração exceto Allah e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhammad, seus familiares, companheiros e todos os seguidores, aqueles que ouvem a exortação e que seguem a orientação, e que nós estejamos entre eles. Amin!

Irmãos estamos entrando nos últimos 10 dias do Ramadan. Passamos pelas noites da misericórdia, passamos pelas noites do perdão, e estamos entrando nas noites da Salvação do Fogo do Inferno. E como sabemos dentre essas 10 noites há uma delas que é melhor do que mil meses, a noite do Decreto (Laylatul Qadr).
Allah disse no Quran Al Karim:
Por certo, fizemo-lo descer na noite do Decreto. E o que te faz inteirar-te do que é a noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que 1000 meses. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.

A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira descida do Quran al Karim. Como sabemos o Quran al Karim sofreu 2 descidas. A primeira no Laylatul Qadr quando o Quran desceu da Tábua Preservada que está no sétimo céu até o céu da terra. Allah disse no Quran: Sim, Este é um Alcorão Glorioso, Inscrito em uma Tábua Preservada. (85:21-22).
E a segunda descida ocorreu do primeiro céu até a terra por intermédio do anjo Gabriel (A.S). Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. O Espírito é o Anjo Gabriel AS. Quais são as ordens que estes anjos estão encarregados nessa noite? São as ordens concernentes ao nascimento, a morte, prosperidade,adversidade, saúde, enfermidade, tudo que ocorrerá a a partir desta data até a noite do Decreto do próximo ano. Allah disse também no Quran: "Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente, por ordem Nossa, porque enviamos (a revelação). Como misericórdia do teu Senhor, sabei que Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo." (44:3-6)
Viram a importância desta noite? Irmãos nós estamos entrando para uma noite especial e talvez a melhor das nossas vidas, portanto vamos levar a sério a importância dessa noite. O Profeta sabia qual era essa noite, mas esqueceu. É relatado que o Anjo Gabriel AS havia informado o Profeta Muhammad sobre qual seria essa noite, e então o Profeta dirigiu-se até seus companheiros para informá-los, mas quando chegou na mesquita encontrou dois muçulmanos discutindo. O Profeta intercedeu para resolver a situação, mas após isso havia esquecido o dia que o Anjo Gabriel havia lhe dito. Claro que isso aconteceu com a anuência de Allah. Então o Profeta começou a procurar por esta noite no Ramadan. Até que o anjo Gabriel o informou que esta noite encontrava-se em uma das 10 últimas noites do Ramadan.

Essa noite é a noite em que o Nobre Alcorão foi revelado. A noite em que a luz da orientação desceu à terra para os humanos. Ela está entre qualquer uma dessas últimas 10 noites, alguns sábios dizem que esta noite é a noite 27, mas Allahu Alam, pode ser qualquer uma dessas últimas 10 noites, pois existem diversos ahadiss que dizem que pode ser no dia 23, outros no dia 25, outros hadiss dizem que seria nas noites impares, e ainda alguns sábios crêem que esta noite pode variar de Ramadan a Ramadan dentro destes 10 dias. Portanto irmãos não se apeguem a nenhuma data específica e adorem a Allah sinceramente nesses últimos 10 dias.

Quais são as recompensas daquele que adora a Allah nessa noite?

1) Perdão de todos os pecados. O Profeta disse: Quem realizar orações durante a noite do Decreto (Laylatul Qadr) com fé e com esperança na recompensa de Allah lhe serão perdoados seus pecados anteriores. (Sahih Bukhari).
Subhan Allah, todos os pecados sejam pequenos ou grandes. Mas a condição é que se adore a Allah e faça a oração durante toda a noite do Decreto com fé, ou seja, somente por Allahu Taala e com esperança na recompensa Dele, ou seja, com esperança de ser escrito entre os salvos do Fogo.
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“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24


Asalamo Alaikom WA WB,


Omar Hussein Hallak

Lailatul Kadr (A Noite do Decreto)


Louvado seja Allah. Ele revelou o Alcorão para ser a luz da humanidade. E enviou Mohammad (S) para ser um alvissareiro e admoestador. Ele agraciou os crentes com o mês da misericórdia e do perdão e incluiu nele uma noite melhor do que mil meses. Prestamos testemunho do que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro, Seu escolhido e querido dentre as criaturas. Que Allah o abençoe e lhe dê paz bem como aos seus familiares, seus companheiros e aos que seguirem a sua orientação até o Dia do Juízo Final. Amém.
Caros irmãos:
Allah, Ta’ála, disse no seu Livro Sagrado: “Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses.” (97:1-3).
Abu Bakr Al Warac disse: “Ela foi denominada de Noite do Decreto porque nela foi revelado um Livro nobre, no idioma de um anjo nobre - o anjo Gabriel - para um Mensageiro nobre, pertencente a um povo nobre. Alguns sábios disseram quue foi denominada a noite do Decreto porque se decreta nela o que acontecerá durante o ano seguinte.
Allah Ta’ála, disse: “Na qual se decreta todo assunto prudente.” (44:4). São escritos nela as situações e os benefícios, sendo copiadas do Livro Matriz e mostrados aos anjos.
Diz-se, também, que quem praticar as suas orações noturnas terá honra e que as obediências durante ela possuem importante valor. Os anjos que se apresentam durante ela também têm enorme valor.
Entre a sua importância é honra suficiente ter uma surata com o seu nome. O Rassulullah (S) disse: “Quem praticar as orações noturnas na Noite do Decreto, com fé e esperança, Allah lhe perdoará todos os pecados anteriores.” (Mutafac Alaih).
Entre suas virtudes é que Allah revelou o Alcorão durante ela, e que é melhor do que mil meses. É uma noite abençoada. Allah, Ta’ála, disse: “Nós o revelamos durante uma noite bendita.” (44:3). Durante ela os anjos descem com a bênção e a misericórdia, circundan os que estão se recordando de Allah, e ela é paz até ao romper da aurora.
Catada (RA) disse: “Ela é bênção, tudo nela é bom até o despertar da aurora.” Hassan Al Bassri (RA) disse: “Durante a Noite do Decreto, os anjos continuam pairando, com suas asas, com a paz e a misericórdia de Allah, desde a oração do Crepúsculo até o despontar da alvorada.”
Mujáhid (RA) disse: “O jejum e as orações noturnas durante ela são mais benéficas do que o jejum e as orações noturnas de mil meses que não tenham a Noite do Decreto.”
Al Khalil Ibn Ahmad disse: “Ela foi denominada com esse nome porque a terra fica restrita devido ao enorme número de anjos durante ela. Allah, Ta’ála, disse: “Porém, quando o prova, restringindo a Sua graça.” (89:16).
Servos de Allah: 
O nosso nobre Profeta (S) nos ordenou procurarmos a Noite do Decreto durante os dez últimos dias do mês de Ramadan. Aicha (R) relatou que o Profeta (S) disse: “Buscai a Noite Abençoada entre as noites ímpares (ou seja, a 21º, 23º, 25º, 27º e 29), das dez últimas noites de Ramadan” (Bukhari).
Ibn Rajab Al Hanbali (RA): “Os que amam a Allah  contam as noites, à espera dos dez últimos dias de Ramadan de cada ano. Ao os alcançarem, conseguem o almejado e servem o seu Amado.”
Anas (R) relatou que quando chegou o mês de Ramadan o Rassulullah (S) disse: “Esse mês já chegou. Ele possui uma noite que é melhor do que mil meses. Quem a perder perde todo o bem, e só se priva dela o desafortunado.”
Muitos sábios afirmam que a Noite do Decreto é a noite de 27 de Ramadan.
Os melhores atos durante essa noite abençoada é a súplica, a recitação do Alcorão, o cumprimento das orações, as orações noturnas, o evitar a prática dos pecados grandes e pequenos. Aicha (R) relatou que numa ocasião perguntou ao Profeta (S): “Ó Mensageiro de Deus, se eu chegar a descobrir a Noite do Decreto, como deverei orar, nessa noite?” O Profeta (S) lhe respondeu: “Dize: ‘Deus, Tu, Que és Perdoador, Que amas o perdão, perdoa-me!’” (hadice narrado por Ahmad, Ibn Mája e Tirmizi).
Sufian Al Sauri disse: “A súplica durante essa noite é mais agradável para mim do que a oração.” Ele quis dizer que muita súplica  é preferível à oração que não possui muita súplica. Se a pessoa recitar o Alcorão e suplicar será melhor para ela, como explicou isso Ibn Rajab Al Hanbali (RA).
Os nossos antecessores piedosos se preparavam para essa noite e a recebiam como se estivessem em comemoração. Abu Zar (R) costumava vestir as suas melhores roupas, perfumando-se para a Noite de Decreto que ele pensava ser.
Sábit Al Banáni e Hamid At Tawil (RA) costumavam vestir as suas melhores roupas, perfumavam-se e enfeitavam a mesquita na Noite do Decreto. Tamim Ad Dári (R) um enfeite que custava mil moedas de prata que ele usava durante a Noite do Decreto.”
Servos de Allah
O nosso nobre Profeta (S) costumava se empenhar nos dez últimos dias de Ramadan nas suas adorações, recitações do Alcorão e costumava ficar em retiro na mesquita. Aicha (R) relatou que quando começava os últimos dez dias do mês de Ramadan, o Profeta (S) costumava ficar acordado por toda a noite, acordava também a sua família, e desapertava o seu cinto, ou seja, era o mais assíduo em orar para Allah. (Bukhari e Musslim).
Abu Huraira (R) disse: “O Alcorão era apresentado ao Profeta (S) uma vez por ano. No ano que ele faleceu foi-lhe apresentado duas vezes. Ele costumava ficar em retiro dez dias por ano. No ano que ele faleceu, ficou vinte dias em retiro.” (Bukhári).
Portanto, servos de Allah, empenham-se, pois só sobraram poucos dias de Ramadan. O Hassan (R) disse: “Allah tornou o mês de Ramadan um campo de disputa para as Suas criaturas. Eles disputam quem mais O obedece e O satisfaz. Alguns ganham outros perdem. Estranho é aquele que se diverte rindo no dia em que ganham os ganhadores e perdem os perdedores.”
Ó Allah, torna-nos daqueles que são aceitos nesse nobre mês. Ó Allah, aceita o nosso jejum, as nossas orações noturnas, as nossas inclinações e prostrações. Ò Allah, guia-nos para cumprirmos as orações da Noite do Decreto e perdoa os nossos pecados. Ó Allah: perdoa os crentes e as crentes, os muçulmanos e as muçulmanas, os vivos e os mortos, pela Sua graça e misericórdia, ó mais misericordioso dos misericordiosos.   

Mesquita de Guarulhos
Proferido pelo Cheikh Khaled Rezk Taky Eldin