quarta-feira, julho 22, 2015

Tafsir Surat Al-Ikhlass

Surat 112
Surat Al-Ikhlass – Surata do Monoteísmo Puro
بِسْمِ ٱللَّهِ ٱلرَّحْمَـٰنِ ٱلرَّحِيمِ
قُلْ هُوَ ٱللَّهُ أَحَدٌ ﴿١﴾ ٱللَّهُ ٱلصَّمَدُ ﴿٢﴾ لَمْ يَلِدْ وَلَمْ يُولَدْ ﴿٣﴾ وَلَمْ يَكُن لَّهُۥ كُفُوًاأَحَدٌۢ ﴿٤﴾

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador
(1)   Dize: “Ele é Allah, Único.
(2)   “Allah é O Solicitado”
(3)   “Não gerou e não foi gerado”
(4)   “E não há ninguém igual a Ele”

Esta pequena surah é “equivalente a um terço do Qur’an”. Al-Bukhari, grande tradicionalista, foi informado de alguém que tinha escutado um homem recitar, “Dize: Ele é Allah, Único...” repetidamente, e foi até o Profeta na manhã seguinte e lhe contou com desaprovação sobre o que tinha escutado. O Profeta s.a.w. comentou, “Eu juro por Aquele em cujas mãos está minha alma que ela (a surah) é equivalente a um terço do Qur’an”.
E, com certeza, não há nenhuma surpresa nisso. Pois a unicidades de Allah a qual o Mensageiro foi ordenado a declarar para todo o mundo é um crença que deve estar enraizada em nós, uma explicação da existência humana e uma forma de vida por si só. A partir desta posição, pode-se dizer que esta surah abarca nos termos mais claros as principais e mais fundamentais ideias da grande verdade do Islam.
O termo árabe “Ahad” usado aqui como referência à unicidade de Allah é muito mais preciso do que o termo mais frequentemente utilizado “Wahid” que significa “um”. “Ahad” tem as conotações adicionais de unicidade absoluta e contínua e de ausência de iguais.
A unicidade de Allah é tal que não há realidade nem existência verdadeira ou permanente exceto a dEle. Além do mais, qualquer outro ser adquire qualquer poder que venha a ter do poder efetivo de Allah que rege o mundo. Absolutamente nada mais planeja qualquer coisa para o mundo nem decide nada nele.
Essa é a crença que deve estar consolida em nós. Ela é a explicação completa da existência humana. Uma vez que essa crença se torna clara e essa explicação se estabelece na mente humana, o coração se purifica de todas as falsidades e impurezas e fica livre de todas as amarras, exceto daquelas do único Ser que sozinho possui a realidade da existência e que é o púnico poder efetivo nesse mundo. O coração humano então se liberta do vínculo com qualquer coisa nesse mundo sem atribuir existência a nada mais. De fato, por que o coração do homem deveria aspirar a algo que não possui realidade permanente nem tem qualquer poder independente para fazer funcionar esse mundo, quando o ser real é aquele do Ser Divino e o poder verdadeiramente efetivo é a Vontade Divina?
Quando o coração humano se liberta de acreditar em qualquer coisa além da Verdade, a Verdade de Allah, defende essa verdade perpétua, ele se liberta de todas as correntes, das falsas ideias, dos maus desejos, dos medos dos poderes terrenos e das confusões que lhe desviaram nessa vida. Pois quando o coração humano encontra Allah,, ele se beneficia e não perde nada. Então por que ele deveria desejar qualquer coisa que não a satisfação de Allah? E por que ele deveria temer qualquer coisa, se não há nenhum poder absolutamente efetivo senão o de Allah?
Quando uma concepção que não vê nada nesse mundo além da realidade de Allah se estabelece na mente e no coração humano, ela é acompanhada pela visão dessa realidade genuína e permanente em cada ser que se originou dela. Este é o estágio no qual o coração sente que a mão de Allah está em todas as coisas e além do qual ele não sente nada que não seja Allah no universo inteiro. Não haveria nenhuma outra realidade para ser sentida.
Ela também é acompanhada pela atribuição de todo evento e todo movimento nesta vida e neste universo à primeira e única causa, que é Allah, que causa outras causas e influencia sua efetividade. O Qur’an toma muito cuidade para estabelecer essa verdade no conceito de fé do Muçulmano. Ele sempre afasta causas aparentes e associa os eventos diretamente a Allah. Ele diz: “E tu não atiraste areia, quando a atiraste, mas foi Allah Quem a atirou.” (Cap 8 vs 17). “E o socorro não é senão da parte de Allah” (cap 8 vs 10 e cap 3 vs 126). “E não o quereis, a não ser que Allah o queira” (cap 76 vs 30).
Desconsiderando todas as causas aparentes e conectando os assuntos diretamente com a vontade de Allah, um sentimento de alívio gentilmente penetra o coração humano para que ele conheça seu único Salvador, à quem ele pode pedir o que quiser e por quem ele é salvo de tudo que teme. Ele não mais se impressiona pelas influências, razões a causas aparentes que não carregam nenhuma realidade nem existência verdadeira em si.
Estes são os passos que alguns místicos tentaram seguir, mas desviaram-se para muito longe deles. Pois o Islam quer que as pessoas sigam esta rota se esforçando com as realidades da vida com todas as suas condições e qualidades variadas, e que levem uma vida humana na qual exercitem seu papel de vice gerencia de Allah nessa terra com todos os recursos e obrigações que possuem.
A partir desse conceito de unicidade de Allah origina-se o caminho perfeito da vida baseada na explicação da existência humana e quaisquer perspectivas, sentimentos e características que ela estimule. Tal caminho é baseado na adoração de Allah somente, que é o único ser real e permanente, e cuja vontade é o único poder efetivo no mundo. É o caminho que faz seus seguidores voltarem-se apenas para Allah e que busquem refúgio nEle em tempos de necessidade e medo, felicidade e desconforto, luxo e dificuldade. Pois de que serve voltar-se para um ser que não existe e que não tem poder? Esse caminho tem somente Allah como provedor. DEle recebemos nossas crenças, perspectivas, valores, critérios, legislações, instituições, sistemas, ética e tradições. Tais qualidades devem ser obtidas Ser Único e Permanente, e Única Verdade.
É um caminho para se realizar atividades, trabalhar e se sacrificar absolutamente apenas por Allah, e para se desejar estar mais próximo da verdade. Esse caminho também fortalece as ligações de amor, irmandade, compaixão mútua e receptividade entre todos os seres e corações. Pois quando falamos de libertação da completa submissão a esses sentimentos, de forma alguma queremos sugerir que as pessoas devam se desprezar ou se odiar ou de escapar de praticá-los. Eles todos surgem da mão criadora de Allah e eles todos devem sua existência a Ele. Eles são dádivas do Amado para nós, e por isso, merecem nosso amor.
É um caminho sublime e elevado, para cujos padrões a terra é muito pequena, a vida muito curta e os prazeres e luxos sem valor; libertar-se dos obstáculos e falsidades é um desejo supremo e grande objetivo para a humanidade. Mas no Islam, entretanto, essa liberação não significa seclusão nem negligência, nem significa contentar-se ou escapar da vida, mas simplesmente significa um empenho contínuo e sincero e um esforço perpétuo para levar a humanidade a submeter tudo na vida humana somente à Allah. Consequentemente, como dissemos antes, é o cumprimento do papel do homem como vice-gerente de Allah na terra com todas as suas obrigações.
A libertação da alma humana através do sacerdócio e espiritualismo extremo é fácil de alcançar, mas o Islam não aprova isso, porque, de acordo com o Islam, a vice gerência do homem na terra e a liderança da humanidade são parte de seu caminho Divino para a libertação. Esta é uma forma mais difícil que garante e assegura a humanidade ao homem e alcança a vitória da vontade Divina dentro de seu ser. Esta é a libertação real, o voo da alma humana para sua fonte Divina e a conquista de sua verdade sublime dentro do escopo que seu sábio Criador escolheu para ele.

Por tudo isso, a primeira convocação do Islam foi para estabelecer a unicidade de Allah nos corações e nas mentes dos homens. Pois dessa forma ela é uma crença da alma, do coração e da mente humana, uma explicação completa da existência humana, uma forma de vida e não uma palavra meramente dita nem uma crença inerte. É a vida por inteiro e religião em sua totalidade e quaisquer resultados dela não são mais do que frutos naturais de seu estabelecimento nos corações e mentes das pessoas.
Todos os desvios que afligiram os seguidores das religiões Divinas anteriores, e que corromperam suas crenças, ideias e vidas, surgiram, em primeiro lugar, da deterioração do conceito de unicidade absoluta de Deus em suas mentes. Mas o que distingue este conceito na fé Islâmica é seu profundo enraizamento na vida humana inteira e a construção desta em suas bases e o considerá-lo a fundação para o sistema real e prático da vida humana com seus efeitos aparecendo claramente na legislação e na crença.

Ele é Allah, o único Deus”, significa que Ele é o Eterno e o Absoluto” e que “Ele não gerou nem foi gerado” e que “ninguém é comparável a Ele”. Mas o Qur’an afirma tudo isso em detalhe para mais ênfase e esclarecimento.
O Eterno, o Absoluto” significa o Senhor a quem se suplica e sem a permissão do qual nada é decidido. Allah é o único Senhor. Ele é Único em Sua Divindade e todos os outros seres não são senão Seus servos. Para Ele e somente para Ele são dirigidas todas as súplicas. Ele e somente Ele decide todas as coisas independentemente. Ninguém decide com Ele. E como Ele é o único Deus, esta qualidade já é dEle.
Não gerou nem foi gerado” significa que a realidade de Allah é profundamente enraizada, permanente e perpétua. Nenhuma circunstância mutável jamais a afeta. Sua qualidade é perfeição absoluta em todos os tempos. Nascer é descender e multiplicar, e implica em um ser desenvolvido após ser incompleto ou nada. Requer matrimônio que é baseado em semelhança do ser e da estrutura. Tudo isso é completamente impossível no caso de Allah. Então a qualidade de “Um” inclui renúncia de pai e de filho.
Ninguém é comparável a Ele” significa que ninguém se parece com Ele em nada nem é equivalente a Ele em nenhum aspecto, seja na realidade do ser ou no fato de que Ele é o único poder efetivo, ou em qualquer de Suas qualidades e atributos. Isso está subentendido na afirmação de Ele ser “Um”, feita no primeiro versículo, mas é repetida então para confirmar e explicar o fato. É uma renúncia da crença em dois deuses que implica que Allah é o Deus do Bem enquanto o mal tem um deus que – conforme a crença – em oposição a Allah, destrói suas boas obras e propaga o mal na terra. A crença em dois deuses mais conhecida é a dos Persas, que acreditavam eram um deus da luz e em um deus das trevas. Esta crença era conhecida pelas pessoas no sul da Península Arábica, onde os Persas uma vez tiveram seu estado e exerceram soberania.

Esta surah é um estabelecimento e confirmação firmes da crença Islâmica na Unicidade de Allah assim como a sura 109, “Os Incrédulos”, uma denúncia de qualquer semelhança ou ponto de encontro entre a unicidade de Allah e a crença antropomórfica. Cada surah lida com a unicidade de Allah a partir de um ângulo diferente. O Profeta s.a.w. constumava iniciar seu dia recitando essas duas surahs na oração da manhã (fajr). Isso, com certeza, era significativo.

Por: Sayyid Qutb / Translation: M. A. Salahi e A. A. Shamis / Tradução: Ninevah Barreiros

Fonte: http://www.academiaislamica.org.br/artigo/56/Tafsir+Surat+Al-Ikhlass

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