quinta-feira, agosto 22, 2019

O Shaitan convocou uma Convenção Mundial de demônios!

O Shaitan convocou uma Convenção Mundial de demônios! Em seu discurso de abertura, ele disse:

“Não podemos impedir o povo de Deus de frequentarem seus templos” • "Não podemos impedi-los de ler as Escrituras Sagradas e conhecerem a verdade". Nem mesmo podemos impedi-los de formar um relacionamento íntimo com os Profetas e Mensageiros de Deus (Louvado seja Ele).

E, uma vez que eles ganham essa conexão com Deus (Louvado seja Ele), o nosso poder sobre eles está quebrado”. “Então, vamos deixá-los ir para os seus Templos; vamos deixá-los com os almoços e jantares que neles organizam, Mas, vamos roubar-lhes o tempo que têm, de maneira a que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento com Deus (Louvado seja Ele)”.

"O que quero que vocês façam é o seguinte", disse o Shaitan:

“Distraia-os a ponto de que não consigam aproximar-se de Deus (Louvado seja Ele), para manterem essa conexão vital durante o dia todo!”.

“Como vamos fazer isto?” Gritaram os seus demônios “. Os mantenham ocupados nas coisas não essenciais para a vida, e inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes”, respondeu-lhes ele.

“Os induzam a gastarem desenfreadamente seus recursos e em seguida tomarem grandes somas emprestadas nos bancos”.”Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas deixando a educação de seus filhos nas mãos de pessoas estranhas e descrentes”. E os maridos a trabalharem de 6 a 7 dias por semana, durante 10 a 14 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios."(Hayet Dúnia).

" Criem situações que os impeçam de passarem o maior tempo possível com os filhos “

“ Na medida em que suas famílias se forem fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho e da vida mundana “.

“ Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar a voz suave e tranquila de Deus (Louvado seja Ele) convocando-os para retornarem às “Sendas Retas” (Ihdina alsiratal mustaquim)!

"Induzam a todos a ligarem os seus aparelhos sonoros, sempre que estiverem dirigindo. Que a TV, DVD e os PCs estejam sempre ligados e sintonizados com as programações que os induzam ao consumismo, prostituição, alcoolismo, drogas e sexo fácil. Providenciem ainda que todos os estabelecimentos freqüentados por eles, restaurantes, lanchonetes, boites e bares executem nossas canções e vídeos! Isso irá cauterizar suas mentes e conseqüentemente quebrará sua comunhão com Deus (Louvado seja Ele).

"Encham as mesinhas de centro de todos os lugares com revistas de sexos, mulheres nuas, homossexuais, Lésbicas. Jornais com anúncios sexuais, venda de produtos eróticos e o que mais acharem atraentes”.

"Bombardeiem as suas mentes com notícias, 24 horas por dia". Essas do tipo repetitivas exibidas pelos canais de rádio e TV. “

“ Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a cartazes chamativos, Celulares provocando todas as sortes de acidentes e brigas de transito “.

“ Inundem as caixas de correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças “.

“ Mantenham lindas e delgados modelos nas revistas e na TV, para que seus maridos acreditem que a beleza externa é o que é importante, e eles se tornarão insatisfeitos com suas próprias esposas “. Lares destruídos é uma delícia!

“ Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos à noite, e dê-lhes dor de cabeça, festas com strips, chá das cinco etc. “

“ Se elas não dão a seus maridos o amor que eles necessitam, eles então começam a procurá-lo em outro lugar, e isto, sem dúvida, fragmentarão suas famílias rapidamente”.

"Dê-lhes bastante presentes de Papai Noel, dia da Criança, Páscoa, para distraí-los e os eximirem de educarem seus filhos de acordo com os preceitos Divinos”.

“Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos!”.

“Os mantenha de tal modo ocupados que nem pensem em observar a Natureza e refletirem sobre a criação de Deus (Louvado seja Ele). Ao invés, mande-os para Parques de Diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro, concertos e ao cinema. Mantenha-os ocupados, ocupados mesmos”!

“E, quando se reunirem para um encontro social, ou uma reunião espiritual envolva-os em intrigas, comentários fúteis e conversas sem importância, para que, ao saírem dali regressem aos seus lares piores que quando saíram”.

“Encham suas vidas com tantas causas nobres e importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem o poder de Deus (Louvado seja Ele)".

"Muito em breve, eles estarão buscando em suas próprias forças, suas próprias soluções para resolverem seus problemas, e para as causas que defendem; sacrificando com isso sua saúde e suas famílias, pelo bem de suas causas”.

Disse o Shaitan (Demônio) orgulhoso! Não sou mesmo um gênio? Isso vai funcionar, vai funcionar... Esse era o Plano que tenho a apresentar para vocês!

Os demônios ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe fazendo com que o povo de Deus, em todo o mundo, ficassem mais ocupados, mais apressados, indo daqui para ali, e vice-versa. Tendo muito pouco tempo para Deus (Louvado seja Ele) e para suas famílias.

Não tendo nenhum tempo para contar a outros sobre o poder de Deus (Louvado seja Ele) para transformar vidas.

Muitos estarão perguntando: teve o Shaitan (Demônio) sucesso em seus propósitos?

Devolvemos a pergunta. Faça uma análise de sua vida nos últimos anos, meses, dias, horas e minutos. Seja você mesmo o Juiz! Você é responsável pela sua Salvação, ninguém poderá obtê-la para você.

“Senhor nosso! E fá-los entrar nos Jardins de Eternidade que lhes prometeste, assim como aos seus pais e suas esposas e seus descendentes que praticam o bem. Olha: Tu somente Tu, és o Poderoso, o Sábio. E afasta deles as más ações. Àquele de quem afastas, nesse dia, as más ações concedes, na verdade, a Tua misericórdia. Isso é o triunfo supremo. [40:8-9]”.

Assalam Walaikom Warahmatullah wa Baraketom ( Que a paz, as bênçãos e a misericórdia de Allah estejam convosco).

O CUR'ANE - AL KITAB (O LIVRO) - Terceira Parte e Última Parte.


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu. Bismilahir Rahmani Rahim.

O Cur’ane ensina-nos as Histórias dos Profetas - e das suas famílias (que a Paz de Allah esteja com eles), enviados para ensinarem a humanidade que não há outra divindade excepto Allah. Os Profetas eram todos humanos, como nós, alimentavam-se e tinham as mesmas necessidades. Mas eram diferentes, porque foram escolhidos por Allah para a nobre missão da profecia e a fé deles estava sempre a subir. Encontramos a história de Adam nosso pai, da nossa mãe Hawa e dos seus filhos Habil e Qabil (Abel e Caim). “Ó humanos, temei o vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e de ambos fez descender inúmeros homens e mulheres …” 4.1.

A missão de Nuh (Noé), do dilúvio e da sua arca. Do Profeta Ibrahim e da sua família. Suleiman, rei e Profeta, ao qual Allah lhe deu o poder de controlar os ventos, compreender e falar com os pássaros e animais. Daúde que produzia armaduras defensivas de ferro. Mussa e do seu irmão Harun. Yunus (Zun-Nun), conhecido por homem do peixe, que desistiu de continuar a advertir o povo de Ninive e Allah para lhe chamar à atenção, fez com que um grande peixe o engolisse e na escuridão do ventre do peixe, arrependeu-se e exclamou: “Lá iláha illá anta Subhanaka. Inní kuntu minal dhálimina - Não há outra divindade senão Allah, Glorificado seja Allah, na verdade eu fui um dos injustos” 21:87. 

De Zacarias que implorou por um herdeiro; apesar da avançada idade da sua mulher, foi-lhe agraciado comYayha. Issa e da sua mãe Mariam. A bela história de Yussuf, e de muitos outros Profetas. De Lucman, um sábio, que apesar de não ser um profeta, encontramos no respectivo capítulo do Cur’ane, importantes conselhos para a nossa vida. E finalmente de Muhammad, enviado como misericórdia para (toda) a humanidade, um exemplo a seguir, pelo seu carácter. “Porque (ó Muhammad) és de exaltado e notabilíssimo carácter”. Cur’ane 68.4.

O Cur’ane descreve as características dos crentes: “Certamente que os crentes terão o sucesso; Que são humildes nas suas orações; Que se mantém longe da vaidade; E que pagam o Zakate”. Início do Surat Muminoon 23: 1 a 4. Não temos a intensidade da fé dos nossos Profetas, mas cumprindo com os ensinamentos que o Cur’ane nos transmite, seguramente que ressuscitaremos junto dos piedosos. Referiu o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Pelo seu carácter, o crente alcançará o grau daquele que ora durante a noite e jejua durante o dia”. Porque “os crentes são irmãos uns dos outros …” Cur’ane 49:10, devemos auxiliar os que se encontram em situações difíceis e incentivar outros para a fraternidade e boa conduta. “Os fieis e as fieis protegem-se uns aos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito … obedecem a Allah e ao Seu Mensageiro. Allah se compadecerá deles …”. Cur’ane 9:71.

Os melhores entre nós, são aqueles que são melhores na moral”. Muslim 30:5740. A vaidade e a arrogância, sinónimos de insolência perante irmãos e irmãs, serão motivos do desespero na outra vida. Lucman adverte o seu filho com as palavras eloquentes do Cur’ane: “E não vires o rosto às pessoas com vaidade, nem andes com insolência (falta de respeito) pela terra, porque Allah não estima os arrogantes”. Surat Lukman 31:18. Os Crentes temem a Allah e convivem com os verazes e auxiliam-se na virtude e na piedade.

Os humanos andam insatisfeitos com o que têm, apesar de terem muito mais do que os seus antepassados. Ficam nervosos e sem paciência, provocam-se e as palavras incendeiam discussões. Mas “Os (verdadeiros) servos do Clemente, são aqueles que andam pacificamente na terra e quando os ignorantes se comportam insolentemente para eles, dizem: Paz para você!”. Cur’ane - Al Furcan 25:63. SubhanaAllah! Porquê mais palavras? 

Num mundo conturbado, faminto de compaixão e de Paz, o Cur’ane fornece as respostas para que o ser humano possa viver em harmonia e até aprender a erradicar a fome, o desconhecimento, a maldade e a corrupção. Como muçulmanos, devemos aprender a recitar o Cur’ane em Árabe, tal como foi revelado. Mas também devemos ler, compreender e saber interpretar os versículos. O Senhor e Criador de toda a humanidade, convida a todos, independentemente da filiação religiosa, a abrirem o Cur’ane - Último Livro Sagrado para lerem, interpretarem e reflectirem sobre as Palavras do Beneficente, Misericordioso, e Protector dos Mundos. “Leia! Em nome do teu Senhor, Que criou o homem através de halaqa. Leia! Que o teu Senhor é o mais Generoso. Que ensinou através da caneta. Ensinou ao homem o que ele não sabia”. 96. 1 a 5 (primeiro capítulo revelado). “Halaqa” é o sangue coagulado, o estado primário do embrião que aparece dias após a concepção. 

Esta é a Beleza do Cur’ane, que ainda temos muito para aprender e descobrir. Devemos dar os direitos ao Cur’ane, não só o cuidado de o colocarmos no local mais elevado, à vista de todos nós, mas com a obrigação de o recitarmos diariamente. Que o Cur’ane não seja só recordado durante o mês de Ramdan.

“Todos os louvores são para Ti, ó Allah. Tu és a Luz do universo e da terra. Para Ti é o Louvor. Tu És o Senhor do universo e da terra e de tudo o que existe. Tu És a Verdade. A Tua Promessa é Verdadeira. Ó Allah, o encontro final Contigo é verdade. O Paraíso é real. O inferno é real e a Hora Final é também verdadeira. Ó Allah, eu submeto-me a Ti. A minha fé é em Ti. Deposito a minha confiança em Ti e me volto para Ti arrependido. Ó Allah, perdoa os meus pecados anteriores e presentes, os pecados que eu cometi secretamente ou abertamente. Tu És o meu Deus e não há outra divindade senão Tu”. Duáh do Mestre dos mestres, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Muslim 4:1691.

“Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. “E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!”. 10.10.

Assalamu Aleiko Wa Ramatulahi wa Baraketuh

SEI QUE VOU MORRER, MAS ALHAMDULILLAH, NÃO TENHO PRESSA

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah). Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

Glorificado e Louvado é Allah, o nosso Senhor e Protector. Glorificado é Allah, que nos “dá um abanão” para nos “acordar” para a realidade da nossa existência. Louvado é Allah, Senhor do Dia do Julgamento. Bênçãos para Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). A Paz de Allah esteja com todos os Profetas e com todos os crentes. Amim.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) narrou que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Ninguém de vocês deve desejar a morte. (Porque) Se for um praticante do bem, poderá continuar a praticar o bem; se é um pecador, talvez possa desistir dos caminhos errados”. Sunan an-Nasai 21.1. Quando se encontrar cansado de lutar contra os seus problemas e sentir que a batalha está perdida, não desista, “não jogue a toalha ao chão”. Lembre-se que Allah é o seu único refúgio. Allah, o Melhor dos Protetores, espera por si, para lhe indicar o caminho da paciência e da resolução dos seus problemas. Lembre-se que há sempre alguém em pior situação.

Passamos parte da nossa vida, atraídos pelos prazeres e pela beleza de tudo o que nos rodeia, em especial quando pensamos que já somos donos de nós próprios. O sangue quente da juventude sobrepõe-se à ponderação e à vida regrada. Esquecemos o Criador, e não nos lembramos de que viemos de Allah e para Allah regressaremos. Quando atingimos a idade adulta, já amadurecidos, os critérios da vida alteram-se. Paramos e pensamos: “O que estamos a fazer?”. “Astaghfiru-Allaha Laazí Lá ilaha illá wual Hayyúl Qayyumu wa-a-atubu ilaihi”. Peço perdão a Allah, não há outra divindade senão o Vivo, o Eterno, o Sustentador que não depende de ninguém e para Ele me volto arrependido.

Alhamdulillah, nunca é tarde. Esta é a Misericórdia de Allah, que nunca abandona o servo que se volta para Ele à procura do perdão e da tranquilidade do coração. Na recordação do nosso Criador e Sustentador, encontramos a tranquilidade. Allahuma Barik Lí FilMauti, Wa fí Ma bandalMauti.

Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Todos os filhos de Adão são pecadores. Mas o melhor dos pecadores, é aquele que se arrepende e pede perdão”. Tirmidi. É como ofender alguém e depois nos darmos conta do erro cometido e pedirmos para a pessoa nos perdoar. As pessoas que cometeram pecados mas que já os deixaram para trás e se arrependeram, amolecem os seus corações e acabam por ser mais devotos a Allah, o Melhor dos perdoadores. Os que “pensam” que não cometem pecados, os seus corações ficam endurecidos, convencidos, pensam que são os melhores entre a umah, mas no entanto são arrogantes e andam na terra como pavões.

Os que andaram pelos caminhos sinuosos, arrependem-se por terem perdido muito tempo nas suas vidas e pedem a Allah para que lhes dê uma longa vida, para que possam fazer o bem, ajudar o próximo e estarem mais próximos do Criador de todas as coisas. Pedem para não deixarem já este mundo porque há muito ainda por fazer, apesar de saberem que está perto a próxima etapa. Acabam por sentir uma paz e uma tranquilidade nos seus corações. Sabem que vão morrer, mas não têm pressa. Querem praticar mais ações virtuosas para compensarem ou apagarem os erros cometidos. Alhamdulillah! Como também pode ser sensato o seu humano.

Quanto maior for o período da nossa vida, mais tempo teremos para refletirmos, donde viemos, o que estamos a fazer para onde será a nossa caminhada final. Encontramos ensinamentos no nosso Mestre, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) que nos recordou que o melhor de nós é o que tem uma vida longa e pratica o bem. O pior de nós é o que tem uma vinda longa e se perde nas más acções. Ó Allah, derrame bênçãos no teu Mensageiro Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), que nos inspira para uma vida de solidariedade, de paciência e de devoção a Ti, Yá Rabbal Anlamin.

Quanto tempo nos resta? Ninguém sabe, nem mesmo o mais rico dos ricos que possa consultar especialidades médicas para “tentarem decifrar” a longevidade da sua vida. Só o Dono do destino é que sabe. Mas estamos sempre a tempo de “mudar” o nosso modo de vida. Da nossa cara severa, para uma cara sorridente; ajudar o que está desesperado; participar nas ações de solidariedade social (mesmo em organizações não religiosas); fazer parte de uma das várias comissões das mesquitas (nem que seja para a limpeza); utilizar a inteligência que Allah nos deu para ensinar os outros; criar o bom hábito de visitar a família, os doentes e os que estão nos cemitérios; fazer da riqueza que pensamos ser nossa, algo que nos possa beneficiar como sadaka Jariah. Dependendo do “tamanho” do seu bolso” viaje e conheça cidades, as mais perto ou as mais distantes. Tão bela é a criação de Allah!

Se não tivermos paciência para estas obras, refugiando-nos da falta de tempo, então pelo menos fiquemos quietos e façamos também orações facultativas, falemos o que é necessário (a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro). Umedecemos a sua língua com a recordação do nosso Senhor, contemos com os nossos próprios dedos o zikr, a recordação do nosso Senhor. Pelo menos façamos isso. Façamos enquanto a “visita” não nos procurar e depois dela, já nada mais podermos fazer. Pensamos que vamos ficar para sementes? Basta recordar os nossos entes-queridos e conhecidos que já partiram. Inna Lillahi Wa inna ileihe Rajiuna. Allahu Akbar, Wa Lillahil Lamd.

WA MA ALAINA IL LAL BALÁ GUL MUBIN. "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17.“RABBANÁ ÁTINA FI DDUNIA HASSANATAM WUAFIL ÁHIRATI HASSANATAM WUAQUINA ÃZÁBAL NNARI”. Cur’ane 2:201“Nosso Senhor, conceda-nos o bem neste mundo e na vida futura e salve-nos dos castigos do fogo do inferno”.

O Ego

A nossa aula de hoje fala de um assunto muito importante para todo o muslim. Nossa aula de hoje é sobre o Jihad al-nafs, ou seja, Jihad (esforço) contra nosso próprio ego. Esse jihad não é um esforço do corpo, mas sim do coração. Nessa aula insha Allahu Ta’ala falaremos sobre o que é o Nafs e o que é o jihad, e após isso uniremos as duas expressões Jihad al-nafs.

Bom, mas o que é o Nafs (ego)? Allah SWT nos informou no Quran que existem 3 tipos de Nafs.

O primeiro tipo de nafs é o denominado por Allah como: “Nafsu amaratun bi su” ou seja, o Nafs que incentiva a fazer o mal. Esse tipo de nafs é aquele que busca o ruim, que busca o haram. Este é o pior tipo. Allah SWT disse:

“...porquanto o ser é propenso ao mal, exceto aqueles de quem o meu Senhor se apiada, porque o meu Senhor é Indulgente, Misericordiosíssimo.” (Yussef 53)

“… ina al nafsu amaratun bi su ila man rahima rabi ina rabi Ghafurun Rahim.”

O segundo tipo de Nafs é o denominado por Allah como: “Nafs Lawamah”, ou seja, o nafs que condena a si mesmo. É aquele nafs que quando faz um haram logo se reprova. Allah SWT disse no Quran:

“Juro, pelo Dia da Ressurreição, E juro, pela alma que reprova a si mesma” ( Qiamah 1-2). La uqsimu bil yaum al qiamah, wala uqsimu bil nafsi lawamah”

Mas...porque Allah SWT colocou esse tipo de nafs na sura al Qiama (A ressurreição)? Porque uma coisa é ligada com a outra. Se você quer que seu nafs condene a si mesmo deverá lembrar muito do dia da ressurreição. Lembrando do Dia da Ressurreição você lembrará dos seus pecados e então sua alma se reprovará.

O terceiro tipo é o Nafs Al Mutmainah, é o Nafs em Paz. É aquele nafs preenchido com a fé e com a luz de Allah SWT. É o nafs confiante em Allah, temente a Ele. Nafs que ama Allah e que busca Allah SWT. Vejam como Allah SWT fala desse nafs no Quran:

“E tu, ó alma em paz, Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! Entre no número dos Meus servos! E entra no Meu jardim!” ( Surat al fajr)

“Ya ayuha al nafsu al mutmaina irji’i ila rabiki radian mardiya fadkhuli fi ‘ibadi wadkhuli janati”

Nosso nafs pertence a qual desses tipos?

Existe um quarto tipo de nafs, mas esse tipo não foi citado por Allah no Quran. Porque? Porque não mereceu ser citado. Que tipo de Nafs é esse? É o Nafs Al Ghafila, ou seja, o Nafs desatento. É aquele que não está levando nem para o bem nem para o mal. É aquele nafs que simplesmente vive, mas sem finalidade alguma na vida. Pensa que a vida é comprar uma roupa bonita, sair para uma festa, casar, ter filhos, trabalhar e ponto final. Acontece que o ser humano não foi criado com esse objetivo, mas ele está desatento para com o objetivo para o qual foi criado. Allah SWT disse no Quran:

“Temos criado para o inferno numerosos gênios e humanos com corações com os quais não compreendem, olhos com os quais não vêem, e ouvidos com os quais não ouvem. São como as bestas, quiçá pior, porque são displicentes.” (7:179)

Irmãos, nós somos de um desses tipos. Que nafs é o nosso? Alguns podem ter mais de um tipo de nafs num mesmo dia. Por ex. Acordou com o nafs em paz, saiu na rua e seu nafs se transformou naquele que incentiva a fazer o mal, voltou pra casa e o nafs se transformou naquele que reprova a si mesmo.

Todos nós gostaríamos de ter o nafs al mutmainah (em paz) por isso a nossa aula de hoje é sobre o jihad contra o nafs.

Allah SWT disse no Quran:

“Pela alma e por Quem aperfeiçoou, E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado, Que será venturoso quem a purificar (a alma),E desventurado quem a corromper.” (Shams)

Bom, como nós sabemos todo ser humano tem um qarin (acompanhante constante) dentre os shayatin (demônios) para incentivar a fazer o mal e um dentre os anjos para aconselhar o bem. Agora pode surgir uma dúvida: Como diferenciar se é o shaytan ou se é o meu nafs que está me levando ao haram? Pois bem, o Shaytan (que a maldição de Allah recaia sobre ele) procura os tipos de haram e mostra eles a você, lhe convidando e seduzindo a fazer o haram. Quando você por exemplo pensa em fazer um haram esse é o shaytan, então a forma de se proteger é dizer: “Audho billahi mina shaytan arajim” (Me refugio em Allah contra o demônio amaldiçoado). Mas agora quando você tem o desejo e a vontade de cometer um haram esse é o teu nafs. Quando teu nafs está acostumado com o haram, fica dificil deixá-lo e aqui vem o jihad al nafs. Então jihad al nafs seria você tirar o teu nafs do haram.

Por exemplo, nós sabemos que no Ramadan os shayatin (demônios) ficam acorrentados, então porque mesmo assim as pessoas cometem haram? Porque o nafs é fraco, é acostumado com o haram e leva até ele. Ou seja, é um nafs ao qual nunca foi negado nada, então essa pessoa se torna um escravo do seu nafs. Para que isso não ocorra você deve aprender a dizer não ao teu nafs e aqui vem o jihad.

Bom, nós já falamos do nafs, agora o que é Jihad? Jihad não significa somente lutar contra os inimigos de Allah com as armas. A palavra jihad significa literalmente esforço. Na terminologia islâmica Jihad significa o esforço do muslim para fazer com que a palavra de Allah seja elevada e estabelecer a Sua religião na terra. Os ‘Ulamah (Sábios) dividiram o jihad em 13 tipos. O Jihad al nafs é dividido em 4 tipos são eles:

1- O esforço para aprender os ensinamentos do Islam sem os quais não poderá atingir sucesso e felicidade neste mundo ou no Futuro; se ele deixar isso de lado que será sentenciado com a miséria neste mundo e no Futuro. Entao jihad para buscar conhecimento do Islam. Aprender o Quran, memorizar suras, ler ahadith, ler livros que explicam o islam, assistir aulas, etc.

2- Esforço para atuar conforme o que a pessoa aprendeu. Saber o islam sem agir, embora possa não causar dano, não vai trazer qualquer benefício. Além disso lutar contra os desejos do nafs, se afastando deles e controlando o nafs.

3- Esforço para chamar os outros ao Islam , ensinando e passando a eles o que eles não sabem, ou seja, a Da’wa ila Allah. Caso contrário a pessoa será considerada dentre aqueles que escondem o que Allah revelou de orientação e ensinamentos.

4- Esforço para agüentar as dificuldades pacientemente no chamamento das pessoas a Allah e os insultos das pessoas; agüentando tudo aquilo por causa de Allah. 

Se uma pessoa conseguir reunir esses quatro tipos de jihad será considerada entre os Rabaniyin, e Allah SWT denomina de Rabaniyin aqueles que sao servos do Senhor, aqueles que estudam e ensinam o Livro. (Al Imran 79)

O Jihad contra o Shaytan são de 2 tipos:

1) Repelindo as dúvidas que o shaytan colocam na nossa mente para tentar arruinar nossa fé, e esse primeiro tipo o jihad é conseguido com a certeza na fé que só vem com o conhecimento.

2) Repelindo o haram que ele te induz a fazer e te convida a fazer, e esse jihad só é conseguido com o sabr (paciencia).

Allah SWT disse no Quran:

E designamos líderes dentre eles, os quais encaminham os demais segundo a Nossa ordem, porque perseveraram e se persuadiram dos Nossos versículos.”

Portanto a paciência repele os desejos e a certeza (al yaqeen) repele as dúvidas.

Depois vem o jihad contra os kafirin e os munafiqin (hipócritas) e esses são divididos em 4 tipos: com o coração, reprimindo e odiando seus atos, com a língua, falando e demonstrando repúdio, com a riqueza, doando dos seus bens pela causa de Allah, e com as pessoas através da luta.

E por último o Jihad contra os lideres da opressão, da inovação e do haram, e esse jihad pode ser de 3 tipos:

1) Jihad atraves dos atos, impedindo um haram com as maos, se ela for capaz.

2) Se nao for possivel, Jihad com a língua, falando contra o haram

3) Se isso também não for possivel, jihad com o coração, repudiando e odiando o mal e o haram.

Esses são os 13 tipos de Jihad, quantos deles você pratica? Irmãos aprendam o islam, estudem o islam, memorize o Quran, leiam Ridussalihin, estude a biografia do Profeta SAAS, ensinem as pessoas o islam, chamem as pessoas para Allah. O Profeta SAAS disse: “Divulgem o que aprenderam por mim nem que seja um versiculo”. Entao qualquer um de nós que cumpra com algum desses tipos de Jihad é considerado um Mujahid pela causa de Allah.

Quem foi a melhor das criaturas de Allah? O Profeta Muhamad SAAS. Porque? Porque ele preencheu na sua vida todos os tipos de Jihad e guiou e ensinou seus companheiros e seguidores a lutar contra o shaytan e seus egos, ensinou-os a serem mujahidin pela causa de Allah. Ensinou-os a tal ponto que o Profeta SAAS disse a um dos sahabah, Omar Ibn Khatab (segundo khalifah do islam): “Por Allah Oh Omar que quando você anda por um caminho o shaytan desvia e anda por outro”. Masha Allah, o jihad dele era tão firme que o shaytan temia a Omar e nao se atrevia a andar no mesmo caminho que ele.

Bom, nós falamos sobre o nafs e sobre o jihad separadamente. Agora vamos unir os dois, vamos falar do Jihad al Nafs. O Profeta SAAS disse aos sahabah quando voltaram de um batalha: “Nós voltamos do jihad menor para o jihada maior” Os sahabah disseram: “Há algum jihad maior do que o jihad contra os kuffar?” E ele SAAS respondeu: “Sim, o Jihad al Nafs”. Este hadith é considerado Daif (cadeia de transmissão fraca), mas sem sombras de dúvidas que o jihad contra o ego vem antes do jihad contra os kuffar.

Irmãos, jamais seremos crentes até que julguemos nossos próprios egos. Temos que parar todos os dias e julgar nosso proprio nafs, perguntando a ele sobre as nossas ações. Devemos perguntar ao nosso nafs: “Porque eu fiz tal coisa?”, “Qual foi a minha intenção ao fazer tal coisa?”, “O que eu fiz durante o dia?”. Faça o teu julgamento sobre o teu nafs e lute para obter sempre melhores resultados. Isso é a jihad al nafs.

Um dos Tabein (seguidores dos sahaba) disse: “Os inimigos do ser humano são 3: a dunia (a vida terrena), o shaytan (o demonio) e o nafs. Lutem contra a vida terrena não se apegando a ela, lutem contra o shaytan buscando refúgio em Allah e afastando as más idéias e intenções, e lutem contra o nafs com o jihad.”

Irmãos, aquele que não faz jihad contra seu ego e seus desejos é escravo do seu nafs. Allah SWT disse no Quran:

Não tens reparado em quem toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele?” (25:43)

Imaginem, no dia do juizo cada um seguirá aquilo que ele adotou como divindade, já imaginou audho billah você no dia do juizo seguindo os teus desejos e eles te encaminharem até o inferno. Isso porque nunca conseguiram dizer não ao seu nafs quanto aos seus desejos. Olhem a diferença daquele que é servo de Allah e aquele que é servo dos seus desejos, ou então servo da moda, ou então servo do dinheiro. Cada um toma por divindade aquele a quem ele obedece, se você obedecer a Allah em detrimento de obedecer ao teu nafs serás um servo de Allah, agora se obedecerdes o teu nafs em detrimento da obediência a Allah terá tomado por divindade os teus desejos.

Irmãos, nós temos que fazer jihad, lutar contra os desejos do nosso ego, nós temos que aprender nosso din, nós temos que nos firmar com as companhias que nos aproximem de Allah e nos afastar daquelas que nos afastam Dele, isso tudo é jihad, Allah SWT disse no Quran:

Sê paciente, juntamente com aqueles que pela manhã e à noite invocam seu Senhor, anelando contemplar Seu Rosto. Não negligencies os fiéis, desejando o encanto da vida terrena e não escutes aquele cujo coração permitimos negligenciar o ato de se lembrar de Nós, e que se entregou aos seus próprios desejos, excedendo-se em suas ações.” (Al Kahf)
Se eu me enfurecer tenho que lutar contra meu nafs para que isso não aconteça, o Profeta SAAS disse: “O forte não é aquele que tem força física, mas aquele que controla seu nafs no momento de fúria.” Devemos dominar e governar o nosso nafs e não deixar ele nos dominar. Agora pare e se pergunte: Qual dos dois está dominando? Você ou seu ego?

Allah SWT disse no Quran:

“E aos que lutam por Nós, certamente, guia-los-emos a Nossos caminhos. E por certo Allah está com os benfeitores” (29:69)

Ou seja, aquele que lutar pela causa de Allah, lutar contra seu nafs será guiado por Allah, estará na senda de Allah, estará entre os amados de Allah. Por Allah irmãos que não há nenhum jihad que nós fizemos pela causa de Allah sem que Ele se aproxime de nós. Allah SWT disse: “Aquele que se aproximar de Mim um palmo Me aproximarei dele 2 palmos...”. Então se esforce pela causa de Allah e Allah facilitará teu caminho, mas primeiro precisa vir o teu jihad. Se você gosta de algo que é haram luta contra teu nafs e eduque ele para o halal e diga: Não! Aos teus desejo. Se você não consegue por o hijab, jihad irmas, luta contra teu ego e diga: “Não, eu seguirei a vontade de Allah SWT”. Esforcem-se e Allah facilitará o caminho.

Vejamos exemplos daqueles que lutaram contra seus nafs (egos):

Vejamos o exemplo de um companheiro do Profeta SAAS chamado Rabi’a que era empregado do Profeta SAAS. Numa noite o Profeta SAAS chamou Rabi’a e disse-lhe: “Oh Rabi’a o que você gostaria?” Então ele respondeu: “Oh Mensageiro de Allah deixe-me pensar!” Qual era a idade desse sahabi? 17 anos. Então Rabi’a conta: “Comecei a pensar na vida terrena e suas belezas, mas então conclui: Não pedirei nada que não seja para a outra vida! Entao voltei até o Profeta SAAS e disse: “Oh Mensageiro de Allah peço-te a tua companhia no Paraiso!” E o Profeta SAAS disse: “Oh Rabi’a algo além disso?” E ele disse: “Não, só isso!” Então o Profeta SAAS disse: “Então me ajude contra teu nafs e aumente as tuas orações”. Irmãos essas palavras não são só para Rabi’a e sim para todos aqueles que querem a companhia do Profeta SAAS no Paraiso. Aumentem as orações voluntárias, viram o que o Profeta SAAS disse a ele: “Me ajude contra o teu nafs”.

Outro exemplo é o do sahabi Abdullah Ibn Rawaha. Na batalha de Mu’ta os inimigos lutavam cruelmente contra os muçulmanos que mantinham a bandeira islâmica para que com isso a batalha terminasse logo. Toda vez que alguém segurava a bandeira era morto, então outro pegava a bandeira antes que ela caisse e ficava no seu lugar. Até que então chegou a vez de Abdullah Ibn Rawaha segurar a bandeira e entrar a fundo na batalha, se ele pegasse de certeza morreria shahid. Então ele olhou a bandeira e pensou: pego a bandeira ou não? Então ele começou seu jihad contra seu nafs, começou a reprimir e encorajar seu nafs com palavras. Ele começou a dizer ao seu nafs: Juro por Allah que entrarás na batalha e se não entrares sua vida após isso será terrível. Qual é o teu problema oh nafs? Porque te vejo fugindo do Paraiso? Se não morreres agora de qualquer forma morrerás, e se morreres agora estarás bem guiada! Então nisso ele pegou a bandeira , então veio seu primo com um pedaço de carne lhe dizendo: “Pegue isso e descanse um pouco” faziam 6 dias consecutivos que eles estavam na batalha. Ele estava cansado, não pensem que para os sahaba as coisas eram mais fáceis, eles passavam pelo mesmo jihad que nós passamos hoje. Então ele pegou aquele pedaco de carne, comeu um pouco dele e disse: “Que é isso Oh Ibn Rawaha? Tu ainda estás nessa vida?” Então pegou a bandeira e lutou até morrer shahid. Entao o Profeta SAAS disse: “Vejo agora Ibn Rawaha no Paraiso!”.

Irmãos, vamos dizer o mesmo para o nosso nafs: Qual é o teu problema oh nafs? Porque te vejo fugindo do Paraiso?

Um dos Tabein dizia ao seu proprio nafs: “Oh nafs tu não és dos reis que tem todos os seus desejos nessa vida e nem dos verdadeiros adoradores que tem suas bênçãos na outra vida, onde estás então oh nafs?”

Irmãos temos que controlar nosso nafs até mesmo para com as coisas halal (permitidas). Málik Ibn Dinar entrou no mercado e viu um tipo de comida que ele gostava então ele comprou. Seguiu pelo mercado e viu outro tipo de comida que ele gostava e comprou. Depois viu um terceiro tipo de comida que ele gostava então ele disse: “Oh Nafs tenha paciência, não estou te proibindo isso por não gostar de ti, pelo contrário faço isso porque gosto de ti”. Olhem como ele educava seu nafs até mesmo com o halal.

Uma vez Omar Ibn Khatab viu um homem andando pelo mercado contando dinheiro para comprar algo. Então Omar perguntou a ele: “Porque você vai comprar isso?” Ele disse: “Porque eu quero isso!” Entao Omar disse: “E toda vez que você quer algo você compra?” Ele disse: “Sim”.Entao Omar tirou sua bengala e golpeou o homem. Ou seja, não serve isso, você chegar a tal ponto de comprar tudo aquilo que teu nafs te pedir, isso nao é certo.

Irmãos, devemos aprender a lutar contra nosso nafs, contra os nossos desejos, porque se seguirmos eles estaremos arruinados nessa vida e na outra. Devemos aprender a educar nosso nafs para o halal e mesmo no halal ser moderado. Vejamos por ex. Ali Ibn Abu Taleb que na hégira dormiu no lugar do Profeta SAAS, quando o povo de Quraish havia planejado matar o Profeta SAAS. Vocês sabem qual era a idade dele nessa época? Ele tinha 20 anos. Se ele não fosse uma pessoa que lutasse constantemente contra o seu nafs jamais teria conseguido isso. Perguntaram a Ali como ele havia passado aquela noite e ele respondeu que havia sido a noite mais tranquila da sua vida. Agora um exemplo para as irmãs, na hégira do Profeta Muhamad SAAS ele e Abu Baker fizeram uma estratégia para que Quraish não descobrisse onde eles estavam, e se esconderam numa montanha chamada Thor. Asmah bint Abu Baker ficou encarregada de levar comida e água até eles, caminhava mais de 5 km por dia carregando água e comida, e inclusive subia nessa montanha para levar até eles. Qual era a idade dela? 23 anos e ainda estava grávida de 7 meses. Masha Allah, e nós não conseguimos fazer jihad contra nosso nafs para rezar o fajr, ou para fazer jejum voluntário, ou para deixar o haram. Olhem o exemplo dos sahabah e das shabiyat.

Mais um exemplo, Muhamad al Fáteh conquistou a Constantinopla (Istambul) e vocês sabem como ele conseguiu? Através de 1 hadith do Profeta Muhamad SAAS. Quanto tempo havia entre ele e o Profeta SAAS? 600anos. Como foi isso? Ele ouviu um hadith no qual os companheiros do Profeta SAAS perguntaram: “Oh Mensageiro de Allah, qual dessas terras será conquistada primeiro: Constantinopla ou Roma?” O Profeta SAAS disse: “Constantinopla será conquistada primeiro e terá um exército abençoado e seu líder será abençoado.” Imaginem, ele era um jovem que ouviu esse hadith. Então o que ele fez? Começou a correr atrás do conhecimento, memorizou todo o Quran, deixou o haram, lutou contra seu nafs e viveu pelo Islam, e então Constantinopla foi conquistada com suas mãos, e ele foi o líder abençoado ao qual o Profeta SAAS se referiu.

Irmãos o caminho de Allah precisa de jihad, nesse caminho o Profeta Nuh viveu 950 anos lutando contra o seu nafs e chamando as pessoas para Allah, o Profeta Yahiya foi assassinado, o Profeta Zakariya morreu serrado ao meio, O Profeta Ibrahim As foi jogado no fogo, o Profeta Muhamad sofreu e lutou toda sua vida por esse caminho, e nós agora queremos que o Islam venha até nós sem esforco nenhum? Vejam quantas pessoas sofreram e se sacrificaram para que hoje você fosse muslim.

Irmãos, nós temos que colocar um objetivo nessa vida. Por que você vive? Você foi criado para adorar a Allah. Nós não podemos viver nessa vida só para preencher nossos desejos porque assim perderemos essa vida e morreremos sem saber pq vivemos. Portanto irmãos vamos colocar como meta na nossa vida viver pelo Islam, essa vai ser nossa meta daqui em diante, viver pelo Islam. Como assim? Tudo que nós formos fazer vamos pensar no Islam. Por ex. estudo na faculdade portanto a minha meta é ser um exemplo do islam dentro e fora dela, vou mostrar meu orgulho de ser muçulmana firmando no meu hijab e me afastando das más companhias e das obscenidades. As irmãs que usam o hijab são vistas pelos não muçulmanos como o Islam andando na rua, portanto vejam a responsabilidade que nós temos quanto a isso, um mau comportamento seu pode ser a causa pela qual alguém tenha uma má imagem do islam, irmãs seremos cobradas por isso, portanto irmãs Jihad para se manter firme e longe do haram, jihad para deixar a vestimenta ocidental pela vestimenta que Allah nos prescreveu, jihad para ser um bom exemplo de conduta. Quanto aos irmãos jihad da mesma forma no trabalho, nos estudos, na vida em geral, jihad na Da’wa chamando os outros para Allah. Irmãos o Islam precisa de nós, nós temos que exaltar o islam e como iremos exaltá-lo? Praticando, lutando, se esforçando contra nós mesmos, procurando o conhecimento, estudem o islam, o Islam precisa de crentes com conhecimento e firmes na crença e nos atos. Portanto vamos colocar como meta: Viver pelo Islam, viver para exaltar o Islam, a religião de Allah SWT. Se nós fizermos isso, insha Allah estaremos entre os amados de Allah SWT e teremos alcançado a Satisfação Dele.

Ya Allah para Ti são todos os louvores e todo agradecimento, Alhamdulilah por teres nos guiado ao Islam, Alhamdulilah por teres nos encaminhado para a fé, Alhamdulilah pelo Quran, Alhamdulilah por teres no tirado da escuridão e nos levado para a luz. Ya Allah em ti cremos, em Ti confiamos e a Ti admitimos nossa fraqueza e nossos pecados, perdoa-nos por aquilo que cometemos no passado e pelo que cometeremos no futuro. Ya Allah firma-nos na fé e na orientação, e nos ajude a lutar contra nossos nafs, nos ajude a fazer a jihad pela Tua causa, ya Allah nos ajude na jihad atrás do conhecimento, ya Allah nos ajude a colocar como meta na vida: viver pelo Islam e permita que a exaltação e a vitória do Islam venha através das nossas mãos. Ya Allah esse é o nosso Du’a e Tu és quem ouve a súplica daquele que Te suplica, com a Tua misericórdia aceite nosso Du’a! Allahuma Amin!

E que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhamad SAAS, e Louvado seja Allah Senhor do Universo.