domingo, maio 22, 2016

A METADE DO MÊS CHABAN

Centro Islâmico de Brasília-DF - Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre o mês sagrado de Chaban. Passou o mês de Rajeb um dos meses sagrados que possui grande valor para Allah(SWT), que disse no Alcorão Sagrado na Surat AT-TAUBAH vers 36 : « Por certo, o número dos meses, junto de Allah, é de doze meses, conforme está no Livro de Allah, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados. Essa é a religião reta. Então, não sejais, neles, injustos com vós mesmos, e combatei os idólatras, a todos eles, como eles vos combatem, a todos vós. E sabei que Allah é com os piedosos.

Com a passada do mês de Rajeb, e estamos no oitavos mês que se chama Chaban. Tem este nome porque é o mês no qual os árabes buscavam água e também diziam que tinha esse nome pois eles realizam ataques e incursões. Logo em seguida iremos receber o Ramadan.

Meus irmãos no mês de Shaban nele o Profeta Muhammad(SAAW) jejuou mais do que nos outros meses sem considerar o mês de Ramadan, quando o jejum é obrigatório. Em uma narração de Al-Bukhari e Muslim, Aisha(que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “ O Mensageiro de Allah(SAAW) costumava jejuar tanto ao ponto de acharmos que nunca quebraria o jejum e não jejuava até acharmos que nunca jejuaria. Nunca vi o Mensageiro de Allah jejuando por um mês inteiro, exceto no Ramadan, e nunca o vi jejuar maisdo que no mês de Chaban.”

Usaamah Ibn Zayd narrou que falou ao Profeta Muhammad(SAAW): “Eu disse, “Ó Mensageiro de Allah, não o vejo jejuando em qualquer outro mês o quanto você jejua no mês de Chaban.” Ele disse: “ Este é um mês entre o Rajeb e o Ramadan, que as pessoas não prestam atenção e é um mês em que as boas ações ascendem ao Senhor dos Mundos. Eu gosto porque minhas ações ascendem quando estou jejuando.”

Também de acordo com um relato narrado por Abu Dawood, ele disse: “Os meses mais estimados pelo Mensageiro de Allah(SAAW) para o jejum era o Chaban e seu jejum no Chaban era ininterrupto com o jejum no Ramadan.” As pessoas obeservaram que o Profeta Muhammad(SAAW) jejuava nas segundas e quintas de cada semana e perguntaram porque ele cuidava de realizar o jejum nestes dois dias. O Profeta Muhammad (SAAW) respondeu que durante estes dois dias o trabalho das pessoas sobem a Allah(SWT) e ele queria que seu trabalho subisse com seu jejum.

Meus irmãos o jejum do Ramadan aproxima, o crente de Deus(Louvado Seja), liberta a alma e aumenta a força moral e espiritual do jejuador. Faz a alma ser bela, harmoniosa, pacífica, justa e compassiva. O jejum dá para as pessoas o poder de manter seus desejos controlados, evita o pecado, as agressões, a crueldade e a opressão em atos e palavras. O jejum no mês de Chaban é um jejum voluntário e não obrigatório como acontece no mês de Ramadan que é obrigatório. Serve para a recuperação dos dias que não foram jejuados no mês de Ramadan pelas pessoas que estavam em viagem, doentes ou pelas mulheres que estavam em seus ciclos menstruais. É a compensação de qualquer erro no número de preces obrigatórias e que deve ocorrer antes do próximo Ramadan.

Como é um mês de passagem entre o Rajeb e o Ramadan algumas pessoas podem estar descuidadas com os atos de adoração a Allah (Louvdo Seja), por isso o mês de Chaban é importante para Allah(SWT). É um mês no qual o jejum não é exposto. Muitas pessoas acreditam que jejuar por alguns dias no mês de Chaban é como treinar para o jejum de Ramadan. Assim, ao jejuar antes, terá o costume com o jejum e se sentirá mais forte com a chegada do mês de Ramadan. A caridade também deve ser praticada não apenas no Ramadan, mas em toda a vida do muçulmano, assim como a recitação do Alcorão Sagrado deve ser parte de nossos dias. Irmãos outro assunto que marca a noite da metade do mês de Shaban. Num Hadith narrado PR Moaz Bin Jabel que o Profeta Muhammad(SAAW) disse: “Allah observa sua criação durante a noite da metade do Chaban e perdoa a todos, menos o gentio politeísta e aqueles que possuem conflitos e ódio com seus irmãos.”

O fundamental no Islam, um pilar de vida das pessoas, está reunido em duas ações; a primeira é melhorar a relação com Allah(Louvado Seja) e a segunda é melhorar sua relação entre as pessoas, para serem irmãos com amor. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-HACHR ver 10 ”...Perdoa-nos e a nossos irmãos, que se nos anteciparam, na Fé, e não faças existir, em nossos corações, ódio para com os que creem, Senhor nosso! Por certo, és Compassivo, Misericordiador.” Amados irmãos, esta é uma lição em que aprendemos sobre a noite da metade do mês de Chaban. 

Não exite na Sunnah uma oração especial para esta noite e não existe também um dia especial para jejuar.

Ó Allah conceda gloria ao Islam e aos muçulmanos, proteja a unidade de sua religião, destrua as inimizades contra Islam. Ó Allah conceda a vitória a sua religião e de seu Livro e a Sunna do Profeta Muhammad (SAAW) Ó Allah conceda piedade a nossas almas. Ó Allah cure aqueles que estão doentes. Ó Allah abençoe as almas daqueles que já morreram. Ó Allah nos pedimos que nos perdoe e tenha misericórdia de nós. Ó Allah nos faz pacientes tanto na dificuldade como na facilidade da vida. Que a Paz e as bênçãos estejam com nosso amado Profeta Muhammad sua família, companheiros .

E Todo o Louvor a Allah, O Senhor do Universo! 

(SWT) = SUBAHANA WA TAALA = (LOUVADO SEJA ALLAH)
(SAAS) = SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)
(R.A) = RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)
ALLAH = DEUS
HADITH SHARIF= DITOS DE ALLAH(SWT) DIRETO PARA O PROFETA MUHAMMAD(SAAS)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto, a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. Que Allah (SWT) nós perdoe.