sábado, maio 26, 2012

Méritos do mês de Rajab

بسم الله الرّحمن الرّحيم
Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Todos os louvores são para Ele, o Senhor dos Mundos e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com Muhammad, seus companheiros e fiéis seguidores. Assalamo alaikum wa rahmatullahi wa barakatuh.
Pela misericórdia de Allah nós entramos no mês abençoado de Rajab. Rajab é um dos quatro meses sagrados. Destaca-se por si só, ao contrário dos outros três que são agrupados.
Foi narrado por Abu Bakra, raa, que ouviu do Mensageiro de Allah, saws: "o ano possui doze meses, dos quais quatro são sagrados. Três destes meses são consecutivos: Dhul Qadah, Dhul Hijjah e Muharram e Rajab, o quarto, vem entre Jumaada e Sha'ban" (Bukhari). Há também menção no Qur'an, suratat Taubah, ayah 36: "Para Allah o número dos meses é doze, como reza o Livro Sagrado, desde que Ele criou os céus e a Terra; e quatro deles são sagrados..."

O Profeta, saws, disse: "Rajab é mês de Allah, Sha'ban é meu mês, e o Ramadan é o mês da minha Ummah."(Narrado por Suyuti) O fato de que é o mês de Allah significa que é digno de adoração; e o próprio mensageiro de Allah, saws, costumava venerá-lo. Quando entrava este mês ele buscava suas bênçãos, dizendo:
اللَّهُمَّ بَارِكْ لَنَا في رَجَبٍ وَ شَعْبَانَ وَ بَلِّغْنا رَمَضَانَ

Oh Allah, abençoe-nos no Rajab e no Sha’ban e faça possível que a gente atinja o Ramadan!” (Narrado por Ahmad) .

Rajab é a chave para os meses de bondade que o seguem. Por essa razão, o imaam Abu Bakr al-Warraq disse: "no mês de Rajab você semeia as sementes, em Sha'ban você as irriga e no Ramadan você faz a colheita". Ele também disse: "Rajab é como um vento, Sha'ban é como uma nuvem e o Ramadan é como a chuva".

Rajab foi o mês em que os pais abençoados do profeta casaram-se e o mês no qual Sayyida Amina ficou grávida da melhor das criações de Allah, swt. A maioria dos estudiosos dizem que o Isra' (viagem noturna) e o Mi'raj (ascensão) aconteceram na noite de 27 de Rajab. Isso foi a noite em que o mensageiro de Allah, saws, recebeu a maior das graças que um servo de Allah já havia recebido.

Quando um dos eruditos piedosos ficou doente, ele disse: "Pedi Allah para atrasar a minha morte até o mês de Rajab porque ouvi dizer que aqueles que morrem neste mês são salvos do fogo". Allah atendeu sua súplica e ele morreu em Rajab.

Rajab, Mês de Istighfar
A melhor maneira de preparar o coração para receber os presentes divinos é purificação e arrependimento. Por esta razão os estudiosos dizem que Rajab é o mês da busca do perdão, considerando que Sha'ban é o mês em que Allah, swt, envia paz e bênçãos sobre o profeta e o Ramadan é o mês do Alcorão. Assim, é recomendável procurar muito perdão em Rajab.
رَبِّ اغْفِرْ لي وارْحَمْنِي وَتُبْ عَلَيَّ
Transliteração: "Rabbi ‘ghfir li w’ arhamni wa tub `alayya."
“Oh Allah, perdoa-me, tenha misericórdia de mim e aceite meu arrependimento.” (Narrado por Wahb bin Munnabih, quem disse que aquele que repetir esta du’a toda alvorada e crepúsculo, no mês de Rajab, o fogo não tocará sua pele)


Boas Ações em Rajab

A recompensa de nossas ações boas é multiplicada nos meses sagrados, por isso é recomendado fazer tantas boas ações quanto possível. O Mensageiro de Allah, saws, recomendou o jejum, pelo menos alguns dias em cada um dos meses sagrados. Alguns dos companheiros, entre eles Sayyiduna Umar e seu filho Abdullah e Sayyida A'isha, gostavam de fazer umrah (peregrinação menor) em Rajab.

Ao mesmo tempo más ações também são mais graves nos meses sagrados, assim, temos de fazer todos os esforços para evitar quaisquer atos ilegais.
 
Um mês sagrado é semelhante a um lugar sagrado. É recomendável se banhar e purificar antes de entrar o haram de Makkah e, enquanto se está ali, a pessoa é mais consciente do peso de suas ações. Da mesma forma com um mês sagrado - tentamos estar em um estado de pureza e mantê-la através da prática do bem e evitando o mal.
 
Que Allah nos abençoe em Rajab e Sha'ban e permita-nos alcançar o Ramadan. Que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre aquele que nos orientou ao bem e nos advertiu a respeito de todos os males: Muhammad, nosso mestre e sua família, companheiros e todos aqueles que seguem a sua orientação até o fim dos tempos.
 
Fonte:http://conscientizacaoislamica.blogspot.com.br/2011/06/meritos-do-mes-de-rajab_06.html

quinta-feira, maio 24, 2012

OS INÚMEROS BENEFÍCIOS PELO CUMPRIMENTO DA RELIGIÃO-Primeira Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK

A insatisfação, é uma das característica do ser humano. Está sempre a correr,procurando o seu sustento. Mesmo que Deus lhe dê o suficiente para viver com dignidade, procura amealhar mais e mais, esquecendo que a morte está sempre à espreita. Vive amargurado com os problemas que lhe afectam. Quando é contrariado, Irrita-se por tudo e por nada. Por um lado a insatisfação é salutar, porque obriga o ser humano a descobrir meios tecnológicos avançados para produzir mais riqueza. 

Mas a insatisfação desmedida, provoca uma sensação de vazio. Não tira proveito do muito que tem e não partilha a riqueza com os familiares e os necessitados. Quando o “clik” acontece, acorda, mas já é tarde, pois com a idade avançada, na prática, os seus bens já não lhe pertencem. Abu Huraira (Radiyalaho an-hu) referiu que alguém perguntou ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), qual a melhor caridade que merece maior recompensa. Ele respondeu: “É quando se entrega a caridade no gozo de plena saúde, com poucos meios e temendo a pobreza, mas com esperanças de enriquecer. Que não aconteça só na altura da morte, quando os bens já não lhe pertencem e diz: “isto é para fulano, aquilo para beltrano”, quando na realidade os bens já não lhe pertencem”. Bukhari e Muslim. Quando for acompanhado para a sua morada provisória, a sepultura, nada levará, senão um pano branco para lhe cobrir a nudez.

Outro seu semelhante, Waliulá, amigo de Deus, também é um trabalhador incansável. Produz riqueza e é justo no relacionamento com os familiares, com os empregados, clientes e fornecedores. Partilha a riqueza com os necessitados e recomenda os seus para a fraternidade. Tem tempo para o seus negócios e para a adoração a Deus. Está sempre agradecido a Deus pela prosperidade e pela tranquilidade Procura estar 24 horas ao serviço de Deus. e o seu negócio corre bem.

Ainda outro seu semelhante, também Waliulá, amigo de Deus, é trabalhador e justo no relacionamento com todos. Mas a sua vida particular, incluindo os seus negócios, não correm bem. 

Mas mesmo assim, é paciente e pede a ajuda a Deus, o Sustentador. Apesar de todos os dissabores da vida, continua cumpridor dos mandamentos de Deus. Sente-se aliviado quando dá com a mão direita o que a mão esquerda não sabe. Apresenta-se tranquilo, com paciência, pois acredita que tudo o que acontece, é porque Deus assim o determinou. Acredita no outro mundo, onde as aflições não existirão. Yahia Ibn Sinan (Radialahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “É admirável o caso do crente, pois tudo é bom para ele; e isto não ocorre com ninguém mais, a não ser com o crente. Se é objecto de um bem, dá graças a Deus e isto é um bem para ele; e se sofre alguma desgraça, se arma de paciência e isto também é um benefício para ele”. Muslim.

Ao cumprirmos com as orientações de Deus e do Seu Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), obteremos benefícios incontáveis, que nos trarão a paz espiritual e a felicidade terrena. “Obedecei a Deus e ao Mensageiro, para que possais obter a Misericórdia”. Cur’ane 3:132. Maulana Umar Palanpuri (Rahmatulahi Aleihi) (que llah tenha misericórdia dele e lhe conceda o paraíso), referiu seis dos milhares benefícios, que Allah Subhana Wataala concederá aqueles que forem cumpridores assíduos dos Seus Mandamentos: 1) A tranquilidade; 2) a vida pura; 3) a Baraka – a abundância: 4) o amor de outras pessoas; 5) a aceitação das preces e 6) o ficar conhecido entre os anjos.

O primeiro beneficio que será concedido, é a tranquilidade. O coração do crente não sentirá o vazio, pois estará sempre repleto de paz. Apresentar-se-á perante a família e a sociedade, com a modéstia, a piedade, a calma e a sobriedade. Está escrito no livro da sabedoria que na modéstia reside a sobriedade e a tranquilidade do espírito. Quando surgirem problemas materiais e espirituais, saberá ter a destreza e a paciência suficientes para superá-los. A fé do ser humano não é estável, sobe ou desce de acordo com o estado de espírito. Mas por obedecer a Deus e a Seu  mensageiro, o seu coração ficará tranquilo e em paz, aumentando a sua fé. “Foi Deus quem enviou tranquilidade (as-sakinah) nos corações dos crentes, para que possam acrescentar mais fé à sua fé…..”. Cur’ane 48:4.

Insha Allah continua no próximo Juma.

Ó Tu, mais Misericordioso dos que mostram a misericórdia, peço-Te que recompenses com o Paraíso, todos os piedosos que nos deixaram ensinamentos, nos quais inspiramo-nos para aumentar a nossa fé e o nosso carácter. Para Ti será o nosso retorno. Amin.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

24/05/2012

quarta-feira, maio 23, 2012

A L M A D I N A - O T E L E M Ó V E L

 Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 21.05.2012

 Há alguns anos atrás, todos nós conseguíamos viver o nosso dia a dia de forma tranquila e confortável, sem nenhum telemóvel. Muitos de entre , nem mesmo telefone fixo tinham em suas casas, mas viviam bem. Imagine-se o quão tranquilo se vivia.

Todavia, hoje os celulares tornaram-se parte do nosso adorno diário. Não nos imaginamos a sair de casa sem este pequeno instrumento, que para alguns adultos também se transformou em brinquedo.

Por um lado existem, sem dúvidas, os benefícios e as vantagens do celular, pois este avanço científico e tecnológico trouxe grandes vantagens, tornando a pessoa comunicável onde quer que esteja, desde que a rede de telefonia móvel estivesse disponível.

Contudo, não nos devemos esquecer que todos os avanços tecnológicos modernos arrastam consigo, tanto desafios como inconvenientes. Portanto, enquanto tiramos proveito dos seus aspectos positivos, também devemos estar atentos aos desafios e tentações que lhe são intrínsecos. Particular recomendação vai para os jovens, pois estes são vulneráveis a esse tipo de tentações. Paralelamente, os pais e os educadores devem prestar atenção a esses desafios e tentações.

 O telemóvel tem estado a exercer uma função algo insidiosa em muitos lares, quebrando muitos deles. Há, tanto esposas como esposos, que passam horas ao telemóvel, falando com estranhos do sexo oposto, entregues a actos de namoro ilícito, o que está a causar grandes problemas, e um clima de suspeição em muitas relações matrimoniais.

Infelizmente, muitos desses incidentes quando descobertos, conclui-se que o celular foi o veículo usado no desenvolvimento das relações ilícitas. Até mesmo as crianças menores estão-se tornando presas disso.

Hoje em dia qualquer pessoa tem acesso à Internet por via do celular. Assim o utente tema acesso a sites de pornografia e outros conteúdos imorais, fazendo do telemóvel um instrumento potencialmente perigoso nas mãos dos jovens.

Com as tecnologias modernas já se pode ver vídeo e televisão em minúsculos aparelhos celulares. Pode-se igualmente trocar fotografias entre pessoas do sexo oposto através do serviço MMS, tornando-se fácil o cometimento do adultério.

O telemóvel tornou-se numa forma gravosa de distracção para os estudantes, estando a afectar a progressão escolar até de muitos alunos dedicados.

Distrai igualmente as pessoas na sua relação para com Deus. Os que não observam o devido cuidado de desligar o celular durante o Swalaat (oração), a sua concentração fica afectada quando este desperta. Caso seja numa Mesquita ou numa Igreja, acaba distraindo igualmente os outros crentes que estão entregues a actos de adoração.
Os novos jogos contidos nos telemóveis, também devoram o precioso tempo de muita gente.

Há quem se entrega ao envio de dezenas, senão centenas de sms’s com anedotas e piadas a outras pessoas, gastando tanto dinheiro que facilmente podia sustentar uma família inteira de pobres. Esses são alguns dos desafios e tentações decorrentes do uso do celular.

Quer parecer que muita gente não tem noção dos males que advêm do uso incorrecto do telemóvel, males esses que incidem maioritariamente sobre os jovens, pelo que. devemos alertar os pais para que estejam atentos à forma como os seus filhos fazem uso dos celulares. Os pais devem monitorar de perto o uso de telemóveis por crianças na emissão de chamadas e sms’s, bem como no reenvio destas. Devem igualmente monitorar o acesso à Internet pelas crianças. Os professores devem observar cuidadosamente os seus alunos, e estabelecer uma política restritiva e firme no uso de telemóveis nas escolas, e estarem atentos e vigilantes antes que seja muito tarde.

As circunstâncias actuais exigem um grande senso de responsabilidade por parte dos pais nos cuidados a tomar com os seus rebanhos que são muito vulneráveis à voracidade dos “lobos” que livremente pululam por aí.

Mostrar indiferença nos cuidados que se devem prestar às nossas crianças, pode custar caro e pode trazer graves consequências cujos resultados nos são dados ver nos dias que correm.
Devemos falar sobre os males do uso incorrecto do telemóvel, e os pais devem lembrar permanentemente os seus filhos das graves consequências do seu uso incorrecto. A repetição periodica desta discussão em casa, decerto que se revelará benéfica.

É importante que envolvamos os jovens em actividades que sejam mais orientadas fisicamente, e procurar melhores alternativas para ocupá-los, incutindo neles a ideia de que há coisas mais vantajosas para eles, do que perderem o seu precioso tempo ocupados desnecessariamente com celulares ou Internet.

Devemos usar o celular dentro dos limites da licitude, e não permitir que este maniete o nosso estilo de vida de maneira que venha a afectar a nossa família e a vida social. Falhar a ligação ou o atendimento de uma chamada não é tão grave como falhar o objectivo da vida.

Quanto ao uso do telemóvel na Mesquita, o crente deve desligá-lo antes de entrar nela, pois é sinal de grande desrespeito um crente apresentar-se na casa de Deus com a única intenção de se entregar à adoração ao Rei dos Mundos – Deus – e mesmo assim querer manter-se ligado à criatura ao não desligar o seu celular, ou mantê-lo em silêncio.

Hoje quando vamos a uma reunião mundana, conferência, ou mesmo a um encontro com algum Director, Ministro, Juiz ou Presidente, desligamos o telefone, mas quão infelizes somos ao não o desligarmos quando nos dirigimos à casa do Rei dos reis, o Criador.

Nessa grande ocasião, quando estamos em diálogo privado com Deus, devemo-nos desligar totalmente de tudo e de todos, ligando-nos exclusivamente ao nosso Senhor, o Beneficente, o Criador – ALLAH!

Não desligar o telemóvel na Mesquita é mau, pois se durante a oração alguém ligar, tal provocará barulho, o que é absolutamente contrário à atitude que devemos observar no interior de qualquer que seja a Mesquita.

Se durante o Swalaat (oração) o telemóvel tocar, não se deve deixar que continue a tocar. Deve-se desligá-lo imediatamente com um simples movimento de uma mão, e se tal for difícil, então devem-se usar ambas as mãos para silenciá-lo. Isto aplica-se tanto àquele que ora de forma individual como ao que ora em congregação.