sábado, fevereiro 22, 2020

21 Lições Importantes Deixadas pela Série ERTUGRUL

A série Ertugrul é mais que uma simples narrativa, pois ela também contém muitos ensinamentos valorosos.

Esses ensinamentos vão muito além dos factos históricos nos quais o drama é baseado. Essas aprendizagens podem ser benéficas especialmente para os muçulmanos.

Muitas pessoas que acompanharam a série Ertugrul (O Grande Guerreiro Otomano) ficaram impressionadas com as histórias exibidas por esta narrativa. Parte do público, certamente, pode ter tirado alguma aprendizagem preciosa, que não se trata somente de meros factos históricos ou de ficção, contados na trama.

Os personagens, que possuem as personalidades mais nobres da saga, mostraram ao público que a série está além de ser uma simples narrativa medieval sobre guerreiros em campos de batalha já que, muitas vezes, o que esteve em jogo para os protagonistas foram os valores e os princípios morais e religiosos. Além disso, o enredo da série foi elaborado com base nos valores religiosos islâmicos, e isto foi muito benéfico para todos aqueles que
buscam por sabedoria, especialmente para o público muçulmano.

Ertugrul se destacou, pois, a sua intenção foi exibir personagens com profundidade, que fossem capazes de transmitir ensinamentos que pudessem causar impactos positivos na vida do público, que acompanhou a saga.

Abaixo, veja-se uma lista com algumas lições que foram ensinadas pela série. Belas Lições de Ertugrul:

- Acreditar em Deus.

- Seguir os caminhos do (último) Profeta Muhammad (p.e.c.e.).

- Paciência, sinceridade, irmandade e bondade.

- Abster-se daquilo que o Islão não permite.

- Obediência completa às leis de Allah.

- Tentar evitar coisas como falsos interesses, fraude, traição, ciúme, raiva.

- Respeito pelos mais velhos, compaixão pelas crianças, amor uns pelos outros.

- Todo esforço pela palavra suprema de Allah.

- A preparação sempre vigorosa para defesa da verdade e justiça (seja interna ou externa).

- Fazer tudo o que for possível para barrar a tirania do opressor.

- Em todos os casos, ajudar o oprimido, tentar ser esperançoso.

- Esforçar-se para cumprir a sua responsabilidade.

- Os passos dos intelectuais nunca serão vãos, pequenos ou insignificantes.

- Sentar-se em paz com as almas puras para orar, para consultar antes de cada tarefa, para ter orientação

total.

- Educar a próxima geração para ser mujahid (lutadora), estudiosa e dirigente da religião.

- Ter uma índole correta.

- Sempre dizer a verdade, apoiar a verdade, mesmo que haja algum motivo pessoal envolvido.

- Obedecer os mais velhos.

- Ter uma vida significativa, acima de tudo.

- Dar o nome de seus ancestrais aos seus filhos, desta forma os atributos dos mais velhos serão

transferidos para as suas crianças.

- Ser justo com os muçulmanos e não-muçulmanos da mesma maneira, mas não se envolver com a idolatria.

- Fazer tudo de acordo com a Sunnah do Profeta Muhammad (p.e.c.e.).

Espero que as pessoas estejam a aprender ainda mais coisas com a série, que tem se mostrado de grande valor para resgatar bons costumes.

Fonte: iqaraislam

sexta-feira, fevereiro 21, 2020

COMO (KAIFA) NO CUR'ANE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

Alhamdulillah Rabbil Ãn-lamin! Todos os Louvores são para Allah, que enviou as Suas Palavras Sagradas para recitarmos e reflectirmos. Aprendemos como Allah dá a vida, a morte e a vida depois da morte. Ó Allah, pedimos a Tua Paz e Bênçãos para o Último Mensageiro Muhammad Mustafá (Salalahu Aleihi Wassalam), para os Mensageiros e Profetas enviados e também para aqueles que seguem os Teus ensinamentos, até ao Dia da Recompensa. Ameen.

A mente humana interroga-se e procura encontrar respostas para compreender tudo o que o rodeia. Desde pequenos, questionamos “como” e “porquê”. Os crentes em Allah e na vida eterna, encontram no Sagrado Cur’ane e nos ensinamentos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), respostas às suas curiosidades. Aumentam a fé e tranquilizam os corações. “Alif Lam Mim. Este é o Livro; que não oferece dúvidas; Nele está a orientação certa, para os que temem a Allah. Que crêem no oculto, cumprem com as orações e gastam do que Nós lhes concedemos”. Cur’ane 2:1, 2 e 3.

Allah Subhanahu Wataala utiliza no Cur’ane mais de 80 vezes o advérbio interrogativo “COMO- (KAIFA)”, para interrogar acerca de algo que existe, ou como aconteceu e o que acontecerá. Nas Palavras Sagradas de Allah, existem sinais e respostas às interrogações para estimularem as mentes dos que reflectem e têm fé. Para aqueles que não têm fé, Allah refere que “Eles não procuram sinceramente entender o Cur’ane, ou os seus corações estão bloqueados”. Muhammad 47. “Veja como eles não sabem como Allah origina a criação e depois a repete. Isso é realmente fácil para Allah”. 29.19.

Como é que Allah criou o universo, como foi iniciada a vida, como ela é mantida e como ela vai terminar? Allah Subhanahu Wataala criou tudo através da água. “E Ele criou os céus e a terra em 6 dias, quando antes, abaixo do Seu Trono, só havia água.” 11:7. “Diz-lhes: Percorrei a terra e vejam como Allah começa o processo da criação. Allah pode produzir outra criação, porque Allah tem Poder sobre todas as coisas”. Cur’ane 29:20. “Acaso não reparam os descrentes que os céus e a terra eram um único corpo, então os separamos e criamos da água todos os seres vivos...”. 21.30. “Allah é vosso Senhor que criou os céus e a terra em seis dias … e criou o sol, a lua e as estrelas…” 7.54. “(acaso não olham) para o céu, como foi elevado? E para as montanhas, como foram erguidas firmemente? 88.18, 19. “Ele (Allah) enrola a noite após o dia e o dia após a noite”. 39.5. E o universo continua a expandir-se. “Nós construímos o céu com Poder (Capacidade e Autoridade) e o estamos a expandir”. 51.47. 

Louvado é Allah, Senhor, Criador, Protector e Sustentador dos mundos. Como é que Allah dá a vida? Allah é “Aquele que fez para vós a terra para como leito e o céu como tecto e fez cair água do céu para com ela produzir todas (as espécies) de frutas como provisão para vós…” 2:22. “Então, olha para os efeitos da Misericórdia de Allah, como dá a vida à terra depois de morta. Certamente, Esse (mesmo Allah) dará vida aos mortos. E Ele tem Poder sobre todas as coisas”. Cur’ane 30.50.

“Criamos o homem a partir da essência do barro. Depois o transformamos numa gota de líquido (e o colocamos) num lugar seguro. Depois transformamos essa gota num coágulo de sangue e (a seguir) num pedaço de carne. Depois transformamos o pedaço de carne em ossos, depois revestimos os ossos de carne, originando uma criatura (embrião). Allah seja Abençoado, o Melhor dos criadores”. Cur’ane 23: 12, 13 e 14. “É Ele que vos forma nas entranhas, como Lhe apraz. Não há divindade além D’Ele, o Poderoso, o Sábio”. Cur’ane 3.6.

Os animais, os peixes e as aves são também criaturas de Allah. Foram criados para benefício dos seres humanos, para transporte, para alimentação e também como simples adorno na terra. Eles coabitam nas diversas partes da terra e dos mares. Foram criados com caraterísticas próprias, para sobreviverem de acordo com os climas adversos e locais onde se encontram. Como Allah criou os animais? Allah refere o exemplo do camelo. “Eles não vêm como os camelos foram criados?”. Cur’ane 88.17. Allah com o Seu Poder, criou os camelos de forma surpreendente, com umas pernas fortes e capazes de transportar grandes cargas, caminhar pelas areis finas do deserto, permitindo-lhes sentar e levantar-se com facilidade. Ainda mais surpreendente, têm a capacidade de armazenarem água e comida, de modo a controlarem a sede e a fome por longos e longos períodos. SubhanaAllah!

Allah dá o que é Seu a quem quer e como Ele quer. Somos todos diferentes na posse de bens materiais, de inteligência e de capacidade. “Veja como favorecemos (na provisão) alguns deles em relação a outros”. 17.21. Allah colocou-nos aqui na terra para vivermos em fraternidade, de modo que todos tenhamos o nosso sustento. Tudo o que temos a mais não nos pertence. Depois de satisfazer a sua família e os necessitados, o abastado deve utilizar a inteligência para que a riqueza acumulada não fique estática, mas sim possa circular, como por exemplo, na criação de empregos. “Nós é que repartimos entre eles o sustento neste mundo e elevamos em graus (posições) alguns deles, acima de outros, para que possam ajudar outros. O Senhor é melhor do que aquilo que eles acumulam”. 43.32. “Mas a outra vida é melhor em graus e maior em excelência”. 17.21. Aqueles que têm bom coração, são tementes a Allah e gostam de ajudar o próximo, naturalmente se afastarão da avareza e estarão na melhor das companhias. “Quem não tem compaixão com as pessoas, não terá compaixão de Allah”. Bukhari e Muslim. 

Como é que Allah dá a vida a um morto? “E quando Ibrahim disse: “Meu Senhor! Mostra-me como ressuscitas os mortos”. Allah disse; “Tu (ainda) não crês?” Ele respondeu: “Sim, mas pergunto para tranquilizar o meu coração”. Allah disse: “Toma quatro pássaros, despedaça-os e coloca uma porção deles em cada montanha e em seguida, chama-os: eles virão para ti, rapidamente. E fica sabendo que Deus é Poderoso e Sábio.” Cur’ane 2:260. Allah alerta-nos para o Dia da Ressurreição e a vida depois da morte. “Pelo Dia da Ressurreição! ”…. “Porventura, Ele não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75: 1 e 40. No Dia da Ressurreição, Como é que Allah dará novamente o nosso corpo, se o pó que resultou da decomposição do nosso cadáver, se espalhou ao longo de anos, pela terra, pelos rios, mares e pelos continentes? “Acaso pensa o homem que não reuniremos os seus ossos? Claro que sim! Somos capazes de fazer (novamente) as extremidades dos seus dedos”. Cur’ane 75:3:4. Temas para reflectirmos, apesar da nossa limitação e insignificância neste mundo.

Allah, Al Khalik, o Criador de todas as coisas, convida-nos para recitarmos, interpretarmos e compreendermos as Suas Palavras Sagradas, a fim de encontrarmos respostas, nomeadamente, como é que Allah com o Seu ilimitado Poder e Conhecimento criou, cria e continuará a criar, até ao dia em tudo vai acabar. Nada é eterno, excepto o nosso Senhor, o Criador, Protector e Sustentador.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

20/02 2020 Obs: (Mensagem escrita segundo a ortografia de Portugal).