quinta-feira, novembro 21, 2019

TEMA DA SEMANA – ALLAH AL HADI – O GUIA.


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah). Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

AlHamdulillah! Louvado é Allah, Nosso Senhor e Criador, cujo Perdão não tem limites. Louvado é Allah que nos concede, no mínimo, dez Misericórdias por uma única boa ação e um só registo por um pecado. Allah é o mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia. Yá zhul Jalal Wal Ikram – Ó Possuidor da Majestade e da Honra! Bênçãos para Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), Mensageiro da misericórdia, que nos transmitiu as mais belas palavras de esperança para o caminho da verdade e da obtenção do Perdão de Allah – Al Hadi, Al Ghafoor, o Guia Perdoador. A Paz de Allah esteja com todos os crentes. Amin Yá Rabbal Ãnlamin.

Allah Subhanahu Wataala deu aos homens o livre arbítrio e a faculdade de distinguirem o bem do mal. Mas sabendo da fraqueza do ser humano, Allah Al Hadi, com a Sua infinita Misericórdia enviou Profetas e Mensageiros para nos ensinarem e alertarem que esta vida é um teste e passageira, para nos prepararmos para a outra vida que será eterna. Allah Guia os Seus servos para os caminhos da verdade e da felicidade.

Allah é Al – Hadi, porque também faz parte dos Seus Atributos a Sua Divina Ação de orientar toda a Sua criação. “Na verdade, Nós lhe guiamos, seja ele agradecido ou ingrato”. Cur’ane - Al Insan – o homem, versículo 3. Os que não acreditam em Allah, no Seu Mensageiro e na outra vida fingir-se-ão de cegos, surdos e mudos. No entanto “Allah é Ouve tudo e Vê tudo”. 22.75, porque “Allah tem o Poder para tudo”. Cur’ane 2.20. Allahu Akbar!

Allah, com o Seu Poder, criou tudo o que existe nos céus e na terra. Ao olharmos admirados para tudo o que existe à nossa volta, chegamos à conclusão de que só pode ter sido criado por um Ser Superior. E esta reflexão guia-nos para Allah o Senhor, Protetor e Sustentador dos mundos. Allah o Altíssimo, Guia e ensina os Seus servos através das Suas Palavras do Sagrado Cur’ane. Alerta-nos para obedecermos a Ele e ao Seu Mensageiro. “Louvado é Allah que enviou para o Seu servo (Muhammad) o Livro (Cur’ane), o qual não colocou qualquer contradição”. Cur’ane 18.1.

Allah Guia os crentes, para percorrerem os diversos caminhos que se estreitam para o Paraíso. “E Allah convida para a Morada da Paz (Paraíso) e Guia a quem Ele deseja para o caminho certo”. Yunus 20:25. Esta é a Bondade de Allah que nos mostra o caminho certo e nos dá a liberdade para escolhermos o que pretendemos percorrer. Se o caminhante necessitar duma orientação, encontrará em Allah o Melhor dos guias.

Quando as nossas mentes se encontram confusas, quando necessitamos duma palavra de conforto ou quando procuramos uma orientação porque a nossa fé enfraqueceu, inesperadamente aparece alguém que fala ao nosso coração, que nos enche de esperança para continuarmos com a nossa caminhada da vida. Outras vezes lemos ou ouvimos uma mensagem religiosa que devolve a esperança que pensávamos ter perdido. Estes sinais não aparecem por acaso nas nossas vidas. São sinais de Allah que nos Guiam através de várias situações, as quais não nos apercebemos. SubhanaAllah!

Encontramos no Sagrado Cur’ane e nos ditos do Mensageiro Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), regras, caminhos e informações essenciais para a nossa vida social e espiritual. O Islam é um sistema, um código completo para a nossa vida. O Cur’ane contém histórias dos nossos antepassados, as quais servem de orientação para a nossa vida.

YÁ Rabal Ãnlamin! ihdinal sirátal mustaquima. Ó Senhor (Sustentador e Protector) dos mundos, Guie-nos para o caminho certo. 

Ouvir, sentir e cheirar, são outras formas de ser orientado divinamente. Allah nos faz ouvir algo, que nos desperta a atenção e muitas vezes nos salva de perigos. O que sentimos no nosso corpo, pode ser também um alerta de que algo não estar a correr bem. O olfato é outro meio de orientação e de alerta para o homem e para os animais. Porque Allah tem o Poder para tudo, criou o ser humano com as todas as faculdades necessárias para se orientar. 

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

21/11/2019