sábado, março 14, 2020

Pena que não foi o Vírus do Amor! Que seja o próximo.

"Um único homem, uma só criatura, transmitiu um vírus que, em 102 dias (1 Dezembro 2019 - 12 Março 2020), atingiu 130.164 pessoas, matando 4.754".

Tudo começou num único homem, numa só criatura.

Mais do que qualquer outra análise que possamos fazer, este contágio galopante mostra-nos a influência que cada ser individual tem em milhares de milhões.

Um, em 102 dias, contagiou 130.164 pessoas.

Um, sozinho, fez estremecer o planeta, fechar fronteiras, monitorizar governos, segregar pessoas, amedrontar consciências, trancar portas, esvaziar esperanças.

A influência de um único homem, a consequência da ação de uma só criatura, na vida do mundo inteiro.

Eu, tu, que somos um único homem, uma só criatura, temos o poder de atingir e condicionar o comportamento de 7 mil milhões de pessoas.

É assustador.

Eu, tu, somos a borboleta que bate asas na China e causa uma tragédia no mundo inteiro.

É aterrador.

Desta vez, foi o vírus errado, o Covid19. Imagina quando for amor.

É possível."

A paz esteja convosco.

(Autor desconhecido)

quarta-feira, março 11, 2020

Sobreviver no mundo de Trumps, Modis e Boris Johnsons


Nunca devemos esquecer o mal nem os mártires. Os mártires do passado ensinaram- -nos que, quando as nossas almas pesam sobre o peito, e enquanto lamentamos em nome da justiça, devemos lembrar que o nosso discurso é clamorosamente, mais profundo do que imaginamos.

Prezados Irmãos, Saúdo-vos com a saudação do Islã, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade. "Amar. Ser amado. Nunca esquecer a sua própria insignificância. Nunca se acostumar com a violência indescritível e a disparidade vulgar da vida ao seu redor. Buscar alegria nos lugares mais tristes. Buscar a beleza na sua toca. Nunca simplificar o que é complicado ou complicar o que é simples. Respeitar a força, nunca o poder. Acima de tudo, assistir. Tentar e entender. Nunca desviar o olhar. E nunca, nunca esquecer.” –

Arundhati Roy. (Arundhati Roy [24 de Novembro de 1961] é uma escritora, novelista e ativista antiglobalização indiana. Foi a primeira pessoa indiana a vencer o Man Booker Prize pela sua primeira novela, O Deus das Pequenas Coisas, em 1997. Em 2002 venceu o Lannan Cultural Freedom Prize. É uma ativista dos direitos humanos e causas ambientais. As palavras da renomada autora Arundhati Roy entraram nos meus pensamentos durante este ano exasperante. Enquanto eu tentava seguir os seus conselhos, o meu coração se viu fatigado como se experimentasse uma purgação gloriosa. Vi a violência indescritível e a disparidade vulgar da vida tornar-se o canto internacional da existência. Os eventos de minha própria vida insignificante este ano e do vasto mundo ao meu redor tornaram-se inexplicáveis, como se eu tentasse transformar toda a nossa realidade fragmentada. Era o terceiro ano da presidência de Donald Trump.

Outrora parte de sua audiência, agora peões de seu jogo caprichoso, os cidadãos do mundo testemunharam a sua retórica volátil germinar e infectar as raízes desta terra. Desde a separação de famílias inteiras, até crianças morrendo em gaiolas, e as agressões contra legisladores muçulmanos, a humanidade foi renegada e rejeitada na história americana este ano. Mas o fascismo e o fanatismo decidiram que a América não é suficiente. A praga negra do ódio passou pelos ventos dos oceanos ilimitados da terra de Deus. Na Índia, o castigo perpétuo do primeiro-ministro Narendra Modi de muçulmanos indianos e caxemiris deixou a Comunidade Muçulmana num estado incessante de prostração desesperada. Por outro lado do oceano, os cidadãos britânicos lamentavam a eleição do primeiro ministro xenófobo Boris Johnson. Entre a América de Trump, o rancor de Modi e a bestialidade de Boris Johnson podem ser ouvidos os lamentos dos muçulmanos Uigures nos campos de concentração chineses.

No entanto, a disparidade vulgar da vida não se concluiu aqui, pois a história nos mostrou que é ilimitada. Sinto-me saindo do meu corpo uma imobilidade infundida por opiláceos penetrando no meu mundo. Isso me deixa num estado de perplexidade letárgica. Quando termina, esse medo e o derramamento de sangue? Acredito que, se isso continuar, este mundo asfixiará com o sangue dos mártires. Não teremos mais o luxo de um solo rico em nutrientes, apenas uma terra que pulsa com os gritos dos oprimidos, esgotados demais para serem cultivados. É uma tarefa mentalmente cansativa cimentar, coerentemente, o meu pandemônio de pensamentos. Portanto, tenho que me lembrar que o que escrevo e divulgo no mundo é apenas para fomentar um sentimento de esperança, compaixão, unidade e fé. É através dessas quatro lentes que tentei ver o mundo e toda a depravação do ano passado. Uma das minhas primeiras lembranças do ano de 2019, não são os momentos preciosos que posso ter vivido como recém-casada. Não, a minha lembrança mais antiga do ano passado estava sentada na cama, atualizando a minha página da web para assistir aos ataques terroristas em duas mesquitas da Nova Zelândia. Em 15 de março de 2019, assisti através do mundo labiríntico de sinais e ondas de rádio incandescentes, o mundo ficar chocado quando muçulmanos foram assassinados durante a oração por uma supremacia branca. 50 vidas ceifadas em um segundo sangrento. Os solavancos eletrizantes ocorreram em rápida sucessão quando os incentivos do terrorista vieram à tona. A sua ideologia supremacista branca foi inflamada pela retórica de Donald Trump. Perturbação parece uma palavra fútil demais para descrever o desespero que senti naqueles momentos. Quantas árvores, oceanos, rios, arbustos e pegadas marcam a distância entre nós e a Nova Zelândia? Se uma quantidade incompreensível de milhas não pode protegê-la de Trump, o que pode? Quem pode? No entanto, os eventos de 15 de março de 2019 e seguintes são as inevitáveis ramificações da chamada liderança do governo Trump. O culminar de linguagem irregular e políticas arbitrárias só pode terminar em violência física e psicológica. Foi o hino reverberante do cenário político americano.
Diante da inimizade vulcânica, os muçulmanos americanos renovaram a sua esperança de testemunhar a eleição de legisladores muçulmanos. Mesmo assim, autoridades eleitas como as congressistas Rashida Tlaib e Ilhan Omar e a deputada estadual da Pensilvânia Movita Johnson Harrell, todas nobremente contestaram as acusações espúrias e sugestões enfático como resultado de sua identidade muçulmana.

Em 25 de março de 2019, Movita Johnson Harrell foi empossada na Pennsylvania Statehouse, um momento histórico de comemoração que foi rapidamente eclipsado pela Representante do Estado da Pensilvânia, a aparentemente inócua oração de abertura de Stephanie Borowicz. Mais uma declaração retumbante do que uma oração ficou claro que um assento à mesa é um gesto vazio se as nossas vozes são ativamente silenciadas. Os minuciosos e pesados comentários de Ilhan Omar e Rashida Tlaib foram examinados, apelidados de antissemita por apoiar os direitos palestinos e antiamericanos por causa de serem muçulmanas. Em 9 de maio, Omar Suleiman, um proeminente Imame americano, proferiu a oração de abertura na Casa do Congresso. Em sua oração, ele diz: “Em 9 de maio, Omar Suleiman, um proeminente Imame americano, proferiu a oração de abertura na Casa do Congresso. Em sua oração, ele diz: "Nós rezamos pela paz, não pela guerra, pelo amor, não pelo ódio, pela benevolência, não pela cobiça, pela unidade, não pela divisão". A direita tomou a sua invocação beatífica e, como a massinha de brincar sinuosa de uma criança, distorceu-a para alimentar a sua campanha de difamação contra ele. Não é apenas a Comunidade Muçulmana Americana que é o foco de tais incentivos. Qualquer um que seja considerado "o outro" não pode encontrar alívio nos ideais americanos imbuídos de marfim. Em 3 de agosto, talvez um dos eventos mais emocionantes do ano tenha deixado a sua marca na história. Um nativo de Dallas, de 21 anos, dirigiu-se para El Paso, Texas, para aniquilar vidas de imigrantes. Vinte clientes do Walmart, vários deles de volta aos compradores da escola que nunca comemoram outro aniversário ou simplesmente experimentam a esperança revivida que vem com uma nova manhã. O manifesto do atirador estava repleto de diatribes acrimoniosas, alegando uma "invasão hispânica do Texas". Ele elogiou o atirador de Christchurch e encontrou um exemplo em Donald Trump.

O tiroteio serviu para reiterar a monstruosidade em curso da crise de imigração na América. No país mais poderoso do mundo, vidas são roubadas, centros de detenção são inundados por corpos humanos, famílias são dissecadas como uma experiência social macabra e crianças estão murchando em gaiolas, tudo porque a cor é considerada uma mancha na narrativa americana. Aqui, a cor, simbólica da comunidade dinamicamente diversa da criação de Deus, é recebida com acrimônia fatal. A mente inquisidora se pergunta: como chegamos aqui? A resposta não pode ser dita, deve ser mantida em nossas garras, e a verdade evidente deve convocar os nossos núcleos. Deve ser tangível e percebido na sua totalidade pelas massas.

Essa apreensão é uma epidemia mundial, é imperativo estar ciente disso. Para encontrar respostas eficazes, a empatia deve ser impregnada ao longo do diálogo. Devemos viajar de nossas próprias terras e testemunhar o mal que é da mesma linhagem. No ano passado, vimos o fortalecimento das raízes ancestrais da devassidão.

Assim, assistimos na Índia e na Caxemira a Islamofobia mostrar insidiosamente a sua cabeça serpentina numa série estonteante de eventos. Em agosto de 2019, o governo indiano revogou audaciosamente o Artigo 370, que dava um status especial à Caxemira controlada pela Índia, tirando efetivamente a Caxemira de sua legítima autonomia. O artigo 370 da constituição indiana concedeu ao povo de Jammu e Caxemira o controle interno de sua região, a sua própria bandeira e uma constituição separada. A abolição deste ato é dissolver a identidade dos Caxemiris. É a duplicação da colonização de sua terra natal. Sob o pretexto de levar os Caxemiris a uma identidade indiana pluralista, como afirma o primeiro ministro Narendra Modi, os seus direitos humanos foram, silenciosamente e de maneira violenta, reprimidos. O governo indiano impôs um bloqueio total à Caxemira por meses. Nenhum telefonema dentro ou fora, nem internet ou mídia social, e um toque de recolher humilhante para cumprir. A disputa da Caxemira tem décadas. 

Ao longo dessas décadas, essa terra engoliu milhões de mártires ao longo dos anos e continua a fazê-lo. A truculência do primeiro-ministro nacionalista hindu Narendra Modi não é reservada apenas ao povo da Caxemira. Ela se estende aos milhões de residentes muçulmanos da Índia. Ao longo dos anos, Modi e o Bharatiya Janata Party (BJP), partido de direita da Índia, trabalharam incansavelmente para normalizar a Islamofobia na Índia. O animosidade anti-muçulmanos corre solta em toda a região, desde o assédio dos refugiados rohingya até os campos de detenção de não-cidadãos deslocados, a violência nas ruas e linchamentos inimagináveis. No entanto, o mais recente conflito da Índia é sobre a nascente Lei de Emenda à Cidadania, aprovada em ambas as casas do parlamento em dezembro de 2019. A lei dá permissão aos membros de minorias religiosas que fugiram para a Índia com a cidadania do Paquistão, Bangladesh e Afeganistão, exceto aos muçulmanos. Apesar disso, o primeiro-ministro Narendra Modi e o ministro do Interior, Amit Shah, declaram veementemente que o projeto não tem como objetivo atingir os muçulmanos. Essas alegações são uma afronta séria à inteligência do mundo. Sabe-se que o país é dirigido e apoiado pelo BJP, cuja ideologia central é a de que a Índia é uma nação hindu onde os muçulmanos não têm lugar. Essa lei provocou protestos em todo o país, independentemente dos melhores esforços do país para silenciar os seus dissidentes. A violência não pode permear o zelo dos dissidentes justos na Índia e doutro mundo. Depois da angústia da Índia e da desolação dos imigrantes na América, podemos ouvir na Inglaterra o discurso retumbante do primeiro-ministro Boris Johnson, afirmando que "a Islamofobia é uma reação natural ao Islã".

Após os atentados de Londres, ele insistiu que o Islã é o problema. Ele acrescentou: “O que está acontecendo nessas mesquitas e madrassas? Quando alguém vai meter o século 18 na bunda medieval do Islão? ”No ano passado, ele comparou mulheres muçulmanas de burca a caixas de correio. O Partido Conservador do Reino Unido, os Torys e Boris Johnson, repreenderam ilimitadamente toda uma comunidade de pessoas, há anos. Então, quando Boris Johnson foi nomeado Primeiro Ministro, a rejeição dos muçulmanos britânicos foi injetada em todo o mundo. Posso continuar nesta linha do tempo dos maiores exemplos de horror xenofóbico do mundo em 2019. Juntos, podemos mergulhar num torpor enevoado de disforia ou podemos levar as nossas almas sediciosas e aumentar a resiliência. Através da introspecção, esperamos encontrar soluções tangíveis. Mas eu não tenho um tamanho único para todas as soluções rápidas. Tudo o que posso oferecer é o primeiro passo em direção ao consolo e à unidade. Esse fanatismo que experimentamos no ano passado não é um exemplo fenomenal nem restrito aos poucos países que contei. A história atesta que a brutalidade é incessante e, diferentemente de sua natureza inerente, não discrimina contra quem ela infecta. No entanto, devemos lembrar que a história é uma entidade multifacetada, como as figuras nefastas que transcenderam o tempo, há dissidentes tenazes que são eternos postos de esperança lambentes.

Como Arundhati Roy disse, nunca devemos esquecer. Nunca devemos esquecer o mal nem os mártires. Os mártires do passado nos ensinaram que, quando as nossas almas pesam sobre o peito, e enquanto lamentamos em nome da justiça, devemos lembrar que o nosso discurso é calorosamente mais profundo do que imaginamos. A ressonância das nossas palavras é ensurdecedora. Palavras em oposição à malevolência e às palavras de diálogo serão a base da solução tangível que todos desejam. O diálogo é a antítese do que tiranos como Trump, Modi e Johnson esperam alcançar. Eles ostensivamente saqueiam as nossas terras, silenciando-nos. Ao nos silenciarem, eles criam postos de controle intransitáveis em relação à empatia e edificação. É o discurso que nos salvará. É através do discurso que os nossos corações são despedaçados e tornados conscientes de nós mesmos. Por meio dessa percepção, teremos consciência de que, sem Comunidade, fanáticos e tiranos se levantam. Devemos lembrar que, se eles gritam então a nossa compaixão e o nosso zelo pela justiça precisa ser sonoro. Os seus esforços manchados de carmesim nunca reprimirão e extinguirão o ritmo interminável e reverberante da verdade. São as nossas vozes que nos levarão adiante e transformarão as nossas quimeras mais profundas numa realidade incandescente.  NOSHIN BOKTH Noshin Bokth é a editora regional norte-americana do The Muslim Vibe. Ela é uma estudante de ciências islâmicas e escritora free lancer, com sede na cidade de Nova York. Escreveu para várias publicações, inclusive trabalhando como editora-chefe da Ramadan Legacy. Escrever é uma paixão que lhe foi incutida desde muito jovem. Ela escreve porque é tão essencial quanto respirar para ela. Mas ela também tenta, através de seus escritos, ajudar as outras pessoas, educá-las sobre o Islão, aproximá-las do Islão, transmitir ensinamentos de misericórdia e amor. Escreve para dar voz àqueles que foram silenciados, para promover a unidade e a solidariedade. Além de escrever, o seu maior amor é a leitura. Pode-se ler o trabalho dela em noshinbokth.contently.com.
Obrigado. Wassalam (Paz). M. Yiossuf Adamgy Director da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN
Por: NOSHIN BOKTH - 2 DE JANEIRO DE 2020 – in The Muslim Vibe. Versão portuguesa de: M. Yiossuf Adamgy


Como nós muçulmanos vemos o perdão

Perdão significa abrir mão do direito de retaliação pelo erro que alguém cometeu contra você. Deus oferece recompensas inumeráveis para aqueles que perdoam. 

É algo, que se conta, entre a boa moral e características nobres, que todos os crentes devem almejar. Até na agonia do desespero essas recompensas são extremamente valiosas e, se for possível exercer a paciência e pensar antes de retaliar  pode-se constatar que, de fato, perdoar é melhor.

Diz Allah Subhanna Wataala no Alcorão Sagrado: "...que reprimem a cólera; que indultam o próximo. Sabei que Deus aprecia os benfeitores. " (Alcorão 3:134) Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Muhammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!" (Alcorão 41:34)

Fonte: Dr. Samour Girrad