sexta-feira, maio 08, 2015

Os segredos que esconde o Adhan (O Chamamento para a Oração)

Ao muazim (o que faz o chamamento para a Oração (Salat), Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy.

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Muita gente pensa que a Oração (Salat) começa quan-do se pronuncia Takbiratul Ihram (Allahu Akbar), mas equivoca-se. Salat começa muito antes. O Profeta Muhammed (s.a.w.) disse: "Esperar o momento de Salat é como estar fazendo Salat"
Inclusivamente antes, segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.) que diz:

"Quem faça a sua ablução e se dirija diretamente ao Salat, não cruze os seus dedos porque já está rezando".

Possuímos um tesouro de valor incalculável a que não prestamos a atenção que merece, ouvimo-lo cinco vezes ao dia — falo do "Adhan" (o Chamamento para a Oração).

O "Adhan" está cheio de segredos e são poucos os que lhe prestam atenção.

Fizeste o Adhan alguma vez?

Quem costuma fazer o Adhan antes de Salat, desfruta muito mais dela. Haverá quem não encontre relação entre o Adhan e a concentração na Salat, mas, quem é o nosso maior inimigo durante Salat? Quem é o que não poupa em esforços para fazer com que pensemos em qualquer coisa, de modo que nos distraiamos na Oração? Obviamente, é o Satanás (Shaytan); pois bem, o Adhan afugenta o Satanás.

Segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.):  "Quando se efectua o chamamento para a Oração, Satanás foge até que não possa escutar o Adhan".

Satanás odeia esta ação com todas as suas forças; por conseguinte, o Adhan é uma oportunidade para aumentar o seu enfado e fazê-lo pagar por todas as vezes que nos molestou e distraiu durante a Oração.

Normalmente não cumprimos com a Oração como é devido, pois sempre falta algo por culpa da distração, e o Adhan pode servir para fortalecer a nossa Oração.

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Ao muezim, Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz; qualquer ser vivo ou inerte que o escute e repete com ele, tem para si mesmo a recompensa de quem reze com ele".

Ou seja, se reza com cem pessoas leva a mesma recompensa que todos eles.

E haverá quem pense “o que tenho que ver com isto se eu não sou muazim”.

E se vos dissesse que podem obter a mesma recompensa que o muazim?

Ibn Abdallah Bin Amr transmitiu que um homem disse uma vez ao Profeta Muhammad (s.a.w.): "Ó Profeta de Allah, os muezimes têm mais recompensa que nós", e o Profeta Muhammad (s.a.w.) contestou: "Repete o mesmo que eles dizem".

Subhanallah, há pessoas que sabem como conseguir "hasanat" com apenas esforço, conhecimento e saber.

Diz Allah no Nobre Alcorão: "Allah elevará em um grau aos que dentre vós acreditem e aos que receberam o conhecimento".

O que primeiro dizemos no Adhan é "Allahu Akbar", (Deus é o Maior); se se está no seu negócio e se escuta esta frase do Adhan, significa que Allah é Maior que o seu negócio; portanto deve deixar o seu negócio e acudir a Allah, louvado seja. Se se está com a sua família, significa que Allah é Maior do que eles. Se se está a dormir e se escuta Allahu Akbar significa que Deus é Maior que as suas horas de descanso. Por isso, repete-se mais de uma vez.

Uma vez que deixamos o que estamos fazendo para acudir à Oração, cabe perguntar porquê?

Porque o fazemos pela frase que vem depois "Ashadu an la ilaha illa Allah" (Testemunho que não há outra divindade salvo Allah (Deus) ".

Nós rezamos segundo os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.).

O nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.) disse:

"Rezai como me vistes rezar".

Por isso, a frase seguinte é "Ashadu anna Muham-madan rassulu Allah" (Testemunho que Muhammad é o mensageiro de Allah) e isto mostra as duas condições que se devem cumprir para que um ato seja aceite; fidelidade a Allah e obediência ao Profeta Muhammad (s.a.w.).

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Segui o meu exemplo nos vossos atos de adoração"

Diz Allah no Nobre Alcorão:

"Aquele que espere o encontro com o seu Senhor que atue com retidão e que, ao adorar o seu Senhor, não o associe a ninguém".

Ao ouvir isto diariamente acostumamo-nos e não o valorizamos, inclusive a gente acode às mesquitas coincidindo com a Iqama (início de Salat) e não presta atenção ao Adhan.

Com o Adhan, eleva-se o nome do nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.). Cada vez que o sol se inclina e chega a hora de Salat num país concreto, o nome do nosso Profeta Muhammad (s.a.w.) se pronuncia em todas as Mesquitas desse lugar, e um minuto mais tarde sucede o mesmo no país ou lugar contíguo e assim sucessivamente. Al-hamdulillah, não existe um país no mundo onde não haja muçulmanos; por isso, podemos dizer que o nome do Profeta Muhammad (s.a.w.) se repete em todos os cantos do mundo, ao longo do dia.

O que seguidamente diz o muezim no Adhan é "Haya ‘ala assalat" (Venha para oração); e nós, o que devemos repetir? O mesmo? Não, devemos dizer "La hawla wa la quwata il-la bil-lah" (Não há poder nem força senão com Allah); se escutamos o muezim dizer "Haiia ‘ala alfalah" (Venha para o triunfo), não podemos senão alegrar-nos. Salat é o meu triunfo? A minha felicidade? Porque não haveria de vir?

E segue o Adhan com a mesma fórmula com que começou, despegar-se deste mundo, desta vida; "Allahu Akbar", o Adhan conclui como havia começado. E no caso do Adhan de Fajr, acrescenta-se "Assalatu khairum minan naum" (rezar é melhor que dormir), e nós deve-mos dizer "sadaqta wa barakta".

Du’aa (súplica) para depois do Adhan: “Al-lahum-ma Rab-ba hazehid-daawatit-taam-mat, wa as-salatil qa-imat, ati Mu-ham-mada-nelwassilata wal fadilata wad-darajatar-rafiata, wa ab-as-hu maqaamaam- mahmuda, nil-lazi waâd-tahu, warzuqna chafa’atahu yaumal-qiyamat. In-naka la tukhliful-miaad”.

“Ó Allah, Senhor deste chamamento perfeito e da Oração que está prestes a estabelecer; concede a Muham-mad (s.a.w.) o grau de intercessão (wassilah); e (concede-lhe) a graça. E envia-o para o Makáme Mahmud que Tu lhe prometestes; e confere a sua intercessão no dia de Julgamento; na verdade, Tu não contrarias na Tua promessa”.

Com esta súplica, o Profeta (A Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele) garantiu-nos a sua intercessão ante Allah, no Dia Final.

Outro aspecto a destacar do Adhan é que nos anuncia o encontro com o Ser mais querido para nós, o encontro com Allah. O Adhan é o que nos anuncia a iminência do encontro com O Amado; por isso, os que realmente amam a Deus apressam-se a correr para as  Mesquitas, imediatamente depois de o escutar.

Aisha (r.a.) transmitiu que o Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Quem ame o encontro com Deus, Deus amará o encontro com ele, enquanto quem não deseje o encontro com Deus, Deus não desejará o encontro com ele" 

Obrigado. Wassalam.

M. Yiossuf Adamgy - 07/05/2015

quinta-feira, maio 07, 2015

RELEMBRANDO:A ORIGEM DA NOITE DE MI’RAJ

AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK

Refere o sagrado Cur’ane: “Glorificado seja Aquele que transportou, durante a noite, o Seu servo, da Mesquita sagrada (em Maka), à distante Mesquita de Al-Aqsa (em Jerusalém), cujos arredores abençoamos, para mostrar-lhe alguns dos nossos sinais. Deus ouve tudo e vê tudo”. Cap.17, Vers.1. Alahhuma Sali Alã Muhammad WaalãAlihiWassalam.

É conhecida a preocupação que o Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) teve por causa do seu Umah (Povo Muçulmano). Ele passava as noites a chorar e a pedir a Deus que encaminhasse o seu Umah para o caminho da verdade. Sua esposa, HazratAisha (Radiyalahuan-há) pediu ao Profeta (SalalahuAleihiWassalam) para lhe fazer um duá (prece) para ela, o que ele respondeu que para ela lhe tinha feito uma prece, mas para o seu Umah em geral, tinha feito 5 preces. 
 
Consta-se que uma vez o anjo Gabriel - Jibrail (Aleihi Salam) apareceu ao Profeta (SalalahuAleihiWassalam) com a cara transtornada e foi-lhe perguntado o motivo. Jibrail (Aleihi Salam) respondeu de que tinha acabado de visitar o inferno. Rassulullah (SalalahuAleihiWassalam) pediu-lhe para contar o que tinha visto. Informou ele, que Deus, todo o Poderoso, mandou atear o fogo no inferno e manteve-o aceso por mil anos, acabando por ficar de cor branca. Depois Deus mandou atear mais o fogo por um período de mais mil anos. Aí as chamas tornaram-se vermelhas. Mais uma vez, Deus, mandou os anjos atearem o fogo por outro período equivalente e o anjo referiu que as chamas se tornaram tão pretas que não se conseguia distinguir nada. Disse Jibrail (Aleihi Salam) de que se Deus mandasse abrir o inferno, na dimensão de um furo de uma agulha, que o mundo ficaria destruído. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) vê o anjo a chorar e pergunta-lhe os motivos, já que não compreende as preocupações deJibrail, devido ao estatuto que Deus lhe deu. Jibrail responde-lhe de que não sabe o que Deus pensa dele, porque iblisse (o chefe dos cheitanes - diabos), era um dos mais próximos de Allah e tinha elevados graus, no entanto porque não cumpriu com uma ordem que lhe foi dada, deixou de ter a consideração de Deus. Também o Profeta chora. Através de outro anjo, Deus anuncia a ambos, que Deus lhes perdoará todas as falhas.

Mais aliviado, o Profeta (SalalahuAleihiWassalam) ao regressar a casa, deparou com um grupo de pessoas que riam às gargalhadas, pelo que lhes disse: “Se soubessem o que eu sei, iriam chorar mais do que rir).

Noutra passagem, narrada por HazratAnass (Radiyalahuan-hu), o anjo Jibrail (Aleihi Salam) disse ao Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) de que o inferno tem 7 graus. Ao procurar saber quem seriam residentes dos referidos infernos, foi-lhe informado que seriam os monafiquines (hipócritas), os que adoram estrelas e astros, os que seguiram o cheitane ibliss e os Judeus e os Cristãos não cumpridores. Aí Hazrat Jibrail não referiu o último grau do inferno e ficou calado. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) depois de insistir, o anjo Jibrail informou-lhe que o ultimo grau do inferno era destinado ao Umah do Profeta (SalalahuAleihiWassalam), que cometerem pecados graves e que vão morrer sem pedir tauba (perdão). NabiKarim (SalalahuAleihiWassalam) ao ouvir esta resposta cai desmaiado. Depois o Profeta ficou tão angustiado que foi para casa, ficando fechado no seu quarto durante dias, a orar e a chorar pelo seu povo presente e do futuro. Mesmo os seus amigos, AbubacarSiddik e Omar (Radiyalahuan-huma), não conseguiram falar com ele. A filha, Fatima (Radiyalahuan-há), foi falar com ele e encontrou-o prostrado e a chorar. Vendo-o naquele estado também começou a chorar. O Profeta disse-lhe que os motivos da sua preocupação é de que tinha sido informado pelo anjo Jibrail que algumas pessoas do seu umah irão para o inferno, pois não se vão arrepender antes de morrerem.

A seguir, um resumo do que irá acontecer: o referido grupo de muçulmanos irá apresentar-se perante “Malik”, o anjo de guarda do inferno, que lhes perguntará: “Quem são estas pessoas? ”Responderão: “Nós somos as criaturas pertencentes a quem foi revelado o Cur’ane. E Malik dirá, “Mas o Cur’ane foi revelado a Muhammad (SalalahuAleihiWassalam). E então elas dirão: “Sim, Muhammad, Muhammad”. Então entrarão no inferno.

Passado algum tempo, Deus, mandará o anjo Jibrail ao inferno para ir ver como estão os pecadores do Umah do Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam). Jibrail (Aleihi Salam) dirá a AllahSubhanahuwaTa’ala, que as pessoas lembram-se do Profeta (SalalahuAleihiWassalam) e que os separa dele, são os pecados por eles cometidos na terra. Rassululah (SalalahuAleihiWassalam) irá ao trono de Allah, o Beneficente e Misericordioso, prostrar-se-á e pedirá compaixão pelo seu Umah que está no inferno. Deus, todo o Poderoso, dirá: “Tirem do inferno quem alguma vez recitouLA ILAHA ILALAH MUHAMMAD RASSULULAH!”essas pessoas serão conduzidas para uma ribeira, onde tomarão banho e sairão como pessoas novas com a indicação na testa de “aqueles que estiveram no inferno e que foram libertados por Allah”.

É esta a angústia e a preocupação que o Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) sentia pelo seu povo. No dia do julgamento final, intercederá a favor dos seus seguidores. Por causa desta preocupação, Allah, nosso Guia e Senhor, elevou-o ao céu na noite de Miraj, onde recebeu uma prenda do nosso Criador,“As 5 orações”. Quem praticar corretamente as 5 orações diárias, ganhará a satisfação de Deus. “Aquele que obedecer o Mensageiro, obedecerá a Deus”.Cur’ane 4:80.

O amor pelo Profeta (SalalahuAleihiWassalam), demonstra-se cumprindo com os mandamentos de Deus e as orientações que ele nos deixou. Em todos os momentos e em especial na noite de Mi’raj, deveremos pedir para que Deus derrame as suas bênçãos no Profeta Muhammad. Alahhuma Sali Alã Muhammad WaalãAlihiWassalam.
 
Quem recitar um durud ser-lhe-á atribuído 10 misericórdias. Muslim e Abu Daud. Quem recitar 100 duruds, ser-lhe-á escrito na sua testa “isento de hipocrisia” e será salvo do inferno. Disse o Profeta Muhammad (SalalahuAleihiWassalam): “No dia do julgamento final, a pessoa mais próxima de mim, será aquela que enviou mais durud para mim”. Tirmizi. Na verdade, Deus e Seus anjos, derramam bênçãos sobre o Profeta. Ó vós que credes, pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação.”Cur’ane 33.56. Alahhuma Sali Alã Muhammad WaalãAlihiWassalam.

Rabaná ghfir liwaliwa lidaiá walilmu-mininayau ma yakumulhisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”.14:41. "Wa ma alainaillalbalágulmubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “WaÁhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”.Cur’ane10.10.
Abdul Rehman Mangá – Abdul.manga@gmail.com– 07/05/2015