terça-feira, outubro 22, 2019

CUIDADO COM O CARGO PÚBLICO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah).Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

“CUIDADO COM O CARGO PÚBLICO, PORQUE PODE SER UMA HUMILHAÇÃO E UMA DESGRAÇA NO DIA DO JULGAMENTO.

Alahamdilillah! Glorificado e Louvado é Allah, o nosso Senhor, Criador e Protetor. Glorificado é Allah, o Rei dos reis e Senhor do Dia Julgamento. Ó Allah derrame Bênçãos no Mensageiro que enviaste para toda a humanidade. Ó Allah, a Tua Paz esteja com todos os Profetas e com todos os crentes. Amim.

Muitos anseiam ocupar um Cargo Público, que lhes dê prestígio e elevados status na sociedade. Anseiam por ocupar o lugar de ministro, governador de distrito, álimo ou presidente duma comunidade. Outros responsáveis religiosos de mesquitas anseiam serem reconhecidos como os mais respeitados da cidade e mesmo do país. A ambição do ser humano não tem limites. Outros aproveitam-se dos cargos para benefícios pessoais. No entanto, todos os cargos referidos têm de ser preenchidos, porque vivemos em sociedades e não numa anarquia e como tal, temos de eleger os nossos representantes para cada cargo, para eles encontrarem soluções para o bem-estar de todos. Alhamdulillah, nem tudo é mau. Felizmente temos álimos responsáveis, que merecem todo o nosso respeito, que nos ajudam a recordar e aprender que a fraternidade é um meio para obtermos a satisfação do nosso Criador.

Exercer um Cargo Público é uma grande responsabilidade que não está ao alcance da maior parte das pessoas. Podemos ter boas qualidades e até sermos honestos, mas pode não ser suficiente para ascendermos ao cargo. 

Sigamos o diálogo do nosso professor, o Mensageiro de Allah (Salalahu Aleihi Wassalam) que teve com um dos seus companheiros. Abu Darr (Radiyalahu an-hu) foi um eminente companheiro do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Um dia pediu ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) para lhe atribuir um Cargo Público. Ele agarrou o seu ombro e lhe aconselhou: “Ó Abu Darr, tu és fraco e a autoridade é uma (grande) responsabilidade. E no Dia do Julgamento será uma causa de humilhação e de arrependimento, excepto para aquele que cumpra com as suas obrigações e cumpra adequadamente todos os deveres (que lhe são exigidos)”. Muslim. 

Para os cargos públicos devem concorrer os que têm experiência, escolarização, conhecimentos, humildade, lealdade, honestidade e acima de tudo que tenham Taqwa em Allah Subhanahu Wataala. Até para ocupar o lugar de professor, não basta ser licenciado para o efeito. Porque ensinar é uma arte, é necessário ter outras qualidades para saber cativar os alunos.

Devemos obedecer os nossos pais, os responsáveis pela nossa casa e pelo nosso sustento e segurança. O respeito é devido também aos nossos professores que nos transmitem os ensinamentos escolares. Os nossos álimos com os quais aprendemos a fortalecer a nossa fé. Os nossos dirigentes, desde os responsáveis pelos bairros, até ao mais alto nível do País. “Ó crentes! obedecei a Allah e ao Seu Mensageiros e aos que foram dadas a autoridade”. Cur’ane 4.59. No entanto esta obediência tem limites, no caso das orientações forem contrárias à Palavra de Allah e do Seu Mensageiro.

O mais honesto dos dirigentes pode, inadvertidamente, cometer uma injustiça. Ninguém é perfeito, porque todo o ser humano erra. Mas deve ser suficientemente humilde para saber reconhecer e corrigir os seus erros. “Se prestar juramento para fazer algo e mais tarde descobrir que outro (caminho) é ainda melhor, então deverá expiar (emendar) o seu juramento e fazer o que é melhor”. Bukhari. 

Às vezes a manutenção do poder por largos anos, fez com que percamos a vigilância dos nossos próprios atos. O mais grave é quando o dirigente é arrogante e não aceita qualquer crítica. E ainda mais grave quando a arrogância e a opressão são meios para calar as vozes discordantes. 

Allah é Perfeito e Misericordioso na relação com os Seus servos. Allah é o mais Justo de todos e a Sua Justiça é Perfeita, porque “todos serão julgados com equidade e não serão defraudados”. Abu Darr referiu que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah o Exaltado disse: “Ó meus servos, Eu proibi a opressão a Mim mesmo e eu proibi a opressão entre vocês. Assim, não exerçam a opressão sobre outros”. Muslim 2577. 

A história da humanidade está cheia de histórias de corruptos e opressores, que se aproveitam dos seus cargos para ficarem ricos, rodearem-se de bajuladores, enquanto os seus “súditos” passam fome e grandes necessidades, conduzindo os respectivos países para a extrema pobreza. Mas não perdem por esperar, porque “a opressão será uma escuridão no Dia da Ressurreição”.

Como simples cidadãos, somos muito críticos às atuações dos nossos dirigentes e muitas vezes comentamos de que faríamos melhor se estivéssemos num dado cargo. Não ouvimos já de que “até eu faria melhor baiane que o nosso imamo”? É o ser humano no “seu melhor”. São sinais da nossa falta de humildade, em aceitar que há outros melhores que nós. A crítica é sempre bem-vinda, mas tenhamos cuidado quando a fizermos, porque falar mal dos outros nas suas costas, será um motivo de compensações no Dia da Prestação de Contas. Ficaremos com os seus pecados e eles ficarão com as nossas recompensas. Teremos assim tantas recompensas para as podermos gastar desnecessariamente?

“E que surja entre vós, pessoas que convidam para o bem, ordenam o que é certo e proíbem o que é errado”. Cur’ane 3.104. 

Devemos ajudar os opressores. Mas como? Mais uma vez aprendemos com o nosso Mestre, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), que disse: “Ajudem o vosso irmão quando ele é um opressor, ou quando ele for um dos oprimidos”. Os companheiros (admirados) perguntaram: “É um direito ajudá-lo se ele é um oprimido, mas como podemos ajudar quando ele é um opressor?” O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) explicou: “Impedindo-lhe de oprimir outros”. Bukhari. SubhanaAllah!

Tenhamos cuidado como vamos exercer um Cargo Público para o qual fomos eleitos, ou que o solicitamos, ou que nos foi oferecido ou que o usurpamos, porque o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quando a honestidade for perdida, então esperem pela hora (isto é) quando a autoridade é dada aquele que não a merece, então que espere pela hora”. Bukhari 76.503. Não se deve pedir para ser um dirigente. Se lhe for dado um cargo a seu pedido, então ser-lhe-á pedida a responsabilidade por isso, mas se o cargo lhe for dado sem pedir, então (seguramente) terá a ajuda de Allah”. Bukhari. 

WA MA ALAINA IL LAL BALÁ GUL MUBIN. "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17.

Abdul Rehman Mangá - 26/09/2019