sábado, agosto 23, 2008

VÁRIOS TIPOS DE KUFFAAR (INFIEL) e MUSHRIKEEN(IDÓLATRA,POLITEÍSTA)

ENSINOS BÁSICOS DA FÉ NO ISLAM

Vários tipos de KUFFAAR e MUSHRIKEEN
Poderá ainda existir o PERDÃO de Allah(swt) para os CONDENADOS AO FOGO INFERNAL, e junto a eles haverá também os KUFFAAR - que são aqueles indivíduos que descrêem em Allah(swt) e os MUSHRIKEEN - que foram aqueles que colocaram associados a Allah(swt), porém o PERDÃO somente a Allah(swt) PERTENCE, sendo que Ele PERDOARÁ a quem Ele desejar, sem INTERFERÊNCIA de qualquer um, seja Anjo ou Profeta (Alayhum Salaams).

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-RAHIM
Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen
Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad

KUFFAR e MUSHRIKEEN

Para todos os Mu’min (Crentes), é induscutível a importância do Imaan (Fé) e suas Práticas, sendo essa importância estabelecida por Tawãtur e em cuja convicção é de tal grau absoluto que não admite a menor dúvida na sua Imaan (Fé) e sua Prática. Estas convicções e práticas são chamadas de Dhurooriyaati Deen.

TAWÃTUR: Plena convicção em tudo aquilo que foi repassado e descrito palavra-por-palavra, de uma geração para outra, por várias pessoas, de forma Contínua e Notória. Segundo esta definição, o Qur'an Karim é Tawãtur. Os Hadices do nosso Rasulullah Muhammad (saws), que foram narrados por muitos de seus Companheiros, os Nobres Sahaabah (R.A.A.) e que são autênticos, são Tawãtur. Da mesma maneira, exemplos de KASHF (Iluminação; Revelação; Revelação dos mistérios religiosos; Significa também o conhecimento certo e determinado, do qual não há necessidade de nenhuma prova) e KARAMAT (Milagres) dos AWLIYA' ALLAH (Piedosos amigos de Allah (swt)) cujos milagres foram relatados por pessoas religiosas, em várias localidades, por longo período são Tawãtur, o que prova a sua autenticidade.

Convicção em todos eles é Fardh (Obrigatório), negação de qualquer parte leva ao Kufr (Rejeição) até mesmo se a prática é um Ato de Mustahaab como usar o perfume Miswaak, mesmo sendo o uso do perfume Miswaak atribuído como Sunnah, e não Fardh, faz parte de Deen, quer dizer, negar a Sunnah é Kufr.

MUSTAHAAB: Prática de atos religiosos, sendo reservado uma grande recompensa divina pela sua prática, porém caso deixarmos de praticá-las não teremos punição e/ou castigo na outra vida; boa Sunnah; bom ato não-obrigatório.

O Dhurooriyaati Deen (Essência do Deen) consistem em Ahkaam (Leis e regras) cobrindo todos os aspectos da vida e de todo caráter. O que é Fard (Obrigatório fazer); o que é Waajib (Necessário); o que é Haraam (ilícito); o que é Halaal (lícito); o que é Mubãh (permissível fazer, sem recompensas ou punição); o que é Mustahaab (que é louvável, mas não obrigatório) e etc.

Sobre o Dhurooriyaati Deen (Essência do Deen) devemos entender o seguinte:

1 - É Fard (Obrigatório fazer) honrar toda crença e prática que constituem um Dhurooriyaati Deen sendo essas práticas Sunnah, Mustahaab, e Nafl etc;

2 - Rejeição de quaisquer do Dhurooriyaati Deen, práticas ou crenças são Kufr;

3 - Negligenciando ou afastando de qualquer Ato Fard, Waajib ou Sunnatul Muakkada não é Kufr, se o indivíduo acreditar neles e acreditar que estão correto e os aceitam como Dhurooriyaati Deen. Este indivíduo se torna um Fasiq (aquele que conscientemente transgride os limites que ALLAH(swt) colocou sobre os humanos ou negligencia o Ibaadah). Tal pessoa, entretanto não é Kaafir, e poderá ser castigado por ALLAH(swt) pelas transgressões que ele fez, caso ele não se arrependa antes de morrer;

4 - Omissão de atos Mustahaab não é pecado, desde que a pessoa acredita ser Mustahaab.

1) - TIPOS DE KUFR (Descrente, Incrédulo, Ateu)

Existem basicamente quatro (04) classificações de Kufr e aquele que cometer qualquer ato, dentro destes tipos de kufr, é descrito como um Kaafir em termos de Shari'ah. Sendo eles:

1. Kufr Jahl (Descrente por Ignorância ou por Falta de Conhecimento);
2. Kufr Juhood (Descrente por Negação ou por Rejeição );
3. Kufr Shakk (Descrente por Desconfiança ou por Dúvida e Cisma);
4. Kufr Ta'weel (Descrente por Falsa Interpretação ou por Falta de Entendimento);

Existem ações e práticas que são KUFR e que o EXCLUI da religião. Tais práticas são KUFR KBIR Pecados Grandes, Independente, ou seja, KUFR em si só, por exemplo:

1) prostrar para um ídolo;
2) chutar o Alcorão;
3) zombar de Allah (swt), ou do Mensageiro (saws), ou do Deen (Religião);
4) Juhoud (rejeição, em parte ou no todo);
5) Istihlaal (declarar como lícito algo que é ilícito);
6) Istikbaar (arrogância);
7) acreditar que dentre as criaturas divinas, existem aqueles que conhecem o invisível;
8)Takzeeb (descrença, em parte ou no todo);
9)Nifaaq (hipocrisia na crença);
10) Kurh (ódio à religião);
11) Prática da magia, fazer sacrifícios em nome de outro, que não seja de Allah (swt), não crer em jinns ou anjos, etc. São exemplos de atos e práticas que são classificadas de KUFR KBIR (Descrença/ Pecado Maior).

Existem ações e práticas que são KUFR e que NÃO EXCLUI da religião, i.e.: insultar os ancestrais; lamentar-se como as carpideiras (mulher mercenária que acompanhava os funerais pranteando os mortos; mulher que vive a lamentar-se com exagero) sobre os mortos; combater um muçulmano; ter relação sexual com uma mulher, por local diferente das partes do sistema reprodutor feminino; legislar, baseando-se em algo diferente do que foi revelado por Allah (swt) e assuntos similares. Tais assuntos não são kufr independente, por si só, são chamados de KUFR AL-ASGHAR (incredulidade menor) ou KUFR AL-‘AMALI (incredulidade por ação, que não exclui da religião). E assim ninguém é excluído da religião por meio disso, a não ser que faça algo mais, como declarar que tais coisas ilícitas são lícitas, ou rejeitar (fazendo Juhood) e coisas similares que levariam ao kufr maior.

1.1) - KUFR JAHL (Descrente por Ignorância ou por Falta de Conhecimento)

Kufr Jahl quer dizer kufr ocasionado por Ignorância. O Islam ou o seu ensinamento verdadeiro são negados em consonância com sua ignorância ou pela sua falta de conhecimento. Os rejeitadores são aqueles que acreditam que o Islã é uma religião falsa. Este era o tipo de Kufr de Abu Jahl e os seus compatriotas.

“…Wa-itha qeela lahumu
ittabiAAoo ma anzala Allahu qaloo
bal nattabiAAu ma alfayna
AAalayhi abaana awa law kana
abaohum la yaAAqiloona shay-an
wala yahtadoona…”
Suratul Al Bacara – Ayah 170;
“…Quando lhes é dito:
Sigam o que Deus revelou! Dizem:
- Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais!
Segui-las-iam ainda que seus pais fossem destituídos
de compreensão e orientação?…”

1.2) KUFR JUHOOD (Descrente por Negação ou por Rejeição)

Kufr Juhood quer dizer kufr ocasionado por decisão própria, após consultar a si mesmo, ou a outrem. O Islã e seus verdadeiros ensinamentos são negados deliberadamente, apesar de perceberem sua veracidade. Este é o tipo de kufr dos judeus e dos cristãos(Ahli Kitaab). Que a maldição de Deus recaia sobre os íncrédulos.

Imaam Tabari (Rahmatullah Alayhi) esclarece em seu estudo (Tafsir) “Jami Al Bayaan” e “Ta'weel Al Quran” que Hazrat Ibn Abbas (Rathiallahu An'hu) relatou, cuja fonte é Rasulullah Muhammad (s.a.w.s):“Antes de Muhammad (s.a.w.s) ser enviado, os judeus rezavam pela Sua ajuda para superar o Aus e Khazraj. Quando Allah (swt) enviou Muhammad (s.a.w.s), dentre os árabes, os judeus não acreditaram Nele e renegaram o que eles haviam dito sobre Ele. Então Hazrat Mu’adh Bin Jabal e Bishr Ibn Al Baraa lbn Marur (Rathiallahu Ta’ala Anhum Ajmain), da Tribo de Banu Salma disse aos judeus: " 0 comunidade de judeus, tenham medo Allah (swt) e abraçem o Islã. Vocês rezavam pela ajuda de Muhammad (s.a.w.s) a nos superar, quando éramos politeístas, e nos falava que Ele seria enviado, e vocês descreveram Ele para nós". Então Salaam Ibn Mishkam, um da Tribo dos Banu An Nadeer (dos judeus) disse: " Ele não nos trouxe nada do qual nós já sabíamos, e Ele não é aquele do qual nos referíamos e fazíamos menção para vocês". Logo, Allah (swt) revelou o seguinte Ayat, sobre o que eles disseram:

“…Walamma jaahum kitabun min
AAindi Allahi musaddiqun lima
maAAahum wakanoo min qablu
yastaftihoona AAala allatheena
kafaroo falamma jaahum ma
AAarafoo kafaroo bihi falaAAnatu
Allahi AAala alkafireena…”
Suratul Al Baqarah – Ayah 89;
“… São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado,
o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho,
o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes
todo o bem e vedalhes o imundo, alivia-os dos seus fardos
e livra-os dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele
creram, honraram-no, defenderam-no e seguiram a Luz que
com ele foi enviada, são os bem-aventurados.…”

“…Alqiya fee jahannama kulla kaffarin AAaneedin …”Suratul Al Caf – Ayah 23;
“… (Depois da sentença será dito aos anjos da guarda) : Precipitai no inferno todo o incrédulo obstinado.…”

1.3) KUFR SHAKK ( Descrente por Desconfiança ou por Dúvida e Cisma )

Kufr Shakk quer dizer kufr ocasionado pela incerteza da veracidade do Islã e seus verdadeiros ensinamentos. Em função dessas dúvidas, eles rejeitam o Islã, por isso são Kuffar, taxados como tal.

No Tafsir de Imam Tabari, nós encontramos o seguinte:
"Se qualquer um dos politeístas árabes, ou incrédulos dentre o povo do Livro Sagrado estão em dúvida sobre a Luz, a demonstração clara, e os versos do Al Furqaan (outro nome do Nobre Kur’an Karim) o qual Nós enviamos até Nosso Servo Muhammad (saws), sendo de MINHA autoria e que EU enviei para Ele, que vocês produzam uma prova que contradiga a prova Dele (Muhammad (saws)). Para que vocês saibam que todo aquele que possuir o poder de profecia, que comprove a verdade de sua manifestação, produzindo uma prova irrefutável reivindicação, porém não existe ser vivo capaz de produzir nada semelhante". Sobre este grupo de Kuffar, segundo o revelado por Allah (swt) no seguinte Ayat:

“…Wa-in kuntum fee raybin
mimma nazzalna AAala Aaabdina
fa/too bisooratin min mithlihi
waodAAoo shuhadaakum min
dooni Allahi in kuntum sadiqeena …”Suratul Al Baqarah – Ayah 23;

“… E se tendes dúvidas a respeito do que revelamos ao Nosso servo (Muhammad),
componde uma surata semelhante à dele (o Alcorão), e apresentai as vossas testemunhas,
independentemente de Deus, se estiverdes certos.…”

E logo a seguir, Allah (swt) afirma para os duvidosos que eles não poderão produzir uma Surata sequer, igual a que eles duvidaram e que tinha sido enviado até Rasulullah (saws) por Allah (swt). A incapacidade deles para produzir uma Surata igual, mesmo com a união e ajuda de quem quer que seja, é uma comprovação da verdade do nosso último e Caridoso Nabi (saws). Allah (swt), além disso, declara a punição a ser enfrentada por eles dizendo:
“…Fa-in lam tafAAaloo walan
tafAAaloo faittaqoo alnnara allatee
waqooduha alnnasu waalhijaratu
oAAiddat lilkafireena…”Suratul Al Baqarah – Ayah 24;
“… Porém, se não o dizerdes – e certamente não podereis fazê-lo – temei, então, o fogo
infernal cujo combustível serão s idólatras e os ídolos; fogo que está preparado para os incrédulos.…”.

Disseminar a dúvida sobre aquilo que foi dado e garantido é o trabalho de shaytan, cultivar Yaqin (Certeza, Convicção, Crença) é trabalho dos muçulmanos.

1.4) KUFR TA’WEEL (Descrente por Falsa Interpretação ou por Falta de Entendimento)

Kufr Ta'weel é kufr por condição de entendimento. O kufr não é definido pela rejeição dos Princípios Islâmicos ou de suas Convicções, é determinado pela distorção ou dando um significado diferente daquele, cujo entendimento foi estabelecido pelo Profeta Muhammad (saws).

O Kur’an Karim e os Hadices podem dar interpretações e significados que “podem conflitar” com o original e verdadeiro significado e explicação dada pelo Nobre e Querido Profeta Muhammad (saws). Por esta razão, não nos é permitido dar nossa “opinião” ou “entendimento” sobre qualquer Ayaah do Kur’an Karim e dos Hadices.

Face a prática de Ta’weel (entende-se como um significado próximo de Tasfir), muitos que nasceram muçulmanos ou que converteram ao Islã, se tornaram Kuffar. Ibn Abbas (Rathiallahu Anhu) relatou que Muhammad (saws) disse: "Aquele que interpretar o Kur'an Karim de acordo com a sua opinião (Ra'yah), deixá-lo-á procurar sua morada na fogueira". (Tirmidhi)

Sobre a prática de Ta’weel, segundo o revelado por Allah (swt) no seguinte Ayat:

“…Huwa allathee anzala Aaalayka
alkitaba minhu ayatun
muhkamatun hunna ommu alkitabi
waokharu mutashabihatun
faamma allatheena fee quloobihim
zayghun fayattabiAAoona ma
tashabaha minhu ibtighaa alfitnati
waibtighaa ta/weelihi wama
yaAAlamu ta/weelahu illa Allahu
waalrrasikhoona fee alAAilmi
yaqooloona amanna bihi kullun
min AAindi rabbina wama
yaththakkaru illa oloo al-albabi…”Suratul Al Imran – Ayah 7;
“… Ele foi Quem te revelou o Livro; nele há versículos fundamentais, que
são a base do Livro, havendo outros alegóricos. Aqueles cujos abrigam
a dúvida, seguem os alegóricos, a fim de causarem dissensões, interpretando-os
capciosamente (significado escondido Ta'weel) . Porém, ninguém, senão
Deus, conhece a sua verdadeira interpretação. Os sábios dizem: Cremos nele (o Alcorão);
tudo emana do nosso Senhor. Mas ninguém o admite, salvo os sensatos…”

Além disso, existe uma prova adicional da atitude incorreta de “Ta’weel do Kur’an Karim”, ou seja, no Hadice 6442, Livro 034 Kitab Al-`Ilm (Livro do Conhecimento), Capítulo 01 - Proibição de Seguir um Pensamento de Forma Figurada Contidos no Kur’an Karim, e Evitar Aqueles que os Fazem, e da Discussão no Kur’an Karim. A’icha (R.A.A.) narrou que o Profeta Muhammad (s.a.w.s) havia recitado (estes versículos do Alcorão):
"Ele é Quem revelou a ti (ó Mohammad) o Livro (o Alcorão) em que existam claras revelações, estas são a essência do livro e outras são alegóricos (versículos). E, como para aqueles que têm um desejo do equívoco, eles irão procurar os versículos figurado ( para provocar) mal-entendido ao tentar explicá-las. Mas ninguém conhece as suas implicações (confusões), exceto Deus, e aqueles que são competente em sabedoria dirão: Nós afirmamos a nossa fé em tudo o que é de nosso Senhor. Trata-se apenas a compreensão das pessoas que realmente estão negligenciando ". A'isha (R.A.A.) continuou narrando que o Profeta Muhammad (s.a.w.s) disse (em ligação com esses versículos):" Quando você ver tais versos, previna-se deles, pois são eles quem Deus assinalou-os (no mencionado versos )".

1.5) KUFR MUNAFIQ (Hipócrita, Falso, Fingido)

Kufr Munafiq é aquele que aparentemente pratica o Islamismo, verbalmente atestando com a língua (Iqraaru Bil Lisaan) mas não com o coração (Tasdiq Bil Qalb), ou seja, intimamente esconde sua descrença, referindo-se a uma pessoa cujas ações são diferentes e opostas aos seus pensamentos, os quais ele esconde. No Kur’an Karim, o termo se refere a uma pessoa que não tem fé (Imaan), mas demonstra ter.
“…Itha jaaka almunafiqoona qaloo
nashhadu innaka larasoolu Allahi
waAllahu yaAAlamu innaka
larasooluhu waAllahu yashhadu
inna almunafiqeena lakathiboona…”Suratul Al Munafiqun – Ayah 1
“…Quando os hipócritas se apresentam a ti, dizem:
Reconhecemos que tu és o Mensageiro de Deus.
Porém, Deus bem sabe que tu és o Seu Mensageiro
e atesta que os hipócritas são mentirosos…”

No Kur’an Karim possui centenas de Ayāt (versículos) discutindo munāfiqūn, referindo-se a eles como muito mais perigosos para os muçulmanos do que o pior dos inimigos não-muçulmanos do Islã.

“…Ittakhathoo aymanahum
junnatan fasaddoo AAan sabeeli
Allahi innahum saa ma kanoo
yaAAmaloona…” Suratul Al Munafiqun – Ayah 2
“…Fazem dos seus juramentos
uma coberta (para as suas más ações),
e desencaminham-se da senda de Deus.
Que péssimo é o que fazem!…”

“…Inna almunafiqeena fee
alddarki al-asfali mina alnnari
walan tajida lahum naseeran …” Suratul Al Nissá – Ayah 145
“… Os hipócritas ocuparão
o ínfimo piso do inferno
e jamais lhes encontrarás socorredor algum …”

Abdullah bin' Amr(R.A.A.) narrou que o Profeta Muhammad (s.a.w.s) disse:”… Qualquer um que tenha as quatro (4) seguinte (características, particularidades) será um genuíno hipócrita, e aquele que tiver pelo menos uma dessas seguintes (características, particularidades) terá um atributo de hipocrisia a menos, até que ele jogue isso para o alto.

1.Sempre que é depositado confiança nele, ele trai;

2.Sempre que ele fala, ele fala uma mentira;

3.Sempre que ele faz um pacto, ele mostra a traição;

4. Sempre que ele está em uma discussão (discórdia), ele comportar-se de maneira imprudente, maléfica e de comportamento ofensivo....” de acordo com Sahih Bukhārī,Volume 1, Livro 2, Hadice 33, Crença (Imaan).

1.6) KUFR MURTADH ( Apóstata, Desertor )

Kufr Murtadh, ou Takfir é a pessoa que depois de aceitar o Islã, pratica atos de descrença (kufr), ou renuncia a aceitação da religião por qualquer motivo, abandonando-a e/ou mudando de religião.

No Kur’an Karim, o seguinte versículo, é interpretado como indicando que, antes da prática de Takfir, alguém deve ensinar e orientar à pessoa que praticou o ato, explicando que o que ele está fazendo é errado.
“…Waman yushaqiqi alrrasoola
min baAAdi ma tabayyana lahu
alhuda wayattabiAA ghayra sabeeli
almu’mineena nuwallihi ma tawalla
wanuslihi jahannama wasaat
maseeran…”Suratul Al Nissá – Ayah 115
“… A quem combater o Mensageiro,
depois de haver sido evidenciada a Orientação,
seguindo outro caminho que não o dos fiéis,
abandoná-lo-emos em seu erro e introduziremos
no inferno. Que péssimo destino!…”

No Kur’an Karim destaca que Kufr Murtadh, ou Takfir, serão acusados no Youm El Quyam de forma severa, veja a seguir:
“…Ya ayyuha allatheena amanoo
itha darabtum fee sabeeli Allahi
fatabayyanoo wala taqooloo liman
alqa ilaykumu alssalama lasta
mu/minan tabtaghoona AAarada
alhayati alddunya faAAinda Allahi
maghanimu katheeratun kathalika
kuntum min qablu famanna Allahu
AAalaykum fatabayyanoo inna
Allaha kana bima taAAmaloona
khabeeran…” Suratul Al Nissá – Ayah 94

“…Ó fiéis, quando viajardes pela causa de Deus,
sede ponderados; não digais, a quem vos propõe a paz: Tu não
é fiel, com o intento de auferirdes (matando-o e despojando-o)
a transitória fortuna da vida terrena. Sabei que Deus vos tem
reservado numerosas fortunas. Vós éreis como eles, em outros
tempos; porém Deus vos agraciou (com o Islam). Meditai, pois,
porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis. …”

1.7) KUFR MUSHRIK ( Idólatra, Politeísta, Que Aceita a Pluralidade de deuses)

O Kufr Mushrik, ou Mushrikeen é aquele que associa qualquer outra coisa como um sócio de Allah (swt) ou acredita que outras coisas podem ter poder e habilidade, independente de Allah (swt). Na concepção Islâmica, é o conceito de kufr Mushrik (pecado de politeísmo), especificamente ao culto em vez de Allah (swt), associando parceiros a Ele, dando características Dele para outros seres e objetos, e ainda não acreditando nos Seus Nomes e Atributos.

É um kufr que poderá ser perdoado, desde que o indivíduo se arrependa ainda vivo, porém, segundo a Shari’a, todo aquele que morrer neste kufr (pecado), nunca entrará no Paraíso.

Estudiosos Islâmicos do Kur’an Karim, enfatizaram que a idolatria árabe, no período Pré-Islamico, tinham uma série numerosa de deuses (para os idólatras, as mais importantes eram três (03): al-Manāt, al-Lāt e al-Uzzā) as quais recebiam atributos e semelhanças em igualdade a Allah (swt), conforme surata a seguir:

“…Afaraaytumu allata waalAAuzza.
Wamanata alththalithata al-okhra.
Alakumu alththakaru walahu al-ontha?
Tilka ithan qismatun deeza.
In hiya illa asmaon sammaytumooha
antum waabaokum ma anzala Allahu
biha min sultanin in yattabiAAoona illa
alththanna wama tahwa al-anfusu
walaqad jaahum min rabbihimu alhuda…” Suratul Al Najm – Ayah 19-23

“… Considerai Al-Lát e Al-Uzza.
E a outra, a terceira (deusa), Manãt.
Porventura, pertence-vos o sexo masculino e a Ele o feminino?
Tal, então, seria uma partilha injusta.
Tais (divindades) não são mais do que nomes, com que as denominastes, vós e vossos antepassados, acerca do que Deus não vos conferiu autoridade alguma. Não seguem senão as sua próprias conjecturas e as luxúrias das suas almas, não obstante ter-lhes chegado a orientação do seu Senhor!. …”

Outras formas de idolatria inclue a adoração de riqueza material e outros objetos, sendo apontado no Kur’an Karim a história dos Filhos de Israel, quando eles tomaram um bezerro feito de ouro para adoração:
“…Waittakhatha qawmu moosa min baAAdihi min huliyyihim AAijlan jasadan lahu khuwarun alam yaraw annahu la yukallimuhum wala yahdeehim sabeelan ittakhathoohu wakanoo thalimeena.
Walamma suqita fee aydeehim waraaw annahum qad dalloo qaloo la-in lam yarhamna rabbuna wayaghfir lana lanakoonanna mina alkhasireena
Walamma rajaAAa moosa ila qawmihi ghadbana asifan qala bi/sama khalaftumoonee min baAAdee aAAajiltum amra rabbikum waalqa al-alwaha waakhatha bira/si akheehi yajurruhu ilayhi qala ibna omma inna alqawma istadAAafoonee wakadoo yaqtuloonanee fala tushmit biya al-aAAdaa wala tajAAalnee maAAa alqawmi alththalimeena…” Suratul Al A’Raf – Ayah 148-150
“…O povo de Moisés, em sua ausência, fez, com suas próprias jóias, a imagem de um bezerro, que emitia mugidos.Não repararam em que não podia falar-lhes, nem encaminhá-los por senda alguma? Apesar disso o adoraram e se tornaram iníquos.
Mas, quando se aperceberam de que estavam desviados, disseram: Se nosso Senhor não se apiedar de nós e não nos perdoar, contar-nos-emos entre os desventurados.

Quando Moisés voltou ao seu povo, colérico e indignado, disse-lhes: Que abominável é isso que fizestes na minha ausência! Quisestes apressar a decisão do vosso Senhor? Arrojou as tábuas e, puxando pelo cabelo seu irmão, arrastou-o até si, e Aarão disse: Ó filho de minha mãe, o povo me julgou débil e por pouco não me matou. Não faças com que os inimigos de regozigem da minha desdita, e não me contes entre os iníquos! …”

Outra forma de idolatria é venerar ou adorar um líder (religiosos ou não), além do limite, conforme mencionado no Kur’an Karim:
“…Ittakhathoo ahbarahum
waruhbanahum arbaban min dooni
Allahi waalmaseeha ibna maryama
wama omiroo illa liyaAAbudoo
ilahan wahidan la ilaha illa huwa
subhanahu AAamma yushrikoona …” Suratul At Tauba – Ayah 31
“… Tomaram por senhores seus rabinos e
seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o
Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar
senão a um só Deus. Não há mais divindade além d’Ele!
Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!…”

1.8) KUFR KITAABI ( Livros Nulos)

O Kufr Kitaabi que aquele que segue um livro previamente revelado, onde o Islã o ab-rogou (colocou-o em desuso; anulou-o, suprimiu-o, revogou-o, derrogou-o), como os cristãos e os judeus. (veja Kufr Juhood)

1.9) KUFR DAHRIYYAH (Materialistas)

O Kufr Dahriyyah são aqueles que acreditam na eternidade do mundo, e atribuem a criação da espécie com uma evolução natural e temporal. São eles que defendem o Meterialismo Dialético (Marxista-Lenista), como também defendem a Teoria do Big Beng (para a origem do universo) e a origem das espécies, como proposto por Charles Darwin.
“…Waqaloo ma hiya illa hayatuna
alddunya namootu wanahya wama
yuhlikuna illa alddahru wama
lahum bithalika min AAilmin in
hum illa yathunnoona…” Suratul Al Jássiya – Ayah 24

“… E dizem: Não há vida, além da terrena.
Vivemos e morremos, e não nos aniquilará senão
o tempo! Porém, com respeito a isso, carecem de
conhecimento e não fazem mais do que conjecturar…”

1.10) KUFR MUATTIL ( Ateu )

O Kufr Muattil, diz-se daquele que NEGA a existência de Allah (swt), suas criações divinas, na religião, nos mensageiros, anjos tudo aquilo que se relaciona com a Fé (Deen) e/ou qualquer espécie de deuses. São incrédulos, hereges, pagãos, céticos e ateus.

A crença do Kufr Muattil é a inaceitabilidade de qualquer coisa, ou algo, sem que existam provas a esse respeito, ou seja, caso não se possa provar que algo existe, deve-se partir do pressuposto de que esse algo não existe.

A descrença do Kufr Muattil não é equivalente a uma crença ou religião, uma vez que o ateísmo só existe como conseqüência da falta de provas e indícios favoráveis à existência de deuses, onde afirmam que a religião é "a alma de um mundo sem alma".

“…Zuyyina lillatheena kafaroo
alhayatu alddunya wayaskharoona
mina allatheena amanoo
waallatheena ittaqaw fawqahum
yawma alqiyamati waAllahu
yarzuqu man yashao bighayri
hisabin…” Suratul Al Jássiya – Ayah 24

“… Foi abrilhantada a vida terrena aos incrédulos e,
por isso, zombam dos fiéis; porém, os tementes prevalecerão
sobre eles no Dia da Ressurreição, porque Deus agracia
imensuravelmente quem Lhe apraz.…”

1.11) KUFR ZINDEEQ ( Hipócrita)

O Kufr Zindeeq tem a mesma semelhança para com o Kufr Munafiq (hipócrita), mostrando externamente que possuem Fé (Imaan), sendo que não acreditam de coração. A diferença é que todo o Kufr Zindeeq irá, ocasionalmente, demonstrar atos ou manifestar declarações de não acreditar, mas quando ele se aproxima de alguém, ele nega que tenha deixado de acreditar, reclamando e exigindo estar com o Islã.

O Kufr Zindeeq é a pessoa que reconhece a Profecia de Rasulullah (saws) e proclama sua crença em todas as bases e crenças do Islam, não obstante coloca esse entendimento de Fé, semelhantemente as práticas de Kufr, conforme já explicado na Shari’ah. O Kufr Zindeeq é a criatura que demonstra acreditar no Paraíso e no Inferno, acreditando nesses locais como um estado de existência espiritual, simplesmente, e nunca como uma realidade física e material no Youm el Quiam.

Sem a observação e obediência à Shariah, o Imaan (Fé) do Muçulmano é como um corpo morto, uma criatura inanimada, livre de alma. A vida somente será colocada nesta comunidade degradada e degenerada, somente se eles responderem ao Convite e Convocação do Kur’an Karim; acompanhar, exercer e professar a Sunnah do Nobre Rassulallah Muhammad (saws); por último seguindo e fazer cumprir a Shariah determinada no Kur’an Karim, onde revela:

“…Ya ayyuha allatheena amanoo ateeAAoo Allaha warasoolahu wala tawallaw AAanhu waantum tasmaAAoona;
Wala takoonoo kaallatheena qaloo samiAAna wahum la yasmaAAoona;
Inna sharra alddawabbi AAinda Allahi alssummu albukmu allatheena la yaAAqiloona;
Walaw AAalima Allahu feehim khayran laasmaAAahum walaw asmaAAahum latawallaw wahum muAAridoona;
Ya ayyuha allatheena amanoo istajeeboo lillahi walilrrasooli itha daAAakum lima yuhyeekum waiAAlamoo anna Allaha yahoolu bayna almar-i waqalbihi waannahu ilayhi tuhsharoona…” Suratul Al Anfal – Ayah 20-24

“… Ó fiéis, obedecei a Deus e ao Seu Mensageiro, e não vos afasteis dele enquanto o escutais (Discurso, oração).
E não sejais como aqueles que dizem: Escutamos!, quando na realidade não escutam.
Aos olhos de Deus, os piores animais são os "surdos" e "mudos", que não raciocinam.
Se Deus tivesse reconhecido neles alguma virtude, tê-los-ia feito ouvir; se Ele os tivesse feito ouvir, teriam renegado desdenhosamente, mesmo assim.
Ó fiéis, atendei a Deus e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Deus intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele..…”

Quando um muçulmano abandona a Shariah, eles passam a pensar como Kuffaar, imitando-os, procurando por conselhos e orientação do kuffaar, em todas as materias e assuntos. Este é o modo de vida de todos os Kufr Zindeeq e Mulhideen, que estão balançando de um lado para outro, na Nação do Islam.

“…Wamina alnnasi man yujadilu
fee Allahi bighayri Aailmin
wayattabiAAu kulla shaytanin
mareedin…” Suratul Al Hajj – Ayah 3
“… Entre os humanos há quem discute nesciamente
acerca de Deus e segue qualquer demônio rebelde …”

Acreditar que NABI ISAA (alayhis salaam) está vivo, e que ele foi elevado materialmente para o Céu, está dentro do Dhurooriyaat-e-Deen. A Negação desta verdade, por qualquer forma de interpretação é Baatil (Calúnia) e Kufr (Pecado).

Acreditar no KHAATAMUN NABIYEEN, está dentro do Dhurooriyaat-e-Deen. Negação desta verdade, por qualquer forma de interpretação é Baatil (Calúnia) e Kufr (Pecado).

Acreditar na ressurreição e na materialização corpórea da pessoa e de toda humanidade no Youm-el-Akhirah, está dentro do Dhurooriyaat-e-Deen. Negação desta verdade, por qualquer forma de interpretação é Baatil (Calúnia) e Kufr (Pecado).

Acreditar nos Mu’jizaat (Milagres) dos Profetas (alayhimus salaam), está dentro do Dhurooriyaat-e-Deen. Aquele que interpretar o Mu’jizaat e explicar qualquer parte, diferentemente, daquilo que a Ummah compreendeu, passados mais de quatorze (14) séculos, comete (Calúnia) e Kufr (Pecado).

2) - POR QUE O KUR'AN KARIM SE REFEREM AOS JUDEUS E CRISTÃOS COMO KUFFAR OU INFIÉIS? QUE TIPO DE RESPEITO E TOLERÂNCIA É ISSO?

Essa Questão, e Resposta é uma parte do texto:

"Afinidades de Muçulmanos e Não-muçulmanos: Reflexões de Vários Textos do Kur’an Karim."

Dr. Jamal Badawi é professor de Gestão e Estudos Religioso, na Universidade de Saint Mary’s, Halifax, Nova Scotia, Cánada.

Existe um grande engano com a tradução, o que às vezes é praticado por muçulmanos, também.

Se você procurar o significado da palavra Infiel, você terá como significado os termos: “alguém que não tem uma fé” ou “não acredita em Deus”.

No Kur’an Karim diz que os judeus e cristãos não acreditam em Deus? Não.
Na Surata Al Ankabut, Ayah 46 revela:
“…Wala tujadiloo ahla alkitabi illa
biallatee hiya ahsanu illa allatheena
thalamoo minhum waqooloo
amanna biallathee onzila ilayna
waonzila ilaykum wa-ilahuna
wa-ilahukum wahidun wanahnu
lahu muslimoona…”
“… E não disputeis com os adeptos do Livro,
senão da melhor forma, exceto com os iníquos, dentre eles.
Dizei-lhes: Cremos no que nos foi revelado, assim como no
que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos submetemos…”

Allah (swt) revela que o Deus dos cristãos, dos judeus, e dos muçulmanos é Um e o mesmo. O palavra infiel é uma tradução inexata do palavra kafir neste caso.

Kafir, se referindo a uma pessoa, ou Kufr referente ao ato, é usado no Kur’an Karim em uma variedade de conjuntos de significados. Por esta razão fico indeciso ao usar mesmo os termos “não-crente” ou “descrente”, pelo simples fato de não estarem “claras” essas palavras na língua inglesa. Qual é o objeto da incredulidade ou descrença? É Allah (swt)? um Nabi (as) ou Rassulallah (saws) em particular? Outro aspecto?

Eu preferiria usar o termo “não-muçulmano”, como se aplica as várias categorias de Kufr, quando se refere àquele que conscientemente rejeita (Descrente), ou (Incrédulo) para aquele que, devido a falta de conhecimento, aliado também a falta de consciência não acredita na mensagem do Islam. A seguir exemplificaremos as várias formas de usos do termo kufr no Kur’an como segue:

1) – O Termo Kufr, às vezes, é usado em julgamento positivo, ou seja, um crente fiel também pode ser um kafir. Como assim? É revelado no Kur’an Karim:

“…La ikraha fee alddeeni qad tabayyana alrrushdu
mina alghayyi faman yakfur bialttaghooti wayu/min
biAllahi faqadi istamsaka bialAAurwati alwuthqa
la infisama laha waAllahu sameeAAun AAaleemun…” Suratul Al Bacarah – Ayah 256
“… Não há compulsão (força, imposição) na religião! Como resultado, diferencia-se a retidão da depravação. Então, quem renega (yakfur) At-Tãghut (neste caso, designa tanto satanás quanto ao ídolo, ou qualquer outra coisa maléfica), e crê em Allah (swt), como consequência, ater-se-á à firme alça inrrompível. E Allah (swt) é Oniouvinte, Onisciente. …”

2) - O termo Kufr também é aplicado a muçulmanos que cometem atos de forma errada, embora não necessariamente, sendo essas ações, que os classificaria e os eliminaria do estado de convicção no Islam, isto é, um muçulmano que deveria cumprir o Hajj, mas não vai, sem negar a necessidade de cumprir. Neste caso, estaria cometendo um ato de kufr e sendo desagradável com Allah (swt). É revelado no Kur’an Karim:
“…Waatimmoo alhajja waalAAumrata lillahi fa-in ohsirtum
fama istaysara mina alhadyi wala tahliqoo ruoosakum
hatta yablugha alhadyu mahillahu faman kana minkum
mareedan aw bihi athan min ra/sihi fafidyatun min siyamin
aw sadaqatin aw nusukin fa-itha amintum faman tamattaAAa
bialAAumrati ila alhajji fama istaysara mina alhadyi faman
lam yajid fasiyamu thalathati ayyamin fee alhajji wasabAAatin
itha rajaAAtum tilka AAasharatun kamilatun thalika liman lam
yakun ahluhu hadiree almasjidi alharami waittaqoo Allaha
waiAAlamoo anna Allaha shadeedu alAAiqabi;

Alhajju ashhurun maAAloomatun faman farada feehinna alhajja
fala rafatha wala fusooqa wala jidala fee alhajji wama tafAAaloo
min khayrin yaAAlamhu Allahu watazawwadoo fa-inna khayra
alzzadi alttaqwa waittaqooni ya olee al-albabi…” Suratul Al Bacarah – Ayah 196-197

“… E cumpri a peregrinação e a Umra, a serviço de Deus. Porém, se fordes impedidos disso, dedicai uma oferenda do que vos seja possível e não corteis os vossos cabelos até que a oferenda tenha alcançado o lugar destinado ao seu sacrifício. Quem de vós se encontrar enfermo, ou sofrer de alguma infecção na cabeça, e a raspar, redimir-se-á mediante o jejum, a caridade ou a oferenda. Entretanto, em condição de paz, aquele que realizar a Umra antes da peregrinação, deverá, terminada esta, fazer uma oferenda daquilo que possa. E quem não estiver em condições de fazê-lo, deverá jejuar três dias, durante a peregrinação, e sete, depois do seu regresso, totalizando dez dias. Esta penitência é para aquele que não reside próximo ao recinto da Mesquita Sagrada. Temei a Deus e sabei que é Severíssimo no castigo.

A peregrinação realiza em meses determinados. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais, da perversidade e da polémica. Tudo o que fizerdes de bom Deus o saberá. Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção. Temei-Me, pois, ó sensatos.…”

3) - O termo Kufr é usado no Kur’an Karim como o oposto de Shukr (agradecer). É revelado no Kur’an Karim:

“…Walaqad atayna luqmana alhikmata ani oshkur
lillahi waman yashkur fa-innama yashkuru linafsihi
waman kafara fa-inna Allaha ghaniyyun hameedun…” Suratul Luqman – Ayah 12
“… Agraciamos Lucman com a sabedoria,(dizendo-lhe): Agradece a Deus, porque quem agradece, o faz em benefício próprio; por outro lado, quem desagradece, (saiba) que certamente Deus é, por Si, Opulento, Laudabilíssimo. …”

4) - O termo Kafir é usado no Kur’an Karim, e não só se refere aos judeus ou cristãos, mas a todos aqueles que rejeitaram os Nabis (alayhim salam) e Rassulallah (saws) e negaram a existência de Allah (swt). Foi usado para se referir ao povo de Noé (alayhi salam) e ao povo de Ibrahim (alayhim salam). Também foi usado para recorrer a esses que negaram a profecia e rejeitaram completamente a existência de Allah (swt), que não é obviamente o caso dos cristãos e judeus.

5) – O termo Kufar também pode ser usado em um julgamento mais sério, mas com uma variedade de significados. Recorre ao rejeição do Islam; Descreve aquele que conhece a verdade, mas rejeita isto, por orgulho, vaidade, personalidade e etc; Descreve aquele que tem o conhecimento e intimamente e deliberadamente rejeita as mensagens.

3) - CONCLUSÃO

No entanto, nós não podemos avaliar esta situação claramente e de forma segura. Rassulallah Muhammad (saws) nos deu informações e orientações muito claras, depois de um fato ocorrido, onde algumas pessoas afirmaram saber o motivo de “alguém” se converter e crer no Islamismo. Rassulallah Muhammad (saws) perguntou-lhes se tinham aberto seus corações, e se sabiam se o que estava nos seus corações era sincero ou não. Intimamente, nós temos que deixar o julgamento do Imaan (Fé) das pessoas à Allah (swt); só Allah (swt) sabe se a aceitação de uma pessoa foi sincera ou não. Allah (swt) é Todo-Instruído, e Ele é o único Juiz de tudo de nós.

* Imploramos a Allah (swt) nos conceder toda o proveito do verdadeiro IMAAN (Fé) e nos permita conservar entre os que são verdadeiramente Ahli Sunnah Wal Jamaat;

* Imploramos a Allah (swt) nos conceder a sabedoria para concordar com nossos corações e dar nosso testemunho com nossas línguas da veracidade de tudo aquilo que foi enviado até Rassulallah Muhammad (saws);

* Imploramos a Allah (swt) enviar incontáveis Salawaat e Salaams ao nosso Mestre e nosso Líder Sayyidina Mawlaanaa Rassulallah Muhammad (saws), quantidades incontáveis, como quanto de gotas de água desce do céu durante uma chuva;

* Imploramos a Allah (swt) enviar incontáveis de Seu Salawaat e Salaams em nosso Mestre e nosso Líder Sayyidina Mawlaanaa Rassulallah Muhammad (saws), a Melhor da Todas as criações de Allah (swt);

* Imploramos a Allah (swt) que conceda ao nosso Mestre e Líder Sayyidina Mawlaanaa Rassulallah Muhammad (saws) um “Noor” que excederá em brilho a todos o outros noor no Yawmul Qiyaam e permita que a família Dele e, seus Sahaabis, Ansar e todos aqueles os seguiram a apreciar de sua companhia e intercessão no Youm-El-Qiyaam.

Sem dúvida nenhuma, ALLAH é o Senhor do Youm-El-Qiyaam, Oniouvinte do pecador pelo tempo que for necessário e ALLAH é quem aceita o pedido do abandonado.

Ameen…. Ameen…. Ameen….
ual Randulillah Rabi el Alamim!!!!!

l Fatiha:

Bismillah, Rahman, Rahim

Al Randulillah Rabi el alamim.
Al Rahman ua Rahim.
Maalik Youm-dim.
Yak’kana’abud ua Yak’kanastain.
Ihrdina siraat al mustaquim.
Siraat al’ladhina, an'na’amta alayhem
Khayreen maghdubi alayhim uala thalim.
Ameem...ameen.

Imploramos a ALLAH(swt), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício de Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH(swt) que é o único Deus do Universo.

Que ALLAH (swt), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra.

Salam Alaikum ua RahmatuLLAH ua Barakatú. .

Fonte: Hajj Said -
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=53595745&tid=5219052449283786844&na=4

A Viagem Noturna (Isrá) e Ascensão (Mi’raj) - 17- Surata Al-Isrã-

Em Nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso.

A Viagem Noturna (Isrá) e Ascensão (Mi’raj) - 2

Louvado seja Allah. Nós O louvamos, glorificado e exaltado seja pelas suas inúmeras dádivas e benevolências.. Prestamos testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros, o Absoluto, Que não gerou ou foi gerado e não há ninguém igual a Ele. Prestamos testemunho de que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como a seus familiares, seus companheiros e seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

Irmãos muçulmanos:

Vamos falar, hoje, a respeito da segunda parte do episódio da Isrá e Mi’raj, ou seja a da ascensão do Profeta (S) de Jerusalém para os altos céus para ver os grandes sinais de seu Senhor. Allah, Ta’ála, disse: “Em verdade, presenciou os maiores sinais do seu Senhor”.(53:18).

De acordo com as tradições fidedignas, o Profeta (S) viu no céu terreno o pai da humanidade, Adão, e que viu à direita de Adão as almas dos felizes e à esquerda as almas dos infelizes. Nisso há um aviso para nós, crentes, para agirmos, nos empenharmos em nossa adoração para fazermos parte dos felizes, e sermos dos habitantes do Paraíso.

No segundo céu, o Profeta (S) encontrou-se com João, filho de Zakariya e com Jesus (AS). Jesus é o símbolo da paz, da purificação. A crença nele é obrigação na nossa religião islâmica. Jesus (AS) e João confirmaram a missão do Profeta (S) como demonstração de que a religião dos profetas é uma só, ou seja, a submissão à vontade de Allah, Único, sem parceiros. Que todos os profetas são irmãos para transmitirem a mesma mensagem a respeito do Senhor do Universo.

Então, o Profeta (S) ascendeu ao terceiro céu onde se encontrou com José (AS), símbolo da castidade, do afastamento dos desejos e da verdadeira soberania. Allah, Ta’ála, disse: “Ó Senhor meu, já me agraciaste com a soberania e me ensinaste a interpretação das histórias! Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no Outro. Faze com que eu morra muçulmano, e me junta aos virtuosos!” (12:101).

Os teólogos explicam que a soberania, aqui, significa de quem domina os seus desejos, utilizando-a para a prática do bem, evitando a prática do mal.

No quarto céu encontrou-se com o Profeta Idris (Isaías) (AS), símbolo da convocação para o monoteísmo e que confirmou o comissionamento do Profeta Mohammad.

No quinto céu encontrou-se com o profeta Aarão (AS) símbolo da fraternidade sincera. Foi ele que ajudou o seu irmão, Moisés, na convocação para Allah. Isso nos informa como deve ser a irmandade por Allah e a convocação para a religião de Allah. No sexto céu o Profeta Mohammad (S) encontra-se com Moisés (AS), símbolo da sinceridade e da paciência. Ele foi paciente quanto às injúrias dos israelitas até transmitir a mensagem de Allah. Moisés chorou quando o Profeta Mohammad (S) o deixou. Quando foi perguntado por que havia chorado, respondeu: “Choro porque um jovem foi enviado depois de mim, cujos seguidores ingressarão no Paraíso mais do que meus seguidores”.Isso é um auspício para a comunidade islâmica que será a maior dos habitantes do Paraíso.

No sétimo céu o Profeta (S) encontrou-se com o Patriarca Abraão (AS), símbolo do monoteísmo puro. O Profeta Abraão (AS) enviou uma mensagem direta para os muçulmanos para glorificarem e louvarem muito a Allah, o Senhor do Universo, porque isso é constitui na semente do Paraíso. O Profeta Abraão (AS) que construiu a Caaba estava encostado na Casa celestial como prêmio pelo que fez na terra. A casa celestial é igual a Caaba na terra, ao redor da qual 70 mil anjos circungiram diariamente, e não voltam até o Dia da Ressurreição.

Irmãos muçulmanos, durante a Ascensão do Rassulullah (S) a oração foi estabelecida. Isso lhe dá a importância e a necessidade devida para a purificação das almas. Quando você ora com concentração total na sua oração, você ascende com o seu espírito para os céus, ficando merecedor da misericórdia e das dádivas de Allah. O seu espírito renasce e por intermédio das orações consegue obter a satisfação de Allah, abençoado e exaltado seja.

É da piedade de Allah para com a comunidade islâmica ter estabelecido as cinco orações diárias, em vez de cinqüenta. Allah, Ta’ála, disse que são cinco em número e equivalem a cinqüenta na recompensa.

Irmãos muçulmanos:

- Tiramos a seguinte lição do que foi dito, que devemos ser assíduos nas nossas orações, porque nelas reside a nossa salvação.

- Empenharmo-nos na transmissão da nossa religião, primeiro a nós mesmos e depois aos nossos familiares, então para a sociedade em que vivemos.

- O Paraíso foi a nossa primeira morada e a ele retornaremos, se Allah quiser. Isso exige que nos empenhemos para obtê-lo.

- Os profetas (AS) são irmãos que transmitiram uma só Mensagem, ou seja, a adoração somente a Allah, sem parceiros..

Peço a Allah que nos cumule com as suas graças com a segurança, com a fé, com a paz. Que Allah abençoe a todos

Wassalamu Alikom warahmatullahi wabarakátoh.

Mesquita de Guarulhos
Sermão da Sexta-feira, 6 de Cha’ban, 1429 – 08/08/2008
Proferido pelo Cheikh Khaled Rezk Taky Eldin
Tradução e adaptação: Professor Samir El Hayek