AssalamoAleikumWarahmatulahWabarakatuhu(Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
BismilahirRahmaniRahim(Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK
O ZAKATE E OS ÓRFÃOS
“Tens reparado naquele que desmente a religião (nega as recompensas e os castigos do Dia do Juízo Final)? Esse é quem repele o órfão. E não incentiva os outros a alimentarem o pobre (e ele também não o faz) …”.Cur’ane 107:1, 2 e 3.
Nos tempos mais antigos, as guerras e as doenças deixavam muitas crianças órfãs, com poucas possibilidades de sobrevivência. Outros órfãos herdavam fortunas dos seus pais, sem que tivessem condições de as assegurar convenientemente. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) também foi um órfão e na tenra idade foi entregue aos cuidados do seu avô e depois de um dos seus tios. Durante a sua vida, defendeu os direitos dos outros órfãos, incentivando as pessoas para os tratar bem, pois tinham direitos de serem educados, alimentados e de conservarem a herança dos seus pais. Uma das frases mais famosas do Profeta (SalalahuAleihiWassalam) foi quando referiu: “Eu e o guardião do órfão, estaremos juntos no Paraíso”.Ahman e AtTirmizi.
Em algumas situações alguns se aproveitam dos bens dos órfãos, não lhes dando os seus direitos enquanto menores (alimentação, vestuário e educação) e quando atingem a maioridade, defraudando-os na devolução dos bens que herdarem dos seus parentes, trocando os bons pertences por outros de valores irrisórios. “Concedei aos órfãos os seus patrimónios. Não devorais os seus bens misturando-os com os vossos, porque isto é um grande pecado”.Cur’ane 4:2. Nos tempos da Jahillia, alguns mal intencionados ao tomarem conta de meninas órfãs casavam-se com elas, com a intenção de ficarem as suas fortunas, tratando-as injustamente. Com o advento do Islam, os tutores tiveram dúvidas se casando com as órfãs, se seriam capazes de as tratar com justiça, de modo a não incorrerem à ira de Deus. O Cur’ane responde às suas preocupações, aconselhando-os a casarem com mulheres das suas escolhas, que não sejam órfãs a seu cargo. Cur’ane 4:127. Quem proteger e tomar conta de órfãos pobres da mesma maneira como trata os seus filhos, terá uma grande recompensa por parte de Allah, o melhor dos protectores. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) referiu: “A melhor casa é aquela em que o órfão é tratado com bondade”. IbnMajá.
A herança do órfão está sujeita à contribuição do Zakat, como estaria se os seus pais estivessem vivos. O Profeta (SalalahuAleihiWassalam) referiu: “Façam comércio com os fundos dos órfãos para que os mesmos não sejam esgotados pelo Zakate”.At–Tabarani. O islão recomenda que o dinheiro deve criar riqueza e não ser simplesmente guardado. O tutor deverá criar as melhores condições para proteger a fortuna do órfão, de modo que ele a receba na íntegra, quando atingir a idade adequada para gerir o que é dele.
“Não disponhais do património do órfão, senão da melhor forma possível, até que atinjam a maioridade”.Cur’ane 6:152. Assim, o tutor dos órfãos acaba por ter duas responsabilidades, uma é tomar conta do órfão como se fosse o seu próprio filho e outra é responsabilizar-se pela sua fortuna, criando condições para que o pagamento do Zakat não diminua os poucos, ou muitos bens.
O ZAKAT E O FINAL DOS TEMPOS
Abu Huraira (Radiyalahuan-hu) relatou que Muhammad (SalalahuAleihiWassalam) disse: “A Hora (Dia do Juízo) não será estabelecida até que a riqueza aumente tanto que alguém ficará preocupado por não encontrar ninguém disponível para aceitar o Zakat e a pessoa a quem for solicitada para a receber, dirá: “Eu não estou precisando disso”.Bhukari 24:493.
Referiu o Profeta (SalalahuAleihiWassalam) que chegará uma hora em que a pessoa não terá ninguém para receber a sua Sakada e lhe será respondido: “Se tivesses trazido ontem, eu aceitaria, mas hoje já não estou precisando”. Bhukari 24:505.
APRESSAR A ENTREGA DO ZAKAT
São pertinentes e atuais, as exortações do Mensageiro de Deus (SalalahuAleihiWassalam) para apressarmos a entrega da caridade (para a satisfação de Deus) porque a morte, a doença e a pobreza podem atingir-nos e não teremos capacidade financeira para isso, porque já teríamos gasto o dinheiro dos necessitados.
Terminam as mensagens referentes ao tema: “Zakat, Sadaka e o Trabalho”.“Wa ma alainaillalbalágulmubin""E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. “WaÁhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. “Rabanághfirliwaliwalidaiáwalilmu-mininayau ma yakumulhisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
01/01/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário