segunda-feira, abril 15, 2013

Aisha (r.a) tinha 19 anos quando se casou com o Profeta (s.a.w.) A história do casamento de Aisha aos sete anos de idade é totalmente um mito

Prezado Irmão Abdul Rehman Manga

Ilustre Presidente do Centro Cultural Islâmico do Porto 

Assalamu Alaikum W. W.: 

Na sequência do teu apelo e o do teu amigo do Brasil, que era cristão (Bispo Auxiliar da ICAB), e se converteu ao Islão em 15/02/2002, eis mais um esclarecimento, desta feita sobre a incorreta história do casamento de Hazrat Aisha (r.a.) aos sete anos com o Profeta Muhammad (s.a.w.) QUE É TOTALMENTE UM MITO, conforme se pode verificar, seguidamente: 

Uma das críticas mais frequentes e ataques contra o Islão é que o Profeta Muhammad (que a paz e bênçãos de Deus estejam com ele) se casou com Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) e começou a ter relações sexuais com ela, quando esta tinha apenas 9 anos de idade. 

No entanto, um erudito (1) islâmico desacreditou esse mito, argumentando que as evidências apontam para o fato de que Aisha tinha realmente 19 anos de idade quando se casou com o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele). No seu livro "A verdade sobre a idade de Aisha, a Veraz", Hakim Niyaz Ahmed teve em conta todas as informações e menções de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) nos Ahadith – ditos e atos do Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) – assim como os textos históricos islâmicos para determinar a idade revista da menina.

"A informação de Hadith sobre o casamento de Aisha aos nove anos de idade não é confiável, porque todas as coleções de Ahadith reportam este hadith na autoridade solitária de Hisham Urwah," diz no seu volume. 

"Hisham é geralmente aceite como uma pessoa confiável, mas na sua velhice tinha perdido o seu prestígio entre os especialistas em Medina. Eles não aceitaram o seu hadith narrado neste período. Hisham narrou esta história por volta do ano 145 da Hégira, quando ele tinha 84 anos de idade. O casamento de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) teve lugar no ano 2 da Hégira, mais de 140 anos antes. Foi a época em que a maioria das pessoas, que poderiam comprovar os fatos de sua narração, tinha morrido ", disse Niyaz Ahmed. 

As novas descobertas poderiam lançar uma nova luz sobre o início da história do Islão e ajudar a levar por diante um novo comentário sobre o que aconteceu e como sucedeu. Para muitos não muçulmanos, a idade de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) revista, podem limitar os seus ataques contra o Islão, que muitas vezes recorrem para chamar o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele), de um "abusador de crianças" por ter casado com uma menina de 9 anos.

"O casamento de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) não foi um facto comum que apenas uma pessoa poderia narrá-lo". Ibn Ishaq, Ibn Saad e outros relatos históricos da vida do Profeta entre o primeiro grupo de pessoas que abraçaram o Islão, nunca deixam de mencionar a Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela). Se Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) era de nove anos de idade em 2 DH / 624 DC, ela seria de cinco anos de idade no ano 610 DC, quando Muhammad (paz esteja com ele) anunciou a sua missão profética. 

"É muito mais razoável supor que ela era adulta na-quela época, o que significa que ela tinha, sem dúvida mais de nove anos de idade no ano em que emigrou para Medina," continuou o perito. 

"Mishkat al-Masabih, Al-Bidaya wa'l Nihaya, Siyar A'lam al-Nubala e al Isti'ab, são as mais conhecidas fontes que, claramente, mencionam que Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) era 10 anos mais nova do que a sua irmã Asma (que Allah esteja satisfeito com ela) ". 

"A maioria das fontes, em particular Abu Na'im al-Asma Isfahani sugere que ela (Asma) tinha 27 anos de idade no momento da migração". Isto significa que Aisha tinha pelo menos 17 anos de idade naquela época", continuou a dar antecedentes históricos sobre Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela), uma das mulheres mais elogiadas no início do Islão, para desenvolver o seu argumento de que ela era mais velha do que muitos acreditam quando ela se casou com o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele). 

"Quando o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele) fez a proposta de casamento, Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) já estava comprometida para Jubayr bin Mut'im, cujo pai era o chefe dos coraixitas". A família de Jubayr não ficou feliz quando a família de Aisha abraçou o Islão. Ambas as famílias estavam em dificuldades para pôr fim ao compromisso. 

"O pai de Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) teve que negociar o divórcio". Ele pediu à família de Jubayr que concluíssem o contrato de casamento e levassem a Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) para a casa de Jubayr, como era o costume. Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) sabia que a família de Jubayr não estaria de acordo com o contrato, e que então poderia negociar o divórcio ou a separação. Era depois da separação, que poderia ser comprometida para o Profeta (paz e bênçãos de Deus estejam sobre ele), disse. 

O autor está afirmando que o fato de Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele) puder negociar para a conclusão do contrato ou o divórcio é prova evidente de que Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) era adulta e na idade de se casar. No seu volume, Niyaz Ahmed detalha mais evidências sugerindo que Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) não era a menina de 9 anos de idade, como tem sido transmitido através da história, mas que era uma adulta em idade de se casar. ■

(1) - Há mais eruditos islâmicos, entre os quais Shaykh Dr. Ridhwan Saleem, Shayk Resit Haylamaz, Dr. T.O. Shanavas que, também, escreveram a respeito, graças a Deus, e que chegaram a mesma conclusão e têm alguns pontos adicionais que são interessantes. 

Eis alguns títulos do livro a respeito: 

- At What Age did Aisha Marry the Prophet?, por Reşit Haylamaz. 

- La edad de Aisha, - La historia del casamiento de Aisha a los siete años es totalmente un mito, (26/09/2011) - Autor: Dr. T. O. Shanavas.

APELO AOS IRMÃOS MUÇULMANOS 
A Editora Al Furqán, in cha Allah, vai publicar, brevemente, o livro, com cerca de 116 páginas, intitulado 

AISHA,  A ESPOSA DO PROFETA (S.A.W.) - De autoria de: Asma Lamrabet - Versão portuguesa de: M. Yiossuf Adamgy  

Os irmãos que queiram colaborar para a feitura deste importante livro com a aquisição de, pelo menos 50 exemplares, poderão contactar a Al Furqán, com brevidade possível. O preço de cada exemplar ficará, in cha Allah, aproximadamente por 3,75 euros (3,75 x 50 = 187,50 euros). 

Contacto: e-mail: alfurqan04@yahoo.com  - Telf.: 21 988 20 28 — tm.: 96 545 96 46 

Permita Allah S. T. que a recordação desta mulher, emblema de valor, piedade e ciência, possa renascer nos nossos corações de crentes e que nunca mais caia na penumbra da indiferença que mata. Aisha (r.a.) morreu há catorze séculos, mas a sua luta continua viva e é nossa, mais hoje que ontem. 

Permita Allah S. T. que a memória de uma mulher erudita como Aisha (r.a.) possa contribuir para dar às mulheres muçulmanas de hoje, a esperança e a convicção do triunfo nesta vida e no Além e ressuscitar este Islame de igualdade, de sabedoria e de justiça como nos foi legado pelo Profeta de Allah, que a paz e bênçãos estejam com ele. 

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

Nenhum comentário: