Em nome de Deus, o Clemente e Misericordioso!
Fui questionado várias vezes por leitores do meu blogger porque a quem o Alcorão Sagrada denomina o povo do Livro? Como sou apenas um estudante e seguidor do islamismo procurei encontrar algum artigo que nos pudesse elucidar sobre o assunto. E então compartilho com vocês irmãos e leitores um texto do nosso irmão Badar Khan do site www.islam.org.br. Rogo em nome de Allah SW aos meus orientadores que tiverem a oportunidade de ler o texto manifestarem sua opinião e até o que podemos acrescentar ou retirar para um melhor entendimento do assunto. Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu.
O Povo Do Livro
''Alef, Lam, Mim. Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus; Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos; Que crêem no que te foi revelado (ó Muhammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da outra vida. Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes serão os bem-aventurados.''(Alcorão Sagrado 2:1 ao 5)
Estes versículos que foram citados acima são da parte inicial da 2ª Súrata do (Al Bakara) Alcorão Sagrado, o Livro Sagrado dos Muçulmanos.
O Alcorão Sagrado é a ultima mensagem de Deus, revelada para orientação de toda a humanidade para todos os tempos corroborando a Torah de Moisés (que a Paz esteja sobre ele), e o Evangelho de Jesus (que a Paz esteja sobre ele).
O Alcorão sagrado foi revelado ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), durante os seus últimos 23 anos de vida.
O Alcorão revelou um a Lei imutável de Deus no que nos concerne aos aspectos político, econômico e social. Ensina ao homem como estar em harmonia com Deus desde o seu nascimento ao túmulo, e a como merecer a salvação.
Ensina-nos o Alcorão Sagrado que o grande objetivo da humanidade que é a busca da felicidade, só será alcançado através da completa submissão as Leis de Deus.
Uma das condições elementares para que possamos nos considerar muçulmanos é o de aceitarmos todos os profetas como mensageiros de Deus.
Há no Alcorão Sagrado, vários versículos que confirmam o fato de a mensagem do Islam, ter sido enviada também para cristãos e judeus, convidando-os para adorarem ao Deus Único, Onipotente e Majestoso.
O Alcorão Sagrado relata a história da humanidade desde dos tempos de Adão (que a Paz esteja sobre ele), mas começaremos pelos capítulos Alcorânicos a partir do nascimento milagroso do profeta João Batista (que a Paz esteja sobre ele):
''Então, Zacarias rogou ao seu Senhor, dizendo: Ó Senhor meu, concede-me uma ditosa descendência, porque és Exorável, por excelência. Os anjos o chamaram, enquanto rezava no oratório, dizendo-lhe: Deus te anuncia o nascimento de João, que corroborará o Verbo de Deus, será nobre, casto e um dos profetas virtuosos. Disse: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se a velhice me alcançou a minha mulher é estéril? Disse-lhe (o anjo): Assim será. Deus faz o que Lhe apraz. Disse: Ó Senhor meu, dá-me um sinal. Asseverou-lhe (o anjo): Teu sinal consistirá em que não fales com ninguém durante três dias, a não ser por sinais. Recorda-te muito do teu Senhor e glorifica-O à noite e durante as horas da manhã. (Alcorão Sagrado 3:38 ao 41)
Este versículo explica o nascimento milagroso do profeta João Batista (que a Paz esteja sobre ele), fruto da Misericórdia de Deus, Exaltado Seja. Está mesma Misericórdia de Deus, também criou a Adão e Jesus (que a Paz esteja sobre eles), como nos relato o seguinte versículo do Alcorão Sagrado:
''O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi. Esta é a verdade emanada do teu Senhor.'' (Alcorão Sagrado 3:59-60)
O nascimento de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), é descrito em um capitulo completo do Alcorão Sagrado, que tem o nome de ''Surata de Maria" a Súrata de número 19:
''E menciona Maria, no Livro, a qual se separou de sua família, indo para um local que dava para o leste. E colocou uma cortina para ocultar-se dela (da família), e lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito. Disse-lhe ela: Guardo-me de ti no Clemente, se é que temes a Deus. Explicou-lhe: Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado. Disse-lhe: Como poderei ter um filho, se nenhum homem me tocou e jamais deixei de ser casta? Disse-lhe: Assim será, porque teu Senhor disse: Isso Me é fácil! E faremos disso um sinal para os homens, e será uma prova de Nossa misericórdia. E foi uma ordem inexorável. E quando concebeu, retirou-se, com um rebento a um lugar afastado. As dores do parto a constrangeram a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida. Porém, chamou-a uma voz, junto a ela: ão te atormentes, porque teu Senhor fez correr um riacho a teus pés! E sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras madura e frescas. Come, pois, bebe e consola-te; e se vires algum humano, faze-o saber que fizeste um voto de jejum ao Clemente, e que hoje não poderás falar com pessoa alguma. Regressou ao seu povo levando-o (o filho) nos braços. E lhes disseram: Ó Maria, eis que fizeste algo extraordinário! Ó irmã de Aarão, teu pai jamais foi um homem do mal, nem tua mãe uma (mulher) sem castidade! Então ela lhes indicou que interrogassem o menino. Disseram: Como falaremos a uma criança que ainda está no berço? Ele lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta. Fez-me abençoado, onde quer que eu esteja, e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver. E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde. A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado. Este é Jesus, filho de Maria; é a pura verdade, da qual duvidam. É inadmissível que Deus tenha tido um filho. Glorificado seja! quando decide uma coisa, basta-lhe dizer: Seja!, e é.'' (Alcorão Sagrado 19:16 ao 35)
Em outro capitulo com o titulo ''Família de Imran'', Súrata número 3, que quer dizer a família de Maria (que Deus esteja satisfeito com ela), encontramos relatos sobre o nascimento de Jesus (que a Paz esteja sobre ele):
''Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade! Ó Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os genuflexos! Estes são alguns relatos do incognoscível, que te revelamos (ó Mensageiro). Tu não estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam presentes quando rivalizavam entre si. E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus. Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos. Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é. Ele lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho. E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal d vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis. (Eu vim) para confirmar-vos a Tora, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal do vosso Senhor. Temei a Deus, pois, e obedecei-me. Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta. E quando Jesus lhes sentiu a incredulidade, disse: Quem serão os meus colaboradores na causa de Deus? Os discípulos disseram: Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Deus; e testemunhamos que somos muçulmanos. Ó Senhor nosso, cremos no que tens revelado e seguimos o Mensageiro; inscreve-nos, pois, entre os testemunhadores.'' (Alcorão Sagrado 3:42 ao 53)''E com Maria, filha de Imran, que conservou o seu pudor, e a qual alentamos com o Nosso Espírito, por te acreditado nas palavras do seu Senhor e nos Seus Livros, e por se Ter contado entre os consagrados.'' (Alcorão Sagrado 66:12)
O Alcorão Sagrado menciona como Deus, Exaltado Seja, concedeu a Jesus (que a Paz esteja sobre ele), a bondade e o poder de operar os seus milagres, e Deus fez descer do céu uma mesa servida, como sinal para que seus discípulos se fortalecessem na fé.
O Alcorão Sagrado também relata o testemunho dado por Jesus (que a Paz esteja sobre ele), diante de Deus o seu Criador, acerca das palavras que por Jesus não foram mencionadas:''Um dia, Deus convocará os mensageiros e lhes dirá: Que vos tem sido respondido (com respeito à exortação)? Dirão: Nada sabemos, porque só Tu és Conhecedor do incognoscível. Então, Deus dirá: Ó Jesus, filho de Maria, recordar-te de Minhas Mercês para contigo e para com tua mãe; de quando te fortaleci com o Espírito da Santidade; de quando falavas aos homens, tanto na infância, como na maturidade; de quando te ensinei o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho; de quando, com o Meu beneplácito, plasmaste de barro algo semelhante a um pássaro e, alentando-o, eis que se transformou, com o Meu beneplácito, em um pássaro vivente; de quando, com o Meu beneplácito, curaste o cego de nascença e o leproso; de quando, com o Meu beneplácito, ressuscitaste os mortos; de quando contive os israelitas, pois quando lhes apresentaste as evidências, os incrédulos, dentre eles, disseram: Isto não é mais do que pura magia! E de que, quando inspirei os discípulos, (dizendo-lhes): Crede em Mim e no Meu Mensageiro! Disseram: Cremos! Testemunha que somos muçulmanos. E de quando os discípulos disseram: Ó Jesus, filho de Maria, poderá o teu Senhor fazer-nos descer do céu uma mesa servida? Disseste: Temei a Deus, se sois fiéis! Tornaram a dizer: Desejamos desfrutar dela, para que os nossos corações sosseguem e para que saibamos que nos tens dito a verdade, e para que sejamos testemunhas disso. Jesus, filho de Maria, disse: Ó Deus, Senhor nosso, envia-nos do céu uma mesa servida! Que seja um banquete para o primeiro e último de nós, constituindo-se num sinal Teu; agracia-nos, porque Tu és o melhor dos agraciadores. E disse Deus: Fá-la-ei descer; porém, quem de vós, depois disso, continuar descrendo, saiba que o castigarei tão severamente como jamais castiguei ninguém da humanidade. E recordar-te de quando Deus disse: Ó Jesus, filho de Maria! Foste tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e a minha mãe por duas divindades, em vez de Deus? Respondeu: Glorificado sejas! É inconcebível que eu tenha dito o que por direito não me corresponde. Se tivesse dito, tê-lo-ias sabido, porque Tu conheces a natureza da minha mente, ao passo que ignoro o que encerra a Tua. Somente Tu és Conhecedor do incognoscível. Não lhes disse, senão o que me ordenaste: Adorai a Deus, meu Senhor e vosso! E enquanto permaneci entre eles, fui testemunha contra eles; e quando quiseste encerrar os meus dias na terra, foste Tu o seu Único observador, porque és Testemunha de tudo. Se Tu os castigas é porque são Teus servos; e se os perdoas, é porque Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo.'' (Alcorão Sagrado 5:109 ao 118)
O Alcorão esclarece aos muçulmanos os mistério da crucificação no seguinte versículo:
''(Porém, fizemo-los sofrer as conseqüências) por terem quebrado o pacto, por negaremos versículos de Deus, por matarem iniquamente os profetas, e por dizerem: Nossos corações estão insensíveis! Todavia, Deus lhes obliterou os corações, por causa perfídias. Em quão pouco acreditam! E por blasfemarem e dizerem graves calúnias acerca de Maria. E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram. Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo. Nenhum dos adeptos do Livro deixará de acreditar nele (Jesus), antes da sua morte, que, no Dia da Ressurreição, testemunhará contra eles.'' (Alcorão Sagrado 4:155 ao 159)''Porém, (os judeus) conspiraram (contra Jesus); e Deus, por Sua parte, planejou, porque é o melhor dos planejadores. E quando Deus disse: Ó Jesus, por certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos, até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as questões pelas quais divergis.'' (Alcorão Sagrado 3:54-55)
As palavras de Jesus (que a Paz esteja sobre ele), presentes no Alcorão Sagrado descrevem como ele pediu ao povo de Israel que só adorassem ao Deus Único, Onipotente e Misericordioso, e que, Jesus (que a Paz esteja sobre ele), confirmou que ele era somente um mensageiro e servo Deus:'' São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles. Por que não se voltam para Deus e imploram o Seu perdão, uma vez que Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo? O Messias, filho de Maria, não é mais do que um mensageiro, do nível dos mensageiro que o precederam; e sua mãe era sinceríssima. Ambos se sustentavam de alimentos terrenos, como todos. Observa como lhes elucidamos os versículos e observa como se desviam. Pergunta-lhes: Adorareis, em vez de Deus, ao que não pode prejudicar-vos nem beneficiar-vos, sabendo (vós) que Deus é o Oniouvinte, o Sapientíssimo? Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião, profanado a verdade, nem sigais o capricho daqueles que se extraviaram anteriormente, desviaram muitos outros e se desviaram da verdadeira senda! Os incrédulos, dentre os israelitas, foram amaldiçoados pela boca de Davi e por Jesus, filho de Maria, por causa de sua rebeldia e profanação. '' (Alcorão Sagrado 5:72 ao 78)
O Alcorão Sagrado também explica que os judeus pecaram por não aceitarem Jesus (que a Paz esteja sobre ele), como um profeta enviado ao povo de Israel, e que os cristãos também pecaram ao compararem Jesus (que a Paz esteja sobre ele), com Deus.
E que os cristão e judeus não aceitaram o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), como sendo o ultimo mensageiro para toda a humanidade, cujo o advento está descrito na Torah ''Velho Testamento'' como também no Injil ''Evangelho'':
"Deus atesta que o que te revelou, revelou-to de Sua sapiência, assim como os anjos também o atestam. E basta Deus por testemunha (disso). Aqueles que rejeitaram a fé e desviaram os demais da senda de Deus, desviaram-se profundamente. (Quanto) àqueles que rejeitaram a fé e cometeram injustiças, Deus nunca os perdoará, nem os orientará qualquer caminho, A não ser o do inferno, onde morarão eternamente, porque isso é fácil para Deus. Ó humanos, por certo que vos chegou o Mensageiro com a Verdade de vosso Senhor. Crede, pois, nele, que será melhor para vós. Porém, se descrerdes, sabei que a Deus pertence tudo quanto existe nos céus e na terra e que Ele é Sapiente, Prudentíssimo. Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e não digais: Trindade ! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião. O Messias não desdenha ser um servo de Deus, assim como tampouco o fizeram os anjos próximos (de Deus). Mas (quanto) àqueles que desdenharam a Sua adoração e se ensoberbeceram, Ele os congregará a todos ante Si.'' (Alcorão Sagrado 4:166 ao 171)"
''Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: O Messias é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Deus os combata! Como se desviam! Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Deus, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d’Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem! Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos. Ele foi Quem enviou Seu Mensageiro com a Orientação e a verdadeira religião, para fazê-la prevalecer sobre todas as outras, embora isso desgostasse os idólatras. Ó fiéis, em verdade, muitos rabinos e monges fraudam os bens dos demais e os desencaminham da senda de Deus. Quanto àqueles que entesouram o ouro e a prata, e não os empregam na causa de Deus, anuncia-lhes (ó Muhammad) um doloroso castigo.'' (Alcorão Sagrado 9:30 ao 34)
''Recorda-te de quando Deus obteve a promessa dos adeptos do Livro, (comprometendo-se a) evidenciá-lo (o Livro) aos homens, e a não ocultá-lo. Mas eles jogaram às costas, negociando-o a vil preço. Que detestável transação a deles!'' (Alcorão Sagrado 3:187)
''Porém, pela violação de sua promessa, amaldiçoamo-los e endurecemos os seus corações. Eles deturparam as palavras (do Livro) e se esqueceram de grande parte que lhes foi revelado; não cessas de descobrir a perfídia de todos eles, salvo de uma pequena parte; porém, indulta-os e perdoa-lhes os erros, porque Deus aprecia os benfeitores. E também aceitamos a promessa daqueles que disseram: Somos cristãos! Porém, esqueceram-se de grande parte do que lhes foi recomendado, pelo que disseminamos a inimizade e o ódio entre eles, até ao Dia da Ressurreição. Deus os inteirará, então, do que cometeram. Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro para mostrar-vos muito do que ocultáveis do Livro e perdoar-vos em muito. Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido, Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria. Dize-lhes: Quem possuiria o mínimo poder para impedir que Deus, assim querendo, aniquilasse o Messias, filho de Maria, sua mãe e todos os que estão na terra? Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra, e tudo quanto há entre ambos. Ele cria o que Lhe apraz, porque é Onipotente. Os judeus e os cristãos dizem: Somos os filhos de Deus e os Seus prediletos. Dize-lhes: Por que, então, Ele vos castiga por vossos pecados? Qual! Sois tão-somente seres humanos como os outros! Ele perdoa a quem Lhe apraz e castiga quem quer. Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra e tudo quanto há entre ambos, e para Ele será o retorno. Ó adeptos do Livro, foi-vos apresentado o Nosso Mensageiro, para preencher a lacuna (na série) dos mensageiros, a fim de que não digais. Não nos chegou alvissareiro nem admoestador algum! Sim, já vos chegou um alvissareiro e admoestador, porque Deus é Onipotente.'' (Alcorão Sagrado 5:13 ao 19)
''E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós , corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências, disseram: Isto é pura magia! Haverá alguém mais iníquo do que quem forja mentiras acerca de Deus, apesar de ter sido convocado ao Islam? Sabei que Deus não encaminha os iníquos. Pretendem extinguir a Luz de Deus com as suas (infames) bocas; porém, Deus completará a (revelação de) Sua Luz, embora isso desgoste os incrédulos. Foi Ele Quem enviou o Seu Mensageiro, com a orientação e com a verdadeira religião, para fazê-las prevalecer sobre toda a religião, ainda que isso desgoste os idólatras.'' (Alcorão Sagrado 61: 6 ao 9)
O fato de que Jesus (que a Paz esteja sobre ele), veio para confirmar a Torah está nestes versículos do Alcorão Sagrado:
''Ele lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Tora e o Evangelho. E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal d vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis. (Eu vim) para confirmar-vos a Tora, que vos chegou antes de mim, e para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal do vosso Senhor. Temei a Deus, pois, e obedecei-me. Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta. E quando Jesus lhes sentiu a incredulidade, disse: Quem serão os meus colaboradores na causa de Deus? Os discípulos disseram: Nós seremos os colaboradores, porque cremos em Deus; e testemunhamos que somos muçulmanos. Ó Senhor nosso, cremos no que tens revelado e seguimos o Mensageiro; inscreve-nos, pois, entre os testemunhadores.'' (Alcorão Sagrado 3:48 ao 53)
Citarei agora a Mensagem de Deus, Exaltado Seja, contida no Alcorão Sagrado, referentes ao Povo do Livro ''judeus e cristãos'', diz Deus no Alcorão Sagrado:
''Disseram: Sede judeus ou cristãos, que estareis bem iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras. Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele. Se crerem no que vós credes, iluminar-se-ão; se recusarem, estarão em cisma. Deus ser-vos-á suficiente contra eles, e Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo. Eis aqui a religião de Deus! Quem melhor que Deus para designar uma religião? Somente a Ele adoramos! Pergunta-lhes: Discutireis conosco sobre Deus. Apesar de ser o nosso e o vosso Senhor? Somos responsáveis por nossas ações assim como vós por vossas, e somos sinceros para com Ele. Podeis acaso, afirmar que Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? Dize: Acaso, sois mais sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais iníquo do que aquele que oculta um testemunho recebido de Deus? Sabei que Deus não está desatento a quanto fazeis.'' (Alcorão Sagrado 2:135 ao 140)
''Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito. Mas não se dividiram senão por inveja, depois de lhes ter chegada a ciência. E se não tivesse sido por uma palavra proferida por teu Senhor, para tolerá-los até um término prefixado, já os teria julgado. Em verdade, aqueles que, depois deles, herdaram o Livro, estão em uma inquietante dúvida, acerca do mesmo.'' (Alcorão Sagrado 42:13-14)
''E quando Deus disse: Ó Jesus, por certo que porei termo à tua estada na terra; ascender-te-ei até Mim e salvar-te-ei dos incrédulos, fazendo prevalecer sobre eles os teus prosélitos, até ao Dia da Ressurreição. Então, a Mim será o vosso retorno e julgarei as questões pelas quais divergis. ''(Alcorão Sagrado 3:55)
''Dize: Ó adeptos do Livro, por que negais os versículos de Deus, sabendo que Deus é Testemunha de tudo quanto fazeis? Dize (ainda): Ó adeptos do Livro, por que desviais os crentes da senda de Deus, esforçando-vos por fazê-la tortuosa, quando sois testemunhas (do pacto de Deus)? Sabei que Deus não está desatento a tudo quando fazeis. Ó fiéis, se escutásseis alguns daqueles que receberam o Livro (o judeus), converter-vos-íeis em incrédulos, depois de terdes acreditado! E como podeis descrer, já que vos são recitados os versículos de Deus, e entre vós está o Seu Mensageiro? Quem se apegar a Deus encaminhar-se-á à senda reta.'' (Alcorão Sagrado 3:98 ao 101)
''Recorda-te de quando Deus obteve a promessa dos adeptos do Livro, (comprometendo-se a) evidenciá-lo (o Livro) aos homens, e a não ocultá-lo. Mas eles jogaram às costas, negociando-o a vil preço. Que detestável transação a deles!'' (Alcorão Sagrado 3:187)
''Ó adeptos do Livro, crede no que vos revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos os rosto de alguns, ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os profanadores do sábado, para que a sentença de Deus seja executada! Deus jamais perdoará a quem Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem atribuir parceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso.''(Alcorão Sagrado 4:47-48)''Dize-lhes: Ó adeptos do Livro, pretendeis vingar-vos de nós, somente porque cremos em Deus, em tudo quanto nos é revelado e em tudo quanto foi revelado antes? A maioria de vós é depravada. ''''Mas se os adeptos do Livro tivessem acreditado (em Nós) e temido, tê-los-íamos absolvido dos pecados, tê-los-íamos introduzido nos jardins do prazer. E se tivessem sido observantes da Tora, do Evangelho e de tudo quanto lhes foi revelado por seu Senhor, alimentar-se-iam com o que está acima deles e do que se encontra sob seus pés. Entre eles, há alguns moderados; porém, quão péssimo é o que faz a maioria deles! ''''Dize: Ó adeptos do Livro, em nada vos fundamentareis, enquanto não observardes os ensinamentos da Tora, do Evangelho e do que foi revelado por vosso Senhor! Porém, o que te foi revelado por teu Senhor, exacerbará a transgressão e a incredulidade de muitos deles. Que não te penalizem os incrédulos.'' (Alcorão Sagrado 5: 59-60 e 65-66 e 68)
O Alcorão Sagrado também refere-se aos judeus e cristãos da época do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele):
''Os adeptos do Livros não são todos iguais: entre eles há uma comunidade justiceira, cujos membros recitam os versículos de Deus, durante a noite, e se prostram ante o seu Senhor. Crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, aconselham o bem e proíbem o ilícito, e se emulam nas boas ações. Estes contar-se-ão entre os virtuosos. Todo o bem que façam jamais lhes será desmerecido, porque Deus bem conhecem os que o Temem.'' (Alcorão Sagrado 3:113 ao 115)
''E eis que vós os amais; porém, eles não vos amam, apesar de crerdes em todo o Livro; porém, eles, quando vos encontram, dizem: Cremos! Mas quando estão a sós mordem os dedos de raiva. Dize-lhes: Morrei, com a vossa raiva! Sabei que Deus bem conhece o íntimo dos corações.'' (Alcorão Sagrado 3:119)''Eis que lhes fizemos chegar, sucessivamente, a Palavra, para que refletissem. (São) aqueles a quem concedemos o Livro, antes, e nele crêem. E quando lhes é recitado (o Alcorão), dizem: Cremos nele, porque é a verdade, emanada do nosso Senhor. Em verdade, já éramos muçulmanos, antes disso. '' (Alcorão Sagrado 28:51 ao 53)
''E não disputeis com os adeptos do Livro, senão da melhor forma, exceto com os iníquos, dentre eles. Dizei-lhes: Cremos no que nos foi revelado, assim como no que vos foi revelado antes; nosso Deus e o vosso são Um e a Ele nos submetemos.''(Alcorão Sagrado 29:46)
O Alcorão Sagrado, é palavra por palavra, a mais pura Mensagem de Deus, que foi revelada ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), por intermédio do Anjo Gabriel (que a Paz esteja sobre ele), o qual o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nos transmitiu sem nenhum acréscimo.
Os ditos do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), não se misturam com o Alcorão Sagrado no qual está contido somente as palavras de Deus o Altíssimo, os ditos do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), estão preservados em um livro a parte, estes ditos são denominados de ''hadith'', que é uma compilação de todos os atos do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).
O Alcorão é o único Livro Sagrado que está até os dias de hoje, e permanecera eternamente, intacto sem deturpação, em língua original na qual foi revelado desde o tempo do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).
O Alcorão Sagrado não traz nenhuma religião nova como está escrito no seguinte versículo:
'' Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.'' (Alcorão Sagrado 2:136)
'' Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito.'' (Alcorão Sagrado 42:13)
O Alcorão Sagrado menciona que Jesus (que a Paz esteja sobre ele), profetizou a vinda do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), no seguinte versículo:
'' E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós, corroborante de tudo quanto a Tora antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad! Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências, disseram: Isto é pura magia!'' (Alcorão Sagrado 61:6)
O Alcorão Sagrado é dirigido a toda a humanidade, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, ou status. Alem do mais, o Alcorão Sagrado, é um código de vida completo, ele procura guiar a humanidade em todos os aspectos da vida seja espiritual, material, individual e coletiva.
O Alcorão Sagrado, contem diretrizes para a conduta de um chefe de estado, de uma pessoa comum, dos ricos, dos pobres, de uma guerra, para a paz, para o cultivo de uma vida espiritual, para o comercio e o bem estar material.
O Alcorão Sagrado busca principalmente desenvolver a personalidade do indivíduo; pois cada ser humano será responsável pelos seus atos perante Deus, o seu Criador.
O Alcorão Sagrado se distingue do demais Livros Sagrados nos seguintes pontos:
1º- Os textos originais da maior parte dos Livros Sagrados primitivos, estão quase que na sua totalidade perdidos, sendo que somente as s traduções dos seus textos, que já estão deturpados existem hoje. Veja o que diz Bart D Ehrman, americano e tido com a maior autoridade bíblica do mundo: "Ao ler o Novo Testamento, as pessoas pensam
estar lendo uma cópia exata das palavras de Jesus ou do escrito dos seus apóstolos.
Contudo, por quase mil e quinhentos anos, esses manuscritos foram
reproduzidos por copistas profundamente influenciados pelas controvérsias
políticas, teológicas e culturais de seu tempo. Tanto os erros quanto as
mudanças intencionais são muitos nos manuscritos subsistentes, dificultando a reconstituição
das palavras originais. Este livro mostra a história que está por trás das
alterações que eclesiásticos políticos e copistas ignaros fizeram no Novo Testamento,
causando um impacto enorme na compreensão e interpretação da Bíblia que temos
hoje"(Autor do livro O que disse Jesus e o que não disse Jesus).
Por outro lado o Alcorão Sagrado, existe até hoje, e continuara existindo, exatamente como foi revelado ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), nenhuma frase, palavra, letra ou assento, foi retirado, continua completamente intacto, diz Deus no Alcorão Sagrado:
'' Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus.''(Alcorão Sagrado 2:2)
''(Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo. É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo sensato. É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escutá-lo.'' (Alcorão Sagrado 41:2 ao 4)''Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção. (Está registrado) em páginas honoráveis, Exaltadas, purificadas, Por mãos de escribas, Nobres e retos.''(Alcorão Sagrado 80:11 ao 16)
''Nós revelamos a Mensagem e somos o Seu Preservador.'' (Alcorão Sagrado 15:9)
''Este é um Livro (Alcorão) veraz por excelência. A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo. '' (Alcorão Sagrado 41:41-42)
''Não meditam, acaso, no Alcorão? Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias. '' (Alcorão Sagrado 4:82)
2º- Nos outros Livros Sagrados, os homens misturaram as suas palavras com as palavras de Deus; porem no Alcorão Sagrado encontra-se tão somente as palavras de Deus, com toda a sua pureza.
''Este é um Livro (Alcorão) veraz por excelência. A falsidade não se aproxima dele (o Livro), nem pela frente, nem por trás; é a revelação do Prudente, Laudabilíssimo. '' (Alcorão Sagrado 41:41-42)''Qual! Em verdade, (o Alcorão) é uma mensagem de advertência. Quem quiser, pois, que preste atenção. (Está registrado) em páginas honoráveis, Exaltadas, purificadas, Por mãos de escribas, Nobres e retos.''(Alcorão Sagrado 80:11 ao 16)
3º- Nenhum Livro Sagrado exceto o Alcorão Sagrado, foi revelado em uma língua que ainda é viva; o Alcorão Sagrado foi revelado em língua árabe que é uma língua vigente em vários países do mundo.
''...enquanto que a deste (Alcorão) é a elucidativa língua árabe.'' (Alcorão Sagrado 16:103)
''Revelamo-lo como um Alcorão árabe, para que raciocineis. '' (Alcorão Sagrado 12:2)''Deste modo to temos revelado, para que seja um código de autoridade, em língua árabe. ''(Alcorão Sagrado 13:37)
''(Eis aqui) uma revelação do Clemente, Misericordiosíssimo. É um Livro cujos versículos foram detalhados. É um Alcorão árabe destinado a um povo sensato. É alvissareiro e admoestador; porém, a maioria dos humanos o desdenha, sem ao menos escutá-lo.'' (Alcorão Sagrado 41:2 ao 4)
4º- Cada um dos Livros Sagrados, existente foi dirigido a um povo determinado e para a necessidade daquela época. Em contraste a isto o Alcorão sagrado é dirigido a toda a humanidade, e não está determinado a uma época, ele foi revelado para toda a eternidade.
''Em verdade, temos-te revelado o Livro, para (instruíres) os humanos. Assim, pois, quem se encaminhar, será em benefício próprio; por outra, quem se desviar, será em seu próprio prejuízo. E tu não és guardião deles.'' (Alcorão Sagrado 39:41)
''Bendito seja Aquele que revelou o Discernimento ao Seu servo, para que fosse um admoestador da humanidade.'' (Alcorão Sagrado 25:1)
''Alef, Lam, Ra. Um Livro (Alcorão) que te temos revelado para que retires os humanos das trevas (e os transportes) para a luz, com a anuência de seu Senhor, e o encaminhes até à senda do Poderoso, Laudabilíssimo.'' (Alcorão Sagrado 14:1)
5º- O Alcorão Sagrado é o Único livro que reconhece todos os profetas, e não só confirma a mensagem deles, como também corrige os fundamentos da fé em Deus, que foram deturpados com o decorrer do tempo.
'' Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.'' (Alcorão Sagrado 2:136)
'' Prescreveu-vos a mesma religião que havia instituído para Noé, a qual te revelamos, a qual havíamos recomendado a Abraão, a Moisés e a Jesus, (dizendo-lhes): Observai a religião e não discrepeis acerca disso; em verdade, os idólatras se ressentiram daquilo a que os convocaste, Deus elege quem Lhe apraz e encaminha para Si o contrito.'' (Alcorão Sagrado 42:13)
Por : Badar Khan - Fonte: islam.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário