quinta-feira, fevereiro 16, 2012

As 7 pessoas que serão acomodadas na sombra da Misericórdia de Deus: PRIMEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalamo) disse: “Há sete tipo de pessoas que serão acomodadas por Deus, na sombra da Sua Misericórdia, no Dia em que não haverá mais nenhuma sombra, exceto a Sua:
 1) – O Rei justiceiro; 
2) – O jovem que passou a sua juventude na adoração a Deus;
3) – A pessoa cujo íntimo esteja ligado ao Masjide ; 
4) – Aquelas duas pessoas que por Deus se amam, que se reúnem por Sua causa e por causa Dele se separam;
5) – A pessoa que foi exposta à tentação por uma mulher bela e recusou, dizendo: “Eu temo a Deus”;
6) – A pessoa que dá esmola e que a mão que dá (a direita), o faz com tanto secretismo, que a outra mão não sabe; 
7) – A pessoa que recorda a Deus na solidão, deitando lágrimas.

1 ) – O Rei Justiceiro:

No Dia da Ressurreição, Deus segurará toda a terra e o céu dobrado na Sua mão direita e dirá: “Eu Sou o Rei; onde estão os reis da terra?”. Bhukari 93:479. Os reis, os ministros e todos os governantes, devem criar condições para que os povos possam viver em paz e em segurança nos seus países. Apesar do poder se encontrar distribuído sob a forma duma pirâmide, os líderes das diversas localidades, serão também questionados por Deus. 

Cabe aos líderes religiosos, a responsabilidade pela difusão da palavra de Deus (nosso Criador) e das orientações do Seu Mensageiro (Salalahu Aleihi Wassalam). Aquele que não mostra misericórdia para com o povo, Deus, o Altíssimo, não mostrará misericórdia para com ele (Bhukari). O chefe da família de cada lar, deve assumir também as suas responsabilidades, em todos os aspectos, sociais e religiosos. Todos prestarão contas perante o Criador, Dono e Senhor do Dia do Julgamento Final. Infelizmente, o ser humano quando assume uma posição de liderança, enche-se de orgulho e esquece a pesada responsabilidade que tem perante a sociedade e em especial perante Deus. “A opressão será uma escuridão no Dia da Ressurreição”. Bhukari 43:627.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Se alguém procura o cargo de juiz entre os muçulmanos e quando o consegue, sua justiça prevalecer sobre a sua tirania, ele irá para o paraíso. Mas se o homem a quem a tirania prevalecer sobre a sua justiça, irá para o inferno”. Suna Abudawod 24:3568.

Os protegidos devem respeitar a lei e a ordem emanada dos seus líderes, sob pena também de assumirem as suas responsabilidades. “Ó crentes, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades dentre vós”. Cur’ane 4:59. No entanto, quando a lei for atropelada pelos governantes e quando eles, em proveito próprio, se esquecem dos desfavorecidos, devemos reagir, conforme a seguinte orientação: Anas (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Ajude o seu irmão, quando ele é um opressor ou quando é oprimido. Perguntaram-lhe: Está certo em ajudá-lo quando é oprimido, mas como devemos ajudá-lo quando ele for o opressor?” Respondeu ele: “Impedindo-o de oprimir os outros”. Bhukari 43:624. E disse o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “O melhor esforço no caminho de Deus, é dizer uma palavra de justiça perante um governador opressivo”. Suna Abudawod. 37:4330.

No dia em a trompeta será soprada, as mães fugirão do seus próprios filhos e cada um se tentará salvar. Os que oprimem os seus povos, serão afastados da sombra da Misericórdia de Deus e serão severamente castigados por Deus, o Último Justiceiro, conforme nos referiu Abu Huraia (Radiyalahu an-hu): O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse:”Quando a honestidade se encontrar perdida, então deverão esperar pela Hora”. Foi-lhe perguntado, como é que a honestidade será perdida?. Respondeu: “Quando a autoridade for dada a quem não merece, devem esperar pela hora.” Bhukari 76:503. Também Ma’quil (Radiyalahu an-hu) disse que ouviu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) dizer: “A qualquer homem a quem Deus deu a autoridade para decidir acerca das questões das pessoas e não cuidar deles duma maneira honesta, nunca vai sentir o cheiro do paraíso”. Bhukari 89:264.

Os que praticaram injustiças, verão as suas eventuais boas obras serem retiradas e distribuídas por aqueles a quem oprimiram. Abu Said Al-Kudri, referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quando os crentes passarem com segurança pela ponte do inferno, eles serão mandados parar entre o inferno e o paraíso, onde “retaliarão” uns aos outros, pelas injustiças cometidas entre eles no mundo. Só quando se encontrarem purificados de todos os seus pecados, é que serão admitidos no paraíso”. Bukhari 43:620.

A “Sadaqa “– Contribuição Voluntária, é devida por todos os homens, em cada dia que o sol nasce. A administração da justiça entre os homens, é também uma “Sadaqa”, como também é uma boa palavra, cada passo que der para a oração e a remoção do caminho, de coisas prejudiciais. Muslim 5:2204.

Abdullah b. Umar (Radiyalahu an-huma), referiu que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Os distribuidores da justiça, serão instalados em púlpitos de luz ao lado direito de Deus, o Misericordioso, o Exaltado, o Glorioso. “Os dispensadores da justiça” são aqueles que fazem as suas regras justas, em matérias relacionadas com as suas famílias e também com outros, que se comprometeram a fazer”. Musslim 20.4493.

Oh amigo! Mantém-te afastado dos caminhos da opressão; oprimir a Criação, é esquecer o Criador”. (Abdullah Al Ansari Al-Harawi - Poeta Persa – 1006/1089)

In Sha Allah, continua na próxima semana. Um bom dia de Juma

Cumprimentos,

Abdul Rahman Manga - Cidade do Porto- Portugal

Nenhum comentário: