Ao muazim (o que faz o chamamento para a Oração (Salat), Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy.
Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
Muita gente pensa que a Oração (Salat) começa quan-do se pronuncia Takbiratul Ihram (Allahu Akbar), mas equivoca-se. Salat começa muito antes. O Profeta Muhammed (s.a.w.) disse: "Esperar o momento de Salat é como estar fazendo Salat"
Inclusivamente antes, segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.) que diz:
"Quem faça a sua ablução e se dirija diretamente ao Salat, não cruze os seus dedos porque já está rezando".
Possuímos um tesouro de valor incalculável a que não prestamos a atenção que merece, ouvimo-lo cinco vezes ao dia — falo do "Adhan" (o Chamamento para a Oração).
O "Adhan" está cheio de segredos e são poucos os que lhe prestam atenção.
Fizeste o Adhan alguma vez?
Quem costuma fazer o Adhan antes de Salat, desfruta muito mais dela. Haverá quem não encontre relação entre o Adhan e a concentração na Salat, mas, quem é o nosso maior inimigo durante Salat? Quem é o que não poupa em esforços para fazer com que pensemos em qualquer coisa, de modo que nos distraiamos na Oração? Obviamente, é o Satanás (Shaytan); pois bem, o Adhan afugenta o Satanás.
Segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.): "Quando se efectua o chamamento para a Oração, Satanás foge até que não possa escutar o Adhan".
Satanás odeia esta ação com todas as suas forças; por conseguinte, o Adhan é uma oportunidade para aumentar o seu enfado e fazê-lo pagar por todas as vezes que nos molestou e distraiu durante a Oração.
Normalmente não cumprimos com a Oração como é devido, pois sempre falta algo por culpa da distração, e o Adhan pode servir para fortalecer a nossa Oração.
O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Ao muezim, Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz; qualquer ser vivo ou inerte que o escute e repete com ele, tem para si mesmo a recompensa de quem reze com ele".
Ou seja, se reza com cem pessoas leva a mesma recompensa que todos eles.
E haverá quem pense “o que tenho que ver com isto se eu não sou muazim”.
E se vos dissesse que podem obter a mesma recompensa que o muazim?
Ibn Abdallah Bin Amr transmitiu que um homem disse uma vez ao Profeta Muhammad (s.a.w.): "Ó Profeta de Allah, os muezimes têm mais recompensa que nós", e o Profeta Muhammad (s.a.w.) contestou: "Repete o mesmo que eles dizem".
Subhanallah, há pessoas que sabem como conseguir "hasanat" com apenas esforço, conhecimento e saber.
Diz Allah no Nobre Alcorão: "Allah elevará em um grau aos que dentre vós acreditem e aos que receberam o conhecimento".
O que primeiro dizemos no Adhan é "Allahu Akbar", (Deus é o Maior); se se está no seu negócio e se escuta esta frase do Adhan, significa que Allah é Maior que o seu negócio; portanto deve deixar o seu negócio e acudir a Allah, louvado seja. Se se está com a sua família, significa que Allah é Maior do que eles. Se se está a dormir e se escuta Allahu Akbar significa que Deus é Maior que as suas horas de descanso. Por isso, repete-se mais de uma vez.
Uma vez que deixamos o que estamos fazendo para acudir à Oração, cabe perguntar porquê?
Porque o fazemos pela frase que vem depois "Ashadu an la ilaha illa Allah" (Testemunho que não há outra divindade salvo Allah (Deus) ".
Nós rezamos segundo os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.).
O nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.) disse:
"Rezai como me vistes rezar".
Por isso, a frase seguinte é "Ashadu anna Muham-madan rassulu Allah" (Testemunho que Muhammad é o mensageiro de Allah) e isto mostra as duas condições que se devem cumprir para que um ato seja aceite; fidelidade a Allah e obediência ao Profeta Muhammad (s.a.w.).
O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Segui o meu exemplo nos vossos atos de adoração"
Diz Allah no Nobre Alcorão:
"Aquele que espere o encontro com o seu Senhor que atue com retidão e que, ao adorar o seu Senhor, não o associe a ninguém".
Ao ouvir isto diariamente acostumamo-nos e não o valorizamos, inclusive a gente acode às mesquitas coincidindo com a Iqama (início de Salat) e não presta atenção ao Adhan.
Com o Adhan, eleva-se o nome do nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.). Cada vez que o sol se inclina e chega a hora de Salat num país concreto, o nome do nosso Profeta Muhammad (s.a.w.) se pronuncia em todas as Mesquitas desse lugar, e um minuto mais tarde sucede o mesmo no país ou lugar contíguo e assim sucessivamente. Al-hamdulillah, não existe um país no mundo onde não haja muçulmanos; por isso, podemos dizer que o nome do Profeta Muhammad (s.a.w.) se repete em todos os cantos do mundo, ao longo do dia.
O que seguidamente diz o muezim no Adhan é "Haya ‘ala assalat" (Venha para oração); e nós, o que devemos repetir? O mesmo? Não, devemos dizer "La hawla wa la quwata il-la bil-lah" (Não há poder nem força senão com Allah); se escutamos o muezim dizer "Haiia ‘ala alfalah" (Venha para o triunfo), não podemos senão alegrar-nos. Salat é o meu triunfo? A minha felicidade? Porque não haveria de vir?
E segue o Adhan com a mesma fórmula com que começou, despegar-se deste mundo, desta vida; "Allahu Akbar", o Adhan conclui como havia começado. E no caso do Adhan de Fajr, acrescenta-se "Assalatu khairum minan naum" (rezar é melhor que dormir), e nós deve-mos dizer "sadaqta wa barakta".
Du’aa (súplica) para depois do Adhan: “Al-lahum-ma Rab-ba hazehid-daawatit-taam-mat, wa as-salatil qa-imat, ati Mu-ham-mada-nelwassilata wal fadilata wad-darajatar-rafiata, wa ab-as-hu maqaamaam- mahmuda, nil-lazi waâd-tahu, warzuqna chafa’atahu yaumal-qiyamat. In-naka la tukhliful-miaad”.
“Ó Allah, Senhor deste chamamento perfeito e da Oração que está prestes a estabelecer; concede a Muham-mad (s.a.w.) o grau de intercessão (wassilah); e (concede-lhe) a graça. E envia-o para o Makáme Mahmud que Tu lhe prometestes; e confere a sua intercessão no dia de Julgamento; na verdade, Tu não contrarias na Tua promessa”.
Com esta súplica, o Profeta (A Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele) garantiu-nos a sua intercessão ante Allah, no Dia Final.
Outro aspecto a destacar do Adhan é que nos anuncia o encontro com o Ser mais querido para nós, o encontro com Allah. O Adhan é o que nos anuncia a iminência do encontro com O Amado; por isso, os que realmente amam a Deus apressam-se a correr para as Mesquitas, imediatamente depois de o escutar.
Aisha (r.a.) transmitiu que o Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Quem ame o encontro com Deus, Deus amará o encontro com ele, enquanto quem não deseje o encontro com Deus, Deus não desejará o encontro com ele"
Obrigado. Wassalam.
M. Yiossuf Adamgy - 07/05/2015
Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
Muita gente pensa que a Oração (Salat) começa quan-do se pronuncia Takbiratul Ihram (Allahu Akbar), mas equivoca-se. Salat começa muito antes. O Profeta Muhammed (s.a.w.) disse: "Esperar o momento de Salat é como estar fazendo Salat"
Inclusivamente antes, segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.) que diz:
"Quem faça a sua ablução e se dirija diretamente ao Salat, não cruze os seus dedos porque já está rezando".
Possuímos um tesouro de valor incalculável a que não prestamos a atenção que merece, ouvimo-lo cinco vezes ao dia — falo do "Adhan" (o Chamamento para a Oração).
O "Adhan" está cheio de segredos e são poucos os que lhe prestam atenção.
Fizeste o Adhan alguma vez?
Quem costuma fazer o Adhan antes de Salat, desfruta muito mais dela. Haverá quem não encontre relação entre o Adhan e a concentração na Salat, mas, quem é o nosso maior inimigo durante Salat? Quem é o que não poupa em esforços para fazer com que pensemos em qualquer coisa, de modo que nos distraiamos na Oração? Obviamente, é o Satanás (Shaytan); pois bem, o Adhan afugenta o Satanás.
Segundo um hadith do Profeta Muhammad (s.a.w.): "Quando se efectua o chamamento para a Oração, Satanás foge até que não possa escutar o Adhan".
Satanás odeia esta ação com todas as suas forças; por conseguinte, o Adhan é uma oportunidade para aumentar o seu enfado e fazê-lo pagar por todas as vezes que nos molestou e distraiu durante a Oração.
Normalmente não cumprimos com a Oração como é devido, pois sempre falta algo por culpa da distração, e o Adhan pode servir para fortalecer a nossa Oração.
O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Ao muezim, Allah perdoa as suas faltas pela potência da sua voz; qualquer ser vivo ou inerte que o escute e repete com ele, tem para si mesmo a recompensa de quem reze com ele".
Ou seja, se reza com cem pessoas leva a mesma recompensa que todos eles.
E haverá quem pense “o que tenho que ver com isto se eu não sou muazim”.
E se vos dissesse que podem obter a mesma recompensa que o muazim?
Ibn Abdallah Bin Amr transmitiu que um homem disse uma vez ao Profeta Muhammad (s.a.w.): "Ó Profeta de Allah, os muezimes têm mais recompensa que nós", e o Profeta Muhammad (s.a.w.) contestou: "Repete o mesmo que eles dizem".
Subhanallah, há pessoas que sabem como conseguir "hasanat" com apenas esforço, conhecimento e saber.
Diz Allah no Nobre Alcorão: "Allah elevará em um grau aos que dentre vós acreditem e aos que receberam o conhecimento".
O que primeiro dizemos no Adhan é "Allahu Akbar", (Deus é o Maior); se se está no seu negócio e se escuta esta frase do Adhan, significa que Allah é Maior que o seu negócio; portanto deve deixar o seu negócio e acudir a Allah, louvado seja. Se se está com a sua família, significa que Allah é Maior do que eles. Se se está a dormir e se escuta Allahu Akbar significa que Deus é Maior que as suas horas de descanso. Por isso, repete-se mais de uma vez.
Uma vez que deixamos o que estamos fazendo para acudir à Oração, cabe perguntar porquê?
Porque o fazemos pela frase que vem depois "Ashadu an la ilaha illa Allah" (Testemunho que não há outra divindade salvo Allah (Deus) ".
Nós rezamos segundo os ensinamentos do Profeta Muhammad (s.a.w.).
O nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.) disse:
"Rezai como me vistes rezar".
Por isso, a frase seguinte é "Ashadu anna Muham-madan rassulu Allah" (Testemunho que Muhammad é o mensageiro de Allah) e isto mostra as duas condições que se devem cumprir para que um ato seja aceite; fidelidade a Allah e obediência ao Profeta Muhammad (s.a.w.).
O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Segui o meu exemplo nos vossos atos de adoração"
Diz Allah no Nobre Alcorão:
"Aquele que espere o encontro com o seu Senhor que atue com retidão e que, ao adorar o seu Senhor, não o associe a ninguém".
Ao ouvir isto diariamente acostumamo-nos e não o valorizamos, inclusive a gente acode às mesquitas coincidindo com a Iqama (início de Salat) e não presta atenção ao Adhan.
Com o Adhan, eleva-se o nome do nosso amado Profeta Muhammad (s.a.w.). Cada vez que o sol se inclina e chega a hora de Salat num país concreto, o nome do nosso Profeta Muhammad (s.a.w.) se pronuncia em todas as Mesquitas desse lugar, e um minuto mais tarde sucede o mesmo no país ou lugar contíguo e assim sucessivamente. Al-hamdulillah, não existe um país no mundo onde não haja muçulmanos; por isso, podemos dizer que o nome do Profeta Muhammad (s.a.w.) se repete em todos os cantos do mundo, ao longo do dia.
O que seguidamente diz o muezim no Adhan é "Haya ‘ala assalat" (Venha para oração); e nós, o que devemos repetir? O mesmo? Não, devemos dizer "La hawla wa la quwata il-la bil-lah" (Não há poder nem força senão com Allah); se escutamos o muezim dizer "Haiia ‘ala alfalah" (Venha para o triunfo), não podemos senão alegrar-nos. Salat é o meu triunfo? A minha felicidade? Porque não haveria de vir?
E segue o Adhan com a mesma fórmula com que começou, despegar-se deste mundo, desta vida; "Allahu Akbar", o Adhan conclui como havia começado. E no caso do Adhan de Fajr, acrescenta-se "Assalatu khairum minan naum" (rezar é melhor que dormir), e nós deve-mos dizer "sadaqta wa barakta".
Du’aa (súplica) para depois do Adhan: “Al-lahum-ma Rab-ba hazehid-daawatit-taam-mat, wa as-salatil qa-imat, ati Mu-ham-mada-nelwassilata wal fadilata wad-darajatar-rafiata, wa ab-as-hu maqaamaam- mahmuda, nil-lazi waâd-tahu, warzuqna chafa’atahu yaumal-qiyamat. In-naka la tukhliful-miaad”.
“Ó Allah, Senhor deste chamamento perfeito e da Oração que está prestes a estabelecer; concede a Muham-mad (s.a.w.) o grau de intercessão (wassilah); e (concede-lhe) a graça. E envia-o para o Makáme Mahmud que Tu lhe prometestes; e confere a sua intercessão no dia de Julgamento; na verdade, Tu não contrarias na Tua promessa”.
Com esta súplica, o Profeta (A Paz e as Bênçãos de Deus estejam com ele) garantiu-nos a sua intercessão ante Allah, no Dia Final.
Outro aspecto a destacar do Adhan é que nos anuncia o encontro com o Ser mais querido para nós, o encontro com Allah. O Adhan é o que nos anuncia a iminência do encontro com O Amado; por isso, os que realmente amam a Deus apressam-se a correr para as Mesquitas, imediatamente depois de o escutar.
Aisha (r.a.) transmitiu que o Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "Quem ame o encontro com Deus, Deus amará o encontro com ele, enquanto quem não deseje o encontro com Deus, Deus não desejará o encontro com ele"
Obrigado. Wassalam.
M. Yiossuf Adamgy - 07/05/2015