Prezados Irmãos, Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
O que a Shariah diz sobre a vacina Covid-19? Uma pergunta que os meus colegas e eu ouvimos repetidamente. Tenho a certeza de que você, também, está se perguntando. A pandemia Covid-19 causou estragos em todo o mundo com 1,5 milhão de mortes, incluindo 63.000 cidadãos britânicos.
Uma grande perda de vidas. Covid-19 é uma infecção grave, um flagelo. Não há dúvida sobre a sua gravidade e perigo de vida. Considerando essa epidemiologia e o que testemunhamos nos últimos dez meses, qualquer tratamento deve ser saudado como uma conquista valiosa. O Nobre Alcorão enfatiza a protecção da vida, “... não se joguem nas mandíbulas da ruína com conhecimento de causa, e sempre façam o melhor para se salvar. Na verdade, Allah ama os benfeitores” - (Al-Baqarah, 2:195).
O Mensageiro (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) explicou isso dizendo: “proteja a si mesmo e aos outros do perigo, se alguém causar dano a outra pessoa, ele enfrentará punição” (relatado por Abu Saeed Al Khudri, em Dar-al Qutni). É por isso que a protecção da vida é considerada o objectivo número um da Shariah. Para a protecção da vida, até permitiu o uso do proibido (Haram). A vida humana é tão sagrada, que Allah diz “quem salva uma única vida, é como se tivesse salvado toda a humanidade” (Alcorão, Al-Maida: 32). O Islão dá grande valor à vida e até à santidade, para ser vivida, amada e estimada. A vacina Covid-19 uma vacina foi aprovada pela Autoridade Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA).
Esta é uma agência independente, responsável por garantir que os medicamentos sejam aceitáveis e seguros. É considerada a agência mais credível e confiável de seu tipo no mundo. A vacinação é um procedimento de protecção bem estabelecido contra doenças infecciosas; a maioria de nós teve tuberculose, vacinas MMR quando éramos crianças, muitos idosos tomam vacinas contra a gripe todos os anos no inverno para protegê-los; Todas as passoas têm que tomar a vacina contra a meningite para ir para o Hajj (Peregrinação a Meca).
A vacinação desempenhou um papel fundamental na erradicação de algumas doenças mortais como a poliomielite e a varíola. Acreditamos que Deus é o Criador, o Senhor Amável e Carinhoso. Ele é o Shafi, o Curador; um crente sempre ora, “quando eu estiver doente, Ele me curará” (Al-Shuara: 80).
O Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Allah criou um remédio para todas as doenças." A vacina Pfizer / BioNTech Covid-19 foi testada em 44.000 pessoas com muito poucos efeitos colaterais. A British Islamic Medical Association (BIMA) é um órgão respeitável, profissional e representativo de médicos e profissionais de saúde muçulmanos (tem 4.000 membros), e eles também a recomendam.
A BIMA endossou a vacina como segura e encorajou os muçulmanos a serem inoculados. Eles apresentaram um artigo, que mostra os cuidados que foram tomados na formulação e teste de sua segurança. Depois de falar com vários acadêmicos aqui e no exterior, o British Fatwa Council está pedindo aos muçulmanos que tomem a vacina Covid-19. Recusar o tratamento e expor-se a uma doença fatal é equivalente ao suicídio. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “quem cometer suicídio será punido com o mesmo objecto no fogo do inferno” (Bukhari).
Recusar-se a ser vacinado é colocar a si mesmo e aos outros em perigo. Portanto, pedimos aos muçulmanos britânicos que sejam vacinados com a vacina Pfizer / BioNTech Covid-19. Que Allah proteja a todos nós do flagelo da pandemia Covid-19. Amin, Ya Rabbil Alamin.
Wassalam (Paz). M. Yiossuf Adamgy Director da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN
Nenhum comentário:
Postar um comentário