Não podemos seguir nenhuma religião que quisermos? Qual os benefícios de se converter ao Islam?
Há muitas pessoas que seguem os ensinamentos de uma religião da melhor forma que podem e outros que acreditam em Deus de alguma forma sem praticar nenhuma religião formal. Muitos abandonaram o pensamento de que poderia haver uma verdadeira religião, porque quase todas as religiões afirmam ser verdadeiras. E alguns permitem que todas as religiões sejam caminhos legítimos para Deus e sejam aceitáveis para Ele. Então, como o islamismo é diferente de outras religiões?
O Islam tem várias características únicas que podem ser confirmadas através de um estudo mais aprofundado:
O Islam é a única religião cujas fontes permaneceram livres de alterações e interferências humanas.
Sua escritura divinamente revelada está em harmonia com fatos estabelecidos da ciência, trazendo claramente a assinatura do Criador deste universo.
O Islam fornece respostas às questões fundamentais que ocorrem na mente de cada pessoa inteligente. Essas respostas estão relacionadas ao propósito da criação e da vida também sobre o respeito de uma existência após a morte.
O Islam é a única religião que insiste na adoração do Criador sozinho e rejeita completamente o culto de qualquer aspecto da criação.
O Islam dispensa todos os intermediários entre o homem e Deus e permite que cada indivíduo entre em contato diretamente com Ele. Isso elimina hierarquias religiosas e outras fontes de exploração que caracterizaram a história das religiões ao longo dos tempos. O Islam dispensa a existência de um clérigo ou estabelecimento que possa interferir no contato entre uma pessoa e seu Criador.
Ao contrário de outras religiões e ideologias que enfatizam alguns aspectos da natureza humana às custas dos outros, o Islam adapta os aspectos físicos intelectuais e espirituais do homem. As crenças e práticas islâmicas são naturais e atraem o senso comum. Eles apresentam um programa equilibrado de vida que atende às necessidades físicas e espirituais.
O Islam proíbe o seguimento cego sem conhecimento e é baseado em evidências e lógica. A mente racional é a base para a prestação de contas e a responsabilidade religiosa. Todos os aspectos da crença islâmica são claros sem qualquer obscuridade ou ambiguidade. Não contém nenhum princípio que contradiz a razão ou a realidade observável e convida as pessoas a estudar e a contemplar como meio de fortalecer a fé.
A ética religiosa moral econômica política e social do Islam é permanente e permanece constante. Eles são governados por um conjunto de princípios imutáveis que incluem valores tão universais como justiça, liberdade, igualdade fraternidade e responsabilidade social. A história fornece um exemplo notável na sociedade islâmica, um modelo estabelecido pelo Profeta Muhammad (Que a paz e bênçãos estejam com ele) e seus companheiros mantidos por décadas por muçulmanos dedicados onde a verdade e transparência justiça e compaixão foram implementadas como uma expressão vital da religião.
O Islam também declara que é a religião verdadeira, pois isso é declarado inequivocamente no Alcorão. No entanto, o Criador não força Sua preferência em ninguém. Ele quer que as pessoas aceitem a orientação certa por conta própria e livre vontade, porque é isso que as torna dignas de Sua aprovação e recompensa. O Alcorão afirma:
“Não há compulsão na religião! Com efeito, distingue-se a retidão da depravação. Então, quem renega At-Tāghūt e crê em Allah, com efeito, ater-se-á à firme alça irrompível. E Allah é Oniouvinte, Onisciente.” (Alcorão Sagrado 2:256).
Nenhum comentário:
Postar um comentário