quinta-feira, março 19, 2020

MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah).
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso). Alahamdilillah! Louvado é Allah, Senhor e Criador de tudo o que existe nos céus e nos mundos. Louvado é Allah que nos concedeu tudo o que existe na terra, para nosso benefício. Bênçãos para Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) que nos deixou recomendações para preservarmos a saúde, um bem precioso.

A saúde é um privilégio e uma dádiva que Allah nos concedeu e que devemos saber defender e preservar. Podemos ter tudo, mas se estivermos doentes e debilitados, teremos dificuldades em viver ou até sobreviver. “Há duas bênçãos que muitas pessoas perdem: a saúde e o tempo livre, para fazerem o bem”. Bukhari.

O nosso corpo e as nossas roupas, devem estar sempre limpos. Um corpo saudável é melhor do que um corpo doente. Referiu o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “O crente forte é melhor do que o crente fraco e nos dois há o bem”. Ahmad e Muslim. E referiu: “Ó gente, não há melhor coisa dada às pessoas neste mundo do que a convicção e a saúde. Portanto peçam a Allah essas duas coisas”. Ahmad. Por isso, é nossa obrigação, fazermos todos os esforços para cuidar a saúde, para o nosso bem-estar, para termos forças para as orações, para o jejum e para trabalharmos para o nosso sustento e a dos nossos dependentes.

A higiene e a limpeza são fundamentais para a manutenção duma vida saudável. A saúde não é um bem garantido. Devemos pedir a Allah que nos conceda a saúde, como fazia o Seu amado Profeta, quando implorava: “Ó Allah conceda-me saúde no meu corpo; Ó Allah conceda-me uma boa audição; Ó Allah conceda-me uma boa visão; Não há outra divindade senão Tu”. Sunan Abu Dawud.

Um dos principais métodos para preservarmos a saúde física e espiritual é a ablução – o uzúh, instituído por Allah através das Suas Palavras Sagradas: “Ó crentes! Quando vos preparardes para a oração, laivai as faces, as mãos (e os antebraços) até aos cotovelos; e esfregai as cabeças (com água); e (lavai) os pés, até aos tornozelos …. Allah não deseja impor-vos quaisquer dificuldades, mas (apenas deseja) purificar-vos”. Cur’ane 5.6. Allah nos adverte para mantermos limpas, as partes do nosso corpo, sujeitas à contaminação, com as quais utilizamos e tocamos, nas diversas tarefas diárias. Assim mantemo-nos limpos e purificados de sujidades e de contaminações de bactérias ou de vírus, entre as cinco orações diárias e ao longo do dia. Louvado é Allah - o Puro, que nos recomenda a pureza.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) instituiu a sunnah de efectuarmos a ablução em casa e depois dirigirmo-nos às mesquitas para as orações. Duas vantagens nesta sunnah: primeiro, por cada passo que damos em direcção ao local da oração, ganhamos uma recompensa; em segundo lugar, contribuímos para a redução das despesas da mesquita com a água. Se estivermos contaminados (às vezes sem o sabermos), evitamos passar as doenças para outros que irão utilizar o espaço. Salvar uma vida é como salvar toda a humanidade. Allahumma Sallimny Wa Salim Minny – Ó Allah, proteja-me e proteja os outros de mim.

Um pequeno valor gasto na prevenção, é melhor do que uma quantia elevada despendida para curar uma doença.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), nos aconselhou; “se ouvirmos que uma peste (ou epidemia) se manifesta numa dada localidade, não devemos lá entrar. Também referiu aos que lá estão, não devem sair”. Este conselho tem a finalidade de proteger as pessoas da proliferação de contágios. O mesmo se aplica quando uma pessoa está com uma doença contagiosa, que deverá precaver-se a ele próprio, aos seus e a todos que o rodeiam. Não se deve misturar com a comunidade. Se uma pessoa sentir os efeitos duma febre alta, muitos espirros, tosse, resfriado e gripe, deve procurar aconselhamento médico e ter fé na ajuda e no Poder de Allah.

Ó crentes! Obedecei Allah e obedecei ao Seu Mensageiro e às vossas autoridades …” Cur’ane 4.59. Vamos seguir o exemplo e as orientações do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam); quando espirrava, tapava a boca e o nariz com a mão ou com uma peça de roupa, para não espalhar gotículas para outros. Neste caso, o crente deve fazer as suas orações em casa, evitando aglomerações de pessoas. Um crente é amigo do outro, o protege, não o magoa e nem o prejudica. A prevenção é melhor do que a cura.

“Se Allah te tocar com alguma adversidade, ninguém a poderá remover, senão Ele; e se Ele te desejar o bem, ninguém poderá impedir a Sua Graça; entre os Seus servos, Ele Agracia a Quem quer”. Cur’ane 10.107. E alegrem-se os crentes que têm fé no Poder do Criador de todas as coisas, porque Allah criou a doença, mas também a sua cura. Abu Huraira referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Não existe nenhuma doença que Allah tenha criado, sem criar o seu tratamento”. Bukhari.

Fé em Allah o melhor dos Protectores, Prevenção e acatarmos as orientações das nossas autoridades religiosas e civis.

"Wa ma alaina il lal balá gul mubin - E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

www.abdulmanga.com – em construção

18/03/2020
(Obs: Escrito utilizando gramática portuguesa) 

Nenhum comentário: