Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islam,
"Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o
sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas,
seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
Rajab é o sétimo mês do
Calendário Lunar Islâmico. Este mês é um prelúdio para o Ramadão, o nono mês do
Calendário Islâmico no qual os muçulmanos são ordenados a observar o jejum do
nascer ao pôr do sol. É também um dos quatro meses sagrados para além de, Muharram
(mês islâmico 1), Dhū al-Qaʿdah (mês islâmico 11), Dhu al-Ḥijjah (mês islâmico
12).
Além disso, é também o mês
lembrado por um dos eventos mais sagrados a ter lugar na história do Islam,
quando um ser humano foi escolhido, pelo Criador do universo, para visitar o
mundo reservado para a Vida Futura.
Esse evento é conhecido como
Al Isra 'wal Miraj e ocorreu no dia 27 de Rajab com as suas dimensões misteriosas,
ainda incompreensíveis para a mente humana. Isra é uma palavra árabe que se
refere à miraculosa viagem noturna do Profeta Muhammad SAWS, de Meca a
Jerusalém - especificamente, ao local da Mesquita de al-Aqsa em Jerusalém -
como mencionado na Surah Al-Isra, no Alcorão.
Acredita-se que tenha sido seguida
pelo Mi’raj, a sua ascensão ao céu. De acordo com alguns dos estudiosos do
Hadith, esta jornada ocorreu pouco mais de um ano antes de o Profeta Muhammad SAWS
migrar de Makkah para Madinah.
Os estudiosos muçulmanos
concentraram-se em atos de adoração recomendados durante este mês. Por exemplo,
alguns estudiosos apresentaram alguns Ahadith (ditos do Profeta) recomendando o
jejum pelo menos uma vez no mês de Rajab.
Em essência, o mês de Rajab
e os eventos ocorridos nele destacam três características importantes:
- Conflitos e hostilidades
devem chegar ao fim para alcançar a paz e o compromisso com a orientação divina.
- Os seres humanos têm a
capacidade de atingir o pico da sua existência, aprendendo sobre o futuro.
- O Islam é a continuação da
orientação divina e o objetivo principal da fé é reverenciar, respeitar e deliberar
a diversidade da orientação divina.
Caminho
para a paz
Rajab é declarado um mês
sagrado, portanto todas as hostilidades devem terminar neste mês. Embora a orientação
divina sempre tenha encorajado a humanidade a abster-se de executar a sua raiva
em ações desfavoráveis, há uma ênfase especial feita durante os quatro meses
sagrados, pois fornece um lembrete de um mês. O foco ajuda a reconhecer e controlar
os seus egos e desejos e a abster-se de atos de ódio, de se vingar,
especialmente se isso infligir danos aos outros. A idéia é simples, que durante
quatro meses num ano, uma compreensão universal no sentido de um quadro ético
que as pessoas concordam em auto-restringir e trabalhar em prol da paz, de uma
forma comprometida e dedicada. As pessoas são encorajadas a não se entregar a
nada que possa levar a conflitos em casa ou no mundo em geral. Esse tipo de
pensamento seria suficiente para permitir que as pessoas vivam apaz ao longo do
ano, garantindo que a mensagem da santidade da vida humana seja preservada.
Pico
da Humanidade
De uma perspectiva islâmica,
a experiência de Isra e Miraj, jornada para Jerusalém e, em seguida, a ascensão
aos céus numa noite, é um evento significativo na história da humanidade. Pela
primeira vez, um Mensageiro de Deus foi convidado aos céus para experimentar os
mundos que ainda estão para surgir e, então, relatá-lo aos crentes. O que é
significativo é que um ser humano atingiu um pico de proporções incomparáveis
que ainda está além da compreensão humana. Obviamente, está implícito que
somente um ser humano abençoado com falhas mínimas foi autorizado a ter essa
experiência. O evento conecta a humanidade com o Futuro e garante aos crentes
que está ao alcance de todo ser humano.
Caminho
para o pluralismo
O Profeta Muhammad SAWS na
sua ascensão ao céu, foi primeiro levado a Jerusalém. Porque é que existiu esta
paragem? Por que não foi direto? Esta é uma questão muito significativa, uma
vez que enfatiza a unidade de todas as religiões monoteístas e sublinha o compromisso
de todas as comunidades religiosas de se respeitarem mutuamente. Não havia
local de culto muçulmano em Jerusalém naquela época. Havia símbolos da fé judaica e cristã. Havia os sabeus também presentes. A presença do
Profeta nas terras sagradas estabelece o princípio
do pluralismo religioso e da unidade
das religiões monoteístas. Em vez de se engajar em conflitos, essas
religiões devem trabalhar de mãos dadas,
para garantir que as pessoas desenvolvam
uma melhor compreensão das suas relações com o divino.
Estas foram às mensagens
essenciais que o mês de Rajab destaca. Alguns dos atos de adoração recomendados
incluem uma ênfase na adoração que, geralmente, é aceito para aumentar a
espiritualidade de uma pessoa. Por exemplo:
1. O Profeta SAWS jejuou
todas as segundas e quintas--feiras, conforme documentado em muitos Ahadith autênticos.
2. O Profeta SAWS recomendou
fazer zikr (lembrar de Deus).
3. Finalmente, o Profeta SAWS
sempre pediu aos seus seguidores que dessem aos pobres e necessitados o tempo
todo.
Esses atos de adoração
preparam a pessoa para saudar o mês do Ramadan
Obrigado. Wassalam (Paz).
M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica
Portuguesa.
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