Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam
alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por
estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma,
crença ou sociedade. «Ó Humanidade! Na verdade, Nós vos criamos de macho e
fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros.
Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que
Deus é Sábio e está bem inteirado». (Alcorão, 49:13).
Os Dias Internacionais, como outras efemérides, não são
iniciativas vãs para mobilizar as consciências. São instrumentos necessários
para manter viva a memória. O esquecimento é a razão pela qual certos episódios
se repetem ao longo da história, e não nos referimos a momentos excepcionais.
Falamos sobre a violência. A partir da Plataforma Cívica contra a Islamofobia
temos oferecido, repetidamente, uma explicação da equação da violência contra o
que é ou parece muçulmana ou islâmica (o primeiro aplicado a pessoas, o resto a
conceitos ou objetos). A violência não é espontânea ou materializada pela
ciência infundida. É gerada por mecanismos conhecidos: o discurso, a
hostilidade, a exclusão, a violência. Isto é, a negação da humanidade. O
discurso do ódio consiste em diferenciar e criar o "outro",
desumanizá-lo, culpá-lo, criminalizá-lo e criar uma mensagem permanente de
necessidade de defesa e de um suposto ataque. Na Europa fala-se de "invasão",
na Espanha foi recentemente reavivada a "reconquista". Ambos os mitos
com os quais se incita a população (esgotada por excesso de mensagens e
incapazes de discernir as notícias falsas das verdades, cansada de uma política
medíocre que necessita se alimentar de inimigos para avolumar a militância)
para a hostilidade e a violência. Essa população deve, portanto, tomar
posições; e essas posições serão de total rejeição se estiverem a ser alimentadas
pelo discurso de que há "outro" que vem tirar-te o trabalho, que vai
viver de ajudas, que traz os seus costumes e vai tratar de impô-las, que não
traz nada de positivo para nossa sociedade, que tem uma cultura violenta e
ignorante, que em definitivo é o inimigo a combater. A posição que permanece
dessa perspectiva é apenas uma: defender-se, e atacar. Os olhares hostis, os
empurrões ou pisadelas no transporte público, as expulsões de alunas com hijab,
a negação de menus escolares, a violação sistemática da lei 26/1992, a agressão
contra as mulheres para despojá-las de parte de suas vestimentas em plena rua,
as múltiplas expressões de hostilidade inundam o quotidiano.
A hostilidade e a exclusão exercidas na Espanha contra os
muçulmanos são um grave indicador das deficiências que o processo de
"transição" deixou. A Espanha não conseguiu eliminar o fascismo, e os
rescaldos do mesmo foram ressuscitados no calor da onda nacionalista e xenófoba
que assola a Europa e os Estados Unidos. A Espanha não tem conseguido aceitar a
pluralidade de sua nação: que há espanhóis que professam diferentes religiões,
que têm diferentes orientações sexuais, que optam por diferentes modelos de
família e da vida, que elegem ser "umma" (humanidade) versus a opção
de ser "nacionalista" A Espanha, em suma, não decidiu para onde vai,
nem quem deve participar desse debate e dessa decisão. A Espanha está
desmoronando em nossas mãos porque não há um projeto que impulsione o país a
partir da pluralidade positiva, a partir da inteligência, a partir da
generosidade, a partir do respeito. E porque não é bom esquecer, apelamos novamente
à memória, para recordar que na Europa se cometeu o maior genocídio da
história, não foi em outro lugar. Milhões morreram porque eram diferentes (eram
judeus, ciganos, homossexuais, doentes). Milhões morreram porque a população
criou o discurso, discurso que por certo estava legitimado pelo poder, não
olvidemos que Hitler foi eleito nas urnas. Apelamos à memória para lembrar que
duas guerras "mundiais" (deveríamos dizer européias) foram forjadas e
estalaram impulsionadas por nacionalismos, ideologias necessariamente excludentes
(não apenas do "outro", mas de toda a humanidade). Insistimos que
esses episódios de violência e morte, que não beneficiam senão a uns poucos, se
combatem através do respeito, da educação, da memória e da ação.
É por isso que nós celebramos este Dia Internacional de Luta
contra a Islamofobia, pelo menos para fazer as perguntas que suscita o avanço do
nacionalismo e o evidente esquecimento para onde nos levou a última vez que
isso a ocorreu. Essas perguntas suscitam uma profunda preocupação pelo futuro
de nossa nação. Por que não respeitamos a diversidade? É tão difícil apreciar
as culturas dos outros? Será que realmente achamos que um passaporte nos torna
"mais humanos" do que as outras
pessoas? Que tipo de mundo queremos e como vamos envolver os outros para saber
o que eles querem?
A partir da Plataforma, pensamos que a ajuda mútua e o conhecimento
são as ferramentas necessárias para começar a não repetir os erros da história.
A ajuda mútua, esse (parece que) esquecido conceito cunhado
por Kropotkin, tem sido o fator mais decisivo na evolução tecnológica e social
da humanidade. O conhecimento, ao que exorta o Alcorão em numerosas passagens,
o dever de todo crente, é o motor da Humanidade na sua expressão máxima: preservar
a vida, respeitar o planeta, desenvolver-se como pessoas, como sociedade,
alcançar a felicidade e a paz.
A cooperação e o conhecimento são fundamentais para o
desenvolvimento material e espiritual dos povos. Se entendermos os
"povos" a partir do contexto Islâmico, não estamos referindo-se a
nações cuja ideologia as leva a um confronto umas contra as outras, como já
temos visto, em várias ocasiões na Europa. Referimo-nos a nações cujo objetivo
é o conhecimento mútuo para buscar opções de colaboração e intercâmbio, para a
melhoria das suas sociedades. Isso só pode ser alcançado através do respeito e
da educação, e do ativismo, entendido este como uma rejeição de passividade, a
indiferença e o desinteresse, como um esforço diário para entender a nossa
sociedade, os mecanismos políticos que a administram, a história e as suas
lições, e as oportunidades que o futuro nos oferece.
A idéia de "uma" proporciona-nos uma oportunidade
de refletir sobre tudo o que não conseguimos como humanidade. Enquanto houver
ideologias como as nacionalistas ou fascistas, que baseiam a sua sobrevivência
na exclusão e na aniquilação do "outro", não teremos a oportunidade
de defender a nossa humanidade. É necessária educação: não podemos esquecer que
a Espanha sempre foi muito diversificada, de múltiplas culturas, línguas,
religiões, que o Islão é o nosso patrimônio, que é tão valioso quanto qualquer
outro elemento do nosso passado, que nós somos um país diverso e que todas as
partes que compõem essa diversidade têm os mesmos direitos. O respeito é
necessário, como um dos valores fundamentais que garantem a integridade própria
e a dos outros; e esse respeito deve ser estendido a todos os membros da
sociedade. A memória é necessária, porque as pessoas devem aprender a não
repetir os erros, a usar a nossa inteligência para entender que há situações
que não podem ser repetidas, porque custam vidas. E é necessária a ação, porque
o descontentamento e o tédio nos roubam a vida e o futuro de nossos filhos e
filhas.
É a hora de escolher se estamos realmente comprometidos, se
fazemos esse esforço ou se deixamos que a história se repita. Se queremos"defender"
uma nação contra o mundo ou se somos "umma", a nação humana, o futuro
onde todos nos encaixamos .
Obrigado. Wassalam (Paz).
M. Yiossuf Adamgy - Diretor da Revista Islâmica Portuguesa Al
Furqán
Por Barbara Ruíz-Bejarano* - 11 de dezembro de 2018 Versão portuguesa de: M. Yiossuf Adamgy *Bárbara Ruíz-Bejarano é Diretora de Relações Internacionais do Instituto Halal e Diretora da Escola Halal em Espanha
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