Em nome de Deus o Clemente e Misericordioso!
Com 56 milhões de Muçulmanos na
Europa e mais de 10 milhões nas Américas, existe um nível sem precedentes de
interação entre pessoas de todas as fés. Então como um Muçulmano conduz a si
mesmo?
Gentileza ao lidar com as pessoas e cumprimentar os não-muçulmanos
O Profeta (ﷺ) e seus Companheiros depois
dele mostravam gentileza e generosidade para os não-muçulmanos dentre os
judeus, os cristãos e pagãos como um meio de amaciar seus corações em relação
ao Islām. Isso não era do aspecto de se acomodar com seu politeísmo,
incredulidade, pecado e oposição deles contra o Islām – melhor dizendo, era com
o propósito de convidar para o Islām, sua beleza e justiça. Isso é dentre as
maneiras de chamar as pessoas para aceitar a beleza do Islām. Quantos
não-muçulmanos aceitaram o Islām meramente com base na boa conduta que eles
viram em um Muçulmano! Então essa questão não pode ser subestimada de forma
alguma. ‘Abullāh bin ‘Amr (que Allāh esteja satisfeito com ele) mencionou que
ele abateu um bode ou um carneiro e então disse ao seu servente:
Você mandou um pouco para o nosso
vizinho judeu? Em verdade, eu ouvi o
Profeta (ﷺ) dizer: “Jibrīl não cessou de me exortar em
relação ao vizinho, tanto que eu achei que ele fosse herdar de mim!”
[Al-Albānī, Al-Irwā, 891]
Abū Mūsā (que Allāh esteja
satisfeito com ele) escreveu para um
não-muçulmano e o cumprimentou com as saudações de Salām na sua
carta. Então foi dito a Abū Mūsā:
“Você o cumprimentou enquanto ele é um não-muçulmano?” Ele respondeu:
“Ele escreveu para mim e me cumprimentou então eu o cumprimentei de volta.” [Al-Bukhārī
em Adab Al-Mufrad, nº 1101 e essa narração é Ṣaḥīḥ (autêntica)]
Shaykh Al-Albānī (que Allāh
tenha misericórdia dele) disse que é
permissível iniciar um cumprimento com outro além do Salām, tal como
dizer: “Como você está essa manhã?”, ou “Como você está essa noite?”,
ou “Tudo bem?”, entre outros. Começar dessa maneira é permissível.
‘Alqamah (que Allāh tenha misericórdia dele) disse: ‘Abdullāh bin Mas’ūd cumprimentava
os não-muçulmanos agitando a mão. [Al-Bukhārī em Adab Al-Mufrad, nº 1104 e
essa narração é Ṣaḥīḥ (autêntica)]
Se um não-muçulmano diz a um
muçulmano “as-salāmu ‘alaykum (que
a paz esteja sobre vocês)”, então uma pessoa responde com o que é equivalente a
isso, que é “wa’alaykum us-salām (e sobre vocês esteja a paz)”. E essa
posição é apoiada pelo dito de Ibn ‘Abbās (que Allāh esteja satisfeito com ele
e seu pai) que disse: Responda o cumprimento de Salām sobre o judeu, o cristão
ou o magus (zoroastra). Isso é porque Allāh disse:
“Quando
fordes cumprimentados com um cumprimento, cumprimentai de volta com um que é
melhor ou (pelo menos) da mesma maneira.” [Sūrah An-Nisā (4):86] . [Coletado
por Al-Bukhārī em Adab Al-Mufrad, nº 107. Ibn Jarīr Aṭ-Ṭabarī em
At-Tafsīr, 10039 e essa narração é Ṣaḥīḥ (autêntica)]
E o que apoia isso de forma mais
além é o que foi narrado de Sa’īd bin Jubayr (que Allāh tenha misericórdia
dele) de Ibn ‘Abbās (que Allāh esteja satisfeito com ele) que disse:
Se o próprio Faraó me dissesse: “Que Allāh te abençoe.” Eu responderia:
“E a você também.” Coletado por Al-Bukhārī em Adab Al-Mufrad, nº
1113, Aṣ-Ṣaḥīḥah 2/329 – autêntico sob as condições do Imām Muslim]
Além disso, Allāh (ﷻ) disse:
Allāh não vos proíbe de lidar justamente e gentilmente com aqueles que
não lutam contra vós por conta da religião e não vos expulsam das vossas
moradias. Em verdade, Allāh ama aqueles que lidam com equidade.” [Sūrah
Al-Mumtaḥanah (60):8]
Então esse versículo é claro no
comando do bom tratamento aos incrédulos dentre os compatriotas – aqueles
que estão em paz com os crentes, não os prejudicam e lidam com eles justamente.
E não há dúvida que se um deles cumprimenta com palavras claras dizendo “assalāmu ‘alaykum (que a paz esteja
sobre vocês)”, então a pessoa deve responder com o mesmo.
Shaykh ‘Abdul-‘Azīz bin Bāz
(que Allāh tenha misericórdia dele) disse, em relação ao tratamento de vizinhos
não-muçulmanos:
Uma pessoa deve ser boa ao seu
vizinho: não prejudicá-lo, dar caridade a ele se ele for pobre, der-lo-lo
presentes e aconselhá-lo naquilo que é de benefício para ele porque tudo isso
vai dar para ele um desejo pelo Islām e será uma causa da sua entrada nele. E
isso é devido ao fato de que o vizinho tem direitos no Islām. O Profeta (ﷺ)
disse: “Jibrīl não cessou de me exortar em relação ao vizinho, tanto que
eu achei que ele fosse herdar de mim!” Existe consenso sobre a
autenticidade dessa narração. Então, se um vizinho é um incrédulo, ele ainda
tem direitos de um vizinho – e se ele é um incrédulo, um vizinho e um parente,
então ele tem dois direitos: os direitos de um vizinho e os direitos de um
parente. E é legislado dar caridade a um vizinho que é incrédulo ou até mesmo
se ele não for um vizinho. A cunhada do Profeta Muḥammad (ﷺ) Asmā bint Abī Bakr foi visitada pela mãe dela em Madīnah durante o
Tratado de Ḥudaybīyah. Ela era uma pagã convicta e queria ajuda. Então Asmā
(que Allāh esteja satisfeito com ela) buscou permissão do Profeta (ﷺ)
quanto a se ela deveria manter laços com a sua mãe, então ele respondeu: “Sim,
mantenha laços com ela.”
Quanto ao Zakāh, uma pessoa é permitida dar o Zakāh a um não-muçulmano para
aproximar seus corações ao Islām. Quanto a participar [ou parabenizar]
pelas suas festas e celebrações, então um muçulmano não é permitido a fazer
isso.
[Vide: Majmū’
Al-Fatāwā Ibn Bāz e http://www.binbaz.org.sa/mat/290 (levemente
resumido)]
Em julho de 2000,
o Shaykh Muḥammad bin Ṣāliḥ Al-‘Uthaymīn (que Allāh tenha
misericórdia dele) deu um extraordinário conselho direcionado aos muçulmanos
vivendo no Reino Unido:
Eu convido vocês a terem respeito
por aquelas pessoas que têm o direito de serem respeitados, daqueles dentre
vocês e com quem existe um acordo. A terra na qual vocês estão vivendo é tal
que existe um acordo entre vocês e eles (ou seja, vocês estão em paz com eles e
não em guerra). Se esse não fosse o caso, eles teriam matado ou expulsado
vocês. Então preservem este acordo e não se provem traiçoeiros a ele, já que a
traição é um sinal dos hipócritas e não é da maneira dos Crentes. E saibam que
é autenticamente relatado do Profeta (ﷺ)
que ele disse: “Quem quer que mate uma pessoa que está sob um acordo de
proteção não sentirá a fragrância do Paraíso.” Não sejam enganados pelos
tolos que dizem: “Aquelas pessoas são não-muçulmanas, então a riqueza deles é
lícita para desapropriarmos.” Por Allāh, isso é uma mentira! Uma mentira sobre
a Religião de Allāh e uma mentira sobre as sociedades islâmicas. Então nós não
podemos dizer que é lícito ser traiçoeiro com as pessoas com quem nós temos um
acordo. Ó, meus irmãos! Ó, juventude! Ó, Muçulmanos! Sejam verídicos na sua
compra e venda, e no seu aluguel e locação e em todas as transações mútuas.
Veracidade é dentre as características dos Crentes. Allāh (ﷻ) comandou:
يَا أَيُّهَا
الَّذِينَ
آمَنُوا
اتَّقُوا
اللَّهَ
وَكُونُوا
مَعَ
الصَّادِقِينَ
“Ó, vós que credes, temei e mantende vosso dever a Allāh e estai com os
Verídicos.” [Sūrah At-Tawbah (9):119]
E o Profeta (ﷺ) encorajou com a veracidade e
disse: “Adiram à veracidade, porque a veracidade leva à piedade e a
piedade leva ao Paraíso. E uma pessoa continuará a ser verídica e se esforçará
em ser verídica, até que ele seja escrito com Allāh como uma pessoa verídica.” E
ele alertou contra a falsidade e disse: “Cuidado com a falsidade, porque a
falsidade leva à perversidade e a perversidade leva ao Fogo. E uma pessoa
continuará a mentir e se esforçará em mentir, até que ela seja escrita com
Allāh como um grande mentiroso.” Ó, meus irmãos Muçulmanos! Ó, juventude!
Sejam verdadeiros nos seus ditos com seus irmãos e com aqueles não-muçulmanos
com quem vocês vivem juntos, para que vocês os convidem para o Islām com as
suas ações. Quantas pessoas existem que entraram no Islām por causa do
comportamento e das maneiras dos Muçulmanos, sua veracidade e em serem
verdadeiros nas suas relações?”
Essa fina etiqueta e justiça
foram da conduta do Profeta (ﷺ)
com os incrédulos. Ele os chamava com sabedoria e gentileza que foi reconhecida
e testemunhada pelos não-muçulmanos. Quando
Heráclio, o Imperador cristão dos romanos, perguntou a Abū Sufyān, um então
veemente oponente do Profeta (ﷺ):
“Com o quê Muḥammad os comanda?” Abū Sufyān
respondeu: “Adorar Allāh e não adorar coisa alguma junto a Ele e abandonar
o que nossos pais diziam [em adoração a outros além de Allāh]. E ele ordena com
a oração, caridade, castidade e juntar os laços de família.” Ao ouvir as
honestas palavras de Abū Sufyān, Heráclio disse o seguinte: “Se o que você
disse é verdade, ele irá em breve ocupar esse lugar debaixo dos meus pés e eu
sabia que um Profeta iria aparecer, mas eu não sabia que ele seria dentre
vocês. Se eu o alcançar, eu imediatamente iria me encontrar com ele – e se eu
estivesse com ele, certamente eu iria lavar seus pés.”[Coletado por
Al-Bukhārī]
Reconhecer os Cumprimentos dos
Incrédulos, mesmo que Eles Sejam Tiranos .
Abū Sinān (que morreu em 132 H
que Allāh tenha misericórdia dele) disse:
Eu disse a Sa’īd bin Jubayr (m. 95 H): “Um magus adorador do fogo
se inclinou a mim e me deu as saudações de salām, eu deveria responder a
ele?” Então ele respondeu: Eu perguntei a Ibn ‘Abbās (que Allāh esteja
satisfeito com ele) sobre algo similar, então ele me respondeu
dizendo: “Mesmo se o próprio Faraó dissesse algo para mim de bem, eu o
responderia da mesma forma.”[Vide: Mudārāt An-Nās, de Ibn Abī Dunyā,
nº 108. Al-Hadā’iq de Ibn Al-Jawzī, 3/102]
Imām Al-Qurtubī (que Allāh tenha
misericordia dele) disse: “É obrigatório
sobre uma pessoa que sua fala para as [outras] pessoas seja gentil. Allāh disse
para Mūsā e Hãrūn:
E falai com ele com fala macia, para que talvez ele possa ser lembrado
ou tema [a Allāh]. [Sūrah Ṭā-Hā (20):44]
Então [hoje] aquele que fala às pessoas não é melhor do que Hārūn e Mūsā – e aquele
a quem está se falando não é pior do que o Faraó. E ainda assim, Allāh comandou
os dois a serem gentis com ele. [Al-Jāmi’ li Aḥkām Al-Qur.ān (2/16)]
Então, quando uma pessoa da Sunnah fala e responde de
forma gentil a algum cumprimento de um não-muçulmano, isso de maneira nenhuma
necessita que ele tenha dado aliança à Religião dos cristãos, judeus ou pagãos
ou que ele esteja glorificando aquele a quem ele está se dirigindo, ou que ele
aprovou a tirania que pode ter sido cometida por eles.
A Conduta do Profeta (ﷺ) e dos Companheiros com os
Judeus e Outros Incrédulos
Ibn Abī Laylā (que Allāh tenha
misericórdia dele) disse:
Qays bin Sa’d e Sahl bin Ḥunayf (que Allāh tenha misericórdia deles)
estavam ambos em Qādisīyah quando um cortejo fúnebre passou por eles e ambos se
levantaram. Então foi dito a eles: “Em verdade, ela [a pessoa morta] é uma
pessoa dessa terra, uma mulher judia.” Então eles disseram: “Um
funeral passou pelo Mensageiro de Allāh (ﷺ) e então ele se
levantou. Foi dito a ele: ‘É um funeral de uma mulher judia.’ Então ele
respondeu: ‘Ela não é uma alma?’” [Muslim, nº2224. Então o próximo capítulo
[da sua coleção] tem o título “Capítulo: Ab-rogação de se Levantar para
Funerais.” Seja para muçulmanos ou não-muçulmanos.]
Anas bin Mālik (que Allāh esteja
satisfeito com ele) disse:
Havia um jovem judeu que servia o Mensageiro de Allāh (ﷺ).
Um dia ele ficou doente e então o Mensageiro (ﷺ) foi visita-lo.
Ele sentou próximo à sua cabeça e disse a ele: “Abrace o
Islām.” Então o garoto começou a olhar para o pai dele que estava
presente. Seu pai disse: “Obedeça a Abūl-Qāsim (ou seja, o
Mensageiro)!” E então o garoto se tornou Muçulmano. O Mensageiro (ﷺ)
disse: “Todos os louvores são para Allāh que o salvou do Fogo.”
[Coletado
por Al-Bukhārī]
E Allāh sabe melhor. Que a
paz e a boa menção de Allāh estejam sobre o Profeta Muḥammad, sobre sua
família, seus Companheiros e aqueles que os seguem até o Dia do Juízo. Traduzido originalmente
por: Abu Khadeejah ‘Abdul-Wahid https://ahlussunnahfortaleza.wordpress.com/2017/08/24/vivendo-junto-com-nao-muculmanos-no-ocidente-abu-khadeejah/
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