Ramadán está a chegar. Vamos todos os muçulmanos prepararmo-nos para este Grandioso Mês, jejuando na primeira quinzena do mês de Sha’ban, pois as recompensas são imensas. Na 15ª. Noite de Sha’ban as nossas acções são apresentadas a Deus e, nessa noite várias almas são libertadas do Inferno; noite extremamente importante para fazer Súplica (Duá) e pedir Perdão (Istigfár).Por: M. Yiossuf Adamgy.
Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alai-kum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.
Jejuar em Sha'ban para honrar o Ramadán
Sha’ban é o oitavo mês do calendário Islâmico e é considerado um dos meses meritórios para os quais nós encontramos instruções particulares na Sunnah do Profeta Muhammad (s.a.w.). É relatado que o Pro-feta Muhammad (s.a.w.) costumava jejuar quase to-dos os dias no mês de Sha’ban, excepto nos últimos dias do mês.
Estes jejuns são facultativos (nafl). Sha’ban é o mês que antecede imediatamente o mês do Ramadán. O Profeta mencionou num hadith: "Rajab é o mês de Allah, Sha’ban é o meu mês e Ramadan é o mês da Ummah".
O companheiro abençoado Usama ibn Zaid (r.a.), relata que ele perguntou ao Profeta Muhammad (s.a.w.): "Ó Mensageiro de Deus, eu tenho-o visto a jejuar no mês de Sha’ban tão frequentemente que eu nunca o vi a jejuar assim em qualquer ou-tro mês". O Profeta Muhammad (s.a.w.) respon-deu: "Esse (Sha’ban) é um mês entre Rajab e o Ramadán, o qual é negligenciado por muitas pessoas; e é um mês em que uma soma das acções (de seres humanos) é apresentado perante o Senhor do Universo; por isso, eu desejo que as minhas acções sejam apresentadas num momen-to em que eu esteja no estado de jejum ".
Ummul Mu'minin 'Aisha (r.a.) disse: «O Profeta Muhammad (s.a.w.) costumava jejuar a maior parte dos dias do mês de Sha’ban. Eu perguntei-lhe: «Ó Mensageiro de Deus! Sha’ban é o seu mês favorito para o jejum?” Ele disse: “Neste mês Allah prescreve a lista das pessoas que morrem este ano. Portanto, eu gostaria que a minha morte viesse quando estivesse no estado de jejum”».
Estes relatos indicam que o jejum no mês de Sha’ban, embora não seja obrigatório, é muito merecedor e que o Profeta Muhammad (s.a.w.) não gostava de perder.
A Noite do Niçf Sha’ban
Vários eruditos Islâmicos têm recomendado venera-ção especial durante a noite do dia 15 de Sha’ban. Isso é baseado no dito (hadith) do Profeta Muham-mad (s.a.w.), cujo significado é que, durante a noite do dia 15 de Sha’ban, Deus vai perguntar:
"Está aí alguém que procura o perdão, para que Eu possa perdoar-lhe? Está aí alguém que pro-cura a providência (rizq) para que Eu possa prover-lhe? Está aí alguém que procura a boa saúde para que Eu possa dar-lhe (boa saúde)? Esta proclamação continua até a alvorada". — Relatado por Ibn Majah.
Esta é a noite que ocorre entre 14 e 15 de Sha’ban. As tradições do Profeta Muhammad (s.a.w.) mostram que é uma noite meritória, em que o povo da terra é atendido com especial Misericórdia Divina.
Na noite de 15 de Sha’ban, depois da Oração de Maghrib ou Isha é prática tradicional ler a Surah Yá Sin e fazer suplicações (duás) especiais para a boa saúde, protecção contra calamidades e aumento da fé (imán).
Segundo a tradição, esta noite tem bênçãos espe-ciais que são direcionadas para os fiéis. PORTANTO, tanto quanto possível, esta noite deve ser passada em adoração e completa submissão a Deus, Todo-Poderoso. Além disso, o jejum é recomendado no dia seguinte a essa noite, ou seja, no dia 15 de Sha’ban.
Um comentário:
Caro Irmão. DjazakAllah pela informação.
Postar um comentário