quinta-feira, outubro 02, 2014

KHUTBA DO DIA DE IDUL- ADHÁ

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

 Alhamdulillah! Todos os Louvores são para Allah, nosso Senhor, nosso Sustentador, que criou os céus e tudo o que existe na terra, sem ajuda de ninguém. Pedimos a Sua ajuda e pedimos o Seu perdão. Pedimos a Allah Subhana Wataala, para que derrame bênçãos no Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), o selo da profecia e que Allah esteja satisfeito com todos os seus familiares e companheiros. Que a Paz de Allah esteja com todos os restantes Profetas, que vieram para nos trazerem sempre a mesma mensagem da Unicidade Divina de que não há outra divindade, senão Allah.

Testemunhamos de que toda a adoração é para Allah, o Único, que não tem parceiros e que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) é Seu servo e Seu Mensageiro.

ALLAHU AKBAR, ALLAHU AKBAR; LÁILAHA IL-LALLÁHU-WALLÁHU AKBAR. ALLÁHU AKBAR WALIL-LÁHIL-HAMD. Deus é o Maior. Deus é o Maior. Não há outra divindade excepto Deus. Deus é o Maior, Deus é o Maior e todos os louvores pertencem só a Deus.

 O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Não há dias que são melhores perante Allah e durante os quais são mais amados por Ele do que os 10 dias (os primeiros dias de Dhul Hijja). Então durante os referidos dias recitem com frequência “La ilaaha illa Allah, Allahu Akbar e Al Hamdulillah”.

 Ibn Umar e Abu Huraira tinham por hábito irem ao mercado durante os primeiros 10 dias de Dhul Hijja e repetidamente diziam o Takbeer e as pessoas repetiam as palavras com eles.

ALLAHU AKBAR, ALLAHU AKBAR; LÁILAHA IL-LALLÁHU-WALLÁHU AKBAR.ALLÁHU AKBAR WALIL-LÁHIL-HAMD. Deus é o Maior. Deus é o Maior. Não há outra divindade exceto Deus. Deus é o Maior, Deus é o Maior e todos os  louvores pertencem só a Deus.

 Aisha (Radiyalahu an-ha) referiu: “Abu Bakr veio à minha casa, no dia de Id enquanto duas meninas Ansari estavam ao meu lado cantando histórias dos Ansar relativas ao Dia de Buath. E elas não eram cantoras. Abu Bakr disse protestando: “Instrumentos musicais do satanás na casa do Mensageiro de Deus!” E o Apóstolo de Deus disse: Ó Abu Bakr! Há um dia de Id para cada nação e este é o nosso Id”.  Jabir bin Abdullah referiu que no dia de Id, o Profeta tinha por hábito retornar à casa (depois de efectuar o Salat de Id) através de um caminho diferente por qual ele veio”.

Jabir b. Abdullah al-Ansari disse: “Não há qualquer Adhan ou Iqama ou qualquer outro tipo de chamamento (para a oração) nos dois dias de Id. Abdullah Ibn Umar (Radiyalahu an-hu), referiu que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) efetuava as duas orações de Id antes de transmitir os Khutbas (sermão).
Ibn Abbas (Radiyalalhu an-hu) disse que o Profeta saiu da casa e efetuou duas Rakats no dia de Idul Fitr e não efetuou nenhuma outra oração antes nem depois e isto no tempo em que o Bilal (Radiyalahu an-hu) o acompanhava.
ALLAHU AKBAR, ALLAHU AKBAR; LÁILAHA IL-LALLÁHU-WALLÁHU AKBAR.

ALLÁHU AKBAR, WALIL-LÁHIL-HAMD. Deus é o Maior. Deus é o Maior. Não há outra divindade excepto Deus. Deus é o Maior, Deus é o Maior e todos os louvores pertencem só a Deus.

 Al Bara (Radiyalahu an-hu) ouviu no Khutba do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam): “A primeira coisa a ser feita neste dia (Dia de Idul Adha), é para efetuarmos a oração; depois de regressarmos da oração nós efetuamos os sacrifícios (em nome de Allah) e quem fez assim, ele agiu de acordo com a nossa Sunna (tradição)”.
 E Allah Subhana Wataala refere no Seu Livro Sagrado: “Faça Salah (oração) para o teu Senhor e faça Curbani (Sacrifício)”. 108.2.
 Jundab (Radiyalahu an-hu) referiu que no dia de Nahr (Idul Adhá) o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) efectuou a oração e depois fez o khutbá e depois do abate do sacrifício disse: “Aqueles que abateram (os animais) em sacrifício antes da oração, devem sacrificar outro animal no lugar dele e aqueles que ainda não o fizeram, devem efectuar o sacrifício, mencionando o nome de Allah sobre ele”.
Allah Subhana Wataala refere no Seu Livro Sagrado acerca da carne do Curbani “…Comei, pois, dele e alimentai o indigente e o pobre”. 22:28.
Jabir (Radiyalahu an-hu) relatou que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Sacrificai apenas um animal adulto, a menos que seja difícil para vocês, nesse caso podem sacrificar um cordeiro (com menos de um ano, mas com idade superior a seis meses). E Jabir b. Abdullah (Radiyalahu an-hu) refere também:
No ano de Hudaibiya (6 da Hegira), nós, na companhia do Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam), sacrificámos camelo para 7 pessoas e vaca para 7 pessoas”.
 ALLAHU AKBAR, ALLAHU AKBAR; LÁILAHA IL-LALLÁHU-WALLÁHU AKBAR.

 ALLÁHU AKBAR, WALIL-LÁHIL-HAMD. Deus é o Maior. Deus é o Maior. Não há outra divindade exceto Deus. Deus é o Maior, Deus é o Maior e todos os louvores pertencem só a Deus.
 Anas (Radiyalahu an-hu) referiu que o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) sacrificou com as suas mãos dois carneiros com chifres, que eram brancos com manchas pretas e recitou o nome de Allah, Glorificando-O dizendo (Allahu Akbar). Ele colocou o seu pé sobre os seus flancos dizendo “Bismillah Allahu Akbar)”.
Allah Subhana Wataala refere no Seu Livro Sagrado: “Allah vos proibiu carne de animais mortos (que morreram por si), o sangue, a carne de porco e o que foi imolado sob a invocação de qualquer outro nome, que não seja o de Allah…” 2.173.
 Certa vez os Sahabas (Radiyalahu an-huma), quiseram saber o significado do Curbani (Sacrifício) e o Profeta (Salalahu Aleihi Wassam) respondeu: “É Sunnat (tradição) do vosso pai Ibrahim.” Então eles perguntaram: “Que recompensa obteremos pelo sacrifício?” O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Por cada pêlo do animal, tereis uma recompensa.”
 Abu Huraira (Radyiallahu an-hu) narra que o Profeta (Sallalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quem tem capacidade financeira para fazer o curbani (sacrifício), mesmo assim não o faz, esse que fique longe e não se aproxime do nosso idegáh (local da oração de Ide).
 ALLAHU AKBAR, ALLAHU AKBAR; LÁILAHA IL-LALLÁHU-WALLÁHU AKBAR.

ALLÁHU AKBAR, WALIL-LÁHIL-HAMD. Deus é o Maior. Deus é o Maior. Não há outra divindade exceto Deus. Deus é o Maior, Deus é o Maior e todos os louvores pertencem só a Deus.

 O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Ofereçam prendas uns aos outros, porque a prenda remove o rancor do peito”. Aicha (Radiyalahu an-há) disse que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) aceitava prendas e em troca também dava prendas.
ALLAHU AKBAR, ALLAHU AKBAR; LÁILAHA IL-LALLÁHU-WALLÁHU AKBAR.

 ALLÁHU AKBAR, WALIL-LÁHIL-HAMD. Deus é o Maior. Deus é o Maior. Não há outra divindade exceto Deus. Deus é o Maior, Deus é o Maior e todos os louvores pertencem só a Deus.

 E Allah Subhana Wataala refere no Livro Sagrado: “Inna Laha wa mala-i-katahú yu-çalúna ãlá nabi-í. Yá a-yu-al lazina amanú sallú ãleihi wa sallimu taslíman.
 “Na verdade, Allah e os Seus anjos derramam bênçãos sobre o Profeta. Ó vós que credes! Pedi bênçãos para ele e saudai-o com respeitosa saudação”.

Ó Allah derrame bênçãos sobre Muhammad e sobre a sua progénie (família), como derramastes bênçãos sobre Ibrahim (Abraão) e sua progénie. Ó Allah abençoa Muhammad e sua família como abençoaste Ibrahim e sua família, sem dúvida Tu ês Possuidor do Louvor e da Glória”.
 “Ó Allah, lave o nosso coração com a água da neve e granizo e limpe o nosso coração de todos os pecados, como uma peça de roupa branca é limpa da sujidade”.

Ó Allah, perdoa-nos e tenha pena de nós, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!

 Ó Allah, faça-nos entrar no Paraíso e livra-nos dos tormentos da sepultura e do inferno!” Ó Transformador de corações, mantenha-nos firmes na Tua religião.

Yá Allah, Yá Rahman, Yá Rahim, Yá Haiú, Yá Kaiiúm.
RABBANÁ ÁTINA FI DDUNIA HASSANATAM WUAFIL ÁHIRATI HASSANATAM WUAQUINA ÃZÁBAL NNAR” - Nosso Senhor, conceda-nos o bem neste mundo e na vida futura e salve-nos dos castigos do fogo do inferno.
 “Alhahhuma Ajirna Miná Nari” - “Ó Allah, salvai-nos do castigo do fogo (do inferno)”.
Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”.
 - Rabbaná Wuatakabbal Duãí - “Senhor nosso, aceitai as nossas preces”.

Abdul Rehman Mangá 02/10/2014 abdul.manga@gnail.com

Nenhum comentário: